Helicóptero de ataque chines Zhi-10 [Z-10]

Zhi-10 [Z-10]

Autor: konner

Plano Brasil

A gigante aeroespacial Chinesa  Avic II foi capaz de desenvolver secretamente o programa do helicóptero  de ataque Z-10 escondido dos olhos do mundo por vários anos.

O helicóptero de ataque Zhi-10 [Z-10] usa uma configuração típica, em tandem. Ele está sendo desenvolvido pelo Grupo de Indústrias Changhe  Aircraft e China Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Helicópteros, ambos são subsidiárias da AVIC II.

Apesar da fuselagem projetada para reduzir sua seção transversal radar (RCS), o Z-10 usa trem de pouso fixo.

O projeto foi visivelmente influenciado pelo Eurocopter Tiger e o Augusta A-129. Tudo leva a crer que seu desenvolvimento [Z-10], começou em meados da década de 1990 e o primeiro protótipo voou pela primeira vez em 2003.

Fontes chinesas confirmam que o Z-10 já se encontra em produção seriada e um lote inicial foi entregue para a PLA em algum momento entre 2009-2010.

Tudo indica que o helicóptero de ataque chines Z-10, foi concebido para operar como antiblindados oferecendo apoio aproximado às tropas.

Ele usa a nova geração chinesa de míssil guiado (ATGM) HJ-10 antitanque, que é comparável ao Hellfire ATGM dos EUA.

O Z-10 também pode transportar mísseis de curto alcance TY-90 ar-ar e foguetes não guiados.

49 Comentários

  1. Estamos caminhando para ser 6ª economia ou 5ª, os nossos políticos gastam por ano com desvio de dinheiro publico,oitenta seis Bilhões, enquanto isto vamos reformando os helicóptero esquilo.

  2. simplesmente lindo lindo e lindo parabens a china
    .
    e bla bla bla do brasilllll VAI DE helicóptero esquilo.
    .
    ESTE E MEU BRASILLLLLL

  3. A China já está construindo sua estação espacial e o pessoal acha que eles não fazem nada que preste, esse heli é excelente, parabéns a china.

  4. Sempre tem um idiota que diz “solta pecinha, né?”. É o mesmo tipo de idiota que critica o carro chinês, mas anda de popular brasileiro.

  5. enquanto a china produz uma maquina destas, com recursos proprios, a força aerea da 5° economia do mundo fica fazendo c# doce para adquirir 6 hinds, e seu comando fica estourando chanpagne em cima de aeronaves reformadas, e se contenta em ser taxi aereo de politicos, claro o soldo cai na conta do mesmo jeito, FORA SAITO E FORA TODO COMANDO DA FAB, RENOVAÇÃO JA!!

  6. alguns acham que porque tem produto chines que vem para ca nao presta é porque eles ficam com os produtos bom para eles não é como o brasil que vende tudo de melhor e deixa para seu povo o que é de pior as melhores frutas as melhores peças até os carros que nos exportamos eles vão com varias melhorias e nos ficamos so com a carcaça e o motor isso foi a erança dos nossos queridos militares que hoje estão ganhando medalhas dos gringos e de pijama criticando o governo atual reforma nas forças armadas já ,chega de intendencias no posto de comando.

  7. É capa preta… essa é a pura realidade… não sei mais a quem recorrer… até as F.A. nacionais estão contaminadas pelo clientilismo e serventilismo… nossos politicos contaminam tudo que tocam… a tatica do gramcismo é muito eficaz… demora mas corroi tudo que mira… estamos servindo a uma NOMENKLATURA ocidental sem saber… tragico…

  8. A unica coisa que achei que deveriam mudar deveria ser o trem de pouso fixo,por um retrátil.
    Mas com certeza já devem ter modelos assim !

  9. parabéns a China.
    Se forem “balatinhos”…o Brasil poderia comprar uns 25 desses. Nós jogamos tanto dinheiro fora mesmo…Pelo menos esses dão tiro! E podemos desmontar e aprender alguma coisa..

  10. Os chineses aprenderam a copiar bem, e o pior que passaram a entender a cópia e desenvolver produtos semelhantes a cópia!
    Antigamente eu subestimava os chineses, agora não dá mais para subestimá-los. Embora com todo seu poderio, a china tem um IDH muito pior que o Brasil, ainda assim os políticos de lá, são mais competentes que os daqui!

  11. Prato cheio para os argentinos começarem a por medo nos ingleses nas Malvinas. Quero dizer que agora eles tem opções melhores e com maior tecnologia…
    Raul Cotrim de Mattos
    Disse tudo cara!! rsrsrsr

  12. A aqueles que criticam a China por seus Hackers militares terem hackeado o F22 e criado o J-20,terem hackeado o Apache e criado o Z-10,terem hackeado satelites Americanos e passarem a conhecerem seus sistemas de defesa e os chamam de Piratas enquanto isso o SERVIÇAL SUBORDINADO BRASIL vive em um mundo condicionado e chantageado pelos lobos da OTAN e o IRMÃO CAIM DO NORTE.Se os Chineses não tivessem tomado a iniciativa de pularem etapas e avançarem meteoricamente em suas defesas muito embreve UMA COALIZÃO HUMANITARIA DEFENSORA DOS DIREITOS HUMANOS os invadiriam com o pretesto de levar a liberdade da “DEMOCRACIA” e tudo isso no fundo APENAS NUTRIDO PELA INVEJA DOS FALIDOS que sempre monopolizaram o mundo e escravizaram póvos…PARABENS A CHINA QUE DÁ EXEMPLO DE COMO SE FAZ O DEVER DE CASA…E antes que AS ESCRAVINHAS SADOMAZOQUISTAS DO IRMÃO CAIM DO NORTE ESPERNEIEM hoje no mundo tudo se cria ou se desenvolve encima de uma plataforma e sendo assim o argumento do monopolio Ocidental que sempre escravizou o mundo esta com seus dias contados rsrs rsrs E KD AS BOLIVARIANINHAS DESCABELADAS DE COCHABAMBA OU DAS COCHAS BAMBAS esquizofrenicas bradarem COMPRE Z-10 DILMA PARA PROTEGER A AMAZONIA PARA ANTEONTEM rsrs rsrs Enquanto isso nos daremos por satisfeitos se ao menos viermos a termos condições industriais de fabricação de Helicopteros sem determos a propriedade intelectual da tecnologia de sensiveis estando sempre atrelados a fornecedores e serviços especializados externos e seus condicionamentos e imposições…Eita povinho medieval extrator e serviçal assumido por xenofobia e covardia de ousar com soberania rsrs rsrs

  13. Tenham certesa de uma coisa na area militar espionagem e ate sobotagem fazem parte do leque de estrategias.Em uma guerra mecanismos democraticos como direitos humanos,tratados de usos de armas e etc e tal se praticados podem representarem a derrota.Vence aquele que ousa e surpreende.Não se surpreendam se a Argentina vier a adiquirir secretamente aeronaves Chinesas e misseis Irãnianos e com ousadia exterminar uma força tarefa Inglesa no meio do Atlantico surpreendendo-a com um ataque surpresa com auxilio aeroespacial Chines antes que a mesma chegue as Malvinas para reave-la….NA GUERRA AMIGUINHOS RATO DO ESGOTO É PICANHA E VERMES SÃO APERITIVOS e vomita-los é a consequencia de se formarem verdadeirios frangos dagua cheios de direitos como se faz hoje no Brasil rsrs rsrs

  14. raaaapaaaaaizzzzz esse aí mete medo viu… pelo menos ele é muito bonito… e e eu tenho certeza que se a china quiser ela consegue manter uma linha de produção dele, produzindo mais de 10 helicopteros por semana….

  15. Interessante conceito, se olharem atentamente para o rotor principal conseguirão perceber que o mesmo foi baseado ou sofreu forte influencia do Eurocpeter EC-155B1, onde o mesmo é um penta-pá com a cabeça principal de tecnologia Five-Bladed Spheriflex® Rotor Head, onde entre os punhos de fixação estão os famosos Dumper’s de amortecimento de passo.

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ec/EC155_Main_rotor_head.jpg

    Isto só prova que quando existe boa vontade politica e visão é possível partir de conceitos existentes e recriar o veículo necessitado.
    Quanto aos motores fica difícil especular, mas aparenta ser algum baseado nos que equipam o próprio Agusta T-129, sendo equipado com 02 LHTEC T800-4A com FADEC.
    http://www.agustawestland.com/sites/all/themes/custom/newagusta/print-new-product.html
    Mas em nenhum momento estou afirmando que são estes os componentes usados e sim dizendo que é uma possibilidade.

  16. Outra copia da China,assim o Brasil também pode e o pior é que ninguém fala nada,se fosse o Brasil o outro pais que não seje serio,já estáva o conflito politico,mais como China é China ninguem se mete.

  17. O que muitos esquecem é que nossos militares não têm aonde reclamar e nem mesmo podem, tanto que as criticas realizadas são por milicos que já estão na reserva.
    Quanto à China, acho que nós temos muito preconceito dos produtos militares daquele país, é muito diferente querer comparar um J-10 e uma ferramenta.

  18. Eu comprava uns 50 desses e + uns 150 J-10 de prateleira + ins 50 sistemas S-300. Depois fechava uma linha de montagem do Su-35 no Brasil! Quanto isso iria custar?? 10, 15bi?? kkkkkkk A gente vai gastar mais que isso na Copa e Olimpiadas…só pro FMI demos 10bi pra tirar onda de “país rico”..rsrsrs. ACORDEM!!
    —————–
    Pros que tem “medinho” de tecnologia russa, e se preocupam com “doutrina” (rsrsrs..isso não serve de nada se você voa dinossauros..). A gente ficaria operando os vovôs F-5 até “acostumar” com os novos vetores..rs . A gente vai continuar voando aquelas peças de museu mais uns 15 anos mesmo..que diferença faria???
    .
    Não confundam Prudência com Covardia e Submissão. NÃO SÃO A MESMA COISA!!!

  19. Helicópteros como transporte são necessários,mas são tartarugas voadoras na frente de combate. Eu prefiro um caça do tipo Harrier ou um CC voador.

  20. =0 Caraca.. a FAB tá falida mesmo.
    “Pros que tem “medinho” de tecnologia russa, e se preocupam com “doutrina” (rsrsrs..isso não serve de nada se você voa dinossauros..). A gente ficaria operando os vovôs F-5 até “acostumar” com os novos vetores..rs . A gente vai continuar voando aquelas peças de museu mais uns 15 anos mesmo..que diferença faria???”

  21. Porque os Russos não repassam mais sensiveis aos Chineses?Porque eles a tudo copiam e pirateiam.Tola foi a Embraer que gananciosa foi la se instalou e demonstrou o pulo do gato depois deram-lhe um bico na bunda e ja desenvolvem um fote cadidato para competir com a Embraer rsrs rsrs Se os caras copiam,pirateiam e bla bla bla e eles com isso rsrs rsrs Pelo menos se tornam cada vez mais forte e muito em breve a potencia a serem batidos.Eles sabem que o mundo ocidentaç inveja a meteorica ascenção deles e se preparam para o inevitavel a terceira guerra mundial do Planeta contra eles.Todos se borram de medo deles inclusive Russos,Americanos,Europeus e Indianos.Ai vem o anti-cristo aquele que não acredita na existencia nem do Espirito e nem de Deus,reverencia o inteligente venerando seu mais sabio instrutor O GRANDE BUNDA careca e pançudo.Muito embreve se não forem bate-los eles virão a nós pois apodrecem suas proprias terras tornando-as aos poucos inabitaveis e improdutivas com tantos detritos,fezes e urina que produzem.SÃO GAFANHOTOS E LOGO SE TORNARÃO HOSPEDEIROS.Eles so repassam suas tecnologias e sensiveis para aqueles que se hipotecarem a eles tornando-se seus Zumbis.Eles gostam de receber dos outros mas jamais dar nada a ninguem se não for virem a receber muito mais depois.Devem serem evitados e que se criem ferramentas de proteções contra seus expansionismos desvairados que acabam com economias e dezimam mercados e industrias.

  22. 1maluquinho, e na China que se tem a maior quantidade de prédios da ONU!.. disto tira-se as reais intenções perante o todo. Terão filhos?.. Pretendem?.. Então.. no sambitxa de hoje ta tudo bom?… Tudo nasce da terra!.. DE HOJE vale ressaltar!

  23. É impressão minha ou esse z-10 é “muito idêntico” a algum modelo russo!? EH! Ao menos eles estão produzindo!
    .
    Enfim, dizem que só se aprende a andar depois que se tomba, o Brasil nunca sofreu de fato com as mazelas da guerra, e digo guerra de verdade, igual a China, a Europa, a Rússia e muito outros, talvez depois que algumas bombas caiam aqui e estourem umas cidades o Estado Brasileiro aprenda que precisa de ter meios para se defender num mundo onde a todo momento se que roubar nações que a pouco se chamou “amiga”.

  24. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO BBBBBRRRRRAAAAASSSSSIIIIIILLLLLLLL TEM QUE REFORMAR SSSSSSSSIIIIIIIMMMMMMMMMMM, E TAMBEM ADQUIRIR, COMPRAR, E TEM QUE SER COM DINHEIRO PUBLICO MESMO,OU VOCES INTERNAUTAS ACHAM QUE ELES VOA TIRAR DO BOLSO DELES AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA. CONCORDO QUE A NOSSA NAÇAO DEVE SIM ADQUIRIR, ESTAMOS CRESCENDO , GANHANDO ATE DO EUA,TEMOS MATERIA PRIMA EM GERAL, FRONTEIRAS IMENSAS, E SEGURANÇA AEREA, TERRESTRE,MARITIMA EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE MMMMMMMMMMMMMMMMUUUUUUUUUIIIIIIIIIIITTTTTTTTTTTTTTTOOOOOOOOOO NECESSARIA. PARABENS BRASIL.

  25. Vai vendo,os Chineses conseguem desenvolver vários sistemas de combate e o helicóptero Z-10 é mais um, desenvolvido com a incumbência de projetar poder de fogo a frente das divisões blindadas facilitando o seu avanço esta mais que evidente que eles procuraram copiar alguns traços das máquinas européias.

    A única coisa que falta são as vendas para o mercado externo,coisa que a China sofre até por um certo preconceito,mesmo tendo o seu próprio governo como principal cliente encontrar oportunidades além mar é uma necessidade e hoje acredito que a qualidade de seus aviões e helicópteros estão alcançando um nível de igualdade e qualidade dos fabricados no ocidente/oriente.

    O Z-10 deve ter um preço bem mais atrativo que os seus concorrentes,dai alguém pode falar ´´ah é tudo ching ling´´ mas em capacidade de produção os Chineses são especialistas no assunto. Com um parque industrial bem diversificado e a capacidade de construir muitos exemplares em pouco tempo,maiores possibilidades de vendas externas podem surgir roubando mercados antes dominados pelos russos principalmente.

    Um cliente em potencial e que já é um parceiro de desenvolvimento militar com a China é o Paquistão,que carece em suas fileiras de helicópteros de ataque,moderno e em operação os Z-10 podem projetar maior poder de fogo contra o inimigo a um preço em conta.

    Os armamentos são os mais variados e a adição de novos sistemas fabricados por outras nações acredito que não sera problema.

    Seguindo a tradição de equipar com um grande número suas unidades de combate acredito que a encomenda interna da PLA seja superior a 400 unidades,sem contar as que podem ser comercializadas para outras nações.

    Oportunidades é o que não falta,agora é promover a máquina e investir no pós venda coisa que os Russos deixam de lado.

  26. O Brasil comprou alguns Helicóptero Russos e está desenvolvendo um outro através da Helibras então não estamos tão atrasados como alguns pesam.

  27. Bom pessoal o que eu penso e’ q o nosso pais nao tem uma POLITICA MILITAR porque ja nossa constituicao nao permite nos armar como gostariamos. Mas pelo menos o mundo assim mesmo tem inveja de nos . Entao e’ bom os nossos politicos , pararem de por dinheriro publico no bolso e pensar q se la fora se pensam ou ja se tem sertesa q somos indefesos q fique sabendo eles vao pensar em tomar oque e nosso. E! Assim nossos politicos tambem ficarao sem a barganha q possuem. E

  28. Bom pessoal o que eu penso e’ q o nosso pais nao tem uma POLITICA MILITAR porque ja nossa constituicao nao permite nos armar como gostariamos. Mas pelo menos o mundo assim mesmo tem inveja de nos . Entao e’ bom os nossos politicos , pararem de por dinheriro publico no bolso e pensar q se la fora se pensam ou ja se tem sertesa q somos indefesos q fique sabendo eles vao pensar em tomar oque e nosso. E! Assim nossos politicos tambem ficarao sem a barganha q possuem. E QUE A FORCA ESTEJA COM VOCEIS!

Comentários não permitidos.