Brasil firma acordo de cooperação na área de Defesa com Países Baixos

Os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e do Reino dos Países Baixos, Hans Hillen, assinaram na manhã desta quarta-feira um acordo de cooperação em assuntos de Defesa. A iniciativa abrange as áreas de pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico e aquisição de produtos e serviços no setor.

O ministro holandês foi recebido por Celso Amorim com honras militares na sede do Ministério da Defesa, em Brasília. Durante o encontro, o ministro brasileiro mencionou áreas de possível cooperação, como engenharia e logística, tecnologia de defesa e pesquisa e desenvolvimento.

“Temos muito interesse em uma parceria intensa e produtiva. Creio que podemos construir esse acordo de maneira positiva, tornando-o um marco para aprofundar cada vez mais nosso intercâmbio”, disse Amorim.

Outra área de cooperação apontada foi a de treinamento militar em operações de paz, nos moldes do que vem sendo feito atualmente por militares brasileiros no Haiti. Hans Hillen afirmou que é grande o interesse do país europeu em intercambiar informações e experiências adquiridas no campo de operações.

Além da troca de conhecimentos, o acordo assinado prevê o estudo de ações combinadas de treinamento e instrução, além de exercícios militares conjuntos.  Nessa área, o Brasil já exerce interação com outras nações do velho continente, como Alemanha, França e Portugal. “Creio que teremos algo a contribuir com nossos institutos militares. Abre-se a possibilidade de trabalho conjunto e aprendizagem entre nós”, ressaltou Amorim.

Além de se mostrar receptivo à cooperação com países europeus, o ministro brasileiro fez questão de ressaltar a importância, para o Brasil, de investir na preservação da paz na América do Sul e na manutenção de um relacionamento pacífico com os países vizinhos.

O ministro Amorim também reiterou ao colega holandês o interesse brasileiro na manutenção do Atlântico Sul como região de paz e de cooperação. Segundo o ministro, é importante  que a região permaneça sendo uma zona livre de armas nucleares.

Além de Hans Hillen, compunham a comitiva dos Países Baixos o embaixador holandês no Brasil, Kees Rade,  o  vice-chefe do Departamento de Defesa, Wim Nagtegal, o diretor de Política, Wim Bargerbos, o secretário de Assuntos Econômicos, Bastiaan Engelhard, e o oficial de ligação com países latinos, Charlie Dekker.

Pelo lado brasileiro, acompanharam o ministro Celso Amorim o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi, e os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica: almirante Julio Soares de Moura Neto, general Enzo Martins Peri e brigadeiro Juniti Saito, respectivamente.

Fotos: Felipe Barra
Assessoria de Comunicação

Ministério da Defesa

(61) 3312-4070

Fonte: Minitério da Defesa

18 Comentários

  1. Bem com esta o Gov.Brasileiro da indicios de permanecer na orbita Ocidental.Fica claro que para o Brasil posicionamentos BRICS referem-se a areas diplomaticas e de politica externa mas na orbita militar permanecemos habitando o mundo Ocidental mas sem envolvimentos diretos com a OTAN.Veremos como essa filosofia de agradar a todos ate aonde ira.Quero ver no momento que tivermos de termos posicionamentos diretos a nossos interesses o que esta QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS decidira.Acordos,intercambios e coisa e tal em todas as areas e inclusive defesa temos ate com Djibouti.

  2. Que nada de acordo. Mais cooperacoes chatas e que nada no adiantam…. Intercambios….

    Temos que fechar um acordo bom como:

    1- Producao de Uma bateria Anti-Aerea Brasil-Holanda
    2- Troca de armamentos como: “Damos” um tanto de Guaranis a eles e eles nos “dao” Misseis anti-naviu que eles tem bons…
    3- Cooperacao na construcao de um missel de medio alcance.
    4- Cooperacao de misseis anti-submarinos e naviu.

    Emfim….. Com isso, conseguindo protejer, Todo Nosso Litoral… E ja que o Gov. Brasileiro nao tem “capacidade” mental para fazer a Avibras ou qualquer outra empresa podia…. Ia ser bom…

  3. Mais um estratégico acordo?… AFF!!!!
    #
    De novo o nãoseiparaqueveio Saito… AFF!!!
    #
    Acordos com USA, França, Alemanha, Portugalmerreca, Países Baixos…
    #
    …PÔ, deixa de frescura Amorim – a gente finge que não vê, entra logo para a OTAN… AFF!!!
    #
    E vamos “oficialmente” ser mais um capachildo do tito Sam… AFF!!!

  4. Quando o tema e gastar palavras somos uma potencia.

    Temos muito interesse em uma parceria intensa e produtiva.”

    muito produtiva no bate papo e pouco produtiva na grana pra pesquisas.

    Brasil exporta-me commodities que eu te exporto tecnologia.

    De todas maneiras teriamos que começar fazendo das forças armadas algo professional e eficiente, uma limpeza geral.

    Reduzir essa folha de pagamento gigantesca que mantem a fantasmas e inuteis.

  5. Veja já falamos aqui que o Brasil é refém de si próprio de sua competente produção agrícola , petróleo, minérios, biodiversidade, meio ambiente, etc etc… tudo isso já monitorado por estrangeiros através de ongs, satélites etc. Quais o país que hoje não recebe nossa carne bovina, suína, frango, soja, milho, ferro e sei lá mais o que.
    E sem contar a influência política também.
    Todos tem interesse de manter a “horta” cercada e em paz, por isso essa quantidade incrível de ” amigos ” que vem surgindo por aí.
    Mas tem um problema que pode dar errado, se não agora mas mais tarde, na parte mais ao sul do Atlântico Sul, essa invasão inquieta e provocou a criação da Unasul, Mercosul, Selac …

  6. Só pode ser proposital. Havendo guerra no país, haverá lei marcial. Os militares entram na jogada pra valer. Fazem a limpa geral na bandidagem.. Coisa que os políticos jamais vão querer! Por isto ‘dão a b…inha’ se for preciso, e sobra para o brasileiro.
    Por isto.. ao meu ver.. os meios de defesa que mais estão saindo do papel.. se repararem… são de segurança nacional INTERNA… enquanto que os de projeção sofrem dificuldades por demais!..

  7. Nossa! Como tem gente que critica qualquer tipo de noticia, mesmo sendo boa…
    O acordo acabou de ser fechado e já estão falando mal. Ainda nem sabemos o que pode sair dessa cooperação. Eles tem tecnologia, uma industria bélica de respeito e nos precisamos de parcerias para continuarmos com o desenvolvimento da nossa. Acho que cada pais tem uma doutrina, tecnologias e áreas de pesquisa diferentes um do outro então e importante a cooperação com vários paises para que possamos extrair o melhor de cada parceria.
    Se o Brasil Nao faz nada esse pessoal reclama. Se faz qualquer coisa para melhorar, reclama também, mesmo sem saber os resultados. Vai entender…

  8. AMIGOS! SE ESSE GOVERNO DOS PETRALHAS FOSSE SÉRIO celso amorim JAMAIS SERIA MINISTRO DA DEFESA POIS ASSINOU ACORDOS INTERNACIONAIS CONTRA O BRASIL. CADEIA NESSE celso amorim covarde.

  9. diarium para os militares entrarem na jogada pra valer e fazerem a limpeza geral na bandidagem, eles devem começar a acabar com a bandidagem que já existe a décadas dentro de nossas forças armadas…
    Ou você acha que nossos Magnânimos Militares de Alta Patente não recebem diversos recursos de lobistas, que eles não fraudam a folha de pagamento de seus efetivos para desviar um pouco da escassa verba que nossa FA`s tem a sua disposição…(é fato que na FAB milhares de ex soldados deixaram de receber o que era seu de direito, mas seus salarios continuam a constar na folha de pagamento da força)…
    .
    Os nossos militares não estão tão atrás de nossos políticos, quando falamos de corrupção… não se enganem e não sejam românticos..
    .
    Se os militares querem ter de volta a moral perdida, devem começar a se reformar internamente, Você sabe a proporção de cargos de alta patente/soldado no brasil?
    Quantos milicos de alta patente são verdadeiros pesos mortos nas forças? eu imagino que muitos…
    ,
    Eu só sei que esses FAL’s nas mãos de traficantes não são os fuzis de meros soldados que os desviaram para os traficantes… tem gente grande vendendo arma clandestinamente lá.. concerteza

  10. Gustavo G. Reconheço que pasmem!.. na década de 60.. 70.. não tinha militar rico!.. MESMO! na dita ‘ditadura’ né que pra mim foi revolução porque senão isto aqui se tornaria um haiti da vida!.. Enfim… Gustavo G. Consideras que se não qual força será capaz de sobrepujar tamanha desinformação e máfia poderosa que apoia o destino do brasileiro sem destino!.. se não as forças armadas apoiadas pela constituição! democrática de 1988?..
    E veja o armamento na mão dos traficantes. vermelhinho(ak) azulzinho(ar-15).. uma fal raramente encontram!.. é fato.
    MORAL?! Os marqueteiros da vida estão aí pra isto! Políticos gastam milhares com eles.. Enquanto que aspirantes mesmo com toda a desinformação externa atacando nomeiam suas turmas mais do que antes com nomes de heróis REAIS.. isto não é à-toa. Tais academias são centros educacionais de excelência reconhecidos por isto. CULTURA, HISTÓRIA.. Enquanto o brasileiro tem sua educação tornando-se mais pífia.. e é proposital infelizmente.. estão fugindo deste rico conhecimento, e consequentemente deixando de existir como cidadão pleno.

  11. Prezado R22,
    Aqui a gente senta o pau mesmo, doa a quem doer… às vezes sobra até para algum colega comentarista. KKKKK!!!!!
    O detalhe é que, praticamente, nós todos temos a firme convicção do que estão fazendo com nossa nação… o mesmo que sempre fizeram… a tratam como uma massa de população pacífica e maleável, perfeita para ter até seu tutano sugado… vide nossos impostos, taxas e licenças e seu número absurdo, assustador para a maioria quase total dos outros países.
    Nós, quase todos aqui, temos a firme certeza de que se não fossem os entreguistas centenários desta nação, ela já há muito tempo seria superpotência, porém os vendidos não deixam isso acontecer, e até mesmo se incomodam com as opiniões livres e adversas de alguns brasileiros.
    Ademais, há no país canais informativos cheios de críticas favoráveis a tudo que está aí… Rede _lobo é um deles, senão o principal.
    É só assistí-los e lê-los pois estão ao alcance de todos.
    SDS!

  12. Eu acho que avançamos muito em muitos aspectos durante a ditadura militar… Várias academias militares de alta qualidade, varias industrias militares emergiram.
    Mas você me falar que não havia militar RICO na época??????? estude um pouco mais a história do brasil(não se limitando a rio, minas e sao paulo) em especial a do estado do mato grosso, do pará, de rondônia e outros do norte. E veja como suas terras foram repartidas a partir da década de 60. E veja o reflexo disso na altissima concentração fundiária que foi característica do brasil depois dessa época e ainda é hoje.
    .
    Acredito que se a ditadura não se estendesse por tantas décadas e se os lideres militares não tivessem feito a sua cama com todo esse poder (sou matogrossense e EU SEI QUE MEU ESTADO teve suas terras e reservas naturais divididas ENTRE GENERAIS, POLITICOS e seus amigos na época) poderiamos sim ter tirado muitas outras coisas boas desse periodo historico nacional
    .
    Semânticamente a palavra REVOLUCAO remete á transição de poder e valores que geralmente são abdicados pela população de algum país. Se o golpe militar foi uma “revolução” o porque da necessidade dos generais ficarem por mais de 30 anos no poder(porque getúlio se matou? Tava sendo pressionado por algum setor será? porque outros presidentes depois dele também morreram de “acidente” ou sem mais nem menos deixaram o poder antes do golpe militar?
    Porque o povo não participou dessa revolução da direita militar?
    .
    UMA REVOLUÇÃO INERENTEMENTE DEVE TER PARTICIPAÇAO POPULAR. Os que hoje chamamos de comunistas vermelinhos que lutaram contra essa farsa(maquiada de revolução) eram os intelectuais da época, muitos alunos e professores das melhores universidades do país… Mas afinal nao devem ter sido tão inteligentes né por não ter assinado embaixo dessa pouca vergonha. No egito, tunisia e libia eu vi uma revolução, na frança na tomada da bastilha eu vi uma revolução, eu vi gente na rua, protestando…
    No brasil? pode ter sido sim uma revolução mas uma revolução de acordo com a ótica e com a ampla interferencia da CIA, que morria de medo de ver algum amigo algum simpatizante da URSS em seu quintal.
    Uma revolução embasada nos anseios da população não necessitaria de mais de 30 anos de opressão para se firmar… Se ela é louvável ela acontece e a população a adota de maneira uniforme.
    .
    Pra mim essa grande proporção de militares de alta patente em relação ao número de soldados, é uma das heranças e uma das provas de que muitos militares ganharam MUITO com a “revolução”. Se você acha que estou exagerando, compare nosso número de brigadeiros, generais e nao sei mais o que, com o número proporcional de exércitos como dos Estados Unidos e da Russia… Não tenho mais contatos com esses dados… mas ficaria muito contente em lhe mostrar e te provar que muitos filhos mimados e parentes de generais e ganharam patentes sem o menor merecimento, simplesmente pelo fato de terem sangue de militar em suas veias.. E é fato que isso aconteceu e enfraqueceu e muito o poder de renovação e reaparelhamento de nossas forças…

  13. Alguém já se lembrou que a Holanda é uma grandes financiadoras das “ONGs” infiltrada na Amazônia?
    É galera, não é só americanos e ingleses que estão de olho nos nossos recursos naturais não, tem muito europeu também, mas parece que só o governo não quer ver isso.
    Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ministério da Defesa, Abin; isso já virou piada de mal gosto.
    Talvez, uma cooperação entre os BRICS, viesse a calhar; qualquer outra coisa, os yankes, vão meter o bedelho, embargar, boicotar ou sabotar.
    CHEGA DE SE DEIXAR ENGANAR.

  14. “Os que hoje chamamos de comunistas vermelinhos que lutaram contra essa farsa(maquiada de revolução) eram os intelectuais da época, muitos alunos e professores das melhores universidades do país… Mas afinal nao devem ter sido tão inteligentes né por não ter assinado embaixo dessa pouca vergonha.”
    Foi a própria sociedade que pediu para o exército ir às ruas porque estava uma BADERNA!.. uma parente sua corria risco de ser violentada se fosse comprar um queijo na mercearia..
    Repito!.. No site do dep. Bolsonaro há links e documentos que comprovam isto.
    Os beneficios dos militares estão sendo a cada ano dizimados.. enquanto que está tudo bem o seu professor da sua faculdade que luta pela la revolucíon ter 100 mil mensal né.. na câmara depois de repetir estes “ATOS HERÓICOS QUE EXPOS” UM MONUMENTO À DEMOCRACIA! heueheh
    Deve ser por isto que a educação está uma beleza!.. Ah! Sabe cantar o hino completo?!.. Estás envenenado por demais com as teorias vermelhuxas!..
    E a bolsa-ditadura? Conhece? Hoje quem provar que vertia vermelhinho e quebrava vidro de banco ganha UMA BOLADA!.. Pesquise! ..

Comentários não permitidos.