Rapidinhas: Espaço

Nasa confirma existência de 1º planeta em zona habitável


A Nasa (agência espacial americana) confirmou uma notícia que há muito tempo era esperada: a existência de um planeta na chamada zona habitável. Isso significa dizer que o novo astro se encontra em uma região que propicia a formação de água em estado líquido em sua superfície e, por conseguinte, a possibilidade de abrigar vida.

Chamado de Kepler-22-b, é um dos menores astros a orbitar a região de uma estrela similar ao Sol do nosso Sistema Solar e possui cerca de 2,4 vezes o raio da Terra.

Apesar de ser maior que a Terra, ele leva o equivalente a 290 dias terrestres para completar uma volta completa na estrela parecida com o Sol, embora ela seja um pouco menor e mais fria.

Só não se sabe ainda qual é a composição do Kepler-22-b –se é rochosa, gasosa ou líquida–, mas se sabe que está a 600 anos-luz de distância.

“Este é um marco importante (…) para se achar um gêmeo da Terra”, disse em Washington Douglas Hudgins, que faz parte do programa Kepler, o telescópio espacial que mantém um monitoramento de pelo menos 150 mil estrelas para poder classificá-los com exatidão.

Dos 54 outros candidatos a planetas que se encontram na zona habitável, conforme divulgado em fevereiro deste ano, somente o Kepler 22-b é o primeiro a ter confirmada sua classificação.

Além de ter encontrado o primeiro planeta habitável, o Kepler identificou também pelo menos mil novos corpos celestes que se enquadram como candidatos a planetas. A novidade é que, pela nova contagem, esse número é o dobro da anterior.

O estudo sobre o novo planeta será publicado no “The The Astrophysical Journal” em breve.

Fonte:  Folha de São Paulo


Sonda Voyager 1 atinge limite do Sistema Solar

A sonda espacial Voyager 1, construção humana que se encontra mais afastada da Terra neste momento, entrou na fronteira de nosso Sistema Solar e pode chegar ao desconhecido espaço interestelar em questão de meses, informou nesta segunda-feira a Nasa (agência espacial americana).

Os cientistas esperam conhecer novos dados emitidos da Voyager 1 para confirmar o momento no qual a sonda, lançada em 1977, sairá da heliosfera, região aonde chegam as partículas energéticas emitidas pelo Sol e que protege os planetas das radiações do espaço exterior.

A Voyager já percorreu quase 18 bilhões de quilômetros e, segundo o comunicado da Nasa, poderia superar a barreira da heliosfera e a influência de seu campo magnético em “alguns poucos meses ou anos”.

“Descobrimos que o vento solar é lento nesta região e sopra de forma errática. Pela primeira vez, até se movimenta para trás. Estamos viajando por um território completamente novo”, disse Rob Decker, um dos responsáveis dos instrumentos de medição da sonda.

“Não deveríamos esperar muito para investigar como de verdade é o espaço entre as estrelas”, indicou Ed Stone, cientista do projeto Voyager no Instituto Tecnológico de Pasadena (estado da Califórnia, EUA).

Os dados que indicam sua situação provêm dos sensores da sonda, que detectaram um aumento da intensidade do campo magnético, já que se encontra à beira da heliosfera, onde as radiações do espaço interestelar comprimem os limites da zona de influência do sol.

A Voyager 1, que também transporta uma mensagem sobre o homem e sua situação no universo, mede as radiações para determinar sua passagem pelas fronteiras do Sistema Solar.

Desde meados de 2010, a sonda detectou uma redução das partículas energéticas emitidas do Sol, que agora são duas vezes menos abundantes que nos cinco anos anteriores, enquanto detectou um fluxo 100 vezes maior de elétrons do espaço interestelar.

Fonte: Folha de S. Paulo

18 Comentários

  1. Realmente e Tosca que nao cre que exietem meus queridos amigos Alien’s… Se nao for pelo proposito de Deus, queele nao criaria A triohes de estrelas existentes acha mesmo que nenhuma e habitada?

    O Brasil poderia fazer cooperacao com os aliens tambem hahahaha

  2. Eu também acredito em aliens.. mas nao nesses que a gente vê visitando a terra, com luzes piscando em discos voadores.. ou mesmo naquelas histórias de abdução de gente ou animais por ETs, com a finalidade de estudar….
    .
    Ter vida inteligente em um planeta? completamente possível… Mas vocês sabem o tamanho do universo? igual a esse planeta habitável eu tenho certeza que existem inúmeros…
    .
    Mas essas histórias de que seres superiores em meio á trilhoes de planetas similares ao nosso em questão de vida, vem pra cá, ligam as luzes das suas naves para serem vistas por todos é história pra americano burro ver….
    Tem gente ainda que acredita que seres com capacidade de viajar á velocidade da luz ou mais, desviando de estrelas, constelaçoes e planetas, navegando por entre diversos campos gravitacionais e obstáculos “móveis”(como meteoritos e detritos) á velocidades impressionantes, ao chegar a terra ligam suas luzes e se deixam perceber pelos telespectadores, entrando na nossa camada de ozônio e se acidentando(lembram de roswell e aqueles vídeos de ETS sendo dissecados?)
    .
    hahaha… Em vida extraterrestre eu acredito, mas Ovnis, Discos Voadores, abduções e aparições publicas…. bom pra mim é tudo balela de MIDIA AMERICANA..
    .
    VOCES JA VIRAM ALGUM CHINES OU JAPONES(por ex.) GRAVAR VIDEO DE ET?
    PELO MENOS TODOS OS FATOS QUE EU VEJO, SE PASSAM OU ACONTECEM NOS EUA…. e o que tem de louco lá nos estados unidos querendo aparecer… meu deus é muito… só não é maior do que o número de emissoras que alimentam essas histórias na cabeça de débeis mentais

  3. Vocês já viram algum vídeo ou foto não americano de aliens? Bom deve existir, alguns… No brasil tivemos o caso do ET BILU.. lembram? kkkkk
    Você já viu algum programa produzido na europa dedicar todo o seu tempo para mostrar histórias insólitas como essas? eu não
    De 100 noticias que vazam por aí de aliens, 99 são de cidadãos americanos dizendo ter visto, ouvido ou ter sido abduzido.. Lá na américa do norte ainda tem gente que acredita em pé grande.. e porque não iriam acreditar que aquelas luzes vistas na década de 50-60(onde se iniciou as historias de aliens e curiosamente também os testes das novas tecnologia de misseis e aeronaves americanas) e que até hoje “aparecem” pelos céus de lá….

  4. Não sei não… Entregar nossa posição de bandeja para um enentual alien mais evoluído? Vai que essa mensagem com informações sobre a raça humana e sua localização chegue até um raça belicosa de aliens ??? Nossas preocupações terrenas seriam balela…



  5. Deus ??? … conceito abstrato.. com certeza não existe jesus cristo/biblia/fogueira santa/dizimo… para aliens..rsrsrs

    saindo da teologia/fé/doutrinação..etc… essa sonda mostra o caminho de casa (Terra) e o que é a especie dominante na mesma …

    supomos que um ET estilo Aliens/Predator a encontre e se interesse por … rs.. nos visitar…

    acredito que existem N formas de vida inteligente espaço a fora.. milhares de anos a nossa frente.. tecnologicamente…e com certeza … muitas são… digamos.. beligerantes/conquistadores..

  6. 18 bilhões de km desde 1977 ? Legal, mas nunca sairemos do nosso sistema solar em naves tripuladas com velocidades tão baixas assim, mas parabéns a NASA.

  7. O universo não e é e nunca foi infinito, isso é a mesma história da terra achatada nos tempos áureos da exploração marítima…

  8. Com certeza existe vida fora da Terra. E o fato de nunca terem se comunicado com seres humanos mostra que realmente sao inteligentes também….
    Ah, e Rafael, Nao se preocupe, mesmo que uma raça hostil nos ache, eles vão perceber que podem ficar só olhando, de boa, a raça humana se matando sozinha…

  9. .
    .
    “ao chegar a terra ligam suas luzes e se deixam perceber pelos telespectadores, entrando na nossa camada de ozônio e se acidentando”
    .
    HEHEH é por ai mesmo… so panaca pra acreditar nisso!!
    .
    Sem duvida existe vida alienígena, e possivelmente muitos inteligentes, ainda não entramos em contato com eles alienígenas mas basta esperar… existem teorias de que no passado nos visitaram, sendo confundidos com Deuses descendo do céu em carruagens de fogo… mas atualmente nada de confirmado, mas acontecerá mano a mano que as nossas tecnologias de comunicação avançam, é somente uma questão de tempo!
    .
    Seria muita arrogância de nossa parte pensar em ser os únicos seres inteligentes de todo o universo!!!!

  10. Prezado R22. Eu tenho uma teoria que venho estudando a algum tempo. Eu acho que somos fruto de uma experiência genética mal sucedida realizada por alienígenas. Ao constatarem que a nova raça criada tinha uma tendência natural a se autodestruir, resolveram abondoná-la em um sistema solar onde haveria UM ÚNICO planeta habitável, eis que não queriam que aquela “praga” se proliferasse no universo…

  11. O espaço a fronteira final, indo + longe aonde ninguém jamais foi…e bom mesmo, estamos destruindo e vamos acabar com o q resta desta linda astronave azul por pura estúpidez, Tellus…espero morrer antes. Sds.

  12. É Rafael… raciocineo curto da nisso mesmo… se os ETs são “evoluidos”, não precisariam de uma “mapa” ou objeto que lhes indicassem a presença humana nos “arredores” da via-láctea… bastaria captar as emissões de radio e televisão que diariamente mandamos espaço afora, a velocidade da luz… vamos pensar mais… rsrsrsrs…

  13. depois falavam do dandolo…
    pessoal, a noticia na verdade é a seguinte:
    1 – nasa Acha q Achou alguma coisa…
    2 – uma das melhoras invenções humanas está prestes de sair do sistema solar, em rumo ao interespaço! essa noticia é simplesmente sensacional. ela por acaso — e a sua irma gemea, a voyager 2 — levam discos q ‘poderiam’ ser decodificados por aliens. este, junto ao homem ir a lua, é um dos dois maiores feitos da nasa! as 2 utilizam energia nuclear, e por isso foram tao longe.
    go voyager, go!

  14. .
    .
    O programa SETI tem uma teoria nova de que as transmissões radio,TV, etc, artificiais depois de alguns anos luz ou refrações radioativas de estrelas podem se modificar e virar somente um ruído a mais no universo… então nossas transmissões poderiam nunca ser notadas como tal,e ninguém saberia que estamos aqui… pra mim atualmente seria a melhor coisa pra nossa espécie, nenhuma visita!!
    .
    Valeu!!

  15. Caríssimo Blue eyes…

    Acho sinceramente que o raciocínio curto não é o meu… Já que desconheço que nossas emissões viajam na velocidade da luz. A maior velocidade alcançada por um experimento humano foi através do grande colisor de hádrons do CERN (300.000 km/h).

    Já foi comprovado cientificamente que TODOS os nossos esforços em madar “sinais” universo afora podem ser inúteis em virtude de inúmeras forças cósmicas de energia colossais, tais como, rais gama de curta duração, raios gama de longa duração, supernovas, e até mesmo os buracos negros (que possuem campo gravitacional descomunal) poderiam tornar inúteis tais tipos de contatos primitivos. Sendo certo que a NASA não confiando nessa forma totalmente insegura de contato (SETI por exemplo) encaminha sondas não tripuladas com tais dados.

    Lógico que a tese de raça oriunda de experiência genética é uma brincadeira cômica que infelizmente retrata a ignorância da raça humana. Mas que não confio realmente em contatos como o feito pela, não concordo. A raça humana é muito patética no que diz respeito à sua própria “humanidade”…

    Mas como aparentemente você demonstra ser uma pessoa informada, teria o maior prazer em debater a “teoria das cordas”, já que não um cego fiel da teoria da relatividade de Einsten.

    Realmente concordo em pensar mais, mas não pensando e falando besteira sem entender de nada…rs

Comentários não permitidos.