As vantagens do avião russo Sukhoi SU-35, que estranhamente foi alijado da concorrência da FAB

Francisco Vieira

Um dos pontos favoráveis ao avião russo Sukhoi SU-35 é que ele é o único que foi feito para país de tamanho continental (o francês e o sueco são para países europeus, pequenos, com a autonomia ficando em segundo plano), por isso ele foi adotado na Índia e na China. Quanto maior for o alcance da aeronave, tanto menos aeródromos serão necessários construir. Quanto mais alta for a eficiência operacional de cada caça, tanto menor será a quantidade de aeronaves necessárias para o cumprimento das missões atribuídas.

Por suas características técnicas e operacionais o SU-35 supera significativamente todas as aeronaves apresentadas pelos concorrentes: É o mais veloz (2.400 km/h em altura de 11.000m), tem maior relação empuxo/peso, tem quase duas vezes maior vantagem no alcance (3.600 km sem tanques externos de combustível) em comparação com aeronaves francesas e suecas.

O Gripen NG é equipado somente com uma turbina, um fator que diminui significativamente a segurança e a sobrevivência de aeronave no combate, pois se houver problema não dá para parar e empurrar; pode levar 8 toneladas de armamento, o que é 1,5 vezes superior às do Rafale e do Gripen.

Além disso, a fabricante russa do avião tem uma grande vantagem em relação aos nossos concorrentes: cumpriu a completa transferência tecnológica para produção das aeronaves SU-27 na China e SU-30 na Índia.

Sei que parece besteira alguém imaginar o Brasil sendo atacado. Pelo menos hoje seria besteira, mas, e daqui a cinquenta anos? Quais serão os recursos que faltarão no mundo? Quem serão os governantes da época? Não se constrói a defesa de um país do dia para a noite.

Mas a pedra da coroa russa atualmente não é esse avião, é o T-50 PAK-FA, de quinta geração, supostamente invisível (ou quase) ao radar e em desenvolvimento simultâneo com a Índia (a China também está fazendo o dela, o J-20 – para variar, pelo menos a fuselagem é uma “inspiração” do F-22 americano, o único de quinta geração a operar atualmente) e também foi ofertada participação ao Brasil.

Mas não podemos esquecer o Projeto Sivam e queda do Ministro da Aeronáutica da época, nos avisando que, no Brasil, nem sempre o melhor vence as licitações…

Acredito eu que o avião russo seja o mais adequado ao Brasil. Por que acredito? Ora, se os pilotos que irão voar e arriscar as suas vidas preferiram o russo, ele deve ser o melhor! Também acho que eles e os engenheiros aeronáuticos deveriam ser os únicos a darem “pitacos” na escolha. Perguntar ao Jobim, por exemplo, qual é o melhor avião seria a mesma coisa que pedi-lo para medir o “ângulo de permanência de uma biela”, definir o que é pós-combustor ou que fizesse a escolha entre o cateterismo ou uma cirurgia em um paciente cardíaco!

Cada macaco deveria ficar no seu galho.

Fonte: Tribunal da Internet

17 Comentários

  1. NELORE fique por ai mesmo nos EUA e não de pitacos sobre o que os Brasileiros devem ou não fazerem rsrs rsrs Somos livres e não escravos de Yankees.

  2. Enquanto damos ouvidos a Trairas e Vendidos que defendem a subjugação e o condicionamento de nossa nação aos Lobos da OTAN dissseminando mentiras e inverdades contra a tecnologia Russa e mesmo alegando que eles não prestam serviços e nem assessoria vejam na India a Sukhoi e a HAL desenvolvendo com assessoria Russa o caça de quinta geração Indiano FGFA-HAL http://www.youtube.com/watch?v=oO2D6tl8NjE e tambem http://www.youtube.com/watch?v=Rxq3lIqM6Eg Estas pessoas que servem aos interesses daqueles que subjugam o Brasil e os Brasileiros mentem para nós dizendo-nos que teremos autosuficiencia.Não nos repassaram nada e apenas teremos CAPACIDADE INDUSTRIAL que na verdade ja temos mas a quarta industria aeronautica do mundo prefere MAMAR NO CONTRIBUINTE BRASILEIRO e mais todas as falcatruas e mamatas que envolvem industrias nacionais e consorcios com extrangeiros para apenas fazerem o que ja temos capacidade de fazermos ou seja construirmos aeronaves recheando-a com sensiveis que não dominamos.Autosuficiencia tecnologica que não é apenas capacidade industrial so é possivel com repasse e dominio de sensiveis para que possamos criar com PRPRIEDADE INTELECTUAL da tecnologia estando assim livres de imposições e condicionamentos.Este defensores da subjugação nacional SÃO VERDADEIROS TRAIRAS DA PATRIA E ESPIÕES POR DEFENDEREM A SUBJUGAÇÃO DO BRASIL A CONDICIONAMENTOS E CHANTAGENS EXTERNAS.

  3. Espero que suas previsões sobre o SU-35BM se confirmem, 1maluquinho. Será fantástico vê-lo por aqui, por várias razões.

  4. AUGUSTO não tente disvirtuar o debate com alegações antigas.O unico na short list perfeitamente adaptavel ao NAe meiabomba SP é o Sea-Gripen.Embora existam fotos e videos de aviões maiores pousando no Foch o mesmo agora em nossa MB NEM AUTO-DEFESA PROPRIA DISPÕE e um NAe sem capacidade de auto-defender-se torna-se vulneravel ainda mais a um pais que tem uma marinha diminuta com pouca capacidade e que despenderia boa parcela da mesma somente para escoltar o BANHEIRÃO.Tudo o que se acrescenta em um NAe diminui-se na mesma proporção espaço fisico para muitas outras coisas essenciais então meu amiguinho esta sua afirmação não procede pois nem o Rafale e nem o F18 seriam adequados a nós no São Paulo.Voces não se cansam de sempre voltarem com as mesmas afirmações ja debatidas trocentas vezes por anos.Progridam e principalmente acima de tudo passem a pensarem NA AUTOSUFICIENCIA NACIONAL pois essa é a meta do reaparelhamento e não da forma como pensam fazer proporcionando ao Brasil aquilo que na verdade ja temos e que so falta investir-mos mas não tambem como se pensa e se propoem a fazerem entregando a industria nacional a ganaciosas empresas nacionais fora do ramo que formaram consorcios com oportunistas extrangeiros para todos mamarem juntinho NA CABRITINHA…CAPACIDADE INDUSTRIAL JA TEMOS E BUSCAMOS AUTO-SUFICIENCIA TECNOLOGICA QUE SO É POSSIVEL COM ACESSO A SENSIVEIS.E se A não quer nos repassar busquemos com B.Danem-se todos voces e seus gostos aficcionados e ideologias e xenofobias.O BRasil somos nós os Brasileiros voces todos são apenas uma minoria vendida dentre nosso povo e nada mais.

  5. SEGUREM O 1MALUQUINHO… PLEASE… ele não tomou sua dose diaria de ritalina… tá sem controle e sem noção… rsrsrsrsrs… é um perigo até para si mesmo… vai que resolve chamar o lula de careca… vão prende-lo por xenofobia contra apedeutas e alopecicos… rsrsrsrsrs…

  6. 1maluquinho, entendo seu ponto de vista mas tenho que discordar. O SU-30 fazia parte do FX, assim como o Su-35 chegou a ser oferecido para o FX-2. A razão da exclusão foi a mesma dada para o vetor F-16, que chegou a ser cogitado no FX: impossibilidade de aplicá-lo como vetor da Marinha.

  7. 1maluquinho,
    A Rosoboronexport fez propagando do SU-35 (sim com essas letras e números) no F-X incluindo publicações de aviação e defesa, como a Revista Força Aérea e Avião Revue, essas propagandas eram de antes de 2003 e falavam do SU-35 com a imagem de uma aeronave monoposta.
    O avião foi oferecido sim e até propagandeado, informe-se.

    Caçadores da FAB na presença de um Sukhoi protagonizaram a cena até de fazer reverência ao avião… Porém não significa que os mecênicos fizeram o mesmo…
    Tem coisa russa que teve pagamento suspenso e não foi a toa… Não pense que é tudo tão bonito assim do lado oriental…

    Mas enfim eu sei que é infrutifero mostrar outras coisas para ti e que você vai partir para o tradicional “taxamento” de “por que vc gosta de um ou de outro”….

    Acrescente aos seus conhecimentos especialmente essa questão do SU-35 pois estás fazendo desinformação com isso. Ele foi oferecido e propagandeado no Brasil pela própria agência de exportação russa.

  8. atençao meus amigos, os caças que se equiparam ao su-35 bm sao poucos talves os rafel e gripens, lembrem-se que o su-35bm é tido como o melhor caça convecional do mundo. alguns tentam comparar os f-16 aos su-30 mas nao é bem assim em textes na india o f-16 levou feio. tambem tem se o habito de equiparar o s-400 com patriot, o crotale com pantsyr ou tor, isto e uma aberraçao. o su-3o so pode-se comparar com os superhornets. e fala-se de f-22 raptor mas este aviao apresenta muitos problemas praticos e foi ate graundeado. vejam na wikipedia. os russos sao agora irmaos do brasil atraves da brics e a sociedade brasileira deve para de sonhar com tecnologia americana. a china e india sao hoje potencias militares em gradissima parte devido ao equipamento militar russo. o huguito da venezuela esta se armamnto. o brasil sonha comtecnologia americana seria prudente importar material russo mesmo que seja tunguska que valemuito do que o ridiculo bofors. importem pantsyr, tor, s-300, kornet em, t-90s, bm-30 smerch, bramos, saem mais baratos e vao manter os americanos bem longe da amazonia. nao compreendo porque a sociedade brasileira odeia os russos. sei que muitos pensam que foram os americanos que venceram hitler e que os alemaes perderam na russia por causa do clima congelante!

  9. Achei ‘interessante’ a colocação do colega Delcio.
    Sem querer defender ‘A’ ou ‘B’, decisões devem ser tomadas de forma fria, ou seja, provavelmente não temos todos os dados que impedem ou não a aquisição de um Su-35.

    Por histórico anterior, sabemos que nossos políticos/líderes ‘talvez’ não mereçam total confiança, mas não acredito que eles não estejam engajados em optar pelo melhor caminho para resolver este impasse.

    Quem sabe não tenhamos uma boa surpresa no futuro?

    []s

  10. Amiguinhos,não amiguinhos,empolgados,simpatizantes e odiantes de minha pessoa.Não pretendo tornar-me especialista em nada para expor conhecimentos para meu deleite e deleite de outros,nem tampouco ficar medindo conhecimentos tecnicos com ninguem pois essas coisas não alimentam meu ego e nem tampouco fazem a minha cabeça.Apenas como cidadão Brasileiro e sem me entitular-me nada a mais alem disso faço uso do meu direito de forma livre expressar-me…TO NEM AI SE CONCORDAM OU NÃO E NEM TAMPOUCO SE ME TAXAREM.NÃO FEDE E NEM CHEIRA PRA MIM rsrs rsrs……Deixem vaidades,preferencias e xenofobias ideologicas de lado e passem a pensarem realmente como Brasileiros.Nós o Brasil buscamos não somente reequiparmos nossas forças armadas mas acima de tudo torna-las AUTOSUFICIENTES TECNOLOGICAMENTE e a nossa industria de defesa tambem e isso so sera possivel COM ACESSO A SENSIVEIS o que é essencial para podermos ter PROPRIEDADE INTELECTUAL DAS TECNOLOGIAS POR NÓS A VIREM A SER DESENVOLVIDAS……A desestatização implantada pelo entreguista FHC e seu escudeiro traira e espião Yankee Jobim praticamente acabou com a nossa industria de defesa que ja vinha debilitada por uma serie de motivos e entregou a iniciativa privada grande parte de nossas riquesas e serviços sensiveis e quiseram ate dar de mão beijada as 200 milhas nauticas e a nossa base de Alcantara.Quando a QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS assumiu o poder deste pais pensavamos que encaminhariam no sentido de resguardarem nossas riquesas,interesses,industrias e produtos e o que vemos é uma DESESTATIZAÇÃO levada a toque de caixa bem mais profunda que a anterior e muito mais nociva ao produto nacional e aos interesses do Brasil.Hoje somos governados por uma MAFIA OCULTA com iniciativa privada fora do ramo de defesa e sem know how que ajunta-se com oportunistas extrangeiros a dividir entre si o filão da defesa com a mais deslavada afirmação mentirosa que teremos AUTOSUFICIENCIA TECNOLOGICA.O nosso Brasil ja é uma potencia economica ascendente e buscamos nosso lugar de direito pela importancia que temos e que representamos não so no campo economico e diplomatico mas tambem de liderança e representação de emergentes e pobres que se fazem ouvir pelos dominantes atravez da nossa voz e das nossas atitudes e posicionamentos.Ser AUTOSUFICIENTE TECNOLOGICAMENTE representa ter a PROPRIEDADE INTELECTUAL das tecnologias que vierem a serem criadas e aperfeiçoadas por nós atravez daquilo que pagamos e adiquirimos direito.E como isso sera possivel se apenas teremos CAPACIDADE INDUSTRIAL que na verdade ja temos e ja tinhamos e so não é realmente operativa porque nunca se investiu e nunca se valorizou.Tentaram ate mesmo matar a AVIBRAS a mais importante industria Brasileira no segmento para simplesmente poderem abocanbha-la incorporando-a a festança dos gananciosos.Sera que nenhum de voces enxergam essas coisas,estão embriagados em suas preferencias ou xenofobias ou iludidos em seus sensacionalismos?……DEIXEM DE PENSAREM COMO IGNORANTES INFLUENCIADOS POR PREFERENCIAS,IMPRESSÕES E XENOFOBIAS,AGINDO COMO SERVIÇAIS DE LOBOS E PASSEM REALMENTE A PENSAREM INCONDICIONALMENTE COMO BRASILEIROS…….Não assino embaixo nada de politicos,cupula militar ou afirmações de especialistas e asssino embaixo sim aquilo que aqueles que colocarão suas vidas nas maquinas para se doarem por nós.EU SO ACREDITO E CONFIO NA VONTADE DA MAIORIA DE NOSSOS PILOTOS…Em um passeio quem conhece o caminho o motorista ou o carona pitaqueiro?

  11. A maioria dos Brasileiros que tomam conhecimento deste impasse do Caças são unanimes em dar preferencia ao SU35BM/S e a maioria daqueles que vão pilota-los tambem.Acontecem que quem manda no governo é a iniciativa privada ganciosa (talvez a Sukhoi não molhe as mãos deles ) e engrossados pela DIREITA REACIONARIA GOLPISTA QUE SERVE MAIS A PRETENÇÕES DE LOBOS DO QUE AO BRASIL e que preferem ver o pais eternamente subjugado,condicionado e chantageado pelos mesmos fazem de tudo para que os vetores Russos não venham a serem adiquiridos por pura XENOFOBIA IDEOLOGICA.Ainda bem que estes são uma minoria insignificante dentre a maioria de nosso povo….QUEM DEVERIAM ESCOLHEREM OS CAÇAS SÃO NOSSOS BRAVOS PILOTOS QUE COLOCARÃO SUAS VIDAS NELES PARA DEFENDER-NOS E PARA RESGUARDAREM NOSSA SOBERANIA E RIQUESAS E NÃO ESSE BANDO DE TRAIRAS VENDIDOS QUE POR GANANCIA OU IDEOLOGIA PREFEREM VER O BRASIL CONDICIONADO A IMPOSIÇÕES E CHANTAGENS EXTERNAS.Tenham a certesa se houver guerra ou guerra civil PASSAREMOS TODOS AS ESPADA pois direita e esquerda deste pais atentam contra a verdadeira liberdade e os ganaciosos atentam contra a real alto-suficiencia tecnologia e ao real desenvolvimento nacional……..ASSIM COMO A MORALIZAÇÃO DERROTARA O BANDITISMO INSTALADO NESTE PAIS A COERENCIA SE SOBRESSAIRA A XENOFOBIA.

  12. AUGUSTO meu caro se voce reler meu comentario vera que eu afirmo justamente o que voce diz que o SU30 era o que estava no FX1 e que o SU35 veio a ser oferecido ao Brasil no FX2 nos bastidores e não na short list……Amiguinho MAX pelo que vejo voce esta boiando que nem touleite na Baia de Guanabara sendo avistado da praia do Falmengo rsrs os Russos fizeram transferencia de tecnologia sim a China mas quando perceberam que apenas roubam tudo o que lhes é disponibilizado nunca mais lhes repassaram nada de ponta.Quanto a India a Sukhoi e a HAL desenvolvem na India ou seja com assessoria Russa os Indianos desenvolvem na India um caça 5.0 que esta sendo chamado de HAL-FGFA então antes de escrever suas inverdades procure atualizar-se dos fatos para não fazer afirmações mentirosas e descabidas rsrs rsrs Os Russos ofereceram o mesmo ao Brasil de nos assessorarem no projeto,desenvolvimento e construção de um caça 5.0 nacional aqui no Brasil.Se os Indianos não estivessem satisfeitos com todos os projetos que teem com os Russos como muitos afirmam que não estão eles ja teriam se deixado seduzirem pelos EUA a muito tempo que so faltam lamberem-lhes as bolas com gentilesas apoios e oferecimentos de toda a tecnologia que eles quiserem rsrs rsrs

  13. SU-35 na FAB???
    rsrsrsrsrsrs…
    Vejam bem:

    Esse país não tem Solução mesmo, do jeito que está.
    Saúde, segurança, educação, corrupção… e por aí vai.
    Tudo um caos!
    Se começássemos a trabalhar sério hoje, essa zona chamada Brasil, demoraria pelo menos um século pra ficar descente.

    Políticos, sociedade (que só reclama e não faz nada, não toma atitude)… ninguém tá nem aí. Falar em segurança nacional então, o que os brasileiros entendem por isso?

    O povo neste país é totalmente alienado. Só se interessam por futebol, novela e assistir ‘bunda’ na TV. Aqui, acontecem crimes que extrapolam a natureza humana e nada é feito. Você sai de casa e não sabe se volta, e enquanto isso, os nossos políticos em ritmo de festa em Brasilia, apenas preocupados em se defenderem de acusações de corrupção ou com seus ganhos financeiros. A cada dia é um escândalo novo.

    Os senhores acham que eles estão realmente preocupados com a defesa nacional e com o bem estar da população?

    Aqui nós é que somos os palhaços, mas pudera, o Brasil é um grande circo mesmo.

    Não sou pessimista, mas sim realista. Sinceramente, do jeito que estão as coisas fica difícil acreditar no país. Só depende de nós mesmos para mudar o Brasil.

    À exemplo da PRIMAVERA ÁRABE, temos que unir forças para exigir reformas profundas na política do país. Acabar de vez com a farra dos políticos.

    Abram os olhos amigos!

    Só depende de nós, brasileiros.

    P.S: Mas que o Su-35 é um put@ de um caça, isso é. Gostaria de ver muitos dele nas cores da nossa FAB. Não custa sonhar.

    Sds,

  14. Hummm…Lembram da cartinha secreta enviada a Dilma e a resposta da mesma em Pequin para Medvedev “”Nós (o Brasil) conversaremos tambem com os Indianos””…Então esse suposto caça novo que estaria sendo oferecido ao Brasil de quinta geração e mais em conta que o T-50 seria na verdade o SU50MKI-FGFA que em uma fabricação serial entre Brasil e India sairia ainda mais em conta ainda.

Comentários não permitidos.