Militares iranianos afirmam ter tecnologia de aviação próxima da dos Estados Unidos

O Irão dispõe de aviões não tripulados indetetáveis cuja tecnologia está muito próxima da dos Estados Unidos, disse hoje o vice-comandante do Corpo de Guarda da Revolução, general Husein Salami, difundiu a agência EFE citando a televisão publica iraniana.

O Irão “tem aviões não tripulados (UAV) indetetáveis ao radar, cuja tecnologia não dista muito da dos Estados Unidos, Israel ou outros países desenvolvidos, e que podem voar dezenas de horas”, afirmou o general.

As declarações vêm a propósito do UAV americano RQ 170 Sentinel que os militares iranianos afirmam ter capturado, apresentando-o na estação pública de televisão iraniana IRIB, dizendo ser “um sonho e que outros países consideram alucinante”.

O vice-comandante militar reiterou que o UAV RQ 170 Sentinel, dotado dos mais recentes equipamentos eletrónicos para espionagem, violou o espaço aéreo do Irão e que as forças armadas do país “o fizeram aterrar com tecnologia aeroespacial iraniana”.

O avião norte-americano é a tecnologia mais recente para espionagem, e levava a cabo uma “operação de recolha de dados para a Agência Central de Inteligência (CIA)”, de acordo com os meios de comunicação social americanos citados pela agência EFE.

O general iraniano frisou que “fizeram baixar o aparelho perto da cidade Kashmar”, a cerca de 220 quilómetros da fronteira com o Afeganistão, em contraponto com fontes militares americanas que disseram que o aparelho “se perdeu no Afeganistão e caiu no Irão”.

Husein Salami, durante as suas declarações, nunca explicou a tecnologia utilizada pelo Irão para fazer aterrar o Sentinel, mas que de acordo com as imagens difundidas pela estção estatal o aparelho não sofreu danos na fuselagem.

O general reforçou que o RQ 170 executava uma operação de espionagem para a CIA o que o Irão considera “um ataque hostil” e merece uma “forte resposta”, sem nunca especificar qual e de que tipo.

Os meios de comunicação iranianos adiantaram ainda, de acordo com a EFE, que o Irão irá utilizar tecnologia retirada deste UAV para a integrar nos seus aviões, e que a Rússia e a China já pediram permissão ao Governo do Irão para inspecionarem o RQ 170 Sentinel norte-americano.

As autoridades iranianas já pediram ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e aos presidentes do Conselho de Segurança e da Assembleia-geral para condenarem a violação dos espaço aéreo iraniano, pelo aparelho não tripulado americano.

Fonte: RTP

36 Comentários

  1. OVER… Ou vai saber, se o Irã não entrou completamente no controle do UAV e nem conseguiram completar sua autodestruição? … a coisa ta bonita.

  2. oque o irã pode ter são UAVs com um RCS pequeno e que podem voar rapido e rente ao solo para poder escapar dos radares mais dizer que são indetectaveis e impossivel ta ai a prova o RQ-170 sentinel ou a besta de kandara como queiram chamar foi com certeza detectado abatido ,jameado ,hackeado em fim foi localizado e posto fora de ação

  3. sera que todo mundo se esqueceu que ate 2008 os iranianos(e russos,chineses,norte coreanos e o hisbolla) podiam ver as imagens dos vant americanos em tempo real se utilizando para isso de um “brinquedinho” de apenas 24 dolares?

  4. os persas são esforçados, uma cultura milenar guerreira…mas não vamos exagerar, para não perder a credibilidade,os norte americanostem decadas de desenvolvimento aeronaltico militar, os persas não devem cometer o erro de desprezar seu inimigo !!

  5. A parte mais importante do texto:

    “…o Irão irá utilizar tecnologia retirada deste UAV para a integrar nos seus aviões, e que a Rússia e a China já pediram permissão ao Governo do Irão para inspecionarem o RQ 170 Sentinel norte-americano.”

  6. É PAGA PARA VÊ E SABE SE É VERDADE OU NÃO!
    .
    .
    .
    Depois que o serviço secreto iraniano fez um ciberataque na besta dos bestas,segundo a voz da Rússia;eu não duvido que naquele angu persa tem caroços.
    .
    Só falta os israelenses confirma se o que os aiatolás estão fazendo bravatas com as palavras ou não,más os sionistas são espeto,para que serve o capanga…o pau mandado deles?
    .
    Eu espero que os fascistas sionistas e as congeneridades xiitas se peguem,se fundem em uma imensa bola de fogo e se consumam e se sumam do planeta e que a sorte seja tão grande que as bestas do norte vá juntas com eles…Rsrs..

  7. Eu vi uma matéria que fala que esse RQ 170 podia ser um cavalo de Tróia dos EUA para espionar o Irã ou carrega um possível vírus mortal.
    Saberemos com o decorrer do tempo.

  8. >>”O general iraniano frisou que “fizeram baixar o aparelho perto da cidade Kashmar””<<
    ————————–
    Não tem mais o que duvidar no sentido de que eles "hakearam" o avião..provavelmente usando tecnologia e suporte russo.
    .
    .

    Tirando os exageros da empolgação dos militares iranianos..rs. Essa captura vai ser um banquete para a indústria de defesa iraniana, russa e chinesa. Foi uma tremenda cagada dos EUA a perda desse moderno VANT.

  9. Alguma coisa o Ira tem, caso contrario os yanks ja teriam atacado as usinas nucleares, veja o caso do Iraque e Afeganistao foi rapidinho, agora na Coreia do Norte e o mesmo caso do Ira falam, falam mas nao fazem nada de concreto no nivel militar, como diz o velho ditado quem tem tem medo.

  10. Nunca devemos subestimar os inimigos, sejam eles persas ou saxões.

    Lucena esse teu sonho é uma maravilha heim! Já pensou!

  11. Pegadinha do malandro.. glu glu.. bilu tetéia…
    .
    Quem pensa que persa, árabe, russo e chinês não é esperto… ta aí.. aplicaram uma rasteira… e o pior de tudo é o seguinte…
    Pelo estado da aeronave.. é óbvio que o vant foi completamente manobrado, alguém já pensou na possibilidade de um hackeamento, não no vant.. mas no próprio sistema de controle dos vants… onde o vant voou sob controle dos eua, mas já estando com o sistema hackeado pelos iranianos….
    Os iranianos deixaram o vant percorrer alguns quilômetros dentro de seu território… desligaram o transponder, mudaram o servidor de comunicação e transmissão de dados, deixando o sistema americano travado sem ver o que ocorria(quem nunca viu aquela tela azul do windows 98 “system error”) e assumiram o controle…
    de quebra eles devem ter feito alguns testes ainda em ar, no sentido de testar a velocidade e manobrabilidade da máquina….
    .
    Pode parecer loucura… mas mesmo delirando eu tenho certeza que tem gente extremamente capaz de fazer isso… quantos iranianos são formados nas melhores faculdades do mundo na área de tecnologia da informação… lá os hackers devem ter ajuda de custo do governo… assim como na china que está virando praticamente a maior superpotencia no quesito cybertecnologia

  12. Com culpa ou sem culpa (oh, Quemedo!!! rsrsrsr), os persas vão tomar uma no cravo e outra na ferradura… FATO… primeiro vão invadir a Siria… ai eu quero ver…

  13. Dúvido que os iranianos consigam decifrar os códigos existentes nesse avião. Dominar a tecnologia do parafuso é fácil, quero ver dominar a tecnologia sensível dos equipamentos. Ate a China que vive de plagiar não consegue construir um motor para seus tanques e muito menos fábricar as turbinas dos seus J-10/SU27 russo.

  14. GENTE O IRÃ NUNCA FOI FRACO !!! OS PERSAS SEMPRE FORAM UMA RAÇA GUERREIRA E CHEGARAM A DOMINAR TODO O MUNDO CONHECIDO POR ELES.

  15. O Brasil não vive defendendo o Irã, inclusive no CS, votando contra medidas de embargo e etc… Então, deviamos pedir um pedacinho desse drone pra nós também. Pegar uma casquinha dele e produzir o nosso propio, especialmente a tecnologia stealth.

  16. Guerra de informações, os persas estão se borrando de medo de um ataque iminente dos EU e Israel..

    O Povo esta apavorado dentro das casas e os estrangeiros estão todos saindo do país..

  17. Esse tipo de contar vantagem e tipica do povo daquela regiao. Os EUA estao cgdo de medo. Se os EUA ainda nao atacou Iran e por causa da Russia e China. Nao por medo de uma tecnologia iraniana que so existe na retorica de seus lideres.

  18. É evidente que pra atacar o Irã, os EEUA nescessitam de um TO favoravel o que ainda não acontece e talvez não venha a acontecer durante muito tempo. Eles tem que pagar pra ver!!!

  19. Muito simples meus amigos, eles tem um pulsador eletromagnetico so um disparo dele queima todo tipo de aparelho eletronico, não é de dúvidar que ele apareceu sem nenhuma avaria viva o irã, A China é seus Cientista Ling ching, é os Ursos já estão clonando ele hahahahaha. dessa vez, o Irã ta rindo por ultimo. imagine agora se eles pegarem o sistema verão todo os passwords de acesso da máquina como o meio de pilotagem podera ser também clonado, foi um presente em tando em Grilanda chora é chupa.

  20. bem pra mim tem mao dos russos ai no meio..melhor do tal de “1L222 Avtobaza” “entregues ao iran ..guerra electronica a fazer ser trabalho dai a CIA perder o “UAV”

  21. Lembro aqueles que acreditam não haver sistema de autodestruição no aparelho, que, tendo o sistema sido haqueado, como alegado para aterragem, existe a possibilidade real de inexitência de acesso ao aparelho inviabilizando contato para esse fim. Donde pode-se deduzir que os poderosos Yankes também tem pontos cegos em suas tecnologias.

  22. kkkkk. Iran daqui a pouco vai fazer propaganda sobre uma nave espacial bem proxima a um “Klingon Bird Of Prey” e o pessoal antiamericano aqui acha que os Iranianos falam a verdade.. a hora esta chegando pra eles engolirem umas JDAMs sem perdas da USAF.
    JoJo..diz pra eles , diz…

    Meu Deus..sera que teremos defesa, aqui nos EUA contra isso.. esses Iranis sao fu..os mesmo..na Hora H tudo e destruido no solo mesmo..sem nenhum F-14 remendado levantando voo..

    http://images.wikia.com/memoryalpha/en/images/6/60/Klingon_Bird-of-Prey.jpg

  23. EU SÓ QUERO VER QUANDO FOR A VEZ DO BRASIL…. NOS DEFENDEREMOS COM O QUÊ ??? COM OS MIRAGE QUE NÃO PODEM MAIS VOAR ??? COM OS F-5 REMENDADOS PELA MILÉSIMA VEZ ???
    HA JÁ SEI ??? NOS DEFENDEREMOS COM OS SUPER-HIPER-MEGA-ULTRA

    TUCANOOOOS !!! HAHAHAHAHA

  24. Comodiria o dittado americano ” The devil is in the details” O diabo do negocio esta nos detalhes e infelizmente a TV iraniana nao mostra nada. Perdeu controle do drone, caiu do ceu, e agora dizem que “aterrisou” assim de mansinho, porque obviamente os Super Herois do Ira “hacked’ um sistema de controle por satelite e conseguiram levar o ‘bicho’ pra dentro do Ira, para a gloria da Guarda Revolucionaria do Ira.
    Vamos la Ira, comecem a mostrar mais detalhes; trem de pouso intacto, senao nao aterrisa,a cor e diferente, dizem especialistas, e ate os ribites sao muitos grandes para um ‘stealth’.

    http://images.wikia.com/memoryalpha/en/images/6/60/Klingon_Bird-of-Prey.jpg

    E tem mais…

    http://www.wired.com/dangerroom/2011/12/iran-drone-video/

    Uma parte da comedia Iraniana e o fato do Ira nao querer duplicar o VANT porque eles ja fizeram um melhor que esse “anos atras”..kkkk

    “Iran does not need this information as it manufactured a radar evading spy drone with both surveillance and bombing capabilities almost two years ago,” Fars boasts.” e demais os cantinflas da poderosa Iranian Air Force.

  25. Pra quem duvidava, ta aí a resposta:

    [b]Obama pede ao Irã que devolva avião não tripulado americano
    RQ-170 Sentinel “caiu” no país persa neste mês[/b]
    .
    Teerã afirma que trabalha para obter dados de aparelho e copiar seu modelo
    .
    O presidente americano, Barack Obama, pediu nesta segunda-feira que o Irã devolva um avião não tripulado dos EUA que está em mãos das Forças Armadas do país persa. Apesar de afirmar que não faria comentários “sobre questões de inteligência que são confidenciais”, ele disse que os EUA querem a aeronave ultrassecreta de volta.
    .
    “Pedimos que a devolvam. Veremos como os iranianos vão responder”, disse o líder americano durante coletiva ao lado do primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, que visita Washington.
    .
    Mais cedo nesta segunda-feira, a TV iraniana afirmou que especialistas do país estavam nos estágios finais para recuperar dados do RQ-170 Sentinel, que caiu no Irã neste mês. Também nesta segunda-feira, Parviz Sururi, da subcomissão parlamentar de segurança nacional, disse que o Irã copiará o avião teleguiado e o colocará à disposição de suas forças.
    .
    Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/obama-pede-ao-ira-que-devolva-aviao-nao-tripulado-americano/n1597406466096.html

  26. Cara vocês fazem idéia do que significa isso?
    A USAF vai ter que rever todo o seu sistema de criptografia… reprogramar vários sistemas.. porque um bom engenheiro da informacão, especializado nesse tipo de sistema.. consegue fazer o regaço… descobrir todos os pontos fracos do inimigo…
    .
    Ai papai

  27. Blá blá blá pra cá e pra lá… Usa e Israel só batem em cachorro morto FATO 100%… Ou seja só ataca o Irã, com russos e chineses fazendo vista grossa, para isso acontecer e tem q compensar as mesmas $$$$$$$$$$$$$$ FATO… Agora atacar eles podem atacar( USA e Israel)até ONTEM… O problema é q eles ( Irã ), estão à anos esperando e se preparando do jeito deles… Ou seja, invadir e dominar por terra q será difícil… e tendo ajuda por baixo dos panos ( Rússia ou China )… IMPOSSIBLE… FATO… Sds.

Comentários não permitidos.