Brasil fornecerá à Bolívia informações sobre aeronaves não tripuladas

Com o propósito de tornar mais eficiente a luta contra o narcotráfico, a Bolívia receberá informações das aeronaves não tripuladas do Brasil, que realizam operações em sua região fronteiriça, segundo acordo entre os presidentes de ambos os países, reunidos em Caracas, Venezuela.

O encontro foi realizado paralelamente à Cúpula de Presidentes e Chefes de Estados da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribe (CELAC), encerrada em 3 de dezembro na Venezuela.

“A chefe de Estado brasileira dispôs-se a fornecer as informações às autoridades da Bolívia para enfrentarem o narcotráfico com mais eficácia”, disse o ministro boliviano da Defesa, Rubén Saavedra, que participou da reunião entre Evo Morales e Dilma Rousseff.

Saavedra explicou à imprensa estatal que o Brasil está utilizando Veículos Aéreos não Tripulados (VANT) nas fronteiras com a Bolívia e outras nações, e que o país ofereceu-se para fornecer às autoridades bolivianas as informações obtidas por tais aeronaves.

No final de outubro, os governos da Bolívia e do Brasil decidiram intensificar seus esforços para fortalecer o combate ao narcotráfico na extensa fronteira compartilhada pelos dois países, incluindo exercícios militares conjuntos.

O titular da Defesa informou também que, em sua primeira reunião bilateral, Morales e Rousseff abordaram aspectos como o apoio no campo energético e o equilíbrio nas relações comerciais.

Fonte: Diálogo

16 Comentários

  1. RSRSRSRSRS… Bolivia combater o narcotrafico?… rsrsrsrsrs… combater seu unico produto de exportação… rsrsrsrsrsrs… essa nem brasileiro acredita… rsrsrsrs… a Bolivia só produz cocaina… la não se produz nada… NADA… até massa de tomate compram de nós… tais brincando?… rsrsrsrsrs…

  2. Poderia-mos incluir nesse acordo , aquisição por parte da Bolívia , vant,s FALCÃO fabricados pela Avibras , estações de comando e controle para os vant,s etc…
    Mas como somos bonzinhos , damos tudo de mão beijada mermo rsrsrs
    Parcerage sempre kkk

  3. O Brasil não aprende,Evo Morales ,nos tira a refinaria,nos rouba os carros,nos metem drogas e o Governo vai e baixa as calças pra ele.Increivél e logo que ser uma pontencia Militar.Por favor não falo mais nada da senhora Dilma,creo que o Brasil feiz mal en elegir uma guerrilhera para o trono,As força armadas serão mal entendidas,já que ela é contra as força armadas e tem rencor com ela.

  4. Título safado!
    Achei que estavam a “dar” informações sobre o aparelho e não informações obtidas pelo aparelho.
    Mas não importa, desde quando a Bolivia conbate o tráfico?

  5. camilo Evo Morales retirou o Petrobras por ter coragem coisa que nossos politicos não tiveram ao se tratar das gringas que exploram nosso petróleo tal qual Chevron.

  6. Charles você tem razão….
    Falam que els nnao produzem nada só cocaína, falar que estimulam o tráfico…
    Mas quem fala isso, sequer foi á bolívia, sequer conhece a realidade social daquele povo miserável e sem a menor cultura. Em um país onde 90% da população vive abaixo da linha da pobreza, não me surepeenda que vários jovens se sintam tentados a contribuir com os carteis de drogas…
    .
    Aí vem um direitalhão que só assiste as manchetes do Jornal Nacional dizendo aquela mesma frase: TAO DANDO DE MAO BEIJADA, GOVERNO ENTREGUISTA…
    . Quanta ingênuidade…
    .
    Se queremos combater o tráfico em nosso solo nacional, devemos sim contribuir com informações e com cooperação aos países que nem sequer tem força policial para tomar conta de suas cidade… Um passo para trás muitas vezes significa um avanço gigantesco diplomáticamente falando…

  7. – Alô FA bolivianas, detectamos uma aeronave não identificada, cambio.

    – OK, já iremos averiguar.

    – EL AVIÓN QUIERE IDENTIFICARSE

    Traduzindo:
    IDIOTA, CAIA FORA DAÍ, VC JÁ FOI VISTO PELOS BRASILEIROS!!!

  8. CHARLES meu caro voce acha que romper contratos é ter coragem,espertesa ou qualquer coisa parecida?Agora a Bolivia amargara eternamente falta de credibilidade e falta de credito assim como a Argentina ja amarga por não cumprir contratos.Se Evo Morales fosse realmente correto ele diria que apartir daquele momento a Petrobras ou outras qualquer multinacionais extrangeiras não poderiam operarem na Bolivia e a indenizaria e pronto.O que me indigna é essa QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS serem coniventes com governos nocivos ao Brasil tipo Bolivia,Paraguai,Peru e passar a mão nas cabecinhas deles e ainda recompensa-los com dinheiro do contribuinte Brasileiro.Do jeito que a banda vai poderemos ter surpresas nas nossas proximas eleições e nossos posicionamentos enossas atitudes em relação aaos peçonhentos mudar radicalmente.Voce acha que Hugo Chavez se arma somente para afrontar os EUA?Se engana,ele se arma porque sabe que um dia a politica no Brasil mudara e a coisa vai engrossar para o lado dele.E porque voce acha que esse nosso governo corrupto e traira não rearma realmente as nossas forças armadas so os meios de segurança federal e estaduais?Justamente por isso,porque essa politica de perpetuação regional é orquestração extrangeira de correligionarios e simpatizantes mas não se esqueça que no primeiro governo Lula Hugo Chavez “O AMIGUINHO” repassava armas e dinheiro para Equador,Bolivia,Paraguai e Argentina e os insulflava contra nós e o resultado foi esse da refinaria da Petrobras.Eles os Bolivianos expulsaram ou tomaram algo de multinacionais Europeias ou Americanas?Embora declara-se ter essa intenção Evo Morales não teve essa coragem toda mas o filme dele esta queimado com aqueles que tem o dinheiro e que tem os creditos e mais cedo ou mais tarde a Bolivia vai precisar e não vai ter assi como a Argentina ja precisou e levou um não por dentra da cara.

  9. Charles disse:
    08/12/2011 às 09:29
    Então porque da licença para fazer ,uma vez feito e mais facil de trabalhar,uma coisa é proibir de fazer outra é da licença e depois toma.

  10. O mal do Brasil é que ela que se fazer de mãe pra filhos de outras,mentras tanto o seus proprios filhos aqui passando apuros ,com a saúde,educação,economicamente,dignidade,e ainda que dar dinheiro e concelho pra outras mães como fazer as coisas dentro de casa.A nossa mãe (Brasil)é uma prostituta e os nossos pais (politicos) são gigolos,como diz a canção de ULTRAJE A RIGOR pra aquele que não conheçe ,escuta a musica e já verá que é 100% Brasil.
    http://www.youtube.com/watch?v=aabjGLq2h5A&feature=BFa&list=AVGxdCwVVULXdBeZiiQ7WhZDKGZWIq99S-&lf=list_related

Comentários não permitidos.