França interromperá produção do Rafale sem pedidos estrangeiros

O ministro francês da Defesa, Gérard Longuet, afirmou nesta quarta-feira que a produção do caça Rafale será interrompida caso não sejam feitos pedidos estrangeiros, mas explicou que a manutenção das aeronaves está garantida.

“Se a Dassault não vender nenhum Rafale no exterior, a linha de produção será interrompida, depois que a França receber as 180 aeronaves que ordenou”, declarou Longuet.

“Naturalmente a manutenção das aeronaves será mantida”, completou.

Ao ser questionado sobre os motivos da Dassault não conseguir vender o caça no exterior, Longuet disse que o Rafale é mais caro que o americano F/A-18 Super Hornet.

“Quando nós encomendamos 200 Rafale, os americanos produzem 3.000 aeronaves”, disse.

Fonte: AFP

28 Comentários

  1. Infelizmente o Rafale é mais car oque o F-18 e não apresenta superioridade alguma perante ao concorrente, a única saída seria fazer o caça em linhas de montagem mais rápidas e eficientes, com taxa de defeitos de fabricação quase nulas.

  2. Se ressuscitarem o FX vem ai GRIPEN NG rsrs rsrs…….Se os Franceses não fossem tão orgulhosos poderiamos ter com eles negociações no desenvolvimento e aperfeiçoamento desta maravilhosa aeronave que é o Rafale.A realidade do mercado e do momento economico apontam para essa possivel possibilidade.Aguardemos,2012 vem quente.

  3. Economias de escala nao favorece o Rafale. Outra pergunta que deveria ser feita: Que diferenca faria 36 cacas do Brasil? Nenhuma, e em poucos anos o Brasil teria um caca com producao encerrada sem nada encubando para substitui-lo.
    No fritar dos ovos: Compra Americano.
    Russos nao vao vender tambem, portanto esquecam. A FAB e filha da USAF, tao condecorando o saito poxa, e agora me vao dizer que o Brasil abandonara toda sua doutrina de forca aerea e assumir daquele pais que sempre perde nas guerras.DUVIDO.
    A salvacao do Rafale nao esta no Brasil com 36 miseros cacas e olhe la, mas na India com 120.

  4. ISSO É MENTIRA! Já foi desmentido pelo próprio ministro, por sinal, ele não declarou isso, depois dessa mentirosa notícia, o Ministro veio a público e afirmou que a produção do Rafale irá até 2030, com as 286 unidades.

  5. .
    .
    Na matéria do Le MONDE ele não falou 180, mas “até as encomendas acabarem”… de acordo com os documentos oficiais franceses estão em 280…(286 pra ser preciso), e não 180…como disse o Justin no Cavok, os franceses precisarão de todos os caças encomendados
    .
    o Justin também colocou ja um link com as devidas correções e esclarecimentos devidos à matéria do Le Monde:
    .
    http://www.lepoint.fr/societe/longuet-la-production-de-rafale-ne-s-arretera-pas-avant-l-horizon-2030-07-12-2011-1404854_23.php
    .
    Longuet: la production de Rafale “ne s’arrêtera pas avant l’horizon 2030″
    – Publié le 07/12/2011 à 16:13 – Modifié le 07/12/2011 à 16:14
    .
    Tirem sua conclusões em relação à noticia da AFP e Le Monde…
    .
    Valeu!!

  6. Kaio O Rafale creio que seja melhor e os Franceses mais confiaveis que os Americanos… Pro Rafale ao FX

    Pro Su-35 para a MB

  7. deve pintar uns Gripen C/D.ou.NG . PELO FX-2 e ainda tenho a esperança no SU-35/34 fora do FX …. acordo governo x governo.. a Dilma fara uma viagem a Russia .antes da dicisão do FX .. quem sabe dai possa pintar o acordo

  8. 1maluquinho disse:
    07/12/2011 às 21:48
    disse tudo, a aeronave ao contrario do que dizem os engenheiros de fotografia, e fantastica, herdeira da linhagem mirrage , o que ferra e que seus fabricantes são como disse o maluquinho arrogantes e soberbos, tão com o pires na mão mas não perdem a pose,prferem perder os dedos mas não os aneis, e o pior não e o preço de aquisição não, mas sim o custo operacional que e pior que amante paulista, leva qualquer um a falencia !!

  9. Kaio, suas informações não procedem. Quem disse a você que o Rafale é mais caro que o Super Hornet? Eu não conheço uma venda do Rafale semelhante a venda de caças Super Hornet à Austrália. O último contrato que os americanos firmaram com os australianos para a venda de caças Super Hornet, cada caça ascendeu a bagatela de mais de US$ 220 milhões. Sobre a capacidade do caça americano e do caça francês, o caça francês é notavelmente superior ao caça americano, a começar pelos aviônicos, capacidades e principalmente no que tange a resistência de célula. O Rafale ainda não foi exportado porque a França não exerce grande influência no mundo, tampouco nas suas ex-colônias. Isso explica o fracasso de vendas do Rafale. Ah, jamais devemos desconsiderar que o Rafale já foi sabotado pelas empresas americanas em algumas concorrência. Isso é corrupção, sendo assim, crime.

  10. O problema foi o Rafale ser o caça Louis Vuitton – Veuve Clicquot – cartier dos céus. Rsrsrssr!!!!!!!!!!!
    Ele era para ter sido projetado não na refinada França, mas numa rude Alemanha.
    Os franceses que fiquem com seu aviãozinho de luxo para eles mesmos. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. É uma pena essa derrota mundial da Dassault, sempre produziu excelentes aviões, exemplo é o Mirage 2000 que a Índia vai reformar e continuar operando por muito anos.
    A dassault está perdendo para o capitalismo selvagem, pelo preço, pelas peças, pela manutenção e pela hora de vôo, não está perdendo por causa da qualidade.

  12. Para a realidade brasileira o Gripen NG é o mais viável. Apostaria em uma parceria com russia na produção de um superior ao rafale que é um dos melhores atualmente.

  13. Beto, o Rafale e sim bem mais caro que seus concorrentes, o F-18 e o Gripen. A compra da qual se refere, em que cada SH chega ao valor “exorbitante” de 220 milhões, e referente a um “pacote” e Nao somente a aeronave em si. Temos que considerar o que foi adquirido nesse pacote, como: armamentos, apoio logístico, treinamento, etc, para que possamos ter uma idéia do “caro” ou “barato”. Senão Nao teria lógica nenhuma vendermos 6 ST para a Angola por 300 milhões sendo que o preço da aeronave em si gira em torno de 10 a 15 milhões de dólares.
    O Fato de o Rafale nunca ter sido exportado e outra desvantagem já que com a desativacao da linha e poucas unidades fabricadas tornarão sua manutenção e operação mais caras. Melhor irmos de Gripen mesmo. Melhor 36 Gripen voando do que 36 Rafales no chão.

  14. Talvez o erro da Dassault foi ter abandonado o M-2000 em favor de um projeto bem mais caro e ambicioso. Um M-2000 nos moldes da modernização dos F-16C B60, ainda teria mercado.

    []’s

  15. Pena que a Dassault esteja tão fresca…
    Podíamos fazer, juntamente com a Índia, uma bela parceria: co-produção, ToT, e assim uma escala sustentável.
    Bem, seja o que tiver de ser…o mais importante para nós é adquirirmos conhecimento agora, para num futuro próximo termos nosso próprio avião.
    Não apenas ‘ montando’ um quebra-cabeças, como no caso da Embraer, com os ST, que de ‘ nacionais’ têm quase só o nome…
    Mas já é melhor que nada, pelo menos a ‘integração’ dos diversos componentes já se sabe fazer.
    Inda acho que o melhor é apostar no Rafales, ou então ‘ passa a régua’ nesse FX e vamos conversar com os russos.
    Quanto à ‘ doutrina’ da FAB, bem, ela que se molde nas possibilidades, e não imponha condicionantes.
    Esses são palpites de leigo, antes q

  16. NELORE meu caro todo mundo ja percebeu que voce mora nos EUA e é entusiasmado com isto ai.Não diga que Russos não vendem e não repassam porque ou voce diz o que não sabe ou simplesmente inventa.Os Russos ja vieram a publico na midia e ja desmentiram todas estas ESTORINHAS e os Americanos fizeram o que para que nós confiemos neles?Sabe meu amiguinho minha familia por parte de pai toda mora ai inclusive avó,irmã,sobrinha,primas tios e tias.Tenho parentes nascidos ai que eu nunca vi.Isso ai é uma falsa democracia com falsa liberdade.Tem padrões pré-estabelecidos e tudo o que destoa disso é terrorismo ou potencial ameaça.So tolo se ilude com os EUA.Eu poderia ate ter filhos Americanos se eu quisesse.Estou bem aqui no meu Brasil e tenho liberdade ate para me expressar chamando o ex-presidente de MANGUACEIRO e a atual Presidente de TCHUTCHCA DE VALIDADE VENCIDA e eles ainda acham graça.O Brasileiro não acredita mais em estorinhas plantadas meu caro e sim em gestos e atos,ou seja em resultados que traduzam aquilo que nós queremos e aquilo pelo que nós pagaremos.Eu sempre falei do desespero da Dessault para encantar o Brasil e o resultado esta ai.Ela não tem a propriedade intelectual total do Rafalle como afirma ter e não repassara o mesmo totalmente com afirma que repassa.O exemplo do EC725 deve ser assimilado onde prometeram repassar ele totalmente e quando nosso militares os indagaram sobre os sensiveis os Franceses alegaram que pertecem a seus parceiros e que nós deveriamos nos entendermos com eles.Os EUA não querem e não aceitam a nossa autosuficiencia em aeronautica de caça avançada e são declaradamente contra o nosso projeto aeroespacial alem de tentarem de todas as formas dificultarem o maximo possivel para nós na area atomica.Então amiguinho NELORE porque nós os Brasileiros deveriamos confiar e adiquirir material belico Americano?Arrume outros argumentos e outras estorinhas para contar meu amiguinho porque agradando ou não agradando a unica potencia que realmente pode repassar tudo o que o Brasil precisa e quer é a RUSSIA.Nem a China nos repassa tudo o que quisermos deles.

  17. É nessa realidade que poderia surgir uma parceria efetivamente estratégica;o Brasil compra logo 150 aviões, a Fraça poderia entrar com a tecnologia, o Brasil paga preço de custo com margem minima de remuneraçao pré estabelecida, e se divide a produção, metade aqui com transferencia de tecnologia e tudo mais, e, a outra metade se faz na França!Após isso o Brasil faz o que quizer e vende pra quem quiser mundo afora! Como diria o Garrincha, só falta combinar isso com os franceses, rsrs!Mas seria interessante uma proposta desse tipo pra ambas a partes!Se eles perderem a tecnologia ou os meios de produção em série vai ficar mais caro reativar depois o parque produtivo!

  18. Foram burros; se tivessem abaixado o preço o Brasil teria comprado. Não sei se nossas compras raquíticas salvariam o projeto, mas seria um começo. E uma boa propaganda.

  19. Não se esqueçam que não estaremos comprando somente 36 unidades e possivelmente podem chegar a 124.Nós estaremos comprando TECNOLOGIA.Nesse tempo todo desse lenga lenga de FX ate agora ninguem entendeu que o Brasil não somente estara comprando aviões.Eita assim a fauna nacional agradece e as simpaticas e dóceis Antinhas não correm o risco de extinção e a naturesa assina enquanto os Brasileiros ASSASSINAM rsrs rsrs O MANGUACEIRO TINHA RAZÃO ” ELES AINDA NOS DARÃO ESSE CAÇA DE GRAÇA” rsrs rsrs A Dilma não é boba e é perfeccionista não se surpreendam se ela negociar bem com a Dessault que agora esta cada vez mais nas mãos dela e quase que provavelmente perdera mais uma na India rsrs rsrs Eu cantei essa pedra rsrs rsrs Podemos ter o Rafalle bem a nosso gosto ou o Gripen NG.Eu passo creme de leite na bunda e fico de quatro na esquina pra tudo o que é cachorro vira-lata passar e lamber se o Brasil comprar F18 rsrs rsrs

  20. Meu primeiro comentário face a HONESTIDADE da matéria a começar pelo título!
    .
    Porque há vários blogs, dentre outros sites (des)informativos, que afirmam ser a NÃO venda deste aparelho ao Brasil a causa (principal – sutilmente induzida na leitura) de falência (veja você) da empresa francesa Dassault.
    .
    Um verdadeiro atentado à inteligência humana, quando sabemos que a disputa na Índia, esta sim, possuirá fortes elementos que incidirão na economia daquela empresa.
    .
    Agora, deixar de fazer um negócio devido a “arrogância” de um suposto fornecedor é dose para mamute. Ainda mais quando no mundo atual, em que vivemos, só existe gente (países e fornecedores) arrogantes…
    .
    Como sempre digo: O ponto FRACO, de qualquer BLOG ou site, que tenha o potencial de ser um Aquiles, continuará, por muito tempo ainda, sendo os comentários.
    .
    Basta lê-los, não muitos, para que se perceba.
    .
    Um viva a “naturesa” e à “edukasão”…

  21. Nick
    Pois é Nick!!! Eu tamben penso assim, eles abandonaram muito abruptamente o projeto do Mirage e deixaram de atender os seus clientes operacionais.

    Acidus
    É mesmo tem gente que simplesmente exagera, não estou reclamando do Blog por ter postado esse notícia. Com certeza a França vai ir a´te o 286° Rafale.

  22. ViventtBR disse:
    08/12/2011 às 00:20

    KKKKKKKK… Ri muito!

    Nick… como sempre comentários muito equilibrados!

    Kd vez mais a aviação de caça será dividida em Low e High!

    Países com orçamentos restritos e sem ameaças eminentes optarão por aeronaves de menor custo – aí entram os monomotores como gripen e F-16 (e poderia entrar o mirage tbm)
    Quem precisa de maior autonomia e força bruta optará pelos grandes bimotores (e pagará o preço por isso): F-15, SU-30/35, Pak-Fa, etc.

    E nesse caso os eurocanards médios bimotores sobram… pra que ter aeronaves do porte de um F-16 ou Mig29 mas com custos e complexidades de um F-15/Su-30, sem chegar ao desempenho dos mesmos?!

    Sds.

  23. Então com o esfriamento Brasileiro a India ´pe a ultima cartada né rsrs O Rafale não ganha na India.Se eu quero comprar e vou pagar e o fornecedor ou o vendedor me trata com arrogancia eu desisto e compro com outro.Isto é principio basico de filosofia de bom comercio onde O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO.Então fiquem os Franceses com sua linda,moderna e versatil aeronave com seus narizes e queixinhos empinadinhos amanhã quem sabe eles quebrados e falidos estarão comprando Gripen NG de Brasileiros.Mas como tem gente que reclama de tudo.Meu Amiguinho ACIDUS o que mais se ve nos blogs do genero são pessoas que compartilham dos mesmos pensamentos,gostos e afinidades e que não aceitam outros que tenham gostos,pensamentos e afinidades diferentes.O que mais se ve na net em sites e blogs do genero SÃO VERDADEIROS CLUBINHOS DE CONFRADES ONDE UNS EXALTAM OS PENSAMENTOS E GOSTOS DOS OUTROS OU MEDEM CONHECIMENTOS TECNICOS E TODOS COM UM MESMO PADRÃO.Por causa desta metodologia muitos sites e blogs do genero tiveram problemas e tornaram-se de acesso fechado adimitindo somente pessoas iguais.O Plano Brasil assim como alguns poucos outros tambem é diferente embora tenha tambem pessoas que discordam umas das outras mas tornar-se importante não so na formação de opiniões mas tambem na exposição de assuntos que o nosso povo não encontra disponibilizado nas midias abertas de forma imparcial e não tendenciosa.Então sendo assim enquanto este espaço permanecer assim eu terei o gosto de sempre aqui vir ja o mesmo não posso dizer a muitos outros.Se o amigo perceber aqui não se trata somente tecnologia militar e armamentos mas sim tambem muitos assuntos inclusive geopolitica e politica externa e diplomacia.

  24. O que eu quis dizer é que EU não vejo diferença naquilo que se denomina de “arrogância” entre as nações: por exemplo, não consigo enxergar a França mais arrogante do que os EUA.
    .
    Não estou dizendo com isto que o RAFALE é melhor para o Brasil, uma vez que nem o Brazil sabe o que é melhor para si mesmo.
    .
    O que tentei dizer é que se existir uma possibilidade de aprendermos qualquer coisa que nos faça progredir, PENSEMOS EM NÓS (BRASIL) e deixemos esta “arrogância” a ser “discutida” para depois. Pois se continuarmos a viver num “País de Alices” nunca iremos nos relacionar com ninguém! “E navegar é preciso.” 🙂
    .
    Sim! Tenho lido algum tempo este site (mais diversificado quanto os assuntos) e isto é muito bacana!
    .
    Sem, é claro, querer dizer (impondo) que outros veículos não possam se especializar em um assunto. Há campo para todos. Mas sem dúvida tenho tido o ‘PLANO BRASIL’ dentre aqueles que não deixo de ler.
    .
    “E navegar é preciso” 🙂

Comentários não permitidos.