Irã exige que ONU condene os EUA por violação do espaço aéreo

Nesta sexta-feira (09/12) o Irã solicitou que a ONU (Organização das Nações Unidas) condene a violação de seu espaço aéreo por um avião não-tripulado dos Estados Unidos.

O governo iraniano enviou uma carta para o secretário-geral nas Nações Unidas, Ban Ki-moon, onde afirma que a ação norte-americana foi “descarada, provocativa e hostil”.

Mohamad Khazai, representante do país na ONU, afirmou que o avião é um modelo RQ-170 Sentinel que ultrapassou 250 quilômetros do território do país no último dia 4. Posteriormente, a aeronave não-tripulada foi abatida pelas Forças Armadas iranianas e a TV oficial do país mostrou as imagens na última quinta-feira (08).

“A República Islâmica do Irã tem o direito legítimo de tomar as medidas necessárias para proteger sua soberania”, afirmou Khazai na carta. O dirigente pediu exigiu ainda a “condenação desta agressão e a aplicação de medidas efetivas e claras para pôr fim a estas ações perigosas e ilegais, e para manter a paz na região e a segurança internacional, de acordo com a Carta das Nações Unidas”.

A carta foi entregue à responsável por negócios da Suíça em Teerã, Livia Leu Agosti, já que o Escritório de Interesses dos EUA no Irã fica localizada na Embaixada suíça.

Segundo o documento, a violação do espaço aéreo “vai contra todas as normas e regulações reconhecidas pela lei internacional e representa um ameaça à paz e à segurança regional e interna (do Irã)”.

Na última quarta-feira (07), fontes dos Estados Unidos admitiram que perderam um avião de reconhecimento no oeste do Afeganistão. Já a imprensa norte-americana confirmou que o modelo mostrado pela televisão iraniana, corresponde de fato ao usado pelos EUA na região.

Fonte: UOL

19 Comentários

  1. Mt certo, tem de condenar mesmo , e os Persas estão provando q o fato aconteceu…qdo se dará acondenação dos ianks por violarem o espaço aereo do Iranianos?!?! NUNCA…então tá.Trágico.

  2. E o irã vai justamente reclamar no teatro americano….
    sabe o que eu acho que vai acontecer? nada… mesmo que seja aprovada qualquer resolução o que eu acho muito dificil, os estados unidos vai usá-la para acender o seu charuto cubano

  3. Assim como eles não são condenados pela invasão do espaço aéreo venezuelano e nem do espaço aéreo brasileiro.
    PRA QUEM NÃO SABE O ESPAÇO AÉREO BRASILEIRO JÁ FOI INVADIDO DIVERSAS VEZES POR AERONAVES AMERICANAS !

  4. Esse episódio embora seja amenizado por parte da mídia constitui um ato de terrorismo por parte dos EUA,contra o Irã !
    Se fosse o contrário a ONU já teria se manifestado contra o Irã !
    Qual esta sendo o papel da ONU?usar dois pesos e duas medidas como a justiça brasileira?

  5. ESSES IRANIANOS…..ESTÃO SAINDO MELHOR QUE A ENCOMENDA!
    .
    .
    *************(trechos do original)

    .
    Segundo site, drone dos EUA foi alvo de ciberataque no Irã
    .
    .
    Segundo site Voz da Rússia a causa da queda de um avião não pilotado americano no domingo passado no território do Irã foi um ciberataque dos serviços secretos iranianos, comunicou a TV do Irã, exibindo no ar o aparelho despenhado.
    .
    O aparelho não sofreu danos visíveis. O avião não pilotado foi munido de sistemas sofisticados de observação, comunicação electrónica e radares. O aparelho podia ser utilizado, em particular, para tirar fotos de alta resolução, medir o fundo radioactivo e colher provas de ar. Os meios de comunicação social americanos informaram anteriormente que o avião foi utilizado para colher dados sobre estruturas do programa nuclear do Irã.

    ************
    .
    (*)Por:Voz da russia/desfenanet
    .
    .
    http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/3914/Segundo-site–drone-dos-EUA–foi-alvo-de-ciberataque-no-Ira

  6. Deveriam condenar o EUA, claro sim… Mas aqui nem Irão e muito menos EUA têm o papel de bons. Só dizem “m****” para aumentar a instabilidade mundial.
    Gosto muito dos radicais do blog que morrem por amor pelo Irão… ás tantas estão a recrutar pessoal… aproveitem que depois têm muitas virgens á vossa espera. rsrrsrsr

  7. Fica cada vez mais cristalino :
    – Quem está quieto no seu território ?-
    .
    – Quem está provocando guerra em outro continente ?-
    .
    – Qual superpotência hegemônica é governada por um minúsculo país do Oriente Médio? –
    .
    – Qual organismo internacional decadente que não presta para nada ?-
    —————-
    Diante dessas simples perguntas todo o teatro midiático e diplomático cai por terra… Sem mais.

  8. O Irã tem todo o direito de condenar essa agressão deliberada, a lei internacional obriga a ONU a fazer isso, porém sei também que o Irã só está querendo aparecer na mídia e mostrar que quem inicia uma provável guerra é os EUA, afinal, o pessoal do Irã sabe muito bem que a sigla O.N.U. significa Estados Unidos da América.
    .
    Mas vale a atitude!

  9. Bora, Quentinha !!! Vamos defender uzamericano desse povo mal!!!! Vamos dizer q uzamericano tem direito de violar o espaço aereo dos paises pra levar democracia e direitos humanos !!!!

    …..

    Vamo la

  10. É galera… ja tá na hora da UNASUL começar a pensar no seu próprio escudo anti-misseis caças, subs, bunkers, tanques….. basta só um missel lá pra que uma guerra generalizada no oriente médio aconteça… em alguns meses ou até anos. outros países se verão obrigados a tomar algum posicionamento mais sério sobre o assunto… e aí que vem a história.. a américa do sul(não américa latina) se posicionaria homogeneamente?
    .
    Alguem daqui iria querer meter o bedelho lá? causando futuros problemas para nós daqui?…
    .
    Aiaiai… ja tão produzindo noticias sobre aproximação entre argentina e iran…. tão falando que já tem missel iraniano lá na venezuela…. a colômbia parece ter mudado de posicionamento e a influencia dos EUA não é mais a mesma….
    QUE SCENARIO MAIS LOUCO!

  11. É o correto, mas será feito? Claro que não. Mesmo que condene, ficará como as mais de 10 condenações ao embargo à Cuba.

Comentários não permitidos.