Brasil recua de intenção inicial de condenar Damasco

Jamil Chade, correspondente em Genebra

A alta-comissária de Direitos Humanos das Nações Unidas, Navi Pillay, conclamou nesta sexta-feira, 2, a comunidade internacional para que adote medidas para frear o massacre de civis sírios. “À luz da manifesta falha das autoridades sírias em proteger seus cidadãos, a comunidade internacional precisa tomar medidas urgentes e efetivas para proteger o povo sírio”, discursou Pillay na abertura da reunião do Conselho de Direitos Humanos sobre a situação na Síria.

Na mesma reunião, o Brasil recuou de sua intenção inicial de apoiar uma resolução que condenasse a repressão de Damasco. Um texto crítico às ações do regime de Bashar Assad acabou aprovado por ampla maioria – com base no relatório da comissão internacional liderada pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro. O documento conclui que o regime de Assad cometeu crimes contra humanidade, como o assassinato e estupro de mais de 250 crianças.

Brasília, por seu lado, justificou o recuou na condenação à Síria sob o argumento de querer evitar que a situação dos direitos humanos na Síria seja usada como justificativa para uma intervenção militar, como ocorreu na Líbia. Enquanto países árabes tomavam a palavra para condenar a Síria, Brasília explicou, horas depois do fim da reunião, que é preciso “preservar um espaço mínimo para um diálogo”.

O Brasil, que neste ano é apenas observador no órgão, apoiou a convocatória da reunião de emergência. O Itamaraty fez saber nesta semana que, mesmo sem direito a voto, adotaria uma posição de “forte apoio” à condenação. Mas o Brasil surpreendeu a ONU, diplomatas ocidentais e mesmo os árabes adotando um silêncio total na sexta.

Com 37 votos a favor, 6 abstenções e 4 votos contrários, o conselho aprovou a resolução que condena a Síria por violações e cria um mecanismo permanente de monitoramento da situação. Mas, em razão da profunda divergência entre as maiores potências, o texto da resolução foi esvaziado e a reunião acabou marcada pelo descompasso entre China, Rússia, Europa e EUA.

“Não dá para entender”, lamentava Pinheiro ao Estado, ao ver que o Brasil manteve um silêncio durante as seis horas de reunião e nem sequer registrou que a investigação havia sido conduzida por um ex-ministro brasileiro. O Brasil é conhecido nos círculos diplomáticos por comentar todo e qualquer assunto na ONU. A embaixadora brasileira Maria Nazareth Farani Azevedo nem mesmo permaneceu na sala à tarde e apareceu apenas cinco minutos antes da votação.

Frustração

O Brasil também optou por não copatrocinar a versão final da resolução, o que deixou diplomatas europeus frustrados. Antes da reunião, o embaixador britânico na ONU, Peter Gooderham, chegou a dar entrevistas para elogiar a “posição construtiva do Brasil”. Horas depois, ao ver que a resolução não teria o apoio brasileiro, sua missão foi até a delegação brasileira queixar-se do comportamento. O Itamaraty havia feito questão de sugerir mudanças no texto da resolução durante os últimos dias em reuniões fechadas.

O Estado apurou que um dos problemas encontrados pelo Brasil no texto era a tentativa explícita dos patrocinadores de politizar a questão das violações aos direitos humanos e de levar o caso ao Conselho de Segurança. Apesar de considerar que Assad está dificultando as ofertas de diálogo, o governo de Dilma Rousseff mantém a posição de que é contrário à adoção de sanções, embargos ou levar o caso ao Tribunal Penal Internacional.

O Itamaraty ainda deixou claro que via com desconfiança a tentativa de ter uma resolução e uma reunião que servisse de plataforma para conseguir uma condenação no Conselho de Segurança. Para o porta-voz do Itamaraty, embaixador Tovar Nunes, o Brasil não aceitaria um exercício que se “prestasse a outra finalidade”. Na prática, o Brasil quer evitar a manipulação da situação de direitos humanos para justificar uma eventual intervenção militar, como ocorreu na Líbia.

“Acreditamos que o fórum adequado é Genebra para tratar da questão de direitos humanos”, explicou Nunes. “O fato de não termos copatrocinado a resolução não significa que não estamos acompanhando com grande interesse a situação dos direitos humanos na Síria”, disse.

“Países que são contra levar o tema ao Conselho de Segurança terão de explicar ao povo sírio o que pretendem fazer para acabar com o massacre”, disse Philippe Dam, da entidade Human Rights Watch.

A resolução original apresentada pela UE pedia que a Síria fosse levada ao Conselho de Segurança da ONU para que sanções fossem adotadas e para que Assad fosse citado pelo Tribunal Penal Internacional. Mas a proposta teve de ser amenizada para obter apoio.

Fonte: Estadão

27 Comentários

  1. Deixa eu adivinhar… logo abaixo de mim alguém(provavelmente caucasiando de olhos azuis e filho de fazendeiro) vai comentar:
    .
    “QUe burrice, oque entende de política externa essa nossa diplomacia(ricardo amorim e patriota) “mediocre” que tem mais de 40 anos de experiencia diplomática internacional, formados nos maiores intitutos de relações internacionais do mundo, que tem contato con iformações que nós nem sonhamos em saber e que projetaram a imagem do brasil como um país grandioso, neutro, soberano e independente….”
    .
    Oque EU digo? parabens á nossa diplomacia… se hoje damos carta branca para esses escrotos entrarem onde quiserem e fazerem a farra que quiserem, logo logo a mira de seus M16 estará sobre noças cabeças e o respaldo do resto do mundo…”vamos proteger os indios e os reursos naturais brasileiros dos proprios brasileiros… eles estão os oprimindo como o assad oprime os manifestantes”

  2. Heueueh.. “Tribunal Penal Internacional” é sentença de morte na certa para os contrários aos interesses da OTAN. O juiz estuda trocentos anos a justiça e equilíbrio dos direitos humanos, para em seguida subjulgar-se à os mandos e desmandos de máfias poderosas.

  3. Hoje é o movimento para a queda do governante, diante da insatisfação de uma parecela da população….
    Vocês viram quantos vídeos de pessoas mortas na síria? OQUE EU VEJO NA MIDIA É VIDEOS CURTOS VAGOS DE GENTE CORRENDO UM OU OUTRO BARULHO DE TIRO MAS NADA CONCRETO…
    O MAXIMO DE COMBATE QUE VI NESSES VIDEOS FOI TANQUES ENTRANDO EM UMA RUA…. e olha que eu assisto de 4 a 5 jornais por dia, fora internet…. Porra vivemos na era da informação todos tem celular ninguém conseguiu gravar algum vídeo realmente contundente? BOm, eu vi vários videos contundentes das revoltas no bahrem, no yemem, de gente reealmente sendo executada a tiros de fuzil durante protestos enquanto estavam com pedras na mão… MAS VIDEOS ASSIM DA SIRIA NADA….
    Na comunicação chamamos isso de marketing de guerrilha… criar esse clima tenso é fácil, vc não precisa de informações consistentes… precisa só fazer com que notícias repercutam pra caramba, sem que parece que você está causando isso propositalmente, por isso vemos vários pequenos vídeos inconsistentes.
    .
    Vemos manifestações politicas de grande concentraação de gente dos dois lados… lembrem que lá tem muitos catolicos e atheus que temem um estado radical islamico… O Assad é um canalha, concordo… e sua posição no poder cedo ou tarde se tornará insustentavel
    Mas lembrem que no brasi já tivemos cenas muito piores, todos lembram no brasil do MST, do MASSACRE DE EL DORADO DOS CARAJAS… DAS MILHARES DE PESSOAS QUE SIMPLESMENTE DESAPARECERAM NA DITADURA MILITAR…. E Se lá fora saissem vídeos dos carros blindados do BOPE subindo o morro atirando em pessoas, matando os ambientalistas que morrem lá no norte como aquela Doroty Stain, e se eles usassem esse tipo de informação contra nós, se eles tentassem desestabilizar nosso governo para reividicar o direito de administrar a amazônia e nossos recursos?
    É muito facil… a prova de que é facil, é o tanto de lambe saco dos estados unidos, que tem uma imagem pré-definida completamente negativa de toda forma de pensar não ocidental…
    Graças a deus estamos do lado de cá do hemisfério e já passamos muito tempo como vassalos das grandes potencias… porque se não já teriam nos saqueado a muito tempo, como estao fazendo com esses paises arabes…

  4. Se um povo quer se matar que se mate. Ex: (maldoso) se os argentinos entrarem numa revolução que se matem e idem ingleses, americanos, botsuanenses, marcianos e o diabo a quatro.
    Pois a verdade é que se tirarmos a montanha de armas desses pretensos policiais mundiais eles ficariam bem quietinhos na deles. Haja visto o convívio cínico com o regime totalitário chinês.
    Itamarati fez o correto… pois logo alí na frente os hipócritas americanos, ingleses e franceses fincarão suas bandeiras empresariais em Damasco sob a cortina do Conselho de Segurança. No final o resumo da ópera é apenas isso.
    #
    O espaço aqui é pequeno para se falar sobre fundamentações e histórias de vitoriosos e derrotados em guerras, mas o mundo atual (dos homens de bem) não quer mais saber de agressões de países contra países. Chega desse atraso de vida.

  5. Os Europeus estão armando mais uma vez para conseguir um mandato de segurança da ONU contra a Síria, sendo assim, conseguirão criar zona humanitária na Síria, abrindo caminhão para intervenção Militar na Síria. Eles querem que o Brasil participasse dessa sujeira. È mesma esquema da líbia que está se repetindo agora.
    Brasil fez muito bem em não participar desse golpe, usando desculpa humanitária para invadir a Síria. Sendo que são eles mesmo que estão patrocinando essas revoltas na Síria.

  6. Como podemos ver, para variar nossa mídia defende interesses externos, e não nossos, eles querem o nosso alinhamento automático a Casa Branca e a OTAN, que são os verdadeiros patrões do Estadão.

  7. O BRASIL tem que continuar com a mesma política de sempre,ou seja optar pelo diálogo e pela soberania dos países envolvidos !

  8. E , condenou e depois voltou atrás, pq quer evitar um ataque aos Sirios, os membros dos BRICAS,tem algo > por trás desse tal de assado e sua guerra civíl…e ñ estou falando dos Rússos e Chinese e suas bases na Siria..sds.

  9. O neofito absorvente midiatico com rompante de guevarista se alopra ao defender o idefensável… a ignorancia dos fatos reais… toma refrigerante de cola made in Atlanta, come fast food, usa jeans, dirige um chevrolet, tecla em um intel, limpa a bunda com colgate-palmolive e odeia os yankes… rsrsrsr… questionavel e intragavel… só uma pergunta… alguem ja tomou banho com um sabonete made in irã ou siria?… então não cuspa no prato onde come… prefere comida oriental?… a china é bem ali… do outro lado do pacifico… pra quem gosta de m… isso serve tambem para os aloprados da Casa Rio Branco… e não se preocupe… se quisessem ja teriam invadido a amazonia… o problema é como carrega-la nas costas… então iniciatico… ta na hora de começar a pensar por conta propria, cidadão… acorda para a realidade… ou volta para a UFMT para dar um tapa na macaca… fez o quê?… sociologia ou agronomia?… conheço bem essa turma… são consumidores vorazes de coco de cavalo seco…

  10. hahahahaha… curti teu comentário..
    Bem… eu sou só um profissional da comunicação e entusiasta da sociologia e da política… fenomenos sociais, midiáticos, e adoro uma teoria da conspiração…. rsrsr
    Mas sempre estou aberto a argumentações e muita coisa do que você fala tem sentido sim…
    Em. pinto, vou me controlar eu prometo.. hahahaha

  11. Houve violação dos direitos humanos em Guantánamo! Sugiro que se leve ao CS e depois organizem uma ação militar. -q

  12. Realinhamento BRICS!! De agora em diante será que agirão em bloco para frear a sanha de pilhagem na OTAN/EUA??? Ao que parece sim.

  13. o brasil não tem nada que se meter nisso mesmo não, revoluções de paises devem ter origem e ser tocadas pelo seu povo, para que tenha legitimidade, se a maioria do povo quiser, não tem regime que se sustente, por mais sangue que derrame,não e uma questão de ficar em cima do muro, ate por que o muro ja caiu nos nos noventa, e sim de respeitar a soberania das nações, quem não tiver saco roxo para lutar por sua liberdade, deve virar comida de minhoca mesmo, se tem uma coisa que me enoja, são pseudo pacifistas buda-moles, que senpre esperam que outros lutem suas lutas no lugar deles, a siria sempre teve otmas relações com o brasil, não vejo por que criar ciatrizes inuteis agora !!!

  14. Blue Eys, na resistencia…esta assinado embaixo.

    No mais quero adiciona que Gerente de Muro Diplomatico e assim mesmo. Procura o dialogo com ditadores estrupadores. O que fazer? Assad esta fazendo sua propia cama a muitos anos. Um leiturinha from google.com revela a pilantragem na Siria ja faz tempo. Esta na hora de deitar na cama por ele mesmo feita…chuuupa Assad. Your time is now.You are done.
    O Brasil deve sim ser soberano, mas burrinho e outra coisa.Uma vez que se toma uma atitude nao se volta atras.
    Estao fazendo uma extensao do Itamaraty quando o Amorin estava la abracando Ahmadinejad e Hugo Chavez e apoiando o Chapeu Atolado em Honduras, enquanto o State Dept Americano dao voltas no Itamaraty e banho de diplomacia.

  15. Talvez nossa diplomacia curta Raul Seixas:
    “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante,
    Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo…”

  16. O que o a nossa diplomacia não deve é colocar o Brasil a favor de governos que assassinam inocentes! Valores democráticos não combinam com passividade diante de massacres de inocentes.

    Numa guerra sempre vai haver os efeitos colaterais,mas assassinar civis que desejam mais abertura democrática, aí já é demais.

  17. Só pra RE-LEMBRAR:

    O PINHEIRO citado na reportagem do Estadão é Paulo Sérgio Pinheiro, diplomata-entulho do governo FHC que atualmente circula nos organismos internacionais multilaterais incomodando o governo brasileiro A MANDO do governo dos EUA…

    Anteriormente, primeiro semestre, foi O responsável pela condenação intempestiva do Brasil pela CIDH-OEA (Comissão internacional de Direitos Humanos da OEA) pela construção da Usina de Belo Monte “por não ouvir as comunidades indígenas”. Defenestrado da OEA pela ação do governo brasileiro que retirou politicamente a candidatura de seu sucessor na CIDH Paulo Vannuchi e ao “esquecimento” do desembolso de sua cota anual para sustento da OEA, que equivale a 6% do orçamento da instituição, pelo tempo enquanto o entulho inimigo estivesse por lá…

    http://www.portalpch.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6261:15092011-oea-volta-atras-sobre-belo-monte&catid=1:ultimas-noticias&Itemid=98

    Recém saído da OEA o “Pinta” foi indicado pela diplomacia americana para a ONU e em seguida uma indicação dos EUA para a relatoria do caso da Síria justo para um FHC-Boy para irritar o Brasil.
    E imprensa PIG simplesmente “ESQUECE” de comentar quem é o distinto diplomata brasileiro e o que recentemente fez o garoto…

    EU NÃO ESQUECI…

  18. Gilberto Rezende-Rio Grande/RS
    Pois é!! O governo brasileiro já deveria ir a imprensa e informar sobre este caso e mostrar como este vendido esta trabalhndo para os EUA.
    Apoio a resolução brasileira tamben!!!

  19. Nelore, voce joga muito videogame de luta? tipo call of duty? counter strike?
    ” Your time is now.You are done.”
    hahahahahha
    “de acordo com minhas pesquisas aqui no google”…
    hahahah… vai ler alguma coisa decente moleque.. no google vc pode acha tanta besteira escrita por qualquer um… pra quem não sabe o google direciona sua pesquisa…. sim DIRECIONA
    Acorda minino… isso não é videogame não, não é igual filme de holywood(bandido x mocinho).. lá tem pai, tem mãe, tem filha que logo logo não sabem se estarão mais juntos.. porque um petroleiro armamentista ta querendo saquear mais um pais

  20. GUSTAVO G citaste o X da questão la na Siria tem muitos Cristãos e esses por medo da turba Mulçumana estão a favor de Assad (E o que a OTAN fara?Massacrara os Cristãos Sirios pensando contar com os Mulçumanos insurgentes)ISSO A MIDIA GDA OCIDENTAL NÃO MOSTRA…GILBERTO RESENDE assino embaixo teu comentario meu nobre.Deixem AS ESCRAVINHAS SADOMASOQUISTAS DO IRMÃO CAIM DO NORTE,AS ANCIÃNZINHAS INDIGNADAS DE SIÃO E OS SENSACIONALISTAS DE PLANTÃO FORMADOS NAS ASSIDUAS HORAS AULA DO PROFESSOR DATENA ESVAIREM DE ESQUISOFRENIAS E FRENESIS rsrs rsrs Ajuntam tudo,corrupção no governo,FX2 e etc…O Governo Dilma tem muitas falhas internas na base e coligação mas em politica externa e diplomacia ate agora tem se mantido aparte DESSA CORJA PILHADORA DE LOBOS que usam dos anseios e sofrimentos dos póvos para embutirem suas ganancias em “COALIZÕES HUMANITARIAS”….Brasil voce esta certo em se posicionar contra intervenções belicas e sempre primar pelo dialogo.PARABENS…..O QUE TEM DE ESPIÃO VENDIDO BRASILEIRO TANTO AGINDO INTERNAMENTE COMO EXTERNAMENTE É COMO AS ESTRELAS DO CÉU,IMPOSSIVEL CONTA-LOS.

  21. Talvez o pessoal do Itamarati esta aprendendo uma velha licao da diplomacia inglesa e norte americana. Paises nao tem amizades tem interesses. Os cristao do Libano foi usados pela diplomacia israelita na decada de l970 para atacar os palestinos residente naquele pais. Agora se um regime proarabia saudita tome poder na Siria nao creio que os cristao de la terao muita razoes para celebrar. De qualquer forma o objetivo norte americano e dividir Siria, criar novos paises baseados nos diferentes grupos religiosos que existem la: Shia, Sunni, cristaos e outros.

  22. Quem não sabe!que é puramente interece estrategico,querem por um governo pró eua europa cercarem a RUSSIA e dominar porque as nações unidas e direitos humanos não se importam com a somalia com o que acontece lá.

  23. DHOU o mundo inteiro sabe que a OTAN e os EUA arquitetam cercam tanto a Russia quanto a China.Mas eles pensam que em dado momento a Russia tendera para eles não por subjugação e sim por temor a China e a India vai nesse mesmo caminho.Enquanto os lobos ficarem mexendo nas peças do Xadres somente nas areas ricas em energeticos todos saberemos que suas intenções são pura pirataria e escravagismo.Mas tão logo o movimento das peças de xadres serão outros e na verdade ja o são dissimulados pois estão economicamente fragilizados e armas por si so não vencem grandes conflitos.

Comentários não permitidos.