Britânicos querem ‘proteger’ ilhas exigidas por Argentina

Sugestão: Lucena

Londres planeja criar uma zona de preservação ao redor nas Geórgias do Sul, a 1.475 km das Malvinas

O governo da Grã-Bretanha, segundo informou o jornal londrino The Times, pretende criar uma área de conservação marítima de um milhão de quilômetros quadrados ao redor das Ilhas Geórgias do Sul. O objetivo oficial seria o de proteger o habitat de pinguins, morsas, baleias, entre outros animais do Atlântico Sul. As ilhas são reivindicadas pela Argentina, que as considera parte integrante das Malvinas, localizadas 1.475 quilômetros a noroeste das Geórgias.

Diante do plano britânico de criar uma área de proteção ao redor das ilhas, integrantes da Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Deputados argentina protestaram: “As Geórgias são parte integral do território argentino, portanto Londres deveria devolver as ilhas à Argentina”.

As Geórgias tornaram-se o novo foco da crescente tensão entre a Argentina e a Grã-Bretanha pela disputa das Malvinas. Nos últimos meses, segundo Mike Summers, um dos principais líderes da Assembleia Legislativa das Falklands (denominação britânica das Malvinas), navios de guerra e a Guarda Costeira da Argentina “desafiaram” navios que faziam a rota entre as Malvinas e o Porto de Montevidéu, Uruguai. As Geórgias foram o pivô formal da Guerra das Malvinas em 1982.

A decisão de Londres de criar uma área de proteção marítima na região surge em meio a uma intensificação da ofensiva diplomática da presidente Cristina Kirchner para reaver o arquipélago das Malvinas.

Respaldo. Na semana passada, Cristina conseguiu dos governos da América Latina e Caribe uma declaração formal de respaldo à reivindicação das ilhas. Além disso, insiste na ONU para que a entidade internacional leve a Grã-Bretanha à mesa das negociações para discutir a soberania das Malvinas.

A ofensiva diplomática argentina promete aumentar em 2012, já que o príncipe William, segundo na linha de sucessão da coroa britânica, desembarcará nas Malvinas para um mês de treinamento militar na base que a Grã-Bretanha instalou nas ilhas após o fim do conflito bélico. O governo argentino criticou o treinamento do príncipe no arquipélago e exigiu o fim da presença militar britânica na área.

O secretário de Defesa Liam Fox afirmou que Londres protegerá os 3 mil habitantes das ilhas (conhecidos como “kelpers”) durante o tempo que eles queiram continuar sendo cidadãos britânicos.

O governo argentino planeja uma grande desfile militar para celebrar, em cinco meses, os 30 anos do desembarque nas Malvinas. O plano do Ministério da Defesa é reunir todos os veteranos de guerra em Buenos Aires e convidar os presidentes dos países vizinhos para mostrar o respaldo regional à reivindicação territorial do arquipélago que os argentinos ocuparam durante 13 anos (1820-1833). Os britânicos estão nas Malvinas há 178 anos. Londres anunciou há poucos dias que também prepara celebrações pela vitória militar.

Fonte: Estadão

50 Comentários

  1. aiai… primeiro cria-se(frabrica-se) noticias de aproximação sobre um possivel aproximação argentina IRÃ. Logo depois vem essa bomba: 1 milhao de metros quadrados de proteção contra argentinos…
    .
    Me impressiona o Uruguai e o brasil ainda receberem navios britânicos em seus portos ainda…. Da mesma forma como eles isolam comercialmente seus inimigos… nós não deveriamos claro partir para um conflito armado, mas porque não proibir o atracamento de navios ingleses nas águas sul americanas até que a inglaterra converse frente a frente com a argentina a respeito dessas ilhas….

  2. isso ainda vai dar oque falar,mas olha a distancia entre a britania e as malvinas,oque ela pensa quando enciste que as malvinas são deles?as malvinas são sul americanas e pertencem a argentina,e ponto final

  3. Opa !!! Protesto
    “proteger o habitat de pinguins, morsas, baleias”
    Esqueceram de citar as baratas, isso é injustiça. rsrs.
    Até um ano atráz muita gente nos blogs de defesa vivia esperando os royal dispensar suas banheiras chipadas para que o Brasil as comprasse, o tempo vem passando e as verdades estão vindo a tona, sempre.
    Vai ver que a culpa é da China. Cada uma que se ouve.

    http://www.naval.com.br/blog/2010/09/24/hms-gloucester-kirchner-agradece-apoio-de-colega-uruguaio/#comments

    http://www.naval.com.br/blog/2010/02/22/reino-unido-ainda-domina-o-atlantico-sul/

    http://www.naval.com.br/blog/2010/02/18/reino-unido-esta-preparado-para-proteger-as-malvinas-diz-premie/

  4. Essas ilhas já são estratégicas para os Anglo-saxões… Agora a Inglaterra gastou dindin em uma guerra, perdeu vidas ect… será q eles vão querer entregá-las algum dia??? Duvido muito !!! sds.

  5. Não entendi o porque das aspas na palavra proteger, no titulo da matéria. Se as ilhas pertencem a Grã-Bretania, nada mais justo que essa use de todos os metodos para proteger seu território. PB, não se deixe influenciar pelos papagaio anti americanos que aqui postam.

  6. O governo argentino, tadinho esta igual o nos brasil
    .
    o brasil do bla bla bla, so fala.
    .
    o brasil do fx2 fx3 fx4 fx5 fx6 e ae vaiiiiiiiiii,
    ,
    o brasil dos f5
    .
    o brasil dos sucateados

  7. É muito ruim para a argentina ter a sombra da inglaterra,a apenas 1400 KM de distancia em suas aguas,a unica coisa que os ermanos podem faser e se armar igual a china caso contrario sera como uivos ao vento,onu só cerve aos intereces multinacionais.

  8. É o cúmulo essa invasão inglesa em território argentino,me solidarizo com a Argentina !
    Pois já fomos vitima de tão vil ardil !
    Em 1890, a Inglaterra ocupou a ilha de Trindade, no litoral do estado do Espirito Santo,vindo a deixa-la somente seis anos depois,por graças e sorte da diplomacia brasileira!

  9. Acho que a Argentina devia comprar uns 100 caças SU 35 e uns 10 subs alemães ou russos, e apartir dessas compras ir tomar as malvinas novamente, queria ver o que a rainha iria fazer neste cenário, soltar uma nuke em cordoba?

  10. A é.. mas eu acho louvável a atitude inglesa de querer preservar os pinguins e as baleias que ali habitam… kkkkkkkkkkk… pior do que ter uma diplomacia mentirosa, é ter um posicionamento sempre discimulado…
    Se os ingleses conseguirem essa área de proteção eu acho que nossa costa poderia também se extender para além dos 350km

  11. Boa Prova. Se temos realmente interesse de termos uma américa pacífica e respeito entre seus países, é crucial que todos países, principalmente da América do Sul, exijam a saída imediata da Grâ-Bethanha. O tempo das colônias acabou. Esta coisa de manter uma ilha como extensão territorial e fazer ameaçadas igualmente deve ter fim. Pelas proxímidade e desejo de paz, os Argentinos devem ter o total apoio de seus vizinhos. Esta certa a Argentina de reinvindicar na ONU, mas só isso não basta. É preciso apoio formal e explícito de todos países, inclusive com apoio militar.

    … Ja pensou, o Brasil vai mandar nosso Porta Aviões São Paulo, cheio de avião… quem sabe os “ingreses” arrumam eles…kkkk. Ja que nenhum pode decolar.

  12. Independente da briga entre Argentina e Inglaterra, o Brasil tem que o quanto antes tomar uma posição séria sobre isso, os EUA nos rondam ao norte e a Inglaterra desenvolve sérios interesses de nos rondar pelo sul, tudo isso depois da descoberta do pré-sal, os episódios históricos nos mostram com sobras que EUA e Inglaterra são inimigos do Brasil, só vieram aqui para dar golpes, roubar, atrasar nosso desenvolvimento, criar conflitos, espionar, o Brasil tem que resguardar seu território e suas riquezas desses dois ladrões históricos.

  13. Isso ta cheirando a petróleo. Se assim for, será muito mais difícil a Argentina conseguir suas ilhas de volta. Ainda bem que nosso pro-sub ta a mil por hora. Temos que encher nossa amazônia azul de subs!

  14. Vamos ter novos problemas, e “a argentina ñ tem essa bagaem toda , mt menos o BRASIL p respaldar a mesma, e a UnaSul ainda está embrionária na sua capacidade de se aregimentar…poderá até ser um bom teste, pou o inicio de “operações” da otan no n pedaço.Akela velha pergunta: Estão n FA aptas, aparelhadas p o pior, uma guerra? Nem caças nós temos…e tome de rolo a n volta. Td isso srs. cabeças e p ontem seus sem noções.



  15. vida longa a rainha..rsrsrs

    prefiro ir em uma festa que celebra a vitoria que em outra que celebra a derrota humilhante.

    as Falkland Islands… se converteram em uma base naval inglesa..questão de tempo.

    partindo do que alega os hermanos-perdedores… sobre as Falkland….a Argentina deveria devolver o território que tomou do Paraguai na famigerada Guerra do Paraguai…

  16. malditos colonizadores, mesmo com a crise batendo a porta não perdem a soberba, preferem perder os dedos mas não os aneis !!

  17. o mapa não mente, ha quantos mil quilometros que as MALVINAS ficam da inglatera ?
    e não me venham com essa conversinha de colonizado entreguista que os habitantes da ilha são ingleses, não nacem ingleses na america do sul, um cavalo pode ter desejado ter nacido gato, mas ele nunca será um gato, não há nada mais digno de pena do que pessoas que não aceitam o que são, o papo de ” meu tatataravo era alemão então eu sou alemão tambem, tenho passaporte europeu “, não, não é ! e sulamericano, orgulhe-se disto, ou então vaza, a porta da rua e serventia da casa, vai se submeter a sub-empregos e humilhações na europa, como vira-latas, mas cuidado que a concorencia la ta forte hem rsrsrs

  18. xtreme disse:
    09/12/2011 às 13:47

    comentariozinho patetico, rainha de quem ? sua ? então abaixa a cabeça para ela xtreme, como bom colonizado que é, se você for em uma festa inglesa meu caro compatriota, será para servir canapés e não para dançar,
    quanto a guerra do paraguay, que foi iniciada pelo megalomaniaco presidente do paraguay solano lopez, e um problema sulamericano,que deve ser tratado entre nos, não tem nada a ver com a ilha colonia inglesa, o tipico pensamento colonizado de quem prefere servir os senhores feudais em troca de migalhas, do que ser soberano, lamentavel !!!

  19. Carlos Argus disse:
    09/12/2011 às 13:45
    tem toda razão carlos, isso so se resolve com poder dissuasorio militar, e não com lenga lenga diplomatico, por que acham que o reino unido devolvel hon kong a china ? a culpa e de govwernos revanchistas entreguistas, que assolam tanto brasil quanto argentina des-de os anos 80 !

  20. Habitantes das ilhas não são ingleses, mas britanicos, assim como escoceses, irlandeses e galeses. E desde quando a Argentina pode-se considerar dona de uma ilha se por questão geograficas? Quem descobriu é quem deve se apossar, no caso, os Espanhois abriram mão da ilha e os ingleses a tomaram, dono é aquele que marca seu territorio e não quem fica latindo. Falkland são britanicas!!

  21. Postei acima… dizendo q duvido q a Inglaterra devolva as ilhas… ou seja… A Argentina só as terão de volta através de outra guerra, ou uma compensação financeira, e das boas… com essa estória de conversa eles nunca devolverão…ps: Infelizmente !!! sds.

  22. Só tem uma solução… é a Argentina terem seus ICBMs, senão esse pilantra do norte não terá a mínima vergonha de afirmar que é dono de tudo lá no litoral argentino.
    Tenho pena da Argentina não fazer a lição de casa. A Inglaterra deve é dar risadas dessa patética Argentina que quer afrontar uma nação atômica. Pois nem os atômicos afrontam os atômicos.

  23. disse tudo capa preta…
    Não é conversinha de vermelinhos bolivarianos… se trata de soberania territorial, nacional e o simples fato de se negar o acesso a um país sulamericano a uma ilha que está no SEU LITORAL… é muito mais do que conquistar uma terra do seu vizinho em uma guerra a alguns séculos atras(como agluem citou guerra do paraguai)… são duas coisas totalmente distintas…
    ,.
    E não se trata de anti-americanismo.. ninguem citou o nome dos EUA no tópico, trata-se de anti-neocolonialismo.
    Se alguém aqui no fórum acha que um país do outro lado do mundo pode ter soberania
    sobre o litoral de um outro país(que por motivos claros nunca teve condições de bater de frente contra a inglaterra).. então essa pessoa provavelmente seria favorável a uma futura intervenção para acabar com o desmatamento na amazônia, ou então a uma possivel independencia territorial dos índios yanomamis que habitam parte do brasil e da venezuela….
    .
    Você pode não ser uma potencia… mas nada deve deter o seu ímpeto de conquistar o direito de ser tratado com reciprocidade.

  24. PauloR. disse:
    09/12/2011 às 15:12
    seguindo seu raciocinio de colonizador “quem descobril deve se aposar” deveriamos servir portugal ate hj então ??
    e como assim questões geograficas não interesam ? ponha-se no lugar da argentina, fernando de noronha ou a ilha do marajó fosem teritorio europeu ? diriam o que ? tudo bem, foram eles que acharam ? e uma questão de soberania minha gente, não e por que eles plantaram meia duzia de gatos pingados como elite domionante que tem direito de conquista,
    vamos ver quando tribos induzida erroneamente por intereces internacionais decidirem declarar indemopendencia do xingu, se vamos ter essa passividade toda, sera que essas mentes colonizadas vão ter a coragem que os argentinos tiveram de lutar pela sua soberania ?, ou vão esperar que outros lutem por eles ??

  25. Pela lógica britânica e de alguns aqui, espero q todas as ilhas brasileiras tenha pelo menos um farol e uma bandeira verde-amarela. O dia q descobrirem algo valioso em Trindade vai ser um Deus-nos-acuda!

  26. É uma situação muito difícil para a Argentina.Duvido muito,que a Inglaterra devolva essas ilhas.O Brasil deve fazer o dever de casa,reaparelhando e bem mais rápido nossas forças.O tempo urge.

  27. Gustavo G disse:
    09/12/2011 às 15:35

    Não é conversinha de vermelinhos bolivarianos… se trata de soberania territorial, nacional e o simples fato de se negar o acesso a um país sulamericano a uma ilha que está no SEU LITORAL
    isso mesmo amigo, eu não diria melhor, muito bom

  28. Os próprios moradores de lá querem ser britânicos, não argentinos!.. A Argentina está indo pela contramão agindo desta forma. Deve ser para camuflar os reais problemas do país. Lamentável.



  29. capa preta… analfa-cultural

    a guerra do Paraguai foi incentivada pela Inglaterra que não queria rival algum no continente…

    foi finaciada pelos ingleses … aonde VERGONHOSAMENTE … Brasil x Argentina e restalha.. cometeram genocidio exterminando 70% da população daquele país…e tomaram 40% do território do mesmo.

    ficar defendendo interesses argentinos…eles sempre foram e sempre serão traíras…

    Argentina perdeu território em um conflito armado … que cale a boca.. e aceite que é mais fraca e não pode tomar de volta..ou comece a devolver o que tomou em conflito armado de outros países… Fato!!!

    vida loga a rainha… foi no sentido jocoso seu analfa mental.. vai tomar oxigenio ..rsrsrsrs

    essa balela de união dos países da AS só é interessante no aspecto economico … no militar.. cada bloco assume um lado e a ruptura…

    ps. ano que vou vou mesmo para la (Falkland Island) .. e mando fotos para o PB… rsrsrs.. quem quiser ir junto so avisar fazemos um caravana…. so saber certo que epoca sera a festa por lá .. e se turistas podem participar…

  30. Calma lá gente, vamos com calma, a Guiana Francesa também é território de um país europeu, e pior ainda vizinho nosso, mas ninguém reclama de neocolonialismo francês, e não vem com essa de que França é nossa “aliada”, ela é tão membro da OTAN e aliada americana como a Inglaterra (basta lembrar da atuação francesa na líbia). Alias quem nasce nas malvinas sofre a mesma situação dos que nascem na Guiana Francesa, são “sul americanos” e respectivamente cidadãos europeus.
    __________________________________________________________

    E que papo é esse de direito histórico as ilhas Curilas são de direito histórico do Japão mas ninguém reclama do do fato de a Rússia as tomou do japão, o Uruguai e o Paraguai são de direito histórico da Argentina mas ninguém quer os dois percam a sua soberania, bem enfim, todos os país tem direito histórico sobre algum território. E nem comparar Hong Kong com Malvinas, ambos são casos completamente diferentes.
    __________________________________________________________
    Por fim, sim é preocupante ter uma essa força militar nas malvinas, como é preocupante os franceses na Guiana e os americanos, mas é ai qual é a posição do Brasil? As FAs vão continuar a ser sucateadas? O Brasil etá preparado para se impor militarmente?

  31. Enquanto os Kelpers desejarem continuarem a serem cidadões Britanicos rsrs e por acaso eles tem outra escolha?Esse argumento Ingles de usar filhos de familias Britanicas nascidos na ilha como NATIVOS é hilariante rsrs A Argentina jamais conseguira reaver as ilhas na ONU.Então Cristina boca murcha compre bastante armamento no sapatinho e quando estiver bem armada CAIA DENTRO DE UMA VEZ E ERRADIQUE DE LA TODOS QUE NÃO FOREM ARGENTINOS mas deixe a hemorroida de molho no salmora para segurar a rebarba rsrs Eles vão mal das pernas e não poderão contar com a ajuda humana da OTAN e dos EUA.Ve se dessa vez não manda um monte de meninos inexperientes para chorarem com as calças borradas como da outra vez rsrs Vai gastar as cordas vocais na ONU na OEA e na UNASUR rsrs

  32. Concordo com o PauloR. As Falklands sao britânicas. Geórgia do Sul também. Nao tem nada a ver com petróleo. Os britânicos estão nas Falklands há 176 anos e foram os primeiros a pisar na Geórgia do Sul. Direito da Inglaterra defende-las.
    Se formos pelo pensamento da maioria dos colegas, deveríamos reinvidicar o território da Guiana francesa para o Brasil. Estamos do lado enquanto os franceses a milhares de quilômetros. Os argentinos ocuparam as Malvinas por 13 anos e a Guiana foi território brasileiro por 18. Temos mais direito a Guiana do os os argentinos as Malvinas. Vamos a luta então!

  33. Fernando de Noronha pertence ao Brasil desde que nos ternamos independentes. Desde essa época, tudo aquilo que pertenceu a Portugal agora é nosso. No caso da Argentina, as Falkland nunca pertenceram a eles, pois não foram os mesmos que descobriram a ilha, muito menos a povoaram.

  34. apesar de todas as nossas rusgas históricas com los hermanos… não podemos negar que um soco no estômago deles também doeria e muito na gente… não devemos ignorar tal ato de audácia, simplesmente falando que “é problema da argentina”. é problema nosso também…

  35. capa preta, na verdade nos quase que não estamos na mesma situação que eles. Existe um arquipelago na costa do Espirito Santo, chamado de Ilha da Trindade, que fica a 1200 km da costa do Brasil. Curioso, é a mesma distancia né? Essa ilha foi descoberta na época da colonização e Portugal não se interessou em coloniza-la, terreno muito difícil, elevado, mata fexada. Em outras palavras esforço demais pra terreno de menos. A Inglaterra então, em todo seu direito já que estava abandonada, apossou-se dela, porém com uso de muita diplomacia, e falta de interesse Britânico (mesmo motivo pelo a qual Portugal não a colonizou), eles a devolveram ao Brasil. Agora imagina se eles não o fizessem? Você também não ia querer ela devolta? A base Britanica nas Falklands é uma ameaça direta a toda América Latina, não so a Argentina.

  36. Como já comentaram acima, teremos que devolver metade do Paraná ao Paraguai.

    O Chile tem que devolver a saída para o Pacífico aos Bolivianos.

    A Argentina tem muito a devolver aos Paraguaios

    E por aí vai.

    Se for pela distância da sede do Estado, o que falarmos sobre o Canadá e a Austrália? Afinal, todos aqui sabem quem é o Chefe de Estado destes países.

  37. Sem querer defender ninguém, lembrem-se que a aventura argentina nas Falklands foi só para desviar a atenção do Povo argentino para oque ocorria em seu próprio País.

    Governado por militares corruptos, etílicos de fazer inveja no Lulla, que jogavam opositores no mar de helicóptero, de milhares desaparecidos (vide o movimento das mães e avós da Praça de Mayo), etc.

    Argentinos que deram refúgio seguro à nazistas, assim como EUA,Inglaterra e Rússia em troca de tecnologia. Se bem que tem uns médicos que foram pra lá que não detinham tecnologia alguma… por que será?

  38. Esta situação das Malvinas serve bem para ilustrar para a nossa nação o que é que pode acontecer nas Amazônias ditas brasileiras, caso nossos governantes continuem se omitindo e/ou prevaricando na tomada de atitudes que visem proteger esses espaços geográficos.

    Não adianta ficar chorando o leite derramado e tentando envolver todos os países Sul-americanos nessa chorumela, realizar desfile militar de veteranos e aproveitar-se da comoção causada para fazer apologismo político. A Argentina, assim como o Brasil e os demais membros da comunidade SA deveriam ter tratado aquela região com o merecido e devido respeito face a sua importância estratégica para o nosso continente e os seus povos.

    O que se espera é que todos tenham aprendido essa lição. O governo brasileiro não pode e não deve mais brincar com com os interesses soberanos da nossa nação, como de fato vem fazendo há anos. Não pode mais contingenciar verbas para a defesa nacional ou ser omisso com relação aos atuais e futuros próximos cenários que se vislumbra pelo mundo afora.

    Se a Argentina quiser de fato recuperar as Malvinas terá que lutar e muito por elas. Portanto, deve estar preparada em todos os sentidos, pois é praticamente certo que a ONU, manipulada como sempre foi, jamais lhe dará ganho de causa. Abre o olho Brasil! e lenha nas locomotivas, tem que correr muito e o combustível mor é grana, o resto sempre fica mais fácil.

  39. Tomara que se houver uma guerra novamente entre eles a inglaterra nao solte NUKES em buenos aires senao vai atingir a gente pois para a eles nossa capital é buenos aires.

  40. Estamos cerdados por membros da Otan…bases inglesas em td o oceano atlantico , incluindo aí , as i,Malvinas. E nada e feito por n cabeças q td sabem de defesa n país…e nem caças n FAB tem…só 5 subs mal armados e já de meia idade, e sempre n linha de só contruir 5 p um mar do tamnho do nosso, qdo deveriam ser no mínimo uns 27 e mt dirigiveis blindados e bem armados e p vigiar td movimentação de superficie e até de subs, se equipados p tal…e td isso p ontem, certo CapaPreta? Sds amigo.

  41. .
    .
    Amigos, desta vez devo me desassociar da maioria, eu creio que cada metro de terra conquistado em guerra seja posse legitima do país vitorioso… sou contra a invasão de países, pra mim o invasor deve perder ser mandado de volta e basta, mas se o invasor vencer no campo e quiser incorporar as terras conquistadas ao próprio território é um seu direito, até a ONU reconhece isso, Veja as terras do Arizona, Novo México, Califórnia… o vencedor anexa e é de fato um direito conquistado, é tudo seu mesmo!!
    .
    Então se a Argentina quiser de volta vai ter que pegar no braço armado mesmo… e se vencer nada mais justo que incorpora-las ao seu território!
    .
    Mas em valores eu concordo com muitos quando dizem de Neo Colonialismo, novo imperialismo Britânico em época de crise pra tentar se levantar e tudo mais… so que o exército vencedor tem direito ao Botim… Veja os USA no Iraque, alguma vez viram eu falando que eles não tem direito de tirar o petróleo de la, afinal também sempre disse que era tudo por petróleo, e SEMPRE FUI CONTRA ISSO POIS HOJE TOCA A ELES AMANHA PODE TOCAR A NOS… mas venceram então nada mais justo que extraírem todo o petróleo de la e mandarem para os USA, é o Botim de guerra, um clássico do direito militar!!
    .
    Valeu!!

  42. xtreme disse:
    09/12/2011 às 17:01
    caro troll, o que você considera como cultura, eu tenho certeza que o que o gato enterra e melhor, quanto aos fatos historicos, logico que a inglaterra inflamou o conflito, era do interece imperialista nefasto deles fazer jogo duplo, agora não se esqueça que o louco solano lopez teve sua educação ideologica formada na inglaterra, inclusive sua esposa era inglesa, nosso imperador nuca desejou tal guerra, mas foi forçado a tomar tais medidas, e devemos honrrar nossos herois como, DUQUE DE CAXIAS, GENERAL OSORIO, BENTO GONSALVES,GENERAL CORREA DA CAMARA ENTRE OUTROS, graças ha eles o territorio brasileiro não acaba no meio do parana, foi uma guerra suja, sim foi, mas que o paraguay ou qualquer outro saiba que se tentar roubar nossas terras, não derrubaremos 70%, mas 100% mesmo

    que tipo de trairagem grave você citaria que a argentina ja cometel contra nos ?? agora suas puuutencias queridas sim nos boicotam des-de que eramos colonia, porque não devolvem os toneladas de ouro que nos tiraram. estão erradas as puuutencias ? não, estão fazendo o papel delas, num mundo cinza e competitivo, quem não se fortalece e engolindo, agora não e agindo como vira-latas lambe sal das puuutencias que vamos ser respeitaos, suas afirmações de almanaque sr extreme, podem fazer algum sentido la nas trollandias da vida, onde vc usa outros niks, aqui no pb, onde o debate e democratico tem que apresentar argumentos, para não cair no ridiculo que vc cai constantemente

    quanto a sua viagem, lhe desejo sorte, espero que você encontre um belo sudito de olhos claros, de sua jocosa e oxigenada rainha, e que tenham uma linda historia juntos rsrsrs

  43. Paulo Henrique disse:
    09/12/2011 às 17:25
    tem toda razão paulo, a guiana francessa e outra vergonha, inteces comercias são uma coisa, amigos a parte, aquilo e territorio intercionalizado da amazonia, onde rola de tudo que não presta, ” trafico de drogas,exploração de trabalho escravo em garimpos,trafico sexual de brasileiras, biopirataria tudo” com a conivencia do governo frances, e infelismente para nossa vergonha, do nosso tambem
    e acham que a frança desejam que tenhamos uma base de lançamentos de satelites em alcantara ? bem do lado da deles? ingenuidade achar que so os eua nos boicotam, tadas as puuutencias pos guerra nos querem como colonia, o mais triste e ver brasileiro defenderem esse conceito com unhas e dentes em troca de migalhas para a chamada clase media, em suas vidas cativas e amendotradas dentro dos condominios

Comentários não permitidos.