Sarkozy: ‘risco de que Europa exploda nunca foi maior’

-“O risco de que a Europa exploda nunca foi maior”, disse nesta quinta-feira o presidente francês, Nicolas Sarkozy, acrescentando que a União Europeia possui “algumas semanas” para sair da crise.

“A Europa nunca foi tão exigida e nunca correu tanto perigo”, afirmou o presidente em Marselha durante um Congresso do conservador Partido Popular Europeu (PPE) nesta cidade do sudeste da França.

“É preciso que isso seja decidido o quanto antes. Quanto mais demoremos para tomar uma decisão, mais nos custará tomá-la e menos eficaz ela será”, afirmou Sarkozy.

Segundo Sarkozy, não haverá uma segunda oportunidade de resgatar a moeda comum.

“Precisamos fazer todo o possível para garantir a irreversibilidade do euro”, disse nesta quinta-feira pela manhã o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durao Barroso, em sua chegada ao Congresso do PPE em Marselha.

Fonte: UOL

12 Comentários

  1. Enquanto os líderes fazem discuros inflamados sobre a crise e sobre a sua preocupação com a ruina de alguns países do euro. As instituições bancárias sob a tutela desses líderes, emprestam cada vez mais dinheiro para a “ala pobre do euro” a juros astronômicos….

  2. O EURO e a União Europeia já foram! Já era!…acabou! Não tem mais como remendar e enganar. Voltem logo com suas moedas nacionais, antes que virem favelados de vez. A Grécia está passando fome…e mesmo assim os políticos gregos não tem coragem de chutar o euro para fora do país. Quero ver quando os Alemães começarem a fazer greve, o desespero que vai ser. O último que sair da Europa que apague a luz..

  3. Eu sempre acreditei q poderia ocorrer a saída de alguns países ou um , p ocorrer uma quebradeira geral. Vamos esperar e torcer p q isso ñ ocorrar, pois a recessão seria p além dos 3 anos..sds.

  4. Isso que está acontecendo com a Europa, nós já vivemos quando éramos escravos do FMI, desvalorização de moeda, desemprego…. só para lembrar, segue uma máxima da primeira ministra britãnica:

    “Se os países subdesenvolvidos não conseguem pagar suas dívidas externas, que vendam suas riquezas, seus territórios e suas fábricas”.
    Margareth Tatcher 1983

    O mundo dá muitas voltas…

  5. Eu tanto falei que titulos,papeis e moedas tem valores perenes mas os economistas de plantão e as escravinhas sadomasoquistas do Irmão Caim do Norte e seus bastardos da OTAN falavam que eu era maluco e que não entendia nada.Esta ai para todo mundo ver e servir de exemplo a todo o mundo O QUE DA FAZER ASSOSSIAÇÕES COM QUE NÃO TEM NADA A ACRESCENTAR E SOMENTE VIRA USUFRUIR.É O MESMO QUE ASSUMIR PARA SI MESMO AS DIVIDAS DOS OUTROS.Sarcozy eu quero mais é que a Europa SE EXPLODA para eu não dizer outra palavra em respeito ao site e aos assessantes.Se eles apenas tivessem formado o Euro com economias semelhantes deixando as demais de fora e não tivessem se embriagado na euforia do momento com gastanças e alto consumismo estariam numa boa.So que as regras mudaram e titulos,papeis e moedas não determinam mais o jogo economico.Hoje a economia é impulsionada por mercado e comercio.Sei que dirão que sempre foi mas antes a especulação financeira é que ditava as regras do jogo…ATUALIZEM-SE COM A SECULO 21 OU CONHECERÃO A FEIA FACE DA FOME E A IMPIEDADE DO TERRIVEL INVERNO…Enquanto sucumbem agonizando lembrem-se dos seculos de implantações de discordias,intrigas,saques,pilhagens,genocidios causados a muitos póvos.E a ironia do destino ainda lhes guardou a pior de todas as humilhações AO SOBERBO,ter que se humilhar e pedir aos que um dia humilhou PINICO PLESE MY FRIEND PINICO rsrs rsrs O mundo não sentira vossas faltas e seus paises estarão melhores gerenciados e imaginem as multidões fazendo filas para visitar todos os seus pontos turisticos GERENCIADOS POR CHINESES rsrs rsrs rsrs rsrs

  6. Estatística é uma coisa perigosa.
    :::
    Duas famílias de 6 pessoas. Uma consome 23kg de carne por mês. A outra mal consegue comer 1kg. Na média ambas consomem 12kg por mês.
    :::
    Essa história de renda per capita desconsidera concentração de riqueza, mesmo na Europa 1º mundo.

  7. Dandolo, renda per capta é uma coisa…
    Mas e o custo de vida?
    O que está acontecendo na europa é uma redução do poder de compra… o que é muito diferente….
    E muito se deve a inflação, desvalorização do euro, desindustrialização, falta de empregos e de crédito para o pequeno empresario investir…

  8. Europa caminha para o abismo. Sei do que estou falando, experiencia pessoal. Europa se beneficiou do fato de que apos ter vencido a segunda guerra mundial os Estados Unidos se viram necessitados de mercados para exportar o excesso de producao industrial e agricola que seu mercado interno nao era capaz de absorver.Dai o Plano Marshal. Tembem tinha um fator de medo por parte dos Estados Unidos. Medo do fantasma de comunismo. O partido comunista frances e italiano estavam no poder apos a segunda guerra mundial. Digo medo do fantasma, porque os partidos comunistas sob a direcao de Stalin nao estavam querendo tomart o poder na Europa Ocidental. E a classe operaria influenciada pela sociademocracia e partido comunista tampouco tinha na mente a conquista do poder.Podemos dizer que apos as derrotas sofridas pela classe operaria europeia na decada de 1920 e 30 comunismo deixou de estar na agenda da classe operaria. De qualquer forma, o desenvolvimento industrial europeu apos a segunda guerra mundial foi na base de credito, isto e dollar norte americano. Quando em 1960 os Estados Unidos comecou a sofrer um declinio economico ele nao estava mais em condicao de esbanjar dollares na Europa. Euro[pa cresceu e se tornou competidor. Dai para frente o sinal estava marcado para o fim do chamado “economic boom” do pos guerra. E europa vem capengando desde entao. Agora a coisa se precipitou. Nao ha solucao. E guerra na agenda outra vez.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Geopolitico sarkozy | Pmakit
  2. Geopolitico sarkozy | Priceritepaintinginc

Comentários não permitidos.