Brasil é mercado prioritário para a americana Sikorsky

A fabricante americana de helicópteros Sikorsky elegeu o Brasil como a prioridade número um da empresa, que enxerga o país como o maior mercado potencial a curto e médio prazo nas áreas civil e militar. Segundo o diretor-gerente da Powerpack , representante da marca americana no Brasil, Marcos de Souza Dantas, a Sikorsky pretende expandir sua presença no país na área de manutenção e reparos para melhorar o apoio aos seus operadores.

A partir de 2012, segundo ele, a Sikorsky irá instalar um armazém alfandegado que atenderá às frotas civil e militar. “Estamos em fase final de análises para a determinação do local mais apropriado”, informou. O executivo comenta que a empresa também já manifestou a intenção de implantar uma linha de montagem no Brasil para os diferentes modelos produzidos pela Sikorsky, ressaltando, no entanto, que esse projeto acontecerá em consonância com novos contratos de aquisição.

“A partir daí é que poderemos determinar as necessidades de espaço, mão de obra, ferramental, entre outros”, completou. O centro de manutenção do Brasil, segundo Dantas, será uma opção também para os outros países da América Latina onde já operam os helicópteros da marca. Os maiores operadores estão hoje na Colômbia e no México, mas o Chile e a Argentina também contam com algumas unidades desses helicópteros.

No ano passado, de acordo com o representante da marca, a Sikorsky vendeu oito helicópteros S-76, que transporta entre 10 e 12 passageiros, e quatro S-92, biturbina para até 21 passageiros e autonomia de cinco horas de voo. Para este ano, a previsão é de um total de cinco S-76, cinco S-61 e seis Black Hawk. Entre os modelos mais vendidos da marca no Brasil, Dantas destaca o S-61, com 14 unidades, o S-76, com cerca de noventa e o S-92, que tem nove, além do Black Hawk, com dez.

No segmento civil, a maioria dos helicópteros opera no apoio às operações offshore e alguns estão configurados para o transporte de executivos. Os modelos Black Hawk, por sua vez, são operados pelas forças Armadas. A Marinha vai receber os primeiros SeaHawk em 2012.

Na área do offshore, as previsões da Petrobras para o número de passageiros a serem transportados, segundo Dantas, indicam que haverá um crescimento expressivo da frota de helicópteros de grande porte, necessários para o apoio às plataformas mais distantes. “Nos próximos três a quatro anos, segundo a Petrobras, a frota desse tipo de helicóptero deverá triplicar. O S-92, com certeza, fará parte desse universo”, afirmou.

A Sikorsky está presente no Brasil desde a década de 60 com o fornecimento do modelo H-34 para a força aérea Brasileira (FAB). O representante da Sikorsky conta que, na década de 80, a empresa transferiu para a Embraer a tecnologia de produção de materiais compostos, atualmente muito utilizada nos aviões brasileiros.

“A Embraer se tornou uma das parceiras da Sikorsky no desenvolvimento do helicóptero S-92 e hoje é fornecedora exclusiva do sistema de combustível e trens de pouso para a linha de produção da empresa”, comentou.

Fonte: Valor via Notimp

25 Comentários

  1. Eu creio que de acordo com o que tava o planejamento da nossa defesa e como está hoje…creio que tem muita água pra rolar e muita coisa pra acontecer e mudar, eu acredito que com o aumento do interesses de empresas do ramo militar no país, os planos e metas do países no setor irão melhorar gradativamente.

  2. A TITULO DE COMENTARIO PERTINENTE, A POLONIA SE CONVERTEU EM FABRICANTE ASSOCIADO E JA ESTA BOMBANDO DE CONTRATOS NA EUROPA E ASIA. NOS PODERIAMOS, TALVEZ NOS CONVERTERMOS NO CENTRO PARA PRODUCAO E SERVICOS PARA AMERICA LATINA E AFRICA.

  3. otima oportunidade para a fab e o exercito aumentarem a quantidade de blak hanks, e enfim apossentar os magnificos mas cansados bell huel ( sapões)

  4. Hoje em dia todos falam que estão focados no brasil.. elegendo-o como prioridade…
    porque não nos viam assim nos anos 80 e 90? eu lembro muito bem do tanto que já fomos dispensáveis para eles naquela época…
    oque fez eles afinarem o discurso? o mercado interno e os antigos clientes europeus não tao mais fazendo sua indústria bélica funcionar a pleno vapor.. isso é fato, e o que os levaria a instalar ainda mais uma fábrica?
    .
    Mas se quiserem se instalar aqui, pra ganhar dinheiro aqui, gerando empregos e divisas para nosso país, eu adoraria que se instalassem.. mas só se for assim…

  5. Carlos Argus, não existe plano algum na Embraer para entrar no mercado de Helis.

    Capa preta o correto é UH-60 Black Hawk e SH-60 Sea Hawk. O Exército Brasileiro e a FAB têm o 1º e a MB tem o 2º

    E os Sapões são UH-1 Iroquois, apelidados posteriormente de Huwey.

    Gustavo G. Não falavam porque o Brasil não tinha condições na época de comprar nada. A partir do implantação do Plano Real e sua atual manutenção é que o Brasil saiu da draga em que se encontrava.

    Imagina se não fossem nossos políticos ladrões como são!!!!!

  6. O n EB tem só 12, + as outra FA tem + alguns…se bem q o EB deveria ter uns 36 MImil 28, e 26 MI35 p começar os trabalhos , assim como umas 60 CB 90 fora as da MB( 150 ) no pedaço, td isso p ontem. Afinal a liberdade e a paz tem seu preço.Sds.

  7. .
    .
    Deveriam construir um polo pra apertar parafusos por aqui se quiserem realmente entrar no Mercado, já que os impostos e taxas para importação serão cada vez mais altos para proteger a industria local que por enquanto está somente com a Helibras… e assim poderia ainda concorrer em licitações internas para a PM, Bombeiros, etc… seria uma coisa boa para o Brasil, concorrência sempre traz benefícios!!
    .
    Nesse caso eu apoiaria sim a compra para o EB, mas como está hoje não, nada de Black Hawk!!
    .
    E Fabio ASC ja tinha visto essa matéria, e nós doamos os nossos para a Bolívia… va bene, no fim até a diplomacia tem seu preço, nós pelo menos economizamos em manutenção dos Sapões!
    .
    Valeu!!

  8. Realmente, na área militar seriam oferecidos os Blackhawks, Seahawks e de repente até os Battlehawks… mas não ficaria triste do EB com alguns belos CH-53 (Pavelow/Superstalion)como Heli pesado =P

  9. As Forças Armadas devem investir mais em engenheiros de aeronaves, e suspender a formação de engenheiros civis e eletricistas.

  10. É.. realmente fabio… nosso credito la fora aumentou… principalmente porque sabem que agora podemos pagar em espécie(petroleo)…
    Antes eu recusava qualquer tipo aproximação com industrias belicas americanas…
    mas devo concordar que qualquer facilidade para a aquisição de armamento para nossas forças sucateadas ja é um avanço… e realmente pensando por essa ótica, tomara que isso renda bons frutos…
    .
    Mas que eu continuo com o pé atrás com os presentes americanos isso não tenho como negar…

  11. Esses Helis são usados no Brasil a muito tempo principalmente na area OFF-SHORE.Transportam peões e tecnicos todos os dias para nossas plataformas.E ja tem maluco dizendo para comprarmos eles para protegermos a Amazonia rsrs rsrs e compremos tambem Pucaras para protegermos o pré-sal e muitas caixas de Caramuru 12X1 para defendermos os céus do Brasil de uma possivel invasão aerea da força estelar dos Reptilianos rsrs rsrs e pilotando o Pucara a frente do esquadrão ninguem menos que JASPION SAITO o Nacional Kid Brasileiro com sua jaqueta de piloto de F18 e sua nova medalhinha de fiel colaborador da Orda da Democracia rsrs rsrs

  12. .
    .
    “JASPION SAITO o Nacional Kid Brasileiro com sua jaqueta de piloto de F18 e sua nova medalhinha de fiel colaborador da Orda da Democracia”
    .
    Nossa… essa forte! RSRSRSRS… kkkk

Comentários não permitidos.