A Boeing está a trabalhar num novo caça de Sexta Geração

A Boeing começou a trabalhar na concepção de um avião de combate de superioridade aérea de Sexta Geração. O aparelho está a ser concebido para uso a partir de bases terrestres e de porta-aviões e é um dos principais projetos atualmente na famosa divisão  “Phantom Works” da empresa aeronáutica norte-americana.

O aparelho ainda se encontra numa fase muito conceptual, mas deverá ter um raio de alcance muito longo e ser capaz de voar a altos números Mach. O aparelho será assim muito mais rápido e de maior raio de ação que o F-35 que deverá complementar e que o deverá acompanhar no inventário da USAF em números muito maiores nas próximas décadas.

O projeto da Boeing está a ser financiado apenas com fundos da empresa, já que não existem atualmente planos governamentais para nenhum novo modelo de avião, o que de resto; é inédito na História da USAF e dá uma boa medida do processo de decadência em que se encontra o setor de Defesa nos Estados Unidos.

A existência deste projeto indica também que não é seguro os próximos aviões de combate de sexta geração seja não tripulados… Com efeito, o demonstrador tecnológico “Phantom Ray UAV” terminou agora os seus voos e foi colocado em armazem, sem que exista qualquer encomenda ou indicação de que tal será realizada nos próximos anos.

Fonte: Quintus

11 Comentários

  1. Creio que a notícia é muito subjetiva, pois é evidente que as empresas já estejam testando seus projetos futurísticos, porém, “Projeto Reblue” como é denominado o projeto Phantom Ray deixa muito a desejar por enquanto..

  2. Muito cedo para definir o que será um 6ª geração.

    Mas algumas características podem ser “chutadas” 🙂

    Capacidade HiperCruise : Ou seja deverá voar Mach 5+

    Capacidade de atingir vôos SubOrbitais : Poderá voar a quase 90km de altitude.

    Uso de armas de energia dirigida: para alto defesa e possivelmente atacar satélites inimigos.

    Capacidade de vôo autônomo: Poderá decolar, cumprir a missão e retornar sem a necessidade do piloto. Este será mais “supervisor” da missão e sistemas, e será o “backup” do sistema, claro, poderá assumir o comando caso assim seja necessário.

    Furtividade VLO2: Será ainda mais furtivo que um F-22, B-2, ou um X-47. Detecta-lo será o desafio.

    []’s

  3. “processo de decadência em que se encontra o setor de Defesa nos Estados Unidos.” Decadencia pura.

    O que sera que esta fazendo esse pequeno aviao no espaco ja faz 270 dias.
    Se a USAF nao tem um aviao escondido por ai seria uma surpresa mas o artigo afirma com certeza absoluta que a USAF nao tem planos nenhum..please please. Quem viu o F-117 voando por ai a nao ser no dia de ataque ao Iraq em 1991. Outro projeto da USAF que nao tinha planos?

    http://www.dailytech.com/Secretive+X37B+Robotic+Space+Plane+Receives+Prolonged+Mission/article23403.htm

    E aquele caso da China e Russia vindo com o farinha e os Americanos ja tem o bolo pronto.

  4. Pelo amor de Deus tenham compaixão do bolço do cidadão americano que já estão dormido nos carros porque não tem mais um teto para morar!
    .
    Terminem o que começaram…o projeto dos de 5° geração que está sendo ninho de aranhas…o F-22 nem se fala e o F-35….é uma anedota mal contada.
    .
    esse papo do fato de ser auto-financiado…me engana que gosto…é só observar o volume de dinheiros nos projetos do F-22 e do F-35,é para quebrar qualquer um!

  5. Quando Darth Sidious escolheu usar um exército de clones ele sabia que estes eram superiores aos droides do clã comercial. Atacando a rede de comando dos droides se acabava com todo o exército. Já com clones isso não era possível, eles eram inofensivos às contramedidas eletrônicas. Isso deve valer para os aviões do futuro já que a China tem invadido continuamente os sistemas aliados…

  6. E aquele caso da China e Russia vindo com o farinha e os Americanos ja tem o bolo pronto.
    .
    Opiniao de quem mora nos EUA POR 35 ANOS dito por ele mesmo.
    .
    F 35 F 22. sao BOLOS MAL FEITOS ENTAO POIS ja sairao
    .
    do forno mais estao nos HANGARES por Problemas.
    .

    🙂
    .
    O individuo podia ter ficado na sala dele asistindo.o
    .
    FOX NOISE DELE que ele JA tem ASSITIDO POR 35 ANOS ,
    .
    do que vim fala uma PEROLA DESA
    .
    🙂
    .

  7. Nem os próprios americanos comuns sabem o que esse X37B está fazendo em órbita baixa – pois: se é satélite espião de imagens se trata de desperdício total de dinheiro, já que ele é muito grande (mais de 20m de comprimento) para isso; se de comunicações pior ainda, pois está numa órbita inapropiada para isso (deveria ser muito mais alta e geoestacionária para evitar constantes intervalos de silêncio); se plataforma lançadora de bombas, grande asneira devido ao custo inviável e também por ser de localização identificável; se é um laboratório robótico para experimentos na imponderabilidade gravitacional, bem, é o mais provável pelo jeito etc.
    #
    Quanto a essa história de armas em órbita, ou plataforma de armas, o custo benefício ainda não compensa… as órbitas dessas armas só podem ser modificadas na base de muito combustível sobressalente, o que as torna um alvo previsível; para projeção de possíveis raios energéticos é necessária uma fonte de produção de energia inviável, o tamanho do gerador ou painéis solares fariam dela um alvo mais fácil ainda etc.
    #
    Nelore, os USA são poderosos, mas nem tanto assim.
    #
    A Rainha ou Rei das armas ainda são os já, um tanto quanto, convencionais ICBMs.

Comentários não permitidos.