A democracia e os militares: dormindo com o inimigo?

Hoje, quando o Estado de Direito parece se consolidar em países sul-americanos que até os anos 80 eram governados por ditaduras militares, ninguém quer estragar a festa trazendo à tona presságios ruins. Mas já há algum tempo vêm se alertando que o fim da ditadura militar na Argentina, no Brasil, no Chile, no Paraguai e no Uruguai deve ser comemorado sem baixar a guarda.

O temor é que as Forças Armadas recuperem um protagonismo na sociedade que poderia pôr em risco a democracia.

Nos casos da Argentina e no Paraguai, as Forças Armadas não têm mais a posição privilegiada que outrora ostentavam. No caso argentino, isso se dá porque a ditadura militar foi muito sangrenta e pelas próprias circunstâncias que levaram ao seu colapso.

“No Paraguai, o poder que os militares têm contrasta com o que eles têm em outros lugares, não porque sejam mais democráticos, mas porque sua esfera de influência é menor”, afirma o pesquisador Thomas Otter, da Universidade Georg August de Göttingen e que vive na Bolívia.

“Os problemas são diferentes: no Paraguai há menos tráfico de drogas e os índices de criminalidade são mais baixos que nos países vizinhos”, diz Otter, mencionando áreas tradicionalmente de responsabilidade da polícia.

O pesquisador Peter Alterkrüger, vice-diretor do Instituto Ibero-Americano de Berlim, e grande conhecedor da história paraguaia do século 20, discorda. Ele está convencido de que, apesar do tamanho reduzido e do pequeno orçamento, as Forças Armadas são a única instituição no país com capacidade de encarar a ameaça que são os cartéis de drogas e outras organizações criminosas, armadas até os dentes.

O Exército é a nova polícia?

“Se não for o Exército, quem vai enfrentá-los se a polícia é tão mal aparelhada?”, questiona Alterkrüger, observando que uma das máximas da democracia paraguaia tem sido “fortalecer o papel civil das Forças Armadas”.

Exatamente por isso deve-se perguntar de que forma evolui o crescente envolvimento dos militares na vida civil, não só no Paraguai. Para alguns analistas políticos, o caminho que tomaram as relações entre civis e militares em grande parte da América do Sul é motivo de preocupação.

“No passado, em momentos de crise, não eram poucas as pessoas que sonhavam que o Exército daria um golpe para restaurar a ordem. Mas agora é no âmbito da democracia que se recorre aos militares para reforçar a segurança interna”, observa a pesquisadora Claudia Zilla, do Instituto Alemão de Relações Institucionais e de Segurança (SWP, na sigla em alemão).

“Ainda que oficiais das Forças Armadas já não assumam mais o poder político nem intervenham por conta própria, como faziam antigamente, o simples fato de certos governos apelarem aos militares em vez de à policia para resolver conflitos internos é um sério problema”, diz.

A naturalidade com que o Exército brasileiro declara que a perda de vidas inocentes é inevitável na “guerra” contra traficantes nas favelas do Rio de Janeiro, a repressão violenta do movimento social Mapuche por parte da polícia militar chilena e outros excessos a que os militares parecem condenados por formação quando cumprem tarefas que não são deles evidenciam o que está em jogo quando se aborda o tema.

O risco de excessos militares e a falta de controle civil

Numa análise publicada em dezembro de 2010, Zilla também observou que, no Uruguai, a predominância de militares sobre os civis no comando do Ministério da Defesa compromete o controle público da instituição militar, uma situação que é compensada apenas pela existência, no Parlamento, de uma comissão para questões de segurança que tem ingerência sobre o orçamento das Forças Armadas.

Órgãos de fiscalização semelhantes existem na Argentina e no Chile, embora nem todas as fontes de renda do Exército chileno estejam sujeitas ao controle do poder legislativo.

“Mas seria muito fácil dizer que os militares são culpados pelo atual estado das coisas. Na maioria dos casos, é um governo democrático que decide concentrar tanto poder na mão das Forças Armadas e entrar numa relação de dependência tão assimétrica”, declara Zilla, enfatizando a importância de estabelecer uma definição mais precisa das funções do Exército e de fortalecer o controle civil sobre os militares. Esses objetivos só podem ser alcançados se os governos promoverem abertamente uma política de segurança mais abrangente e transparente.

Autor: Evan Romero-Castillo (ms)
Revisão: Alexandre Schossler

Fonte: DW-WORLD.DE

35 Comentários

  1. Esse texto parece meio confuso ou sou eu que ando com a minha capacidade de entendimento comprometida.

    Acho que ja passou da hora do Exército sair da comunidade do Alemão. Milico deve ficar nos quarteis ou no campo, treinando para o pior.

  2. Essa história de repressão militar coibir o tráfico… pode até ter algum sentido.. mas é uma medida paleativa, efêmera.. Se a realidade social não mudar. logo outros traficantes assumem o lugar dos antigos que foram mortos e presos e facilmente conseguirão criar novos caminhos para distribuir sua droga…. A prova disso é que as bases americanas na colombia não coibiram em nada a produção de cocaína na colombia… que hoje pode não ser produzida totalmente pelas FARC(que acredito, uma hora vai cair) mas continua sendo produzida, mas de uma forma mais sorrateira do que antes quando as FARC eram absolutas…
    .
    Oque alimenta o exército do tráfico não são usuários ou autoridades corruptas… Enquanto tiver gente sem acesso a educação, vivendo praticamente na miséria, os traficantes sempre terão mão de obra para produzir o seu produto e distribui-lo mesmo que naquela logística da formiguinha. A guerra contra o tráfico nos moldes como conhecemos hoje nas américas é um fracasso. Se discordam de mim, coloquem no papel o quanto é gasto anualmente nas américas para combater exclusivamente o tráfico de drogas. Agora poem todo esse ENORME MONTANTE DE DINHEIRO QUE ABASTECE A INDUSTRIA DE ARMAS em ações visando a educação e a integração social dessas populações que estão a margem da civilização e analizem a longo prazo o retorno que esse investimento geraria…

  3. Ao fortalercer-mos n FAs estamos assegurando a integridade de n país, os golpistas são outra coisa, aliás esse tempo já acabou na AL e em especial no BRASIL.As instituições da AL tem medidas p assegurar a democracias nos países membros…assim espero. Sds.

  4. Sr.Thomas Otter.Embora a calça jeans e as nadegas caminhem juntinhas e ate mesmo se esfregando o que o furingo tem haver com as calças?Dizer que o Paraguai tem menos criminalidade e trafico de drogas e embora não citaste o contrabando de armas é realmente estar por fora da realidade.Suas afirmações se baseiam em que dados?Numericos diretos?Comparar um pais populacionalmente inferior com outro com densidade populacional muito maior sem levar em conta o calculo proporcional meu amiguinho teus conhecimentos SÃO MUITO CHINFRIN e ainda bem que não formou-se no Brasil e que nem aqui habitas…Sem mais para o momento…Beijinhos nas nadegas.

  5. Quanta besteira, quem escreveu isso, nao conhece nada de Brasil atual, fala sério, como alguem pode publicar algo tão estúpido?….falar nesses termos em relação à Paraguai, Bolivia, tudo bem…..mas Brasil? fala sério…quanta incompetência, ou talvez tendenciosa para denegrir e subjulgar as nossas forças armadas à mais atrasos nos reaparelhamento….só pode. Essa direita entreguista sempre tentando tentando nos enfraquecer ainda mais….

  6. Eu acho graça com esses painhos demagogos cheios de hipocrisias.Hoje esta na moda trazer a sociologia e a antropologia para querer se explicar e resolver assuntos gerais de sociedades.As ditaduras na America do Sul foram produtos de arquitetação extrangeira.No caso do Brasil não se visava o poder e sim impedir o comunismo de assumir o poder.De um modo geral tanto as ditaduras quanto as resistencias as mesmas foram usadas por interesses extrangeiros.Reparem a diferença da ditadura militar no Brasil da Chilena e Argentina que permaneceram fieis a Washington ate o ultimo momento.No Brasil quando nossos militares perceberam que as intenções Americanas iam alem do controle regional ideologico mas extrapolavam para o expansionismo os militares Brasileiros se afastaram de Washington.Sempre houve uma influencia Americana em aflorar desentendimentos entre Argentinos e Brasileiros.Muitas coisas e alguns eventos se deram sem serem do conhecimento da opinião publica.Foi então que o Brasil tomou a decisão de desenvolver-se na area atomica,aeroespacial e implementar a industria belica nacional.Essas coisas não te ensinam nas escolas.Dentro do proprio golpe tambem houve traição.A intenção do mesmo era permanecer por 6 a 8 meses ate que a situação da ordem publica estivesse assegurada e retornar o pais a democracia.ALGUNS CRESCERAM O OLHO E SE PERPETUARAM.Agora ficarmos escutando estorinha de uns merdas que seus paises as forças armadas deles ate atacam a nossa policia federal na fronteira para defenderem seus contrabandistas,narcotraficantes e mercadores de armas e ainda quererem pitacarem nos assuntos internos do Brasil é mesmo muita filha da putisse.Jamais em nossa historia forças armadas,forças de segurança de paises fronteiriços ousaram dispararem contra a contenção de fronteira Brasileira.Jamais tambem nenhum governo vizinho ousou lidar com o Brasil com agressividade ou ameaça sem que todos recebessem respostas a altura.Perigos de insurreições populares,militares,ideologicas todos os paises da terra tem mas querer dizer que por nossos militares estarem ajudando em problemas de segurança publica é perigoso a democracia é mesmo falta do que pensar e apenas visar disseminar desconfiaças.discordias,divisões.Todos os dias cada ser humano da Terra corre perigo mesmo sem perceber fazendo coisas corriqueiras como o simples fato de ir ao banheiro usar o vazo sanitario.Vai que sejas acometido de prisão de ventre e o endurecido touleitão cause-lhe o rompimento da veia bosterica e consequentemente uma hemorragia fecal heim!!!

  7. Toda essa KAOZADA desses Cucarachas é porque sabem que mais cedo ou mais tarde a politica no Brasil vai mudar e do jeito que vai muito mais rapido do que eles pensam.Apenas querem nutrirem-se de nós e nossos politicos otarios ainda alimentam e engordam essas cobras com o dinheiro do contribuinte Brasileiro.Voces todos ficarão satisfeitos quando a nossa volta tiverem muitas bases Americanas e ate Chinesas e quando esse momento chegar lembrem deste maluco aqui e das abobrinhas que eu escrevo.Muito embreve os Geisers termais do centro-oeste se transformarão em chafarizes de lava e gazes venenosos e o pantanal e a Amazonia verterão sangue.

  8. GUSTAVO G essa tendencia natural de novos assumirem lugares dos que morreram e foram presos é natural.O que pode acontecer de mais grave e ainda não sei porque não aconteceu é que eles recebam filosofia ideologica e doutrina de guerrilha.Alias doutrina de guerrilha ja recebem e não é das FARCs ou IRA e sim de ex-militares especialistas que ao invez de serem absorvidos pelas forças de segurança são postos na rua e sem condições de integrarem-se ao mercado de trabalho.Aproximam-se nossos eventos e teremos dois grandes perigos a gerenciarmos 1-A espionagem Anglo-Sionista que tenta de todas as formas atrair o Brasil para a intolerancia radical contra Arabes e Palestinos 2-O Narcotrafico sufocado e prejudicado economicamente organizar-se e investir contra a sociedade com terrorismo e uma terceira hipotese que na verdade esta dentro da segunda,os narcotraficantes para atrairem apoio dentro da sociedade tomarem a bandeira dos descasos publicos e roubalheiras se fazendo justiceiros do povo.Na investida do BOPE no complexo da Vila Cruzeiro não lhes foi disponibilizado apoio aereo pois se tivessem teriam desembarcado tropas no topo do complexo e com atiradores embarcados hoje não teriamos 600 fujões invisiveis e sim 600 defuntos.Na operação da complexo do Alemão levada a cabo pela secretaria de segurança com toda a parafernalia e com VERGONHOSA FANFARRONICE jamais se localizou os +ou- 800 bandidos que ali se concentravam,não foi localizado seus arsenais(as armas apreendidas eram armas fora de uso ou em manutenção),seu dinheiros e seu ouros.Onde foi parar tudo isso,onde esta?De la pra ca a Policia Federal,o BOPE,O Choque,o estado maior da PMERJ e seleto setor da Secretaria de seguarança passaram a monitorar tanto os narcotraficantes com tambem POL.Chegaram atravez de escuta outorizada pela justiça prenderem importantes policiais da cupula da PC.Hoje estão na rua e tem ate quem esteja processando o Estado dizendo que foi vitima de preconceito racial por ser negro.Ja é realidade que temos um poder paralelo dentro do poder do Estado.Aqueles armamentos que não foram encontrados,aqueles bandidos que não foram capturados,não podem virem a ser usados como BRAÇO ARMADO?Então lhes pergunto,onde estão os corretos para que possamos confiar neles?Quem é do mal e quem é do bem?A coisa é seria vivemos uma guerra contra o narcotrafico e contra a mafia do poder paralelo.Para defendermos os interesses do Brasil e da sociedade Brasileira precisamos de todos que pudermos dispor independente que sejam militares,civis,federais e populares.Precisamos passar o Brasil a limpo em todos os sentidos em todas as esferas.Precisamos assima de tudo fazermos justiça igual para todos.

  9. Esses caras que escreveram o texto estão caçando assunto pois o exercito já queimou o filme deles com essa ditadura por varias geraçoes e mesmo tendo uns viuva da ditadura ainda estao tudo velhinho tomando viagra para morrer logo de infarto o exercito ja fez a besteira de servir a interesses estrangeiros ajudando a dar um golpe na monarquia ajudando na operaçao condor gringa o certo e ter uma reforma ja nas forças armadas pois a elite ja entra como aspirante e os guerreiros entram como soldados a elite quer ser ingles e os guerreiros querem ser guerreiros falta um estrelado de atitude que a tropa se espelha na verdade ha um abismo entre essas’ duas instituição’ acorda governinho para o brasil ser potencia tem que investir nas forças armadas mas nao so com material mas na forma da hierarquia de nos guerreiros termos que servir uma elitinha entreguista e de filhinho de papai acoxambrado que so tem patente porque pulou todos as graduaçoes porque e playboy.Um salve só para os guerreiros.

  10. Pois é maluquinho, se desestabilizarmos as bases que sustentam essas Organizações imorais como as FARC, naturalmente elas irão ruir, e o estao pode sim ser tão presente que ninguem tenha coragem de assumir o papel de traficante no lugar dos que foram mortos ou presos….
    .
    Mas isso demanda um esforço gigante e constante, o que é muito dificil de se executar tendo em vista a realidade orçamentária das forças de nosso pais e dos paises vizinhos….
    .
    Também não quero dar uma de sociólogo achando que é só colocar comidinha na boca dos famintos, resolver problemas familiares que tudo se resolve… Isso é utópico…
    Eu só defendo que todos os esforços não devem se concentrar únicamente no combate direto ao traficante e aos usuários…
    Mas por exemplo, porquê não investir num sistema carcerário mais humano(com menos celulares, trafico e crime organizado entre os internos), mais abrangente(celas para todos) e que integre o detento á sociedade(trabalho, tratamento para dependencia quimica).
    Hoje o cara entra como ladrão de galinha(um usuário) na prisão e sai de lá com todas as ferramentas, telefones e contatos para se tornar mais um gangster aqui fora.
    .
    As grandes negociações entre traficantes partem de dentro para fora dos presidios. Todos os chefões do crime, mesmo presos, tem celular, internet, wifi e serviço de quarto… um absurdo… ENFIM O CRIME É UMA FIRMA E ELA SE RENOVA E SE ADAPTA DE ACORDO COM A REALIDADE DO MERCADO. A UNICA FORMA DE FALIR ESSA FIRMA É TORNANDO-A DESNECESSARIA(mas aí eu caio em outra utopia).
    .
    Só sei que nesse nosso modelo carcerário e de combate ao tráfico é um fracasso… Afinal, da muito mais votos encher as fronteiras de equipamentos tecnologicos(vants avioes e radares) e fazer asfalto, do que construir presidio e dar acesso á serviços sociais como educação por ex.

  11. GUSTAVO meu caro tambem vejo mais ou menos semelhante como voce mas infelizmente a realidade é outra.Vivemos uma guerra e em uma guerra não se facilita ao inimigo.Essa de que o crime deixara de existir com penitenciarias mais humanas eu discordo.Um preso comum custa mais ou menos 800 reais ao contribuinte Brasileiro.Um preso especial custa muito mais e um preso de segurança maxima mais ainda.Para mim preso deveria pagar a comida que come e as instalações que ocupa com trabalho forçado.Ao invez disso recebem regalias e beneficios e ate existe O AUXILIO PRESO.Isso mesmo,familias de presos recebem auxilio do governo ou melhor nós os Brasileiros sutentamos os presos e ainda sustentamos as familias dos mesmos.A maioria dos trabalhadores Brasileiros recebem 800 e ainda auxilios???Bandido bom é bandido morto e o crime so respeita o fogo e o aço.Leis mais severas ao invez de beneficios e mesmo assim serviriam somente para inibirem mas nunca para erradicarem.O crime so se erradica com o combate direto levado com austeridade.Aquele que é acostumado a ganhar mole jamais acordara as 4 da manhã e enfrentara um trem lotado com uma marmita de arroz com um ovo frito para ganhar um salario minimo.Ultimamente ao invez de investirem contra as forças de segurança covardemente investem contra cidadões inocentes,investem contra a sociedade.O direito de rendição a quem depor as armas mas o aço por dentro da cara para todo aquele que fazer frente a representação da lei em defesa da sociedade,Extrito cumprimento do dever mais um na estatistica.Sabe meu amigo não pense que o Carioca morre de amores pelos Caveiras pois na verdade todos os temem e os respeitam.Sabe o que vem ocorrendo com cartas enviadas a meios de comunicações,parlamentares e reporteres?O povo diz que não quer nem o Exercito e nem a PM ocupando as comunidades,eles querem o BOPE pela austeridade da unidade e pelo perfil incorruptivel.Então quantos BOPEs precisariamos ter para ocuparem as comunidades e para dar segurança a todo um estado?Desde 1978,1979 foi iniciado um trabalho de formação de uma unidade especial de policia que chegou a uns 2 anos atraz a ter 80 homens e no ano passado a 300 homens.O crescimento da mesma é natural e necessario mas não pode comprometer a qualidade?Sim pode,pois quando for detectado o primeiro desvio de conduta todo um trabalho de mais de 30 anos tera ido por agua abaixo.Esta ja em formação uma nova unidade de elite na PM Carioca.Não é divulgado o andamento e o teor dos treinamentos e nem mesmo o armamento utilizado.Somente ventilou-se que o uniforme sera Azul Escuro.O BOPE hoje é mais uma unidade de Comandos,uma força especializada em incursão,retomada e resgate em qualquer area em qualquer circunstancias.Eu gostaria que ele não crescesse tanto e que continuasse como é para ser exemplo não so a outros policiais e policias mas a toda a nossa sociedade.Precisamos ter muitos guerreiros como eles,moralizados,incorruptiveis e fiéis a seus principios.Educação,sociologia é dever do Estado e não do agente de segurança que é pago para cumprir e fazer cumprir a lei.Sou contra a interação a meu ver deve haver uma distancia entre o policial e o cidadão pois a convivencia gera a amizade e consequentemente a intimidade e o envolvimento e subsequentemente o desvio.

  12. Sr.Thomas Otter.Embora a calça jeans e as nadegas caminhem juntinhas e ate mesmo se esfregando o que o furingo tem haver com as calças?Dizer que o Paraguai tem menos criminalidade e trafico de drogas e embora não citaste o contrabando de armas é realmente estar por fora da realidade.Suas afirmações se baseiam em que dados?Numericos diretos?Comparar um pais populacionalmente inferior com outro com densidade populacional muito maior sem levar em conta o calculo proporcional meu amiguinho teus conhecimentos SÃO MUITO CHINFRIN e ainda bem que não formou-se no Brasil e que nem aqui habitas…Sem mais para o momento…Beijinhos nas nadegas.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, muito boa a resposta do maluquinho!
    Realmente um texto confuso e lançado de um base não muito solida acho que nem valia a pena estar em um site como esse, mais pra veja,cometario da rede globo ou coisa parecida.

  13. O autor trabalha na recém-criada (07/11/2011) Fundação União Europeia-América Latina e Caribe (UE-ALC), que fomentará a cooperação econômica, cultural, política e científica entre os países do bloco europeu e os Estados caribenhos e americanos, com exceção dos Estados Unidos e Canadá. De agora em diante, as cúpulas interregionais serão coordenadas pelos escritórios da instituição, sediada na cidade-estado de Hamburgo.
    O Governo da cidade-estado tornou possível a criação da Fundação, disponibilizando salas, ajudando a equipar seus escritórios e subsidiando aluguéis. Além disso, a Fundação recebe o apoio do Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE). Embora ainda pouco se saiba sobre seus objetivos específicos, uma das primeiras tarefas do órgão recém-fundado será o de organizar a 7ª Cúpula UE-América Latina e Caribe, a ser realizada em Santiago em junho de 2012.
    Mas para Jeffrey Sachs:
    “Como parte de um ajuste, a Europa precisa de uma infusão de apoio financeiro que virá de fora da zona do euro, canalizada através do FMI. Estamos, portanto, no fim de uma era, não apenas na Europa, mas globalmente. Os poderes econômicos emergentes têm superávits financeiros, crescimento econômico e muito em jogo na estabilidade global. Eles têm os meios para fazer o papel de novas fortalezas do sistema multilateral. Os poderes tradicionais terão de abrir espaço para eles na cabeceira da mesa. Isso deveria acontecer de maneira cooperativa e ordeira, não através da crise ou do colapso econômico.”
    Falidos e quebrados aparecem como moscas… agora todos eles querem cooperação econômica, cultural, política e científica (está mais para neo-colonialismo).
    Portanto olho vivo brasileiros, pois como prega aquele velho ditado “quando a esmola é grande o santo desconfia…”

  14. numa noite qualquer:
    “ôôô maaanhéééé”,
    o quiéééé mininooo ??
    não consigo dormir, acho que tem um milico debaixo da cama?!!
    rsrsrs malditos revanchistas, patetico!!!

  15. Eu só acho, se o povo brasileiro vier a se revoltar contra os políticos corruptos, as Forças Armadas não devem atirar no povo.

  16. Os machos e as femeas extremistas perderam e foram enrabados pelos milicos para o deleite da direita reacionaria golpista.Fugiram para a Europa e la experimentaram LSD,Anfetaminas,Barbituricos e Maconha.Voltaram quebrando a asa com a filosofia de que o homessessualismo não é disturbio psiquico ou genetico e sim MODERNA OPÇÃO.São hoje os kits Gays da vida e notem como muitos dentro da esquerda gostam de curtir o mesmo sexo ou os dois.Bis,Lesb,Boiolas e simpatizantes.Associaram-sem a Elite Chincheira e contam ate com a parcela de direita dos Maconhas Livres.A nova tatica revolucionaria consiste em interferir nas familias e disseminar o homossessualismo.E neste pensamento boa parte do governo e do congresso estão contaminados.Ate as pomba-giras que antes curtiam a verdura agora tambem emburacam na fruta e os Tranca-Ruas entortaram os charutos torraram unzinho e curtem mandiocas.A antes menosprezada ala Cristã formada por congressistas Evangelicos,Catolicos e Kardecistas é que segura a onda da moralização senão ja tinham boiolizado o Brasil e os Brasileiros.Querem interferir na criação e na sexualidade de teus filhos.Querem ditar as midias e assim tirar sorrateiramente a liberdade dos Brasileiros.Esse Comunismo New Generation conta com adeptos na direita,esquerda,Midias,Industrias e uma pequena fração Militar arregimentada com promoções e comandos.Pagam e equipam bem seus policiais e abanam o rabo para os lobos externos pensando assim que todos eles garantirão suas perpetuações quando resolvermos dar um basta em toda essa imundice e em toda essa roubalheira….SEM PRISIONEIROS SEM SOBREVIVENTES UM BOM COMOÇO.

  17. PQP 1maluquinho nunca antes na historia do PB alguém foi tão didatico em explanar a boiolice (não confundir com opção sexual) que a midia a serviço dos politicos laranjas quer impor a todos um comportamentos anti-natural… no fundo é a velha tactica de criar cisma para poder governar e roubar tranquilos… eles não nos enganam mais…

  18. 1maluquinho disse:
    09/12/2011 às 18:48
    genial camarada pino froxo, deviam ler seu comentario na tribuna do congreso, muito legal rsrsrs
    e digo mais, estão querendo destruir a familia tradicional, com ideais de modernidade promiscua,com apoio da midia prostituida brasileira,não tenho nada contra as opcões de ninguem,mas o que sempre foi correto na sociedade esta sendo vendido como fora de moda, o certo e moderno e tocar o foda-z$, depois não reclamem de uma sociedade desajustada, se o que se prega uma familia desestruturada,

  19. DANDOLO o primeiro comando que um soldado aprende é este COMANDO ERRADO NÃO SE EXECUTA e isso se aplica ate ao comando de seus comandantes.Eles servem ao Brasil e não a homens e mulheres de passagem então não se expante se lhes derem ordens para atirarem no povo e se virarem a quem lhes ordenou e o metralharem.O povo Brasileiro não é mais sugestionado poe EMBUSTEIROS e o soldado Brasileiro não é mais um animal sem raciocineo a executar qualquer comando somente para ouvir um mediocre elogio MUITO BOM MILITAR!

  20. Estão querendo transformar o Brasil numa Holanda de promiscuidade e numa Siria de condicionamentos sociais.Estão querendo acabar com a verdadeira Democracia com a verdadeira liberdade e se não abrir-mos nossos olhos e não nos manifestarmos nesse sentido artimanharão leis irreversiveis.Em 2014 teremos eleições Presidenciais e em quem votaremos?Na manutenção da QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS ou no retorno dos VENDILHÕES REACIONARIOS?Não se iludam por nada e nem por ninguem PORQUE TODOS APENAS VISAM O PODER DO BRASIL PARA NUTRIREM LEALDADES IDEOLOGICAS EXTERNAS E PARA MAMAREM NA CABRITINHA.Esse pais necessita não somente de uma mudança de tendencias mas acima de tudo de uma mudança profunda no sistema e nas regras do mesmo.Votem em 1 maluquinho para Presidente.Eu acabarei com a estabilidade no serviço publico demitindo dos mesmos todo MORCEGO e todo SANGUEÇUGA dando oportunidade a todos e assim fazendo justiça social.Eu promoverei o dialogo profundo para mudança no sistema de governo com enfase no parlamentarismo escolhido por referendo a forma se parlamentarismo simples ou parlamentarismo presidencialista.Eu pavimentarei e desenvolverei as nossas estradas e não as estradas Latinas que serão usadas por adversos contra nós.Eu protegerei o produto e a tecnologia nacional.Eu farei uma revisão profunda na constituição e em nossas leis.EU NÃO ME CHAMO ENÉIAS MAS PRODUZIREI A BOMBA ATOMICA E CAPACITAREI NOSSAS FORÇAS ARMADAS COMO O MELHOR DO MELHOR INDEPENDENTEMENTE DA PROCEDENCIA DOS MESMOS PORQUE NÃO SOU XENOFOBO-IDEOLOGICO.E para finalizar EU DAREI AOS BRASILEIROS O QUE É DOS BRASILEIROS E DAREI AS RATAZANAS CHUMBINHO.rsrs rsrs

  21. Maluquinho querendo transformar Brasil numa Holande de promiscuidade…querendo acabar com a verdadeira democracia. Quando se fala em Brasil, temos que pensar de que grupos sociais estamos falando. Creio que um grupo seguidores do pentecostalismo envangelico segue em regra uma moral onde promiscuidade nao e encorajada. Mas o que o carnaval. Brasil nao tem nada aprender da Holanda nessa questao. O que e a tanquinha fio dental. Isso foi desenvolvido no Brasil, satisfazendo uma determinada camada social, as classes medias, frequentadoras dos ipanemas, copacabanas e guarujas. Depois espalhou e claro.Setores da alta burguesia e das classes medias sempre foram promiscuas. Nada tiveram que aprender da Holanda. Verdadeira democracia, onde isso existiu. Nao no Brasil. Nem mesmo em Atenas da Grecia antiga, onde a democracia la era baseada no servico do escravo. O que voce chama de democracia? Regime politico onde o estado nao interfere na economia, como dizia os ideologos do Monetarismo, e do Liberalismo ou neo liberalismo economico. Onde isso existiu a parte dos textos de escritores que apregoam essam doutrinas. O Estado sempre interfiriu na economia. E capitalismo nao se sustenta sem a interferencia do estado. Pode ser que considera o Chile sob o regime de Pinochet verdadeira democracia. Ai em uma questao de ponto de vista. Posso ter minhas discordancias.Agora quanto a possibilidade de ser eleito presidente. Maluquinho no poder tentar por em pratica um programa semelhante o antigo programa integralista. Na medida em que tentara produzir armas atomicas e adquirirem armas sofisticadas no exterior, posso garantir que colocara o Brasil em conflito com os Estados Unidos. E recomendo a Maluquinho que estude o que sucedeu com Saddan Hussein, outro nacionalista fascista que tentou fazer do Iraque uma potencia militar, comprando armamento no exterior e tentando desenvolver sua propria bomba atomica. Ou o que sucedeu com Coronel Kaddafi, que tinha o mesmo programa.O que esta prestes a ocorrer no Iran e no Paquistao. Este por sinal e um dos poucos paises no mundo onde o regime segue uma linha prussiana de capitalismo. As Forcas Armadas comandam um grande setor da economia naquele pais. Cuidado Maluquinho, Tio Sam nao gosta de gente tipo Eneias no poder. A nao ser que ele se torna um ditador a servicos dos gringos nos paises onde governam. Mobuto no Congo foi um ditador mas era gente que os gringos gostavam? Pinochet tambem e Suharto se tornou gente de confianca dos gringos apos ter matado mais de um milhao de indonesios quando derrubou o governo nacionalista do presidente Sukarno em 1965.

  22. Maluquinho, parece ter confudindo a experiencia do Gabeira, autor do livro Que Isso Companheiro com a experiencia de outros “extremistas. Primeiro vamos aos fatos. O consumo de drogas sempre ocorreu no Brasil. Maconha por diferentes classes sociais. Quando menino ouvia dizer de garotos mais velhos que costumavam fumar maconha, na epoca enrolados em palhas de milho. Isto antes do exilio em massa de brasileiros para Europa.Anfetaminas e barbituricos consumidos por jovens classe medias e burgueses pelo que me consta nas decadas de 1950 e 1960. O LSD surgiu no Brasil tambem nos meios jovens das classes medias e burguesas na segunda metade da decada de 1960. A onda do hipismo, cabelos longos, musica jovem, Elvis Presley, Beatles. Roberto Carlos, Caetano Veloso e a Tropicalia, tudo fez parte da penetracao ideologica norte americana nao so no Brasil como na maioria dos paises do mundo. Esses movimentos seguiram a coca cola, cachorro quente, filmes bang bang etc. Temos que ir no inicio de 1940 quando os Estados Unidos comecou influenciar o mundo cultural do Brasil e do resto do mundo. Quanto a mudanca de atitude a certos aspectos da moralidade sexual nao se pode deixar de lado a influencia do cinema norte americano no resto do mundo, a psycanalise de Freud, e a influencia intelectual francesa nos universitarios brasileiros que sempre existiu. Voce parece simpatizar com a filosofia politica de Eneias. Bem Eneias tinha um vinculo com o grupo de Lyn La Rouche. Este, atravez do Executive Intelligence Review, tem mantido que a “decadencia dosa costumes” morais da sociedade ocidental e produtos de trabalho planejados pelos Judeus. O Jazz, o Blue e o Rock and Roll foram criados por musicos judeus da Europa Oriental que haviam se emigrados para paises Ocidental e para os Estados Unidos em particular como parte de uma estrategia de minar os valores fundamentais das sociedades ocidentais. Hitler acreditava nisso. Voce me parece seguir aquela linha. Dai o apoio de Blue Eyes. Pessoalmente eu nao confundo antisionismo, uma politica imperialista de judeus europeus com antijudaismo. E os La Rouches, Nazismos, e porque nao os Jesuitas misturam os dois. Voce segue uma tradicao, que tem as maos sujas de sangue dos judeus mortos nas fornalhas dos campo de concentracao durante a segunda guerra mundial.

  23. Caro jojo… sem meias palavras, afirmo… o INTEGRALISMO seria a salvação para esse pais… para quem realmente conhece a historia do movimento e não queira falar asneiras, indico começar pesquisando sobre a vida e obra de Plinio Salgado… ademais, defender valores naturais e necessarios ao homem como Deus, Patria e Familia não pode ser considerado errado… ou eu estou equivocado?… querer misturar o sincretismo politico da epoca, colocando no mesmo saco o movimento nacionalista brasileiro junto com o nazismo alemão (que cada um conte a sua historia) é passar ao lado da verdade… o movimento integralista teve sim uma influencia do nacional socialismo alemão… mas somente no que tange ao simbolismo e organização… os ideais eram, muitas vezes, avessos ao nazismo… exemplo: muitos negros participaram do movimento, colocando em xeque qualquer duvida sobre a politica de segregação racial nazista estar sendo usada pelos integralistas… no quesito nacionalismo sim… eram tão radicais como os alemães… é um tema interessantissimo e seria de muito proveito para a nação brasileira estudar a historia do movimento integralista nacional que teve tudo para nos transformar em uma NAÇÃO com letras maiusculas… saudações…

  24. Blue Eyes, ja havia percebido sua simpatia pelo movimento integralista. Sim concordo o movimento nao era racista, pelo menos nao oficialmente. Quando no exercito, conheci pelo um menos um capitao ex pracinha que fazia campanha politica em favor do integralismo. E quando le seu programa social realmente pode parecer ate socialista. Mas o fato historico e o integralismo foi a versao brasileira do fascismo. E nao vejo o fascismo como movimento que possa vir trabalhar em favor da maioria da populacao: os que nao tem nada mas a sua capacidade de trabalho. E um movimento para as classes medias e as classes altas que se sentem ameacada pelas classes mais baixas.O problema que em caso de uma possivel tomada do poder pelo integralismo ou movimento semelhantes e o nacionalismo. E governo forte nacionalista nao e bem visto pelo tio Sam. Saddam era fascista, nao socialista, mas nacionalista. Quem o matou? Kadaffi estava mais proximo do fascismo do que qualquer coisa parecida com socialismo. Nacionalista, quem o matou. Se Eneias tivesse tomado o poder, e se nao tivesse capitulado as “forcas ocultas” isto e imperialistas e seus lacaios, teria sido assassinado tambem

  25. Francoorp, conheço irmãos integralistas!.. não tem esta imagem!.. que venderam destes.. tem mais afinidades com os brasileiros.. do que com qualquer outra vertente.

  26. “o partido integralista foi banido muito tempo atras e assim é até os dias de Hoje!!!”… por isso estamos como estamos caro amigo… sempre “meia boca”… assim NUNCA seremos um global player… sempre na periferia das decisões mundiais… correndo o risco de ser o cordeiro da vez…

Comentários não permitidos.