FAB recebe seu primeiro “Play Station”

Nota do Blog

Play Station é o apelido carinhoso dado pelos técnicos e mecânicos que trabalharam no processo de modernização dos banderas.

O processo de revitalização foi completo e as aeronaves são hoje dotadas de sistemas em estado de arte.

parabéns a ao 4º comar e aos seus integrantes pelo esforço dedicaçãoe  excelente trabalho executado no Play Station.

E.M.Pinto

Primeiro C-95 Bandeirante modernizado é entregue no Rio de Janeiro

O primeiro avião C-95 Bandeirante modernizado no PAMA-AF é entregue para FAB. (Foto: Agência Força Aérea / S2 Aguiar)

Equipamento de base da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira (FAB), o primeiro C-95 Bandeirante modernizado foi entregue nesta semana (8/12), no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF). O destino dessa primeira aeronave modernizada, o FAB 2332, é o Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA), sediado no Rio de Janeiro.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, o Comandante Geral de Operações Aéreas, Tenente Brigadeiro do Ar Gilberto Antonio Saboya Burnier, o Comandante Geral de Apoio, Tenente Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira, o Diretor do PAMA-AF, Brigadeiro do Ar Luiz Carlos Lebeis Pires Filho, e o presidente da AEL, uma das duas empresas contradas para a modernização, Shlomo Erez, participaram do tradicional batismo da aeronave.

A modernização foi possível devido ao trabalho conjunto dos militares do PAMA-AF com a empresa AEL e a Embraer. Em suas palavras, o Diretor do PAMA-AF traduziu o sentimento como “orgulho e felicidade”. “As expectativas são imensas, o trabalho interminável e a vontade de vencer as próximas etapas desse desafio continua sendo a força motriz do nosso entusiasmo e motivação”, afirmou o Brigadeiro Lebeis.

Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, o Comandante Geral de Operações Aéreas, Tenente Brigadeiro do Ar Gilberto Antonio Saboya Burnier, dentro do primeiro C-95 modernizado. (Foto: Agência Força Aérea / S2 Aguiar)

A modernização ocorreu em três fases. Inicialmente, a Empresa AEL substituiu o obsoleto sistema de navegação e comunicação por outro mais completo e moderno com a concepção digital, apresentada nos Multifunction Displays. Na segunda fase a Embraer revitalizou a estrutura da aeronave, proveu melhorias no sistema de refrigeração, além de substituir alguns equipamentos essenciais nos sistemas mecânico e hidráulico. Finalmente, a aeronave recebeu melhorias na forração interna e a nova pintura. Esta modernização associada ao correto gerenciamento do programa garantirão a operação por mais 20 anos na FAB.

A performance da aeronave não foi modificada, isto é, a capacidade de transporte permanece inalterada. Porém, o gerenciamento das informações passa a ser feito de maneira mais lógica e acessível. “O projeto de modernização do Bandeirante surgiu da necessidade de atualizar o equipamento, que data de meados da década de 70. A solução foi revitalizar os equipamentos de navegação e comunicação”, afirmou o Coronel Aviador Luiz Amedeo Iozzi da Silva, Diretor Técnico do PAMA -AF.

“O Glass Cockpit muda ao conceito do C-95, é a tecnologia mais avançada que existe em termos de navegação na aviação de transporte na FAB, e vai permitir uma transição fácil dos pilotos para outras aeronaves que utilizam esse sistema, como o C-130 Hércules, Orion P-3, Amazonas C-105 e Condor C-99”, avaliou o Tenente-Coronel Aviador Paulo César Guerreiro Lima, coordenador do projeto.

Na avaliação do vice-presidente da AEL, Vitor Neves, o maior desafio do projeto foi o desenvolvimento do software operacional. “Este projeto permitiu um grande salto em termos de know how; poucas empresas têm o conhecimento para integrar sistemas de aeronave”, observou Neves. Cerca de 30 pessoas da AEL trabalham nas dependências do PAMA-AF no projeto de modernização do C-95.

As aeronaves foram modernizadas no PAMA-AF e contaram com o apoio da AEL. (Foto: Agência Força Aérea / S2 Aguiar)

Paralelamente ao trabalho nas aeronaves, os tripulantes dos Esquadrões que voam o C-95 estão sendo capacitados para operar o novo sistema. Os aviadores do 3º ETA e do 5º ETA (Canoas-RS) já passaram pelo curso e os próximos serão os militares do 4º ETA (Guarulhos-SP) e do 2º ETA (Recife-PE).

Atualmente, outras cinco aeronaves estão sendo modernizadas no PAMA-AF. Até 2015, 50 aeronaves, entre os C-95 A/B/C e o P-95B Bandeirante Patrulha, passarão pela modernização.

Fonte: Agência Força Aérea/III COMAR via Cavok

25 Comentários

  1. .
    .
    Olha que bom, e eu que assustei aqui pensando que aquele Simulador do GripenNG que está por aqui tinha sido doado para FAB… UFA, ainda bem que estamos falando de outra coisa!
    .
    Valeu… e concordo com o KM, a FAB se preocupando com esses velhinhos ai… Nossa teve até champanhe!!!
    .
    Valeu!!

  2. se eu fosse o ministro de defesa arrumava destino para todos esses lixos… para Africa, America central, emfim….

    E comecava negociar coisa que preste…. Como os nossos 124 Rafales =) e nossos Mi’s 35

  3. É sempre assim: “se fez”, não deveria ter sido feito”.
    “Se não fez, deveria ter sido feito”. Ou então dirão: “já que fez, deveria ter sido feito assim e assado”…
    Para com isso… Esta é uma da melhores aeronaves já construídas. Alguém sabe de outra que, com sua idade, possa ser atualizada como ela está sendo? Tenham certeza… são muito poucas.
    E se acreditarem que coisas velhas não podem ser atualizadas, prometo que nunca mais escreverei aqui.
    Abraços.

  4. Mais uma vez o pessoal não consegue enxergar além de 1 palmo depois do nariz…..

    Galera, o importante é o Know How q a Embraer ganhou

  5. Renovacao de cacarecos da decada de 70 continuam…e o motor, a celula,as asas,, trem de pouso etc etc como estao.
    20 anos mais? se nasceu em 75 um aviao destes vai “rodar” ate 2031.kkk

  6. Hehe… nosso Brasil não precisava disso … se for pensar no dindin q vai pro ralo, com esses políticos…Sem desmerecer a aeronave… más éramos pra ter tudo no estado da arte… e cheirando igual a carro zero !!! sds.

  7. E as peças do museu Fracotes Aviônicos Brasileiros continuam sendo restauradas… lindo…me emocionei até as lágrimas… e até 2015 todo acervo bandeirulha estará repintado e sem ferrugem… pavorô cambada… eita FAB sempre preocupada em ter suas relíquias no estado da arte… é FAB na fita… só no sapatinho… seguuuuura peão… nojeeeeenta!!!!
    #
    #
    #
    #
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    PS: E quem protege os bandeirulha? – Pois é só mandar um ou dois f-15 do porta-aviões George Washington para derrubá-los todos fácil fácil. Essa FAB MUSEU não é a que eu queria. Snif!!!
    PS2: Play Station – mais essa? – tão brincando com a gente – guenta coração!!!!!!!

  8. Esses srs estão doentes, coisa velha e ainda comemorando? Antes esses q nenhum…agr imaginem se fossem os SU 35″S” , seria um mês de festa….trágico p se dizer o mínimo.

  9. Ótimo, tudo que signifique conhecimento e capacitação, por mais simples que seja, é bom negócio.
    Parece que se esquecem que nosso principal ‘ gargalo’ na área é não saber como fazer. Ou sabemos fazer um Rafale, um F ‘qualquer-coisa’, um J’ming-ling’ que seja ?
    O mais importante é conhecimento. Só se adquire isso pesquisando, investindo e fazendo o que é possível, não imaginado e sonhado.
    Além disso, ‘comprando’ novo de prateleira nunca se tem autonomia na hora ‘do pega pra capar’…E sem saber, nunca se faz por conta própria.
    Então, nem que seja aprender a fazer a tinta, é válido.
    Esse negócio de apenas ‘ comprar’, essa ganancia por ‘ material novo’ só se justifica quando tivermos capacidade de produzir aqui…enquanto formos ‘clientes’ das prateleiras alheias, devemos mais é usar e aprender a manter ( e revitalizar) nosso material até o ‘ osso’ …
    Acho que aqui alguns poucos têm realmente noção do que significa ‘ defasagem tecnológica’ e quanto isso é difícil superar. São anos e bilhões.
    E se não perdemos a ‘soberba’ e aceitarmos começar a pesquisar e mexer com tudo ( inclusive modernizar nossas ‘velharias’), nunca deixaremos essa defasagem para trás.
    Infelizmente temos de nos sujeitar a ‘ parcerias’ e pagar caro por elas justamente para aprender. E temos de ter iniciativa para entrar em projetos, dos mais simples (parafusos e arruelas) até os mais ousados. Mesmo que isso não seja de resultados imediatos.

  10. Desculpem pessoal. Mas, niguém aqui conhence a real capacidade e as missões desta aeronave. E a FAB não as divulga.
    Se procurarem, descubrirão que meios similares também estão sendo modernizados e serão empregados por muito tempo aínda, por unidades de elite de todas as FAs americanas e também, pelo mundo todo.
    Este belo avião, não é um “faz tudo”. Mas é um que “tudo faz”. Isso, esquecendo tudo o que já fêz.
    O título da matéria não está legal. Já incita todo tipo de pejoração.
    E. M. a culpa não é sua e entendi o recado: esta è a forma que nossos meios de comunicação se utilizam para (des)informar o povo.
    Sds.

  11. Quando qualquer Força de outra nação, promove modernização dos seus meios, os comentários são altamente favoráveis! Mas quando eh a nossa FAB, ai então a coisa descamba para a desclassificação e taxação de cacarecos e velharias! Meu Deus! Será que eu to ficando doido? Porque eu particularmente, acho mais do que válidas essas modernizações, até porque, o mundo inteiro faz isso. Porque seriamos diferentes?

  12. Transportar VIPs, serve também pra transportar orgãos quando tem que levar de um estado a outro e é muito longe usam esse avião. Também serve para fazer “tatical insertion”, ou seja, pular de paraquedas no meio do territorio inimigo em low profile, um pequeno grupo, provavelmente de elite para sabotar os inimigos. Também pode levar carga leve, tipo alimento, remedio, munição, esse tipo de coisa. São bem versateis. E dandolo, truboprops são bem eficientes e baratos, num avião de porte pequeno como esse não faz sentido usar trubofans.

  13. Excelente trabalho, o interessante seria um novo padrão de pintura ( tipo MULT-CAM) .
    Outra observação, quanto a modernização do P95-B , seria interessante incluirmos no projeto , sistemas nacionais como ( radar SAR da orbsat, uma versão para busca de sinais eletrônicos da cabeça de busca do míssil MAR-1,Flares , chaff , Interferidores baseados nos SLQ-1 da marinha do Brasil etc..).
    Também , tinha-mos que incluir aviônicos de empresas realmente nacionais, como ( FLIGHT SOLUTIONS, AVIONIC,s BRASIL etc..), mas realmente é um excelente trabalho.

Comentários não permitidos.