Marinha acerta compra de NaPaOcs da BAE Systems, outros cinco são opção.

Foto: BAE

Marinha deve anunciar em breve a compra de NaPaOcs da BAE Systems. Os três navios foram feitos originalmente para a Guarda Costeira de Trinidad e Tobago. Se a MB escolher pela opção ofertada compraria, direto da BAE, outros 5 navios deste modelo. Caso isso ocorra, o Prosuper pode ficar limitado unicamente aos Escoltas e ao Navio Logístico.

ALIDE apurou nesta semana que a compra dos três Navios Patrulha Oceânicos (NaPaOc) de construção britânica estaria no ponto de ser concluída, pendente apenas de questões formais como offsets e finaciamento. A discussão sobre este tema já transcendeu os níveis técnicos e se encontra nos níveis mais “políticos” da MB e do Ministério da Defesa. Em paralelo, na proposta feita pela BAE Systems, existiria ainda a provisão de uma opção de fabricação, no Brasil, de mais cinco unidades desta classe. Proposta esta que estaria seduzindo os Almirantes brasileiros. Estas cinco unidades adicionais da opção contratual, se adquiridas, naturalmente conflitariam com o plano de compra original de NaPaOcs dentro do “pacotão” Prosuper. Este programa de aquisição de navios, contempla a fabricação no Brasil de onze navios: cinco navios patrulha, cinco fragatas de 6000 toneladas e um navio tanque/logístico. Resignmados,a única preocupação, neste momento, dos fabricantes que disputam o Prosuper é saber se ele segue adiante mesmo sem os NaPaOcs, ou se volta tudo para a estaca zero.

Há meses que se comenta abertamente nos blogs e fóruns navais brasileiros que a empresa britânica BAE Systems estaria oferecendo à Marinha, como venda de oportunidade, os três navios de patrulha oceânica de 2000 toneladas da classe Port of Spain, construídos em estaleiros do Reino Unido. Estes navios são novos tendo sido construídos entre 2008 e 2010 para a Guarda Costeira de Trinidad e Tobago. O contrato foi assinado em 2007 e em setembro de 2010 o governo recém-eleito daquela ilha caribenha cancelou o contrato, deixando os navios não-entregues. O “Port of Spain”, o “Scarborough” e o “San Fernando”, metaforicamente, encalharam na mão do seu construtor.

Esta classe apresenta um comprimento de 90,5 m, boca de 13,5 m e um calado de 3,5m. Os navios são tripulados por até 60 militares cada um e atingiram uma velocidade máxima de 25 nós em testes no mar. A classe tem um convoo de 20 metros de comprimento, o que permite o pouso confortável de helicópteros de médio porte. A sua propulsão é composta de dois motores a diesel MAN, que movem dois eixos separados. Em termos de armamento, o navio tem um canhão principal de 30mm na proa, complementado por dois canhões de 20mm e duas metralhadoras de 12,7 mm. O radar é um Terma Scanter 4100, operando na banda X e o Centro de Informação de Combate emprega um sistema de gestão de combate OSIRIS Combat & Mission Management System da Ultra Electronics. É de se esperar que em algum ponto do futuro este sistema venha a ser substituído por uma nova versão do SICOMTA padrão da Marinha do Brasil.

Anteriormente, diversos representantes da Marinha do Brasil e do Ministério da Defesa haviam repetidamente descartado a possibilidade do Brasil voltar a comprar navios militares construídos em outros países. Seguindo os preceitos da Estratégia Nacional de Defesa (END), todos os navios previstos para equipar o PEAMB (Plano de Equipamento e Articulação da Marinha do Brasil) teriam que naturalmente ser construídos no país como maneira de promover o desenvolvimento das capacidades da indústria naval nacional.

Antes do Prosuper ser anunciado, houve uma concorrência internacional exclusiva para a escolha de uma nova classe de navio de patrulha oceânico a ser fabricado no Brasil que correu seu processo até ser “suspensa” em junho de 2010. Imediatamente, a compra dos NaPaOcs foi embolada junto com a compra de cinco fragatas e um navio tanque/logístico formando o “pacotão” chamado Prosuper.

Se, em termos de números absolutos, a retirada dos Navios Patrulhas representa um corte significativo no Prosuper, em valores, esta perda não deve ser tão perceptível, uma vez que aos escoltas de 6000 toneladas, devido aos seus sistemas, sensores e armamento, naturalmente, respondem pela fatia do leão dos custos deste programa de aquisição. Oficiais da MB (não relacionados ao programa de aquisição) contatados por ALIDE sobre este tema demonstraram satisfação com esta hipótese de segregação do Navios Patrulha do Prosuper uma vez que isso potencialmente aceleraria a introdução operacional destes meios “o que seria uma das maiores e mais gritantes carências da Marinha neste momento”

Consultada a este respeito por ALIDE, a BAE Systems preferiu não se manifestar neste momento.

Fonte: Aliade

50 Comentários

  1. exelente noticia, para salvar o dia rsrsr
    nosso meios atuais jas estão no limite de vida util, devem ser substituidos o mais rapido possivel
    e o que e melhor, essas são zerinho, não recalchutadas, muito bom marinha, dando uma aula para a fab kkk

  2. Mandem bala, cavalo encilhado não passa duas vezes… mas não podem esquecer de pedir um chá…. para financiar os outros cinco.

  3. Pra min esse compra pode valer apena mas só se for muito mais barato, ai compra essas, e mais outras. Ai sim vale apena, se não melhor comprar zero pelo PROSUPER.

  4. Realmente é uma boa oportunidade de diminuirmos carencias ja que estariam operacionais de pronto.Então porque não compra-los e acertar para os outros dois serem construidos aqui?

  5. Quando eu falo que a dinânimica da MB é diferente da Fab,está arriscado a MB comprar dois porta-aviões mais equipar eles com caças do que o FX-2 sair,tem algo errado nesse FX-2.No mais parabéns a MB segue comprando se não o melhor um dos melhores na sua classe,e não apenas o mais barato.

    Acho que esse video é do navio da marinha,o interessante é que pelo que já li esse navio é melhor que a versão Italiana,e se a BAE vai transferir tecnologia para a Marinha o negocio é ótimo,admiro muito os navios ingleses.

    http://www.youtube.com/watch?v=2b-GwILVYek

  6. Se esse negócio vier a acontecer é a chamada compra de oportunidade que na reunião desta semana o Min. da Defesa se referiu.
    A situação no Atlântico está tão quente, que o negócio se tornou emergencial. E não me refero unicamente ao aspecto militar, mas ao aspecto humanitário e comercial.
    Contratos de exploração e fornecimento foram feitos e alguns países acabam por se tornarem dependentes do nosso petróleo, além do que se acontecer alguma catástrofe em alguma plataforma o socorro tem que estar de prontidão 24 horas por dia.
    E esse tipo de equipamento não é um caça estratégico, lógico que se for comprado:
    VARREDURA COMPLETA.
    Minha opinião.

  7. Amigo Rafael fica tranquilo esse navio é um dos melhores na sua classe,e se a BAE transferir tecnologia de fabricação para o Brasil nas 5 outras unidades vai ser relativamente barato,esse navio certamente é melhor que a sua versão Italiana,assim comprariamos as fragatas e os outros navios restantes,teriamos os ingleses como parceiros na frota de superfice e poderiamos escolher mais um.

  8. eu acho muito pouco, o estaleiros inace no ceara tem feito navio patrulha para marinha, porem tem 54 mts, 500 t.poderia investir mais e construi um navio maior pelo estaleiro nacional.

  9. Perai, 3 mais 5 opções = 8 OPV´s – não eram 5 no Prosuper?

    Bom aproveita e comprem/fabriquem no Brasil:
    – 06 Type 26
    – 04 Type 45
    – 02 Class Ocean (?) (ou Cavour, ou Mistral…)
    – 02 RXX ou PA2
    – 48 SU 33
    – Mantém a idéia inicial dos Sub

    Pronto 02 esquadras…

  10. olha… eu preferiria que fossem franceses… mas uma aquisição dessas é de se comemorar…
    eu sei que nossos almirantes não são ingênuos.. mas qual a possibilidade de esses navios serem dotados de algum sistema de bloqueio? caso sejam usados eventualmetne contra um aliado o os próprios britanicos?

  11. Demoro o brasil de aceitar a oferta,se fosse f-5 de segunda mão com miles de horas de vôo o governo já estava assinando no papel a compra do fx2.rsrsrsrsrs

  12. Excelente noticia pessoal!!!.Pelo visto a marinha do Brasil esta mesmo levando a serio o reequipamento dos seus vetores;ao contrario da FAB que esta a passo de tartaruga com o FX.Agora sò falta as escoltas de 6000 ton.para proteger o pre-sal e que venha pelo menos umas 10 sò de inicio.A marinha esta de parabens pelo seu empenho apesar dos cortes orçamentarios.vamos torcer para que esse negocio seja concretizado!!!!!

  13. Entendo bulhufas de “Vasos de Guerra” rsrsrs mas pelo que pude entender essa belezinhas inglesas são leves( se eu não estiver erra são corvetas) , e talvez as Fremm sejam vasos medianos (Fragatas) e um navio maior como por exemplo da classe Pedro o Grande Russo seja um Cruzador.
    Me corrijam se este pobre pitaqueiro estiver errado.

  14. E assim caminha o Brasil, todos tem os seus motivos para joga no Lixo os programas que promovam o desenvolvimento de um parque nacional de equipamentos béliicos.
    O INFERNO NA CHEIO de boas intenções.
    A porrada vem justamente de quem deveria ter ciencia que soberania não é antes de tudo conhemcimento, dominio de tecnologia.
    Não direi a Marinha, mas certamente tem como diz o texto OFICIAIS não relacionados ao Prosuper estão satisfeitos, é isso mesmo?? Porque os outros OFICIAIS que estão ligados ao PROSUPER como se sentem?
    Este pais sempre atrasa seus projetos, na verdade o que é que não esta atrasado?
    Então fica a defesa dos interesses maior do Pais – EXPOSTO no END – que o proprio governo, Presidencia, MD e Marinha, FICA ULTRAJADA – FICA DESRESPEITADA.
    O próprio Ministro da Tecnologia esta envolvido na promoção do Acordo COMERCIAL BRASIL/ucrania( até prove o contrário porque é o que esta no ACORDO ), PROMOÇÃO de um foguete estrangeiro, que só o Brasil gastara 1 bilhão enquanto o VLS se ARRASTA/sem verba.
    TUDO ISSO POR UMA BOA JUSTIFICATIVA ” ATRASO ” E O GOVERNO PRECISA MOSTRAR SERVIÇO ( SEJA COMO FOR )PRECISA MANDAR SEU SATELITE, para o espaço a partir de solo brasileiro, enquanto isso PISAM NA END.
    Quem vai levar esse pais a serio? os americanos? Tá bom
    SDS

  15. Para guarda costeira esta de bom tamanho,o ruim é não cer fabricado aqui dando emprego tecnologia e renda aqui,tambem não estar configurado com sistema de armas que a nossa marinha utiliza.

  16. cAro erikbomberman disse: Será que fui somente eu que achei este navio sub armando?KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Aqui é assim meu amigo: É lindo – É Bonito, É Ingles, compra – É PRA JÁ.
    o Brasil não tem competencia de produzi-lo “PONTO” assuma-mos o veredito que nos impomos.
    Coisa de Fraldinha ( quem não tem pespectiva de futuro – quem não sabe que tempo perdido é tempo irrecuperavel e que se não sairmos desse conceito de compra de prateleira/atraso/compraprateleira/atraso, para um pais que não privilegia seus projetos,estaremos em um circulo vicioso).
    Vamos sataniza os Americanos,os franceses só assim daremos um auto afago no ego e esqueceremos A ESTUPIDEZ.
    sds

  17. O interessante por aqui é ler comentários do pessoal “Do Contra”, se a MB compra um equipamento, o pessoal é contra por n motivos, se não compra também é contra por n motivos.
    A questão da compra dos navios da BAE é um compra de oportunidade, e uma baita compra de oportunidade, os navios são novos, e a MB tem uma carência enorme por tais meios de patrulha.
    Não vamos deixar de “privilegiar” a indústria interna, pois ainda não tem nada de oficial que os navios de patrula serão retirados do PROSUPER, não se sabe ainda se eles permanecerão ou não, então calma má meo.
    Os navios pode não ter de início todos os sistemas que a MB necessita, o sistema de combate por exemplo, será certamente substituido pelo SICOMTA, entre outros, pelo fato de ter sido construído para outra marinha.
    Foi mencionado que foram oferecidos outros 5 navios como opção, então, se a compra for realmente fechada para estes 5 navios opcionais, com certeza pelo menos 3 deles serão construídos aqui… então a transferência e os offsets serão repassados a indústria nacional.
    Por favor, não coloquem a carroça à frente dos bois, deveríamos estar comemorando, é um grande avanço para a força naval estes navios.
    Abs, Lucasu.

  18. Frandinhas se formem em Advogados, ou engenheiros agricolas ou administradores, contadores, ou economista, esse é nosso Brasil (esse é o Brasil potencia )
    Esqueçam Engenharia isso continuara a ser para poucos privilegiados.
    Contentem-se.
    Só lembrando AS POTENCIAS MILITARES PRECISA PERGUNTAR O QUE ESSE PAISES PENSAM SOBRE ESSE ASSUNTO (cIENCIAS EXTAS-pESQUISA)??????
    sds

  19. Excelente,pareabéns e td essas coisas, neste momento e vamos construindo os n navios de superficies e ou fragatas c n tecnológia, ou até comprada dos Rússos ,Italianos ou S coreanos…p ontem.Sds.

  20. cARO LACUSO MAIS offsets para NaPaOcs kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Estes ingleses afrescalhados com seu comandante mor o maior de todos os frescos o SIR Cameron, tire-lhes da bancarrota, esses piolhos de americano, serão os primeiros na fila a ferra com o Brasil, a sei os senhiores acham que a o Brasil não é a Argentina, sei……..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  21. Gente , ninguém respeita a PDN & END , impressionante .
    Só o dinheiro começar a aparecer , que querem sair correndo e comprando tudo de todo mundo , de menos da indústria nacional.
    Nem ao menos tentam desenvolver algo em caso, como fazem e fizeram os outros países dos bric,s , ainda por cima , acham apoio no meio popular .
    É de se lamentar mesmo, desse jeito não tem como haver indústria de defesa nacional , pois estão dando o dinheiro para os estrangeiros & de quebra , as poucas empresas nacionais que desenvolve alguma tecnologia local !!
    Ministério Público neles gente !!!

  22. Não é a BAE SYSTEM uma empresa de maioria acionaria Espanhola?Então porque voces chamam esses NPOs de Ingleses por apenas terem sido construidos em estaleiros da Bae System na Inglaterra.O que os Ingleses querem realmente nos empurrarem sim vai contra o PROSUPER que são Destroyers e Fragatas usadas e tem tolo que fica alegresinho.Nossa carencia é imediata e esses NPOs de ocasião zeradinhos sairam mesmo muito em conta então compremo-os e que seja fabricados aqui os restantes NPOs.Sinceramente prefiro as FREEMs Francesas e gostaria de ver Destroyers Sulcoreanos aqui.Devemos buscarmos adiquirirmos o melhor possivel independente da procedencia.E porque não podemos adiquirmos algo de pronta entrega como NPOs e Caças sem paralisar o PROSUPER e o FX?Brasileiro é mesmo um ZÉ Ruela em tudo na vida é condicionado a estar ate o talo atrelado com o que escolhe rsrs rsrs.Oh! Que legal quer dizer que o MENESTREL da ciencia e tecnologia esta empanhadissimo em negociar o Cyclone na integra rsrs rsrs e tem tolo que acredita nisso rsrs O IRMÃO CAIM DO NORTE ja determinou aos vendidos Ucranianos que não aceitaram que o Cyclone seja repassado ao Brasil e ja atrairam os trairas Ucranianos que ate ja se instalaram em Cabo Canaveral a mais de um ano.Deviamos dar-lhes um pé na bunda confiscando tudo o que é deles em territorio Brasileiro e ainda aciona-los na OMC.

  23. PARABENS MB.
    SĀO BONS NAVIOS NOVOS DE GUARDA COSTEIRA E APROPRIADOS PARA: PATRULHA E VIGILANCIA NO PRE-SAL, RECURSOS PESQUEIROS, MEIO AMBIENTE E SOCORRO MARITIMO.

    E’ UMA COMPRA DE OPORTUNIDADE E ASSIM SENDO ESPERO QUE SEJAM DE BOM PREÇO.

    AGORA TEMOS DE CONVIR QUE NĀO SĀO NAVIOS DE GUERRA PARA MAR AZUL.

  24. AO SENHOR MALUQUINHO.
    27 de setembro de 2011 – Estadão

    BAE Systems Maior produtora britânica de produtos militares .
    maior empresa de produtos militares da Europa.
    Do Site em portugues da BAE System:
    Segunda maior empresa global de defesa com base na receita de 2009.
    Wikipedia:
    BAE Systems é uma empresa multinacional com sede em Farnborough, Inglaterra.
    Revista Exame:
    A gigante da defesa britânica BAE Systems anunciou nesta terça-feira que vai demitir quase 3.000 funcionários no Reino Unido.
    Outras informações :
    A partir de 18 de fevereiro de 2009 BAE enumerava como “significativa” acionistas: AXA (9,02%), Barclays Plc (3,98%), Franklin Resources, Inc. e empresas afiliadas (4,92%), Legal & General Group plc (4,07%), e BlackRock (4,96%).
    ENTÃO EU CHAMO DE NAVIOS INGLESES “os AFRESCALHADOS COM sub E MISSEIS ATOMICOS”.
    Me recusO a le o resto do comentario sua primeira linha já desqualifica TUDO.

  25. Apesar de ser uma boa compra de oportunidade, joga no cesto do lixo a END. Agora essa aproximação com a GB fortalece a possibilidade da Type 26 ser a futura escolta da MB.

    []’s

  26. 1maluquinho disse:
    “O que os Ingleses querem realmente nos empurrarem sim vai contra o PROSUPER que são Destroyers e Fragatas usadas e tem tolo que fica alegresinho”.
    E falou mesmo.
    Mas eu discordo. Na minha opnião, submarino é submarino. NaPaOcs é NaPaOcs. Fragata é fragata. Apesar de estarem em missões no mar, cada um é cada um.
    Financeiramente falando, cada um é cada um também.
    Tento dizer mais: A FAB quer um “faz tudo”. Por isso, não tem nada.
    A MB tem um leque de opções, onde o custo e a tecnologia engaja-se dentro daquilo que ela acha necessário.
    Vamos deixa-los fazer o que acreditam ser o que deve ser feito, ou somente critica-los pelo que não fizeram?
    Essa tem sido nossa história? Peço que pensem sobre isso.
    Saudasções e um grande abraço.

  27. Lucasu, se compra neguinho mete o pau, se não compra idem, gostei esses navios são uma ótima aquisição para MB. O rearmamento para as nossas forças armadas tem que ser pra ontem.
    Abs.

  28. Navios são alvos fáceis e submarinos alvos difíceis.Se eu fosse o dono das Forças Armadas, construiríamos 1000 submarinos de todos os portes e lanchas costeiras com heliporto.Nada de porta-aviões e grandes navios.

  29. Afonso disse:
    09/12/2011 às 21:36
    Concordo inteiramente contigo. Esta idéia de se montar pacotões de compra surgiu da cabecinha do Jobin. Se por um lado “pode” significar um maior poder de barganha por outro concentra todos os ovos em uma única cesta. Estes três navios estão prontos e encalhados na BAE por falta de pagamento por parte de Trinidad & Tobago. Virão por preço inferior ao do contrato original e pronto.

  30. Todos os que dizem que estes navios estao subarmados nao sabem o que e um NaPaOcs!

    Estes navios não são combatentes, nem sao feitos para combate
    sao feitos para patrulhar e para salvamenbto maritimo!
    As armas que possui são mais que suficientes para controlar pescadores ilegais e traficantes de droga!

    no que diz respeito á velocidade estão dentro dos padroes de todos os navios da sua classe!
    Bela compra

  31. Dandolo, “dono das forças armadas?!” que é isto?.. Parece que tem uns 8 anos de idade.. contrastando com muitas coisas interessantes que expõe..
    Mas Hitler apostou nos submarinos mais que tudo e dançou quando acharam uma tática de destruir os ‘os coiotes do mar’ como era o apelido.. deles.

  32. Ótima notícia! Espero que se confirme logo. 3 pra já, cinco para logo mais e pelo menos mais 12 unidades até 2022, compondo 20 NaPaOc de 2.000 toneladas… Nada mal…
    .
    Alguém sabe o valor de cada belezinha dessas? 80? US$ 100 milhões?

  33. Sra.Dilma lhes de F18 carecas,banguelas,condicionados e chipados para eles viverem presurizando a super-bonder por uns 50 anos e compre de ocasião os usados ingleses rsrs Assim no 7 de setembro eles e suas familias alegresinhos sairam de casa a esclamarem ‘OLHA QUE LINDO O NAE MEIA-BOMBA SÃO PAULO,É NÓS SOMOS UNS DOS POUCOS PAISES QUE OPERAM NAES” rsrs rsrs e somos o unico no mundo que OPERA NAE DOCADO rsrs rsrs Esse é realmente um pais que vai pra frente rsrs pra frente da boca do Lobo rsrs Como agradar militares é facil,de-lhes alguns cacarecos,melhoria de salarios,promoções e medalhinhas rsrs rsrs Vão comprar somente o que é necessario a segurança interna com excessão dos submarinos rsrs rsrs Quanto a projeção rsrs rsrs essa fica so no projeto mesmo rsrs rsrs

Comentários não permitidos.