EUA rejeitam sistema conjunto de defesa entre Rússia e Otan

Os Estados Unidos rejeitam a proposta russa para uma defesa antimísseis conjunta entre a Otan e a Rússia na Europa, afirmou o embaixador americano diante da Aliança Atlântica, Ivo Daalder, em entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal russo “Kommersant”.

Daadler reiterou assim a postura dos EUA à proposta feita pelo presidente russo, Dmitri Medvedev, que sugeriu a criação de um sistema conjunto Rússia-Otan, no qual cada uma das partes seria encarregada da segurança de um setor do continente.

“A Otan não pode aceitar essa ideia. Unicamente porque estamos convencidos que só a Aliança, e não uma potência estrangeira, pode garantir a segurança de seus membros e seus territórios. Mesmo Moscou não quer que sua segurança fique nas mãos da Otan”, justificou o diplomata americano.

A Aliança insiste em uma cooperação na qual as partes respondam unicamente pela defesa de seu território.

“Podemos aceitar uma versão adaptada da proposta russa (de defesa) setorial. A Otan se encarregará de defender seu território, e Rússia o seu. Juntos podemos determinar como podem cooperar nossos sistemas independentes de antimísseis para reforçar a segurança da Europa e protegê-la da ameaça iraniana”, indicou.

No fim de novembro, o presidente russo anunciou a instalação de um radar e ordenou reforçar a segurança das instalações das forças estratégicas da Rússia em resposta à recusa dos EUA de dar garantias por escrito de que seu sistema de defesa antimísseis na Europa não ameaça o poderio nuclear russo.

“Não há nada novo entre as medidas anunciadas pelo presidente Medvedev. O mais importante que temos ouvido é que a porta para o diálogo continua aberta. Temos intenção de cooperar com a Rússia, mas ao mesmo tempo nossa intenção é ter nossa própria defesa antimísseis”, indicou Daadler.

O embaixador americano diante da Otan reconheceu que atualmente as negociações entre a Aliança, Estados Unidos e Rússia sobre o escudo antimísseis estão em ponto morto.

“Estamos em um atoleiro, mas há saída. Todos nós sabemos conversar. Vemos com clareza nossas diferenças e estamos prontos para superá-las”, ressaltou.

Fonte: Folha de S. Paulo

8 Comentários

  1. Até quando a OTAN vai ser subserviente aos EUA?
    Eles sabem que se pipocar uma guerra, o primeiro lugar que vai chover míssel é lá.. Mas ainda assim estão comprando essa briga junto com os EUA…
    Alguns membros da OTAN, inteligentemente poderiam se aproximar de russia, buscar um diálogo com a síria, que daí ao invés de se preocupar em gastar dinheiro para proteger seu territorio, podem se preocupar em se recuperar financeiramente….
    .
    Mesmo sendo extremistas, os árabes valorizam muito a “honra” de alguém… Eles cumprem sua palavra.. se falar que vão te trucidar, vão fazer de tudo pra cumprir isso, mas se falarem que aceitam as condições(sendo elas racionais e razoáveis) pode ter certeza que eles baixarão a guarda e acabarão com essa novela…

  2. É óbvio que essa proposta russa é inaceitável e ridícula para os americanos…
    Pois como ficariam os caros contratos já sendo fechados com a industria militar estadunidense para esse novo escudo antimísseis??
    Que ingenuidade russa desta vez!!!

  3. Boa sugestão do Charles…pois bem, os EUA não confiam a “segurança” de um continente em que ele nem está inserido fisicamente, mas a Rússia tem que aceitar a presença de mísseis Yankees por lá ? Os EUA tem que aprender que ninguém mais cai nesses “papinhos” não!

  4. É o mesmo de sempre, os EUA usam a OTAN para cercar a Rússia e a China depois que eles caírem na armadilha feito pato, fazem o que querem no quintal deles, se a Rússia não estiver “mexendo seus pauzinhos” para apresentar uma resposta a altura, vai se ver em péssimos lençóis, os EUA querem ter em mãos de fazer a Rússia virar pó, é assim que eles espalham “democracia” pelo mundo.

Comentários não permitidos.