CPLP: Amorim defende maior auxílio externo à reforma dos setores de defesa e segurança da Guiné-Bissau

O ministro da Defesa, Celso Amorim, defendeu o reforço das ações de assistência externa para auxiliar a Guiné-Bissau a reformar seus sistemas de segurança e defesa. Segundo Amorim, a ajuda de outras nações deve, entretanto, subordinar-se ao controle e adaptar-se às circunstâncias do próprio país africano.

A afirmação de Amorim foi feita esta semana, durante a sessão de abertura da XIII Reunião dos Ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na ilha do Sal, em Cabo Verde.

A Guiné-Bissau vem passando, nos últimos anos, por processo de instabilidade política que dificulta seu desenvolvimento social e econômico. Apesar dos esforços do país, a transição para a democracia sofreu obstáculos, como tentativas de golpe de Estado e atritos internos nos setores político e militar.

Celso Amorim reconheceu o auxílio dos países da CPLP na promoção da estabilidade na Guiné-Bissau, mas ponderou que essa ajuda não foi suficiente. “Em relação à Guiné, é preciso quebrar o círculo vicioso de que não há cooperação porque não há situação ideal, e a situação ideal não se encontra porque não há cooperação”, ressaltou.

Amorim conclamou os países da CPLP a contribuir para quebrar o “círculo vicioso” que classificou como “perverso” e responsável por impedir o “desenvolvimento pleno e a paz” da Guiné. O ministro reafirmou o compromisso brasileiro com o país africano: “Nós não esmoreceremos no nosso empenho em garantir o futuro de paz e prosperidade naquela nação irmã”, afirmou.

A reforma do setor de segurança da Guiné é defendida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em outubro passado, durante visita a Angola, a presidenta Dilma Rousseff assinou comunicado conjunto com o presidente do país, José Eduardo dos Santos, manifestando o desejo de acelerar, conjuntamente com o governo da Guiné, as medidas necessárias à implementação da medida.

Na avaliação de Amorim, essa reforma é fundamental para que as instituições políticas da Guiné alcancem o equilíbrio necessário para a retomada do desenvolvimento na nação. Segundo o ministro, a profissionalização das forças armadas e de segurança do país será beneficiada pelo treinamento do atual contingente e pelo recrutamento de novos quadros.

O Brasil terá papel relevante no treinamento dos integrantes das forças armadas bissau-guineenses, uma vez que fornecerá monitores e instrutores para o centro de formação de oficiais que será reativado no país africano. O Brasil custeará a reforma das instalações da unidade, que deve ficar pronta em 2012. Uma missão técnica do Exército brasileiro esteve na Guiné como objetivo de levantar as necessidades e os custos da obra, que agora estão sendo finalizados pelo Ministério da Defesa. O ministro Amorim prometeu empenhar-se pessoalmente para liberar os recursos necessários ao empreendimento.

Ainda durante o discurso de abertura da reunião de ministro da Defesa da CPLP, Celso Amorim fez um balanço das principais atividades realizadas durante o período em que o Brasil presidiu o fórum, destacando o esforço do país no sentido de ampliar a cooperação entre as nações amigas na área de defesa. A presidência passou a Cabo Verde, que a exercerá durante um ano.

O ministro também defendeu, em seu discurso, a criação de uma zona de paz e cooperação no Atlântico Sul, e disse ser favorável ao posicionamento da ONU de não-introdução de armamentos nucleares e de destruição de massa na região.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa

(61) 3312-4070

Fonte: Ministério da Defesa

18 Comentários

  1. Esse parvo está preocupado em enviar dinheiro brasileiro para reestruturar setores de defesa de outros países enquanto o governo fala de falta de dinheiro para renovar a sua aviação de caças há 13 anos? Eita, bando de imbecis!!!

  2. Graças a Deus o setor de Defesa do Brasil não deixa nada a desejar, tudo conforme as necessidades do País, equipamentos modernos em estado de arte.
    Assim podemos nos preocupar com os setores de Defesa de outros países, porque fazemos nossa lição de casa.

    Sarcasm mode off.

  3. Vamos perder dinheiro? vamos…
    Mas deixando de ser cabeça dura, o que iremos ganhar???
    Bom, primeiro todo país africano precisa de infra-estrutura, nossa grandes contrutoras como a Odebrecht quando veem essas notícias, chega choram de alegria…
    Quantas estradas, quantas hidrelétricas e mão de obra altamente especializada eles precisam?
    Bom, eles por si só não tem como fazer, então além de contratar empresas de fora(nós), terão de pegar uma grana emprestada(de nós tbn)…
    Falando de seguranca, que é o foco desse auxílio: eles precisam de fuzis, meia dúzia de aeronaves leves de ataque e de transporte, munição… etc…..
    .
    Alguns podem dizer que é absurdo, que tamo dando esmola…. mas se buscarem na memória os EUA ganharam muito com isso na década de 60-80 com as reformas feitas pelas ditaduras aqui na américa do sul…

  4. Concordo com você Augusto, o pais esta cortando verba pra defesa e estão pensando em enviar dinheiro para ajudar na defesa de outro pais. Aonde vai para você meu Brasil. 🙁

  5. Nada contra ajudar países amigos,mas primeiro vamos reequipar nossas Forças Armadas.Gente,estamos sem defesa Aérea para um país do porte do Brasil.KD nossos caças?

  6. ESTE POLITICOS SÃO UMS BANDOS DE RATAZANAS
    .
    DO palacio do planalto , ISTO SIM
    .
    PRA MIN ESTE BLABLABLASILLLLL NÃO ESTA COM MAIS NADA,
    .
    desculpe-me, DA MINHA sinceridade ,NÃO aguento mais,
    .
    ESTE TAL DE BLABLABLABLABLA DESTE ministro da Defesa,
    .
    DESTA DILMA ,,

  7. o governo esta certo é para eles que venderemos os armamentos made brasil e tambem uma naçao de lingua portuguesa e etc e tal.

  8. Esse sr. está blefando, ou de sacanagem, às 2 coisas ñ pode ; 1 o BRASIL, depois os n aliados, se é q isso e verdade. Cadê os caças p a n FAB e as fragatas m umas 12 , p a n MB assim como os 26 subs p a mesma, onde estão e qdo virão? P Ontem.Sds.

  9. La fora fica mais facil desviar… é o jeito brasilis de encher os bolsos… ainda mais no caso atual… os casos de corrupção desde 25 anos atras provam a afirmação… so não ve quem não quer ou ta vendido…

  10. Amigos fasso um pedido a todos vcs deem uma pesquisada no mal que estamos a ingerir todos os dias,há tempos tenho poblemas de hernia de disco,e tenho notado que nossa população esta se deteriorando com poblemas de hernia de disco, coluna,e articulações em geral,poblemas de depreção e descontrole emocional,há tempos fico analizando tem que ter algo errado no alimento,ou principalmente na agua,hoje fasendo um estudo verifiquei algo de interece publico se não de segurança nacional,alguns talvez aqui até ja saibam porem tem muitos que não,e achei por bem divulgar,PESQUISEM= sobre o que o FLÚOR faz com nosso organismo e quem inventou ou sugeriu a adição do FLÚOR na agua potavel que nos bebemos todos os dias,um grande abraço a todos do blog e espero que pesquisem por favor.

  11. tem toda razão camarada augusto, e BOCA LIVRE, e so isso que esse inutil do amorim sabe fazer, caçar boca livre, de concreto para a defesa não vi ele fazendo zorra nenhuma,aliais ele entende o que de defesa ? alem de bla bla bla, isso e que da colocar um peixeiro para fazer o serviço de um açogueiro !!

  12. O Governo Dilma, Amorim e todos os ministros devem sofrer IMPEACHMENT, caso isso acontece, bem como o emprestimo de 15 bilhões de dolares para ajudar a europa. Sobe acusação de de traição dos interesses da nação e povo brasileiro e crime de lesa patria.
    Isso que Dilma e Amorim estão querendo fazer é o mesmo que chamar o povo brasileiro de : palhaços, burros, bundas moles, analfabetos funcionais.
    O povo brasileiro por decadas sofreu com imflação, baixos salários, falta de saneamento, segurança, educação, infra estrutura, empregos. Sofre taxação e sobretaxação em cascata de impostos, somos o povo que mais paga impostos e menos beneficios sociais recebe. Para que ? . Para isso ? Somos idiotas, cuja unica função é trabalhar e pagar impostos ? Para eles o povo brasieliro é bunda mole e analfabeto funcional, não reage e não entende, pior que acha que o dinheiro não é do povo, é do governo que pode fazer oque quiser sem prestar contas ao povo !!

  13. Auxiliar uma nação pobre e amiga a formar suas Forças de Defesa e Segurança é a meu ver, diplomaticamente correto! O que não é correto é negligenciar o reaparelhamento das nossas FFAAs.

    Espero que de fato, em 2012 se resolva essa novela de FX-2. Até porque, por mais complexo que seja uma licitação desse porte, não se justifica essa demora toda.

    Ou resolvemos logo essa pendenga, ou passaremos recibo de
    de nação que não prima pela seriedade.

  14. carlos argus..quanto e mesmo que quer?
    12 fragatas
    26 submarinos..
    estao na Franca, EUA, Inglaterra e vao ficar po la mesmo.

Comentários não permitidos.