Irã abate drone de espionagem invisivel Americano

O exército do Irã derrubou uma aeronave não-tripulada de reconhecimento dos Estados Unidos no leste do país e ameaçou responder à violação do espaço aéreo iraniano, disse uma fonte militar a uma emissora de TV estatal neste domingo.

“O Exército iraniano derrubou um avião não-tripulado norte-americano RQ 170 intruso no leste do Irã”, teria dito a fonte à emissora estatal iraniana Al Alam.

“A aeronave foi derrubada com poucos danos e capturada pelas Forças Armadas iranianas.”

A ação acontece em um momento em que o Irã está buscando conter a reação externa ao ataque à embaixada britânica em Teerã por jovens extremistas, na terça-feira, ocorrida após o anúncio em Londres de que seriam impostas novas sanções ao banco central iraniano por conta das controvérsias em relação ao programa nuclear do país.

Em retaliação, o Reino Unido fechou sua representação na capital iraniana e determinou que todos os diplomatas iranianos deixassem Londres, medida que foi acompanhada por outros países da União Europeia, que chamaram seus embaixadores de volta.

O ataque estremece as relações entre Europa e Irã e leva a uma crise diplomática.

“A resposta militar do Irã à violação do espaço aéreo promovida pela aeronave intrusa americana não se limitará às fronteiras iranianas”, afirmou uma fonte militar, sem dar detalhes.

Estados Unidos e Israel não descartam uma ação militar nas instalações nucleares iranianas se a diplomacia não conseguir resolver a disputa.

O Irã rejeitou relatórios de Israel e Estados Unidos, com planos de ataque ao país, e advertiu que poderá revidar qualquer tentativa de invasão, atacando os interesses dos EUA no Golfo Pérsico e em Israel.

Analistas afirmam que Teerã poderá retaliar com ataques relâmpago ao Golfo e o bloqueio do estreito de Hormuz. Cerca de 40 por cento do petróleo comercializado passa pelo canal, local estratégico de transporte marítimo.

O Irã afirmou em julho que havia derrubado um avião norte-americano não identificado que sobrevoava a cidade sagrada de Qom, próxima à usina nuclear de Fordu.

Fonte: Reuters via Hangar do Vinna

Nota

Já havíamos divulgado esta matéria, porém não havia  a certeza do modelo de aeronave abatida, segundo a Reuters este seia um RQ 170 enão um Rapier como acreditávamos anteriormente.

E.M.Pinto

18 Comentários

  1. De certo esta historia está mal contada, sabendo o poder que as imagens têm; realmente e se divulgassem seria otima propaganda não só internamente mais para exterior. Daí as minhas duvidas. E não caio tão facilmente nessa história, deixo para aqueles que têm as certezas absolutas e as vezes pergunto se foram eles que dispararam para derrubar o drone, lolol E os outros é que vivem no país dos sonhos… lolol
    O que foi divulgado oficialmente foi que perderam o contato com um drone e não que foi abatido como alguém já fez referencia.
    Abatido no irão, avaria e depois queda… é provável que nunca se saiba…

  2. Vai lá…Israel, dê uma lição nesse árabes de turbante fedorentos..rsrsrs. Mante seus super pilotos, com seus super aviões invencíveis e destrua o Irã em 15min, e volte a tempo do lanchinho da tarde!!! Estamos esperando ansiosos a demostração de valentia de seu invencível exército poderoso do pentagrama azul!! Vou até comprar umas pipocas para assistir pela TV a devastação dos Persas! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!
    ========================================================

    Acho que vou começar a vender papel higiênico para TelAviv, deve estar em alta a procura, e o lucro vai ser bom..rsrsrsr. CHEGA DE MÍDIA COMPRADA!! CHEGA DE MENTIRAS!!! São valentes contra os favelados do Hamas..e só.

  3. Está no Washington Post de hoje a confirmação de que efetivamente o Iran abateu um aeronave de reconhecimento não tripulada. E agora Josésssss?

  4. Carlos Argus disse:
    05/12/2011 às 19:38

    O Persas receberam um presentão do tio sam, aliás, Chineses e Rússos…engenharia reversa em andamento.Sds

    Falou e disse

  5. William disse:
    05/12/2011 às 11:36

    Realmente o ouro foi entregue. Se forem espertos vão reverter o conhecimento embarcado no aparelho em benefício próprio. Acredito que eles irão por este caminho.

    Falou e disse

  6. Essa não é a primeira vez que o Irã abate Drones Americanos.Antes desse eles ja tinham abatido 3 e a foto dos destroços de um deles vazou na internet.Na época eu postei essa informação e o link da materia com a foto que se não me engano foi materia no excelente site O INFORMANTE.SE TIVEREM PACIENCIA E FOREM LA BUSCAREM EM MATERIAS MAIS ANTIGAS ACHARÃO.Tem la tambem a materia e o video do Chinoq abatido no Afeganistão e por falar neles por esses dias mais alguns poderão serem abatidos no exodo do Paquistão rsrs rsrs

  7. Meus amigos nao se esqueçam que o irao tem 29 sistemas anti aereos TOR de fabricação russa tidos como os mais avançcados de curto alcance do mundo (eu considero o pantsyr de longe o mais perigoso). todos sabem que o irão nao tem capacidade para produzir misseis e sistemas avançcados como o s-300, isto é engodo para encobrir o fornecimente de equipamento militar russo. eles já ´fabricaram´um s-300!!! todos sabem que tor é uma arma anti-aerea formidavel com capacidade nao só para bater drones como tambem misseis, avioes, etc. e atencao que agora os americanos vao ter um inimigo a altura, a era de forças maltrapilhas tipo talibans, irao e jugoslavia com tecnologia militar dos anos 60-70 acabou… mas se foi abatido com ´danos minimos´ acho nao pode ter sido abatido pelo tor talvez o tor apenas o tenha rastreado. a aupervalorização dos eua como potencia militar e forjado pelos midias poderos e os canais descovery, histpry. muitos ate o atribuem como os grandes vencedores da segunda mundial enquanto e aceitavel e logico afirmar que sao os russos os grandes obreiros da derrota de hitler pelo grande heroismo do seu exercito. os americanos tiveram grande dificuldades de derootar o japao alias so possivel com recurso a bomaba atomica sobre civis. para mim a superpontncialidade americana reside no campo economico e cultural, militarmente esta em pe de igualdade com a russia sendo ate a russia muito suprior em diversos aspectos. tecnologicamente considero a laema a mais competente.

  8. Meus amigos nao se esqueçam que o irao tem 29 sistemas anti aereos TOR de fabricação russa tidos como os mais avançcados de curto alcance do mundo (eu considero o pantsyr de longe o mais perigoso). todos sabem que o irão nao tem capacidade para produzir misseis e sistemas avançcados como o s-300, isto é engodo para encobrir o fornecimente de equipamento militar russo. eles já ´fabricaram´um s-300!!! todos sabem que tor é uma arma anti-aerea formidavel com capacidade nao só para bater drones como tambem misseis, avioes, etc. e atencao que agora os americanos vao ter um inimigo a altura, a era de forças maltrapilhas tipo talibans, irao e jugoslavia com tecnologia militar dos anos 60-70 acabou… mas se foi abatido com ´danos minimos´ acho nao pode ter sido abatido pelo tor talvez o tor apenas o tenha rastreado. a aupervalorização dos eua como potencia militar e forjado pelos midias poderos e os canais descovery, histpry. muitos ate o atribuem como os grandes vencedores da segunda mundial enquanto e aceitavel e logico afirmar que sao os russos os grandes obreiros da derrota de hitler pelo grande heroismo do seu exercito. os americanos tiveram grande dificuldades de derrotar o japao alias so possivel com recurso a bomba atomica sobre civis. para mim a superpontncialidade americana reside no campo economico e cultural, militarmente esta em pe de igualdade com a russia sendo ate a russia muito suprior em diversos aspectos. tecnologicamente considero a alemanhaa mais competente. há um mito de rivalizar a china e a russia. atencao que estes dois paises tem laços historicos indeleveis, a china esta com uma divida historica com a russia devido ao grande apoio feito pela russia pela causa chinesa e dela herdou o socialismo. nao se esquecem pese embora a china fabrique suas armas, grande parte do seu arsenal e fornecido pela russia e alguns fabricados sob licença como o seu melhor missil intercontinental dongfeng, o portavioes varyag, embora tenham tido alguns problemas por a china ter copiado os su-33 e os de longe melhor peça de artilharia bm-30 smerch.

  9. esse vídeo do Mércio é incrível
    hackear e tomar controle é praticamente impossível
    ficam duas:
    1. como diz o Armando Rozário: os chineses buggam os chips, acho pouco provável.
    2. espionagem russo ou chinês conseguiu algum dado chave para poder hackear o bicho
    .
    Talvez o blog poderia publicar o vídeo.

  10. Eu sei que o armamento russo é excelente,mas os militares brasileiros não sabem disso. Precisamos reformular as Forças Armadas. Os nossos militares não são criativos e intuitivos, por erro de formação e seleção. Aliás, o sistema de ensino brasileiro está todo equivocado. Vamos ter que começar tudo da estaca zero.

  11. O Irã é um povo que merece respeito, pois eles eliminam de sua sociedade os assassinos e corruptos.Nós não merecemos respeito, pois as nossas leis foram feitas para dificultar a punição dos corruptos e assassinos contumazes. Penas extremamente brandas e uma justiça cara e ineficiente. Pessoal, o nosso maior inimigo é o interno. O Grande Satã é brasileiro. Chineses, americanos e iranianos são anjos perto de nós. São assassinadas no Brasil 50 mil pessoas por ano. Em 8 anos de Guerra do Vietnã, morreram 53 mil americanos, incluindo os acidentados. Morrem mais pessoas no Brasil anualmente, do que no Afeganistão e Iraque.

Comentários não permitidos.