A era Soviética

“A foice e o martelo é um símbolo geralmente usado para representar o comunismo e os partidos políticos comunistas.

O desenho apresenta uma foice sobreposta a um martelo, de forma que pareçam cruzados ou entrelaçados.

As duas ferramentas simbolizam, respectivamente, o proletariado industrial e o campesinato — as duas classes cuja aliança é considerada fundamental pelos marxistas-leninistas para o triunfo da revolução socialista.

O emblema é mais conhecido por ter sido incorporado à bandeira vermelha da União Soviética, bem como a cada uma de suas repúblicas constituintes, junto com a Estrela Vermelha.”  —  konner

Fotos: Getty Images

Arte de 1920 mostra ícones da Revolução de Outubro. No meio estão, da esquerda à direita: Trotksy, Lênin e Sverdlov. Relembre os principais líderes que marcaram as história da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, desde a revolução de 1917 até a dissolução em 1991.

Vladimir Ilitch Lênin (1870 – 1924) discursa em Moscou. Tido como o principal líder bolchevique russo, Lênin liderou a Revolução de Outubro de 1917 até sua morte, em 1924.

Joseph Stalin (1879 – 1953) posa para retrato em 1930. Então secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, Stalin ascendeu a premiê da URSS, posto que ocupou de 1941 até 1953. É, junto de Stalin, um dos principais nomes da história soviética, associado à campanha contra a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial e responsável pelo endurecimento do regime soviético.

Leon Trotsky (1879 – 1940) senta em seu escritório. Trosky foi, ao lado de Lênin, um dos principais ideólogos do regime comunista soviético. Defensor de uma filosofia política oposta à de Stálin, tornou-se perseguido do regime comunista pós-Lênin e morreu assassinado no México.

Nikita Kruschev (1894 – 1971) encontra-se com o líder cubano Fidel Castro (esq.) em Moscou. Após a morte de Stálin, Kruschev serviu como primeiro-secretário do Partido Comunista de 1953 a 1964, período em que tratou de reverter algumas políticas do antecessor, retirando incentivos à corrida espacial e adotando princípios de reformas liberais.

Leonid Brezhnev (1906 – 1982), na nomeação a Presidente do Presídio do Soviete Supremo, autoridade política do Estado soviético. Após a morte de Stálin, Brezhnev liderou a União Soviética como secretário-geral do Comitê Central, de 1964 a 1982.

Mikhail Gorbachev (1931) faz visita a indústria química em Berkshire, nos Estados Unidos, em 1985. Secretário-geral do Partido Comunista de 1985 a 1931, Gorbachev foi o último líder soviético no final dos anos oitenta e manteve a política pró-liberalismo que levou ao fim da URSS.

Boris Yeltsin (1931 – 2007) sorri após vencer as eleições para a presidência do parlamento russo em 1990, derrotando Alexander Vlaslov, sucessor indicado por Gorbachev. Tornou-se o primeiro presidente da Rússia pós-soviética, em 1991.

Fonte: Terra

26 Comentários

  1. Raul Cotrim de Mattos, o tema acima proposto, como a foto de um cadaver, deve ser resumida para não causar asco… não há estomago que resista a um texto longo sobre o comunismo…

  2. O problema é q o ser humano em si é egoista demais pro socialismo dar certo… cada um só pensa em sim e o resto que se exploda… É só ver a elite brasileira…. o pessoal de são paulo não quis que se construisse um metro perto de um bairro chic, pra não ter perigo de pobre chegar perto

    …………….

    A elite brasileira é estrupida e inculta… a Hebe Camargo e a Ana Maria Braga representam bem essa classe

  3. artigo vazio, que nao diz nada. Era Uniao Sovietica, socialista, comunista, capitalista estatal, burocracia estatal? Estava a classe operaria no poder? Uma coisa eu creio: Uniao Sovietica nao era socialista e tampouco comunista. Um regime socialista pressupoe um estado que surge quando o sistema capitalista se esgotou e o proletariado tomou o poder. Na Uniao Sovietica a burocracia que ocupou o poder executou um programa de desenvolvimento capitalista. O trabalho la era assalariado. A burguesia russa foi incapaz de desenvolver o pais capitalisticamente. O proletariado russo tomou o poder em 1917 em alianca com os soldados e os camponeses, mas foram incapaZ de manter-se no poder. A vitoria de 1917 dependia do proletariado europeu, o alemao em particular tomar o poder o que nao ocorreu. O proletariado russo dai para frente perdeu o poder e a burocracia partidaria se tornou o grupo dominante e colocou em pratica um programa de desenvolvimento economico que so poderia ser capitalista. Talvez posso dizer que la houve uma revolucao das classes medias, dos intelectuais em particular.

  4. É isso que dá os “pigs” economizarem verbas com jornalistas e historidores experientes e intelectualmente qualificados. Um estagiário baba-ovo escreve uma materia resumo típicos de revistinha onde faltam informações essenciais. Pura ideologia!

  5. Ninguém quer um estado militarizado, não queremos todos andar com macacão cinza em fila e cabeça baixa, queremos liberdades humanas, inclusive a de pensar, também não queremos um estado policialesco, nem capitalistamente selvagem, queremos o direito de ir e vir, queremos eleições limpas, direitos de escolhas, até mesmo a atual democracia se tornou direito a baderna com enfraquecimento da autoridade.
    Que estamos sendo vigiados, todos sabem, todas as atuais doutrinas e estados o fazem de um jeito ou outro.
    Mas a escolha é nossa, veja que grande exemplo foi dado no Pará, apesar de discordar do resultado, mas é a lei e o direito do cidadão.
    Direitos senhores, é o que queremos, acompanhados de todos os deveres, no limite da lei em igualdade para todos, para ricos e pobres.
    Será possível isso com um governo humano????

  6. Sem dúvidas q ocorreram covardias, assim como está ocorrendo neste momento em Guantanamo, enclave ianks em Cuba, assim como ocorreu em Abulgraibe no Irak , no afeganistão e nas cadeias clandestinas espalhadas pelo mundo,onde os paladinos da justiça efetuam prisões arbritarias ,violando a soberania de mt países “aliados “.E os Palestinos .. Os rússos são herdeiros de mt descobertas do Império soviético..e são mt. sds.

  7. Faaala garoto maroto… ce não vive sem mim, ehn… rsrsrsr… deve ser esses meus olhos… contagiantes… adoro um parvo para me distrair… que seria do mundo se todos fossem espertos… como dizem nas mesas de bar… malandro é malandro, mané é Rafael… sempre dando motivos para se tornar a chacota da roda… ce deve ser um dos que foram barrados no metro… rsrsrsr… Alphaville é para quem pode mano… os manos e as mina ficam do lado de fora… volta pro bixiga… rsrsrsrs… só um parvo para considerar Hebe e A.M. Braga elite brasileira… rsrsrsrs… patetico… os centro academicos das universidades nacionais estão, a cada ano, produzindo mais e mais perolas do jocozismo… vide nosso amigo… mal sabe balbuciar frases feitas e se arvora em pregar ideologias que o mesmo desconhece completamente… rsrsrsr… historia e sociologia então… aff… sem comentarios…

  8. Por exemplo: querem falar em mortes ??? ÓTIMO

    …………………….
    então vamos começar pelos grileiros no norte do pais

    os coroneis fazendeiros chegam com dinheiro e capangas no norte do pais tomando as terras dos pequenos produtores e ainda mantendo as pessoas em condições de trabalho analogas a de escravos

    ………………………
    e ai??????

    porque q a Veja e a midia brasileira não falam desses crimes ?????

    é revoltante a manipulação…. só engana gente da cabecinha fraca

  9. E pra complementar o quadro de hipocrisia: peguem os playboys dos bairros de luxo da Barra da Tijuca, por exemplo…

    ……………………..
    Ou melhor: peguem aqueles jovens filhos de juizes e classe media alta que tocaram fogo no indio pataxó

    ………………………..
    Pq a policia não trata esse povo com o mesmo rigor com que trata o pessoal da favela ????

    ………………………..
    Pq a policia não invada os condominios de luxo da Barra da tijuca, onde acontece os ilicitos e as baixarias mais cheirosas…….. mais suntuosas…. regadas a WISKY e Ectasy ????????????????????????????

    ……………………….
    Invadem a favela, espancam os favelados…. mas enquanto aos consumidores riquinhos???? Nada ???

    HIPOCRISIA POUCA É BOBAGEM !!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Só sei que se Trótsky tivesse prevalecido sobre lênin a historia do socialismo/comunismo seria escrita diferente… ele sim era a grande cabeça por de trás do movimento… mas que tinha em Lênin o líder carismático e de discursos eloquentes….
    .
    Tenho pena dos que menosprezam a história(não aquela resumida aos ensinamentos do ensino fundamental) e a GRANDE CIENCIA DA SOCIOLOGIA…
    Percebe-se o quão longe é capaz de ir a mente de um ser humano que tem a capacidade de achar que a sociologia não serve pra nada, ou mesmo de dizer que textos de cunho comunista tem que obrigatoriamente ser chatos e longos…
    Vá ler um pouquinho de nietzche, schopenhower, george orwell…. amadureça essa idéia infantil de comunismo(ou mesmo dos estudos sociais) que você tem na tua cabeça antes de falar tal asneira

  11. É SCHOPENHAUER vacilão… assim como NIETZSCHE… E ORWELL é o pseudônimo de Eric Arthur Blair… muito bons por sinal… viajaram na maionese, na verdade, e honestidade intelectual não foi o forte deles… exceção a SCHOPENHAUER… a influencia mistica do budismo lhe fez ver a realidade como fenomenica e o mundo interior como o verdadeiro a ser conquistado. Qnto a NIETZSCHE, um ateu amoral com sindromes moralistas… não achou a quem amar e nunca foi amado… pobre coitado… final de todo comunista… se rebelar por não ter sido notado…

  12. Blue Eyes,
    Permita-me um aparte. Apesar de admirar o seu nick “Na Resistência” sinto dizer-lhe, mas não adianta. A mentira propagada pela mídia e difundida nos D.A’s e C.A’s desde a década de 70 cumpriu o seu propósito. Haja vista o que se lê e se vê hoje em dia. O gramscismo está vencendo, infelizmente. Basta reparar em discursinhos ridículos como estes aí de cima: rico contra pobre, preto contra branco, e por aí vai. Como diz o populacho “tá dominado, tá tudo dominado”. Goebbels tinha razão.

    A única esperança que resta é que estas cabeçinhas vazias um dia cresçam, e tenham que acordar cedo para produzir algo e aprender o que é a vida. Bem, ao menos as cabeçinhas que não arrumem uma teta para mamar à custa de quem realmente trabalha…
    Para mim já deu. Toda esta estória de luta de classes, do politicamente correto, do estado querer imiscuir-se na vida do cidadão, dos ecochatos, do revisionismo histórico, da comissão da verdade, e mais um monte de baboseiras já encheram o saco!
    .
    Chega. “I QUIT”! (xi, agora é capaz de aparecer alguém dizendo que eu sou da CIA e vim da disney da “inlusão”.
    Sds.

  13. O socialismo pode funcionar com formigas, não com seres humanos, o ser humano possuí identidade individual, entregue uma latinha de refrigerante para um BEBE, e depois tente tirar dele, ali vc vai perceber que o capitalismo funciona pq resolve o instinto primitivo de posse, ao mesmo tempo que esse realidade econômica, permite que um regime democrático de política sobreviva, o que é impossível ao socialismo (que nada mais é que um caminho ao comunismo, como os próprios comunistas adoram dizer).
    .
    As pessoas confundem capitalismo com mercantilismo, feudalismo, e outros regimes econômicos que não são capitalistas mas sim, aristocráticos e destinados a preservar castas.
    .
    O capitalismo moderno possibilitou que o Ocidente vencesse a guerra fria, não com armas, mas pq apresenta aos cidadãos do pais uma maneira de conquistar suas necessidades individuais sem precisar beijar a foto de ditadores ou puxar o saco de algum membro do politiburo.
    .
    Se Trotsky tivesse vencido Stalin e Lenin, podemos afirmar sem sombra de duvidas que aconteceriam as mesmas coisas, oi ainda piores; a luta e divergência interna na antiga URSS se deu por briga de poder, e não por conceito de “revolução”, essa é a verdade, todo regime totalitário se auto destrói, com especial requinte de terror nos regimes comunistas, em todos eles, os antes aliados em algum momento se mataram.
    .
    O comunismo não resolve as necessidades individuais mínimas para seus cidadãos, e por isso, eles atravessam os oceanos se necessário para sair destes países, Coreanos do Norte choram ao ver o que os Chineses dão aos porcos para comer, a propaganda estatal faz acreditar que aquela miséria é assim no mundo todo.
    .
    O socialismo/comunismo NUNCA poderá funcionar pq somente através da força e opressão consegue fazer o estado funcionar ante as necessidades e aspirações individuais, que simplesmente são parte do ser humano, não se extirpa isso do código genético.
    .
    E nenhum sistema que oprime seus próprios cidadãos consegue se sustentar, eu não sei quantas pessoas morreram em guerras capitalistas, feudalistas, mercantilistas ou outras que tenham acontecido de países capitalistas contra outros países capitalistas; MAS EU TENHO CERTEZA QUE EM MATÉRIA DE MATAR SEU PRÓPRIO POVO EM TEMPOS DE PAZ, NÃO EXISTE NADA COMPARADO A DEMÊNCIA, CANALHICE E CRIMINOSA EXPERIÊNCIA SOCIALISTA/COMUNISTA.

  14. Gustavo G, voce inverte os dados historicos. Trotsky foi um dos maiores oradores do seculo XX. Creio que Trotsky, Hitler e Garvey foram os 3 gigantes da oratoria do seculo passado. Trotsky e um dos grandes mestre da lingua russa. Seu estilo fascina enquanto o de Lenin e seco, violento mas sem floreio. Nao pode comparar os dois nesses dois aspectos. Creio Trotsky superior a Lenin. Agora quanto a questao de profundidade intelectual, os escritos dos dois revelam lenin ser profundo enquanto Trotsky na minha opiniao usa muito da retorica. Compare os estudos economicos e filosoficos dois dois. Lenin era politico, sabia quando contemporisar e quando romper com os adversarios. Trotsky eu creio tinha elementos de vacilacao em seu caracter. Creio que essa vacilacao foi fundamental em Stalin ter vencido a luta que ocorreu apos a morte de Lenin.

  15. O que me faz continuar “Na Resistência”, caros amigos, é ver que, mesmo no deserto da mentira e no arido campo da desonestidade intelectual florescem almas dignas como dos amigos ccc e Wilton Cavalheiro… é isso que me faz “beber dessa bebida amarga, tragar a dor, engolir a labuta,” pois “mesmo calada a boca, resta o peito, silêncio na cidade não se escuta”… assim é necessario que nós vistamos o manto da verdade e entreguemos o corpo ao madeiro “combatendo o bom combate”… pois quem fará tal sacrificio por nós e por nossos filhos, senão nós mesmos?… saudações esperançosas…

  16. Não baixe a guarda, Blue Eyes. Você têm razão, lute o bom combate.
    “Sustentar o fogo que a vitória é nossa”.
    Enquanto isso, vou aplicando “golpes de mão” para impedir que a molecada aqui de casa não sucumba ao lixo que vem sendo ensinado a eles na escola. E o pior é que tenho que pagar por isso…
    Sds.

Comentários não permitidos.