A França está na corrida para o fornecimento de dois porta aviões para o Brasil


Imagem de um tipo de embarcação CATOBAR que a França poderia vender no Brasil. © Thales / DCN

Texto: Tradução e adaptação Plano Brasil

E.M.Pinto

Segundo o periódico francês Le Point, o governo e o fabricante francês DCNS, estão acompanhando com muita atenção as intenções brasileiras em adquirir navios porta-aviões. Atualmente o Brasil dispõe de apenas um navio que acaba de retornar ao serviço operacional da frota após concluído um extensivo período de reparos.

O São Paulo, antigo Foch, apesar de remodelado, é um pouco cansado com quase meio século de navegação.  Baseando-se nas pretensões brasileiras de reaparelhamento da força naval,  A DCNs e o governo Francês encontram conjuntamente uma janela de grandes possibilidades.

Segundo informações da própria Marinha do Brasil, esta nova classe de navios utilizaria sistemas de catapultas para o lançamento de aeronaves: CATOBAR (Catapult Assisted Take Off Recovery Barrier Arrested), Além do modelo RXX um conceito da DCNS outra oportunidade poderia ser baseada no modelo PA 2 que será adquirido pela marinha francesa.

Em 18 de outubro passado, o ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim visitou Paris abordou o tema, dizendo que seu país está

“começando a pensar a necessidade de construir um porta-aviões. Este será um navio idealmente, construído no Brasil, com a importação de algumas tecnologias. “Em Paris, a informação não caiu em  ouvidos surdos e as coisas têm sido um pouco esclarecido desde então.

O Brasil planeja construir seus dois próprios porta-aviões ( tal como o Plano Brasil pioneiramente informou em outras ocasiões).

Segundo noticiamos no Plano Brasil o PEAMB (plano de articulação da Marinha do Brasil) contempla a aquisição de dois navios desta classe, clique aqui para ver o plano de articulação em sua escala temporal.

Os navios seriam de propulsão convencional e a intenção é construí-lo através de parcerias com estaleiros estrangeiros através de “assistência com gerenciamento de projetos.” Claramente, a ajuda no desenvolvimento de planos de concepção e implementação, bem como na construção naval suporte de engenharia militar, entre outros.

A Participação da DCNS bem como outros estaleiros como a Nortrhop Grummam e a Ficantieri na concorrência para a construção destes navios é dada quase como certa, resta saber qual modelo seria o vencedor desta concorrência, quando e como o Brasil pretende adquiri-los.

Fonte: lepoint

50 Comentários

  1. Se experimentassem fazer como foi sugerido que se fizesse no FX com a incubencia dada a FAB e a Embraer que licitariam consorcio e nesse caso a MB e empresas Brasileiras tipo Odebrecht que licitariam consorcio a coisa sairia bem melhor do que essas disputas de empresas extrangeiras que acabam em lobbys,agrados e possivelmente suborno e se arrastam pela eternidade.Pagar os serviços e desenvolvermos o programa assim que se pensa aquele que quer ter autosuficiencia qualificando-se no decorrer do programa e aperfeiçoando consequentemente.

  2. .
    .
    Deveria fazer como os Mistral para a Rússia, importa 2 unidades e fabrica as outras 2 em casa com TOT, assim como temos com os Submarinos… seriam 4 PA assim, então nada feito, é coisa demais pra Banania…
    .
    Valeu!!

  3. DCN concerteza
    .
    Se agente esta aprendendo a desenvolver tecnologia francesa
    .
    no caso dos SUBS
    .
    na da mau tbm de PA
    .
    . SE FALAR NAS SEGUINTES CONCORENTES TODAS TEN VINCULOS
    .
    COM YANKES AI TBM NAO DA
    .

  4. “Em 18 de outubro passado, o ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim visitou Paris abordou o tema, dizendo que seu país está “começando” a pensar a necessidade de construir um porta-aviões. ”
    ——————-
    “Começando a pensar”, meu amigo o programa de aquisição dos caças já é uma decisão e já dura uns 10 anos.
    Fazendo as contas de pensar uns 10 anos + a decisão outros 10 anos …
    Vai decolar e subir rápido.

    http://www.youtube.com/watch?v=cX7CTE0f2to&feature=related

  5. StadeuR a Marinha tem uma dinâmica totalmente diferente da FAB,parece que o PROSUPER está de ventO EM POLPA,eu vejo com bons olhos a proposta francesa,mas antes temos que ouvir os ingleses pois gosto muito da sua nova classe Queens Elizabeth,quanto aos americanos eu duvido que eles participem dando os conceitos de projeto,concepção e outros passos,é uma pena pois são os melhores porta-aviões,eu acho que os ingleses dariam até mais que os franceses se fizessemos um pacotão tipo,fragatas+ mais patrulheiras+ navio de apoio+ porta-aviões,eles daria tudo até os operarios….kkk.

  6. Sinceramente prefiria ver o brasil com 2 submarinos balisticos armados com miceis nucleares do que com 2 ultrapassados convencionais,por mais modernos que sejam ja nacem ultrapassados pois depender de navios tanques para reabastecer a cada tres dias,e sem submarinos nucleares silenciosos para proteção,destroyer,torpedeiros,com maiores dimenções capacidade,é puro suicidio,o atual são paulo so cerve para manter a diciplina,pois se for para guerra com uma potencia mediana,mesmo convencional é suicidio.

  7. O negocio e ter os 3, depois e depois, isso pede caças aos monte, assim como subs (27 )m fragastas( 57),hellis ( 68),sem esqueçer dos satélites geoestacionários e p ontem,Sds.

  8. O NAe São Paulo, modernizado ainda dá um bom caldo viu…….. ele foi quase todo modernizado… esta um bom navio… pode não ser o melhor do mundo, mas não é nada desprezível

  9. São essas coisas que me preocupam no BRASIL,fazemos as coisas sem planejamento algum,mal começamos um projeto já queremos iniciar outro !

  10. Primeiro precisamos de Caça para Voar ai neh!….

    ——————————————————–

    Sim, Deviamos Importar Um P.A Fraces… (Compra-los) E depois desenvolvemos o Nosso NAe Amazonas A-16

  11. Galera pensar em porta aviões quando nossa força aérea é composta de super tucanos, AMX e F5?
    Vamo da um passo de cada vez… termina esses subs.. compra os caça primeiro e poem o São Paulo pra operar plenamente. Depois disso(imagino que esse processo dure uns 30 anos) poderemos pensar nesses outros dois PA

  12. Porta aviões só se for nuclear…e junto com 2 porta aviões tem que comprar vários navios de proteção e escolta…o Brasil do jeito que tá jamais fará isso.

  13. Mais uma: “Prosopopéia flácida para acalentar bovinos”. Ou seja, Conversa mole para boi dormir. Exageraram na bebida. Desliga o rádio ai. Vão dormir….kkkk. Com todo respeito. Amorim quer fazer média. Com a costa que nós temos um porta aviões seria a última aquisição que eu faria. Primeiro muitos aviões em aeroportos litorâneos, sistema de radar com cobertura de toda nossa costa, uns 10 submarinos e 5 deles nucleares. Do que adianta ter um elefante se você não tem criador nem condições de cuidar dele? Gastar uma fortuna para ser afundado na primeira incursão do inimigo e ter que dobrar os joelhos antes de iniciar um confronto? Vou dormir.

  14. 4 PA seria o número ideal para MB sendo construidos 2 aqui e 2 na França. Sendo divididos na 1ª Esquadra e na futura 2ªEsquadra a ser criada.E antes que alguém diga que o Brasil não tem dinheiro que isso temos de sobra o que falta é o governo criar vergonha na cara e investir na nossas FFAAs.

  15. Putz, se um dia se realizar o Brasil estará no seleto grupo de paises que AINDA usam PA huahauhauhauha…

    Coisa triste, pra onde você olha vê deficiência…eta FA brasileiras…

  16. Acho meio difícil isso. Nenhum país constrói NAes de encomenda para outro; constroem novos para uso próprio e vendem os usados (seja pra aliados ou pra sucata). Comprar equipamento é razoável, mas construir é no Brasil. Até pq dificilmente a França vai construir um NAe nuclear trimaran multipropósito (!!) pra vender pra Marinha brasileira. Se nós não fizermos, ninguém fará por nós!

  17. Planos navais DEMORAM e estes planos do PEAMB só vão pegar na graxa quando e SE os recursos da exploração do petróleo no pré-sal começarem a fluir em produção comercial.

    Antes dos porta-aviões começará a definição do Prosuper em 2012 e a seguir o brasil terá que decidir se vai construir uma nova classe baseada no projeto Barroso aproveitando as POSSÍVEIS 2 ou 3 vendas em tentativa.
    Equacionados os submarinos, o programa das classes de patrulha, prosuper, classe barrosso e futura classe de transporte só aí começa a discussão dos 2 PAs e dos quatro grandes navios multi-propósito porta-helicópteros previstos nos planos de longo curso…

    Se forem franceses os PAs o avião em cima é Rafale…

  18. Me desculpem caros colegas ( à minha ignorância )… O NAe S. Paulo nunca funcionou plenamente, e nunca funcionará… principalmente em relação aos seus meios aéro-embarcados… e vem com essas estórias… pra qndo é isso??? estaremos vivos??? Depois de qntas Bolsas Tudo ??? Qntas eleições ??? Chega !!! sds.

  19. Alvo muito vulnerável. Só serve para país grande atacar país muito pequeno que não tenha chance de defesa. O ingleses quase se deram mal nas Malvinas e por pouco não perderam o Invencible e também o Hermes. Um ataque militar contra um país como o Irã, por exemplo, jamais teria participação direta de um porta-aviões, não de início. Agora, no caso do Brasil eu pergunto. Para quê, se queremos apenas nos defender? Com o dinheiro para se comprar e manter essas jacas, pode-se adquirir e manter uma boa força de submarinos de defesa e de ataque para dissuasão.

  20. Gustavo G disse: 06/12/2011 às 22:50… falou tudo Gustavo… e Nae’s, somente com propulsão nuclear… diesel é muito limitado a questão logistica… como eu sei que não temos vocação para global player, visto meu palitó e dou o fora… sonhar não custa nada… não se paga pra viver…

  21. Entre o início da construção e o início da operação de um PA leva-se em média 10 anos. O A-12 Opalão deve seguir operando até no máximo 2024/25. A construção do seu sucessor DEVERIA se iniciar em 2012/13, no máximo.

    E atualmente apenas 3 países tem condições de projetar e contruir um PA CATOBAR. Então a briga vai ficar entre eles. O que não pode se precindir é um PA com capacidade operar até os PAKFA, se necessário.

    []’s

  22. E ademais desses 2 porta avioes, vamos comprar 6 cruzeiros intergalaticos e uma estrela da morte com ToT incluido.

    Que triste ver noticias de ciencia ficção como essas, quando sequer temos escoltas nem asa embarcada para o veterano a-12 que já deveria estar aposentado faz tempo e nao circulando de passeio pelo atlantico sul pelado e desarmado como uma casca de noz vazia, somente para a gente poder presumir que temos um porta avioes (ainda que seja apenas pra ingles ver)

    mandamos esse bicho para qualquer lugar numa possivel guerra e o transformaremos num grande ataude de brasileiros

  23. VaiQueDá disse:
    06/12/2011 às 23:15
    Mais uma: Porta aviões para pescar baleia? Onde estão os aviões? kkkkk.

    Matou a Pau.. Temos só dois caças navais voando, então vai ficar um para cada NAe novo.. rsrsrs

    Vamos ter que criar o ST Naval..rsrsrs

  24. O Brasil não tem nem refinaria para produzir gasolina, por isso coloca 25% de alcool na mistura. E para ter mais alcool a ANP permite que se coloque mais água no álcool. Isso é BRasil… agora vem falar em porta aviões. Vão construir refinaria para não ficarmos eternamente exportador de matéria-prima. Nosso próximo “comoditte” será petróleo cru… hahahaha. Viva o pré-sal, é a salvação da lavoura. Agora voltamos ao Papai Noel.

  25. Desculpem o desanimo caros colegas; mas SÓ ACREDITO VENDO! Se não compramos nem 36 aviões, que dirá 2 porta-aviões? – – (Quando os 2 chegarem as “colônias em Marte” já estarão expandindo para fora do sistema solar…rs)

  26. O Brasil necesita sim de 2 Nae’s e pode fazer um trato com frança 2 Nae’s construidos na frança por 2 Mistral no brasil mais 1 sai gratis e o outro pagamos o preço do mercado,aproveitar a crisis europea para sacar alguma coisa gratis e seguro que aceitão.

  27. O problema amigo Blue Eyes é que deve existir um tratado que limite a venda de um Porta Nuclear,o mesmo que aconteceu com o Sub,no caso do nosso sub Nuclear a empresa francesa entrou como contratada da Marinha para fornecer o sub sem o motor nuclear,mas se investirmos teremos o nosso,mas primeiro teremos que ter a tecnologia de concepção,projeto,ferramental e todos os demais,na minha opinião eu ficaria entre a DCNS e a BAE,a Itália tb é uma boa opção mais eles não tem o mesmo conhecimento que os Ingleses e franceses,os americanos acho improvável deles nos fornecerem algo relativo a construção.

    Amigo dalai como eu já disse a Marinha tem uma dinamica diferente da FAB,ela usa o mineiro mode,caladinha no cantinho dela e fazendo o que tem que ser feito.

  28. Acredito que o Brasil deveria manter o Foch planejando sua substituição para 2025, por um outro PA do mesmo naipe, vai la no Tio Sam e pega algum, Nuclear mesmo; concomitante, os russos desenvolveram os classe Minsk se não me engano, um misto de destroyer com PA, creio que poderiamos construir aqui mesmo dois bichos como estes para completar uma força Aeronaval forte e convincente.
    .
    Parece meio megalômano, mas é mais pq não estamos em um pais sério, do que pela razoabilidade da ideia.

  29. Que palhaçada, portas aviões são empregados em operações de ataque a longa distancia, não temos nem com o que defender, muito menos como atacar, precisamos é de SU-34, submarinos, mísseis deslocáveis ao longo da costa, satélites geoestacionários e principalmente alguém no poder que se importe em proteger o que é nosso e não encher os bolsos, ou melhor a barriga feito sanguessugas esfomeadas.

  30. Convencional não! a propiá Russia vai construir os seus, e vai ser nuclear, Segundo uma fonte da Corporação Estatal de Construção Naval, os futuros porta-aviões terão propulsão nuclear. A versão com propulsão a diesel foi rejeitada porque consome muito combustível e precisa ser acompanhada por um navio-tanque para o reabastecimento. Como mostra a experiência do uso do único cruzador porta-aviões russo, Admiral Kuznetsov (Almirante Kuznetsov), os problemas em termos de reabastecimento não permitem que essa embarcação seja plenamente utilizada para as missões, vão insistir! da licença.

  31. vocês estão esquecendo de uma coisa … se lembram que a barack obama disse que se o brasil comprar o 18 super tijolo viriam de brinde 6 destroites ( não sei escrever) + os 10 navios do programa da marinha temos 16 navios novos concerteza da pra comprar mais um ou dois porta aviões

  32. Estão admitindo indiretamente que a aquisição do Foch foi uma cagada.
    Uma outra lambança será a construção de um porta-aviões com propulsão convencional, ao invés da nuclear.
    Esses novos aeródromos deverão ser capazes de operar com aviões de caças de fabricação russa. Caso contrário, será outra cagada.

  33. Qdo tivermos governantes mais inteligentes, acho que tudo vai dar um salto!Não se esqueçam que eles são eleitos e não vão ficar pra sempre no trono, ainda bem!

Comentários não permitidos.