Turquia diz que não pode ficar impassível com situação na Síria

Por Tulay Karadeniz

A Turquia não pode se abster se a repressão na Síria a um levante popular está colocando em risco a segurança na região como um todo, disse o ministro das Relações Exteriores turco, Ahmed Davutoglu, nesta sexta-feira.

Embora Ancara não deseje interferir nas questões internas da Síria, tem o dever de dizer “chega” a Damasco se o governo vizinho coloca a segurança da Turquia em risco ao combater seu próprio povo e obrigar as pessoas a fugirem do país, afirmou o chanceler.

A Turquia, que tem o segundo maior Exército na Otan, disse no mês passado que não queria uma intervenção militar na Síria, mas que estava preparada para “qualquer cenário,” inclusive estabelecer uma zona-tampão dentro da Síria.

A Turquia, que vem aumentando as críticas a seu antigo aliado, teme que uma guerra civil baseada em linhas sectárias na Síria possa se espalhar pelas fronteiras e provocar tensão entre o povo turco.

“A Turquia não deseja interferir nos assuntos internos de ninguém, mas se surgir um risco à segurança regional, então não temos o luxo de nos abster e apenas assistir”, disse Davutoglu a jornalistas na capital turca, referindo-se à Síria.

“Se um governo que está combatendo seu próprio povo e criando refugiados está pondo não apenas sua própria segurança em risco, mas também a da Turquia, então temos a responsabilidade e a autoridade para dizer a eles: ‘Já chega'”, disse.

A Turquia já foi um dos principais aliados regionais da Síria, e o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, construiu um forte relacionamento com o presidente sírio Bashar al-Assad.

Mas com o aumento da violência e Assad ignorando o conselho de Ancara para suspender a repressão aos manifestantes e fazer reformas urgentes, as relações esfriaram e Erdogan disse a Assad, sem rodeios, que ele deveria renunciar.

A Turquia agora abriga desertores do Exército sírio e o Conselho Nacional Sírio, uma organização que reúne figuras da oposição síria exiladas.

Na semana passada, a Turquia seguiu a Liga Árabe anunciando uma lista de sanções econômicas contra a Síria que visavam o governo, incluindo o congelamento de bens do estado, a imposição de proibições de viagens a autoridades e a suspensão de transações financeiras.

Fonte: Reuters

14 Comentários

  1. ”A Turquia não deseja interferir nos assuntos internos de ninguém…”
    Sera mesmo?
    ”A Turquia agora abriga desertores do Exército sírio e o Conselho Nacional Sírio, uma organização que reúne figuras da oposição síria exiladas.”
    Isso é um paradoxo!

  2. Preparação para a Guerra Global?

    25 de Maio de 2010

    By Prova Final

    Num momento em que a tensão aumenta entra a Coreia do Norte e do Sul, os E.U.A decidem o seguinte:O Pentágono aprovou uma série de operações militares secretas contra grupos radicais no Médio Oriente e África, noticiou, esta terça-feira, o jornal norte-americano New York Times.
    O diário referiu que o general David Petraeus, à frente do Comando Central dos Estados Unidos, assinou uma directiva em Setembro, que autoriza tropas de operações especiais a realizarem missões de vigilância em países como o Irão, Arábia Saudita, Iémen e Somália.
    O documento indica que os objectivos são «invadir, prejudicar, derrotar ou destruir» grupos radicais, incluindo a Al-Qaida, e «preparar o ambiente» para futuros ataques. O New York Times diz que o documento não autoriza acção ofensiva.
    Responsáveis norte-americanos que não quiseram ser identificados, citados pelo jornal, disseram que a directiva permite missões de recolha de informações no Irão, que poderiam lançar as bases para uma eventual acção militar se continuar a subir a tensão entre os Estados Unidos e o Irão.
    A directiva não descreve missões específicas, embora o diário refira que contém alguns pormenores em resposta às preocupações do Departamento de Defesa sobre a segurança das tropas.
    Fonte: TSF
    http://www.provafinal.net/2010/05/preparacao-para-a-guerra-global/

  3. Cara eu admirava a turquia pela sua posição que eu acreditava ser a mais independente dentre os membros da OTAN…
    Imaginava que eles não estavam confortáveis com essa novela… mas parece que querem entrar de bode espiatorio nessa “conversa” com a siria…

  4. CHINA + RÚSSIA + IRÃ + VENEZUELA + CORÉIA DO NORTE + SÍRIA +
    PAQUISTÃO + LÍBANO + HEZBOLLAH + TALIBAN + FATAH + HAMAS + AL -QAEDA VS OTAN E EUA . FAÇAM SUAS APOSTAS….
    Sendo que o EUA não conseguem nem vencer países paupérrimos como afeganistão e vietnã.

  5. bom,depois do rugido do grande urso,veremos como as coisas vao andar daqui pra frente,sejamos realistas,esse mundo ta parecendo a casa da mae joana porra!os fortes invadindo os fracos a hora que querem,a midia corrupta ainda aplaude os movimentos de guerra,que palhaca e essa!

    aonde esta o ser humano “civilizado” do seculo 21?

    a historia do ser humano nada mais e do que uma historia de ganancia.

  6. (2)bom,depois do rugido do grande urso,veremos como as coisas vao andar daqui pra frente,sejamos realistas,esse mundo ta parecendo a casa da mae joana porra!os fortes invadindo os fracos a hora que querem,a midia corrupta ainda aplaude os movimentos de guerra,que palhaca e essa!
    aonde esta o ser humano “civilizado” do seculo 21?
    a historia do ser humano nada mais e do que uma historia de ganancia!

  7. Esse modelo social que vivemos, não falo particularmente de certos países… falo o relacionamento entre os países por todo o globo, e até mesmo entre as pessoas sempre tem um viés auto-destrutivo…. agir de forma cooperada, deixando o interesses de lado é impossivel em um mundo como esse… uma 3GG é necessaria?
    Talvez sim, por isso concordo com muitos sociólogos pessimistas que dizem que inevitávelmente caminharemos pra a nossa auto-destruição….
    Talvez os maias estivessem certo… a nossa sociedade sucumbe cíclicamente(e espero que novamente ressurja)… olha 2012 chegando.. hahahaha

  8. No começo de 2011 a secretária Hilary Clinton convocou todos
    Embaixadores dos EEUA, para uma reunião nos EEUA. Nunca antes havia acontecido uma reunião dessa magnitude. Será que foi passado um Dossiê aos Embaixadores dispondo o plano desse alinhamento da politica mundial, em razão do apoderamento dos EEUA das riquesas energeticas para os próximos 100 ou 200 anos?
    Será que esse ano que se encerra foi ruim para a política de interesses dos EEUA e seus comparsas?
    Bom um novo ano esta por vir e esse suposto plano pode esbarrar em alguns limites. A tolerância da Russia vendo os EEUA batendo à porta. O mundo tirando as suas conclusões sobre a que veio o governo Obama(Nobel da Paz), e qual sera o ardil para a convergência do eleitorado Americano para reeleição da Besta negra?
    Aguardem os próximos capítulos………….

  9. carlos argus..sera trajico para os envolvidos no gasto de cidadoes mortos e material. Se nao se envolver na trama o Brasil so tem a ganhar. A vantagem e nossa se sairmos ilesos, que acredito que sairemos. Ver II SG mundial. Quem saiu ileso foram os EUA e todos envolvidos na Europa de repente estao sob o dominio americano…e mais que depresa assinaram varios acordos economicos e militares amarrando a todos aos EUA..smart

    Aqui nos EUA ja estao atrelando Caracas-Havana-Tehran como o proximo circulo do mal. O objetivo e Caracas porque Tehran ja esta sob pressao e Cuba e um inseto.

Comentários não permitidos.