Britânicos querem ‘proteger’ ilhas exigidas por Argentina

Sugestão: Lucena

Londres planeja criar uma zona de preservação ao redor nas Geórgias do Sul, a 1.475 km das Malvinas

O governo da Grã-Bretanha, segundo informou o jornal londrino The Times, pretende criar uma área de conservação marítima de um milhão de quilômetros quadrados ao redor das Ilhas Geórgias do Sul. O objetivo oficial seria o de proteger o habitat de pinguins, morsas, baleias, entre outros animais do Atlântico Sul. As ilhas são reivindicadas pela Argentina, que as considera parte integrante das Malvinas, localizadas 1.475 quilômetros a noroeste das Geórgias.

Diante do plano britânico de criar uma área de proteção ao redor das ilhas, integrantes da Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Deputados argentina protestaram: “As Geórgias são parte integral do território argentino, portanto Londres deveria devolver as ilhas à Argentina”.

As Geórgias tornaram-se o novo foco da crescente tensão entre a Argentina e a Grã-Bretanha pela disputa das Malvinas. Nos últimos meses, segundo Mike Summers, um dos principais líderes da Assembleia Legislativa das Falklands (denominação britânica das Malvinas), navios de guerra e a Guarda Costeira da Argentina “desafiaram” navios que faziam a rota entre as Malvinas e o Porto de Montevidéu, Uruguai. As Geórgias foram o pivô formal da Guerra das Malvinas em 1982.

A decisão de Londres de criar uma área de proteção marítima na região surge em meio a uma intensificação da ofensiva diplomática da presidente Cristina Kirchner para reaver o arquipélago das Malvinas.

Respaldo. Na semana passada, Cristina conseguiu dos governos da América Latina e Caribe uma declaração formal de respaldo à reivindicação das ilhas. Além disso, insiste na ONU para que a entidade internacional leve a Grã-Bretanha à mesa das negociações para discutir a soberania das Malvinas.

A ofensiva diplomática argentina promete aumentar em 2012, já que o príncipe William, segundo na linha de sucessão da coroa britânica, desembarcará nas Malvinas para um mês de treinamento militar na base que a Grã-Bretanha instalou nas ilhas após o fim do conflito bélico. O governo argentino criticou o treinamento do príncipe no arquipélago e exigiu o fim da presença militar britânica na área.

O secretário de Defesa Liam Fox afirmou que Londres protegerá os 3 mil habitantes das ilhas (conhecidos como “kelpers”) durante o tempo que eles queiram continuar sendo cidadãos britânicos.

O governo argentino planeja uma grande desfile militar para celebrar, em cinco meses, os 30 anos do desembarque nas Malvinas. O plano do Ministério da Defesa é reunir todos os veteranos de guerra em Buenos Aires e convidar os presidentes dos países vizinhos para mostrar o respaldo regional à reivindicação territorial do arquipélago que os argentinos ocuparam durante 13 anos (1820-1833). Os britânicos estão nas Malvinas há 178 anos. Londres anunciou há poucos dias que também prepara celebrações pela vitória militar.

Fonte: Estadão

15 Comentários

  1. quanto as MALVINAS, claro que lideres populistas usam de uma ferida aberta para seduzir um povo, mas isso não quer dizer que esta ferida não existe, as malvinas são uma questão de sobrania para a argentina, e tambem para toda a america do sul, ainda mais agora com os campos de petroleo litoraneos sendo descobertos um atras do outro.
    obvio que bra bra bras ulfanistas e dilomaticas não resolveram, o que precisamos e de forças armadas no estado da arte, o que não temos, tanto o BRASIL quanto a ARGENTINA, graças a governos entreguistas revanchistas, de ratos que nos parasitam des-de os anos 80, lamentavel !

    a argentina perdeu uma guerra, mas não a causa, que e justa, que se reequipem, parem de choramingar, e tomem o que e seu por direito !!

  2. Senhores a matematica é simples:
    Malvinas pertence a quem tem SUBNUCLEAR – MISSEIS NUCLEARES – E a QUEM NÃO FICA NO DISCURSO BARATO.
    A Malvinas é tão ingleses, que especialista ingleses e argentinos e brasileiros reconhecem que a Argentina perdeu a janela de recupera-la atraves da negociação que foi paralisada , na epoca, antes da guerra, antes de descobrirem o petroleo no mar do norte, ingleses estavam em uma pindaiba , sem condições para proteje ou manter as ilhas e teriam devolvidos aos argentinos as ilhas atreves de acordos.

    SDS

  3. Vai da guerra de novo e nós veremos isso. É como 1maluquinho disse” que façam direito desta vez os hermanos”. O Brasil vai fechar negócio com a BAE então vamos ficar na turma do “deixa disso” e sem agir em combate, o que pra mim é bom pois é uma guerra dos hermanos. O que deve-se fazer aqui é negar águas territoriais (aos ingleses é claro) pois as primeira batalhas vai se em mar aberto em longitudes que vai até o Uruguay devido a interceptação que os hermanos tem feito os ingleses vão querer interceptalos.
    Agora os Exocets hermanos não podem ser hakeados, e graças a quem??? Nóis é claro, e se agente der uma ajudinha pros hermanos disfarçadamente já vai valer muito mais rsrsrsr

  4. Num vo dize nada… rsss…
    Que cada um lute pelo que acredita (mas lute mesmo)… E que não se arrependa… Este é o meu desejo.
    Saudações.

  5. Pois é.. o mundo se divide entre perdedores e vencedores… mas tem os perdedores que simplesmente poem o rabo entre as pernas e aceitam ser subservientes… já outros perdedores esperam a poeira baixar, se armam e esperam o momento propício para voltar ao combate…
    .
    essa mentalidade de entregar de mão beijada, é tipica mesmo de pessoas que viveram a vida toda sobre a égide de vira-latas(não conseguimos mudar a situação, então vamos continuar inertes, na rua comendo lixo)
    .
    Outro fato: faz de conta que o pré sal é uma piscina, de um lado temos o brasil que ocupa um lugar bem confortável, perto da escadinha.. Mas lá na pontinha da piscina tem tem um inglês, ocupando só a quina da piscina, mas ele tem uma bomba de sucção enorme, que consequentemente pode esvaziar a “nossa” piscina mesmo antes de conseguirmos desfrutar de um bom mergulho.
    .
    SIM EU ME PREOCUPO COM UMA BRITSH PETROLEO QUERENDO SUGAR, MESMO QUE UM POUQUINHO, O NOSSO PETROLEO. Sem contar o fato de ter uma base altamente armada e comandada por pessoas que não tem o menor comprometimento com a estabilidade regional, MUITO PELO CONTRARIO.. essa estabilidade regional da américa do sul incomoda muita gente
    .
    E “senhor extremista” pega leve colega… partir para apelação, como julgar a capacidade cultural de alguém, desqualifica qualquer argumentação sua e demonstra que o seu comentário ta claramente contaminado por alguma ideologia cega.

  6. O Negócio é o Seguinte!!! Quem tah acostumado a comer no prato dos outros naum gosta de pedir licença. Entaum me dah um canivete que eu vou pra cima. Doa a quem doer, esses gringo fdp naum vaum tascar ninguém por aqui. Chega de baixar a bunda pra esses fdp. A América do Sul tem que se unir. Vcs são tão entendidos e esquecem da arte da guerra. Dividir pra conquistar!!! Somos usados, deixem os Argentinos se lascarem pra láh q nos tiramos vantagem na situação, blz e amanhã, quem eh q vai se dar mal?



  7. honrar nossos herois… ??????

    devemos sim contar a historia real as gerações futuras..

    Tiradentes p.ex. boi de piranha… enquanto os verdadeiros “herois burgueses” conspiradores foram “exilados’ (leia-se mandados de volta para viver babescamente na europa) o nosso “heroi zé ruela”… foi literalmente fatiado……

    O general Bartolomé Mitre, primeiro comandante das forças aliadas, queïxou-se de que, em setembro de 1865 – após a rendição das tropas paraguaias do general Estigarribia, que ocupavam Uruguaiana – a cavalaria brasileira havia arrebatado aos argentinos cerca de mil prisioneiros para vendê-los, posteriormente, como escravos para os estancieiros gaúchos. No decorrer do conflito a venda de prisioneiros para serem escravizados tornou-se um próspero comércio, incluindo eventualmente também civis de ambos os sexos.

    Episódio semelhante em crueldade já ocorrera, em dezembro de 1868, no término da batalha de Avaí, em que perderam a vida 3 mil brasileiros e o general Osório teve o maxilar destroçado por um tiro. Como vingança, lanceiros da cavalaria brasileira atacaram mulheres indefesas que socorriam os feridos paraguaios.

    sobre Caxias, nenhuma novidade. Sua fama de carniceiro é bem conhecida, o povo paraguaio que o diga. Na guerra travada contra o Paraguai, entre 1864 e 1870, ele lá esteve liderando o genocídio de 76% dos habitantes daquele país. Tudo em nome do capitalismo inglês, de quem o império brasileiro era lacaio, conforme os estudos de Júlio José Chiavenato, publicados em livros que ficaram famosos anos atrás. Porém, ainda persiste o mito criado pelas classes dominantes brasileiras e suas Forças Armadas de que Caxias seria “magnânimo na vitória”, apesar das evidências no Paraguai e do massacre de Porongos.

    vai estudar capa preta … sugiro ..rsrs.. que comece lendo: O Escravo Gaúcho — Resistência e Trabalho (Porto Alegre, Ed. da UFRGS)

    a versão oficial dos fatos é sempre escrita por quem venceu… óbvio

  8. Bem amigos, gostaria de dar minha contribuição, o atual estado das relações na America do Sul apontam uma responsabilidade quase moral de que todos os entes que formam este subcontinente ajudem um vizinho que tenho sua integridade territorial invadida, o que acontece com os irmãos ARGENTINOS importa sim a nos Brasileiros!
    Devemos nos preparar para um período de escassez de recursos naturais muito grande, ou seja toda nossa America do Sul corre grande risco, Vejam só os atuais desdobramentos geopolíticos para a nossa região, vou tentar colocar alguns aqui para melhor entendimento dos mais desavisados:
    A- A OTAN LANÇA A PROPOSTA DE NÃO MAIS USAR O TERMO ATLÂNTICO NORTE NOS SEUS DOCUMENTOS E SIM BACIA DO ATLÂNTICO, VALIDANDO ASSIM OPERAÇÕES DE ORGANIZAÇÃO EM NOSSAS ÁGUAS(OU ALGUM DE VCS DEFENDEM QUE OS ATLÂNTICO SUL PERTENCE A ELES?)
    B-REATIVAÇÃO DA QUARTA FROTA NORTE AMERICANA.
    C- PROPOSTA DE CRIAR VARIAS BASES NA AMERICA DO SUL.
    D-A PRESENÇA DE UM CORDÃO DE ILHAS BRITÂNICAS NO ATLÂNTICO SUL.
    E-INSISTÊNCIA ESTADUNIDENSE DE NÃO RECONHECER AS ÁGUAS TERRITORIAIS BRASILEIRAS.
    Bem amigos nos da America do Sul devemos nos unir em um bloco de defesa consistente e bem equipado, costurado politicamente e ideologicamente(não defendo nada bolivariano, por favor não interpretem dessa forma)pois assim montaríamos um poder de dissuasão muito grande para a defesa continental, devemos apoiar o conselho de segurança da UNASUL, passamos por um período onde o a intervenção Britânica na Argentina coloca em risco os interesses do brasil nas águas do Atlântico Sul, não sejamos infantis, a competição pura com a Argentina nuca foi benéfica para a nossa nação. alias a desunião deste sub continente sempre foi um projeto dos interesses da grandes potências estrangeiras(algo muito parecido com a estrategia para o oriente médio, chamada de pluralismo geopolítico,pesquisem!).
    Não se trata de ser antiamericano ou antibritânico, mais sim de ser um verdadeiro Brasileiro, temos total direito de pensar e querer segurança, seria bom que analisássemos as coisas com uma perspectiva de algumas décadas a frente.

  9. A Argentina quer as Malvinas? Então: Aviões caças russos + mísseis russos e chineses + subs + defesa anti-aérea russa + misseis anti- navios. Se afasta dos EUA e apoia o Brasil quando testar nossa Bomba W-87!. Pronto..as ilhotas voltam para vocÊs junto com cerimônias, desfiles e muitos sorrisos amarelos ingleses. A Inglaterra está falindo junto com a Europa…se a guerra das Malvinas fosse hoje, e a Argentina usasse armamento Russo e Chinês eles teriam retomado a ilha.

  10. Amigos não recomendo a leitura de Júlio José Chiavenato ja ultrapassada, seria mais atual e menos tendêncioso a leitura Sergio Buarque de Holanda, acredito que devemos contar a Historia da forma correta, porem devemos ser sempre autruistas e não apenas criticos puros e simples, o que a critica cega e burra acaba gerando na verdade é um descontentamento nacional uma baixa autoestima, na verdade o repeito as ideias de outras pessoas(mesmo que as consideremos desfavorecidas intectualmente, o qeu no meu ponto de vista e de extrema arrogância) bem como as nossas instituições demonstra uma retidão de carater que na verdade eu aumejo.
    Devemos contar a nossa HISTORIA senhores procurando os bons exemplos e culpando as atrocidades, mais sempre dando foco ao bom exemplo, vejo muita gente enfatizando o lado negativo e depreciativo das coisas, vejo tasi pessoas como seres que precisam evoluir um pouco mais, parecem eles dsfavorecidos de um entendimento do todo e não engajados em uma melhoria na nação, jogam seus pensamentos nada reflexivos ao vento espalhando comagressividade de um tornado contra tudo e contra todos, e sempre me lanço a mesma pergunta onde querem eles chegar, não apresentam propostas ou saidas, mais utilizam do discurso critico (pseudo intectual)de uma base teorica na solida.
    Aos que comigo analizam e sofrem os problemas do nosso pais, mais que lutam por um futuro melhor e não se deixam levar apenas pela infantil critica, mais sim pela militância pro melhoria, que dessa forma não deixa de observar e saber a realidade mais que não a torna depreciativa, mais antes retira o bom ensinamento.

    O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.

    Winston Churchill

  11. POWER NORDESTE
    Com ou sem guerra as Malvinas vão ser dos hermanos novamente
    Isso de nos fazer intrigas com argentinos nasceu nas midias brasileiras e argentinas, aquelas todas veinculadas a FOX e CNN,através do futebol um esporte criado pelo Império inglês só para lembrar a todos….
    Carlos Argus e NobruRJ
    É isso mesmo, exatos como a matemática…

  12. Proteger penguins ou areas com possibilidades petroleferas em voltas das ilhas e no Antartica. Quando da guerra Argentina/Inglaterra esta somente venceu apos o Presidente Reagan exigiu que a CIA passasse a Inglaterra as informacoes das posicoes militares argentiona que os EUA estavam obtendo atreavez de seus satelites. Ate entao a CIA sob a direcao do Bush Senior, era pro argentina. Tambem ajudou muito Inglaterra quando Franca passou a essa os codigos em que os misseis exorcets estavam operando. Esses exorcetes estavam criando panicos na marinha inglesa e na populacao como um todo. Argentina ha havia afundado com os exorcetes 4 navios de guerra inglesa, umns deles bem modernos. Temiam que os argentinos iriam afundar o navio em que o principe Andrew estava ser vindo na epoca como capitao. Apos a guerra os ingleses fizeram reportagem de como os soldados argentinos eram tratados pelos militares. Vestimentas de baixa qualidades, botas que nao eram resistente ao clima frio e nevado dasd ilhas. Alimentao bem inferior aos que eram servidos aos oficiais. Tambem me lembro de um coronel ingles que foi morto quando comandou com 10 soldados escolhidos a dedo um ataque a uma trincheira argentina que de uma posicao alta estava em posicao a eliminar um numero grande de soldados ingleses. Era coronel, e comandante do batalhao. E foi ao ataque onde morreu. Estive no exercito brasileiro por 5 anos e conheci muito bem a mentalidade do oficial do exercito brasileiro na epoca. Para mim nao era diferente da mentalidade do oficial argentino. Se fosse Brasil contra Inglaterra em vez da Argentina, tambem seria derrotado. Razoes: tecnologia sofisticada e importada. E o oficialato muito aristocrata para ser guerreiro. Enfin o exercito nacional era mais um cabide de emprego e um local para contrabando do que um exercito profissional para guerra. Quando digo local para contrabando, e porque estive no exercito por 5 anos. Me lembro das conversas de caserna na epoca, fulanos fazendo trafico de drogas e outras mercadorias do Paraguai ou entao da zona franca de Manaus sob a cobertura do uniforme. Quando estava saindo para ir estudar numa universidade me lembro da proposta de um major que tinha sido transferido para Manaus para que eu pedisse transferencia para la tambem. Dizia ele eu poderia ficar rico enquanto na faculdade eu acabaria juntando grupos esquerdizantes e me fdd.Creio que o major estava correto em sua prognose. Juntei grupo esquerdista e me fu. Ja na segunda guerra mundial os norte americanos estavam criticando o oficialato brasileiro pela maneiras destes tratarem os soldados. Comprar vestimentas e botinas das mais baratas para os pracinhas e se apropriarem do resto das verbas. A ponto que os norte americanos passou fornecer vestimentas e botas diretamente para os soldados trasileiros, porque estes estavam sofrendo a consequencia das roupas e sapatos de pessimas qualidades: incapacitados para o combate dado o clima frio,umido e a neve. Argentina pode bater os pes e reclamarem: Malvina e nostra/Malvina e nossa. Mas a burguesia argentina tal qual a brasileira e incapacitada pelo medo do proletariado argentino, de unificar o pais para poder enfrentar Inglaterra.Donde pode se concluir que as ilhas continuarao a serem chamadas Falklands por muito tempo, I am afraid!

  13. Voces ainda não perceberam que as Malvinas é estrategica não so a Inglaterra como a OTAN.Apartir dela controla-se o atlantico sul e a transposição para o Pacifico.As Malvinas pertecem historicamente sim a Argentina ja as Georgias do Sul e as Sandwich não mas apenas são inospitos rochedos com mar e ventos bravios alem de muito frias e não tão atrativas.As Malvinas por direito sim deve pertencer a Argentina que não tem outra forma de reave-las que não seja a guerra.A Inglaterra atualmente não esta com essa bola todo de retaliar o continente Argentino pois implicaria em uma serie de problemas e deixem de serem cagões pois tudo acham que usarão armas atomicas rsrs rsrs.Invadam as Malvinas e expulsem todos os cidadões Britanicos e estejam preparados para o contra-ataque.Tenho a certesa que se for rechaçado o contra-ataque Ingles eles botam o rabinho entre as pernas e vão embora articularem medidas forenses de retaliações e embargos.Que a Argentina seja sabia retomando a ilha e promovendo a criação na mesma de uma complexa e completa base da UNASUR.Quem deve controlar o Atlantico Sul são Venezuela,Brasil,Uruguai,Argentina e paises da costa Oeste da Africa.Anglos e OTAN go Home.

Comentários não permitidos.