Rússia posiciona navios de guerra na Síria

A Rússia está posicionando navios de guerra em sua base na Síria [1]. O grupo de combate inclui o porta-aviões lança-mísseis “Almirante Kuznetsov”. O deslocamento está sendo apresentado como movimento pré-planejado, sem qualquer relação com a montante tensão na Síria, mas acontece depois de os EUA terem despachado para a Síria o Grupo de Naves de Ataque “George H.W. Bush”.

Por M.K. Bhadrakumar, no Indian Punchline

Crescem as especulações de que estaria em preparação uma “intervenção humanitária” do ocidente contra a Síria.

EUA e Turquia alertaram seus cidadãos para que deixem o território sírio. A Liga Árabe está-se unindo à União Europeia na questão síria. Mais uma vez, a França aparece à frente. Interessante: a Turquia foi convidada a participar da reunião de ministros de Relações Exteriores da União Europeia em Bruxelas [2]. Todos esses passos são rigorosamente idênticos ao que se viu pouco antes da “intervenção humanitária” do ocidente contra a Líbia.

Porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia disse, na sexta-feira, que: “a situação dos direitos humanos num ou noutro país pode ser, evidentemente, objeto de preocupação internacional, mas em nenhum caso se pode admitir que questões de direitos humanos sejam usadas como pretexto para qualquer tipo de intervenção nos assuntos internos de estados soberanos, como se vê acontecendo hoje, no caso da Síria. Cabe aos sírios decidir sobre o próprio destino, sem qualquer tipo de ‘empurrão’ vindo do exterior. A Rússia de modo algum aceita qualquer tipo de cenário que inclua intervenção militar na Síria”.

Há notícias ainda não confirmadas de que haveria assessores russos já trabalhando com os sírios para a instalação de um avançado sistema de mísseis S-300 – que tornará extremamente arriscada, para o ocidente, qualquer tentativa de implantar na Síria alguma “zona aérea de exclusão”, como fez na Líbia.

A gr7ande pergunta é se haverá ou não disputa aberta entre EUA e Rússia, pela Síria. Para os EUA, uma mudança de regime na Síria abre caminho para, na sequência, atacarem o Hamás e o Hezbollah, o que isolaria o Irã. As apostas são altíssimas. Para a Rússia, perder a base naval de Tartus seria golpe grave, que reduziria muito a capacidade de operação dos russos no Mediterrâneo; além, claro, de perderem a Síria, seu antigo aliado. Do ponto de vista dos EUA, uma disputa aberta entre EUA e Rússia teria implicações em várias questões importantes – a finalização da guerra do Afeganistão, o problema nuclear iraniano, as tensões EUA-Paquistão, etc.

Significativamente, o Kremlin já mandou a Pequim e Teerã o embaixador russo na Otan, Dmitry Rogozin [3], para consultas sobre o sistema de mísseis de defesa de EUA/Otan. Até agora, os russos vinham discutindo o sistema de mísseis antibalísticos (ABM) como problema bilateral entre russos e norte-americanos. Nesse momento, os russos investem mais em interesses comuns que os aproximem de China e Irã. Essa mudança tem implicações profundas para a segurança regional na Ásia Central e Sul da Ásia e para o Oriente Médio. (…)

Notas dos tradutores
[1] 28/11/2011, Russia News, Sea alert: Russian: warships head for Syria
[2] 28/11/2011, Zaman, France invites Turkey to EU meeting on Syria
[3] 28/11/2011, RIA NOVOSTI, Russia’s NATO envoy to visit China, Iran over missile defense

*MK Bhadrakumar foi diplomata de carreira do Serviço Exterior da Índia. Prestou serviços na União Soviética, Coreia do Sul, Sri Lanka, Alemanha, Afeganistão, Paquistão, Uzbequistão e Turquia. É especialista em questões do Afeganistão e Paquistão e escreve sobre temas de energia e segurança para várias publicações, dentre as quais The Hindu, Asia Online e Indian Punchline. É o filho mais velho de MK Kumaran (1915-1994), famoso escritor, jornalista, tradutor e militante de Kerala.

Fonte: Pravda  Tradução do coletivo Vila Vudu

26 Comentários

  1. Há notícias ainda não confirmadas de que haveria assessores russos já trabalhando com os sírios para a instalação de um avançado sistema de mísseis S-300 – que tornará extremamente arriscada, para o ocidente, qualquer tentativa de implantar na Síria alguma “zona aérea de exclusão”,

    Nossa, Esse sistema é tão ” desgraçado ” que poê respeito aos paises como o EUA em pensarem 2x antes de enviarem seus jatos ” De Ultima Geração ” para frente de batalha ? Ai Ai até já sei quem pagará o pato por isso tudo …

  2. A Russia tem poderio suficiente para não agir às escondidas! É só dizer NÃO e pronto. Americano é medroso, pensa logo em sumir do mapa.. lembram de pearl harbor e 11/07 logo ficam com medo.

  3. Imagina o que aconteceria se a Siria afundasse o Nae George Bush…iria chuver de ligação perguntado qual missil ele usou uahuahuahuauauahauhau.

  4. Essa informação está sendo vazada pelos Rússos, através dos seus “leva-e-traz” ,p q os mesmos da Otan pensem 3x antes de tentarem qlq coisa..Ivan está mostrando q está em boa forma,e logo logo o ” Pedrão ” dá as caras por lá…Agr q o Assado e um criminoso isso ele é. Sds.

  5. AI, AI,AI JÁ SEI ATÉ PRA ONDE OS EUA IRÃO QUANDO DECIDIREM NÃO INTERVIR MAIS NO ORIENTE MÉDIO POR MEDO DA RÚSSIA….

    A VENEZUELA !!!

  6. bom se todo mundo tem intereses que se resolva mais como se diz,parece que para salvar a economia lá vem mai suma guerra para salvar as potencias é o fim dos tempos

  7. É meus amigos.. o palco está sendo montado… os espectadores estão tomando seus lugares…. os protagonistas estão terminando de se maquear e alguns já se alongam para entrar em cena….
    QUE O SHOW DE HORRORES COMECE…. eu nao quero assisti a mais esse teatro não.. vo la pro mato grosso, mina terrinha, ficar na bera da serra pescando na açude e esperando a poeira radioativa baixar.

  8. usa e inteligente tirar as tropas do Afeganistão recuperar a economia e pronto russia em armamento num barra usa nem querendo

  9. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,lucas,eles so tão avisando!!! só isso quero ver eles fugirem, como na segunda gm!!
    so nao dominaram o mundo por causa da intimidação americana com os lançamentos da bomba no japão, mas duvido !!! hoje os americanos entrarem em comfronto com a russia,eles tão quebrados tão tentando intimidação !! isso sim, o inperio enteiro ta caindo a asia ta ai !!! subindo heheheh

  10. UM PRATO CHEIO PARA OS F-22-rsrsrs…..
    .
    .
    .

    Tai um ótimo senário para os americanos colocarem o tão falado F-22,se caso os russos estiverem dispostos em colocar os seus sistemas de defesa ante-aéreo em ação na Síria.
    .
    Seria um teste para as indústria de defesa,visto que esse papo de defender os humanos é uma piada;e falando em piada.
    .
    .
    *********
    Anistia pede a africanos que prendam Bush
    .
    .

    Bush autorizou que suspeitos de ligação com grupos islâmicos fossem submetidos a simulações de afogamento e outras técnicas de interrogatório consideradas tortura.
    .
    *********
    .
    (*)Por:estadão

  11. A ONU ABRE UM OLHO SOBRE A SÍRIA E FECHA O OUTRO PARA O IÊMEN!
    .
    .
    ********
    Iêmen: a revolução ignorada
    .
    ONU não se importou com assassinatos num país sem reservas petrolíferas e cujo ditador apoiava a “guerra contra o terror”
    .
    .
    (*)Por:Mónica Prieto, Periodismo Humano
    .
    .
    *******(trechos do original)
    .
    .

    O ditador do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, deixou a presidência do país após firmar um acordo com os demais líderes políticos da Península Arábica.
    .
    A cerimônia que marcou a renúnica de Saleh—e o fim de um regime de 33 anos—aconteceu no dia 23/11, na capital da Arábia Saudita, Riad, sob os olhares atentos do rei Abdullah, maior aliado do governo iemenita na região.
    .
    O documento assinado por Saleh estabelece que o ex-ditador deverá repassar o poder para seu vice-presidente Abdrabuh Mansur Hadi, num prazo de 30 dias.
    .
    Em troca, Saleh ganhou uma ampla imunidade jurídica, o que lhe livrará de futuros julgamentos sobre excessos cometidos durante seu governo e, principalmente, na repressão aos protestos pacíficos que tomaram as ruas do país em janeiro_(…)

    .
    ***********
    .
    POR:outras palavras
    .
    .
    .
    http://www.outraspalavras.net/2011/12/02/iemen-a-revolucao-ignorada/

  12. rsrsrs…Até parece que a OTAN/EUA vai entrar em guerra com a Rússia(base naval de Tartus/ Síria). Só para atrapalhar o Hesbolah e Hamas, na tentativa de proteger sua Capital(Israel). Em um futuro ataque ao Irã..HA HA HA!
    .
    A valentia deles acaba rapidinho quando o bicho tem porte médio…imagina quando o porte é extra-grande? hehe.

  13. É Obama mostrando as garras,as eleções americanas estão perto,e tem que ter o apoio dos industriais,E QUEM DIRIA num pais como a ciria cer capaz de começar uma guerra mundial.

  14. lUCAS DEVE SER AMERICANO RSRSR , agora quero ver os imperialistas ladroes de paises s tem coragem criar uma zona aérea de exclusão sobrea a siria….

  15. Falaram mais acima que os EUA são medrosos, e que mostraram isso depois de Pearl |Harbor e 11/09. Bom que os japoneses,alemães, iraquianos e afegãos que o digam…. cada coisa viu.

  16. EUA so ataca mais pequeno e fraco, os EUA tem medo da Russia isso é bem claro.

    Muitos subestima a Russia mas ninguem ataca por que será!!!!!

  17. Fabio ASC: São medrosos sim, olha só como você questiona as coisas sem estuda-las amigo, Japoneses não tinha bomba atômica não podiam lutar com o tio sam, para derrotar os elemães os eua tiveram a ajuda da Russia pois sem eles o leste europeu nao teria sido consquistado a russia sozinha levou da caba a rabo o leste europeu todo, fora que os EUA não lutaram sozinhos lutaram com os inglêses e francêses, eles os EUA não tem capacidade para lutarem sozinhos a ultima vez que isso aconteceu meu caro Fabio ASC, tomaram uma surra dos Vieticongs na selva, o Iraque é deserto e não tinha armas para lutar contra uma coalizão de 3 países FR,GB,EUA e não Afeganistão ainda não sairam de lá meu caro estão apanhando do talebã ainda, fora que o acidente no Pasquitão complicou as operações da OTAN por lá eles não vão trafegar por lá mais, finalizando RUSSIA tem armas nucleares mais mortais que os EUA. duvido que os brancas de neve dos eua entrem na Síria com a prensença dos Russos por lá.

  18. Falken disse:
    03/12/2011 às 23:18
    Fabio ASC: São medrosos sim, olha só como você questiona as coisas sem estuda-las amigo, Japoneses não tinha bomba atômica não podiam lutar com o tio sam, para derrotar os elemães os eua tiveram a ajuda da Russia pois sem eles o leste europeu nao teria sido consquistado a russia sozinha levou da caba a rabo o leste europeu todo, fora que os EUA não lutaram sozinhos lutaram com os inglêses e francêses, eles os EUA não tem capacidade para lutarem sozinhos a ultima vez que isso aconteceu meu caro Fabio ASC, tomaram uma surra dos Vieticongs na selva, o Iraque é deserto e não tinha armas para lutar contra uma coalizão de 3 países FR,GB,EUA e não Afeganistão ainda não sairam de lá meu caro estão apanhando do talebã ainda, fora que o acidente no Pasquitão complicou as operações da OTAN por lá eles não vão trafegar por lá mais, finalizando RUSSIA tem armas nucleares mais mortais que os EUA. duvido que os brancas de neve dos eua entrem na Síria com a prensença dos Russos por lá.

    __________________________________________________________

    Acho que é vc que questiona sem estudar, afinal de contas os japoneses tinham uma marinha e força área mais poderosa no começo da SMG que os EUA, os japoneses perderam a guerra por uma série de fatores estratégicos e logisticos, a bomba atomica no Japão foi uma forma dramática (e cruel) de acabar com uma guerra que demoraria muitos anos para terminar ao custo de muitas vidas de soldados e de civis (um custo muito maior do que a duas bombas atômicas causaram), já ao contrario do que vc acha os japoneses tinham sim armas para ludar contra os americanos. Alias que eu queria ver se em vez dos japoneses atacassem os EUA eles atacassem a URSS (como Hitler queria) em 1941, ai sim que seria o fim. E é bom vc tomar cuidado pois a URSS, e não a Rússia pois ela era membro de uma federação, não lutou sozinha já ela recebeu apoio dos americanos por meios de armas, alias o russos lutaram muito no leste, mas não apenas eles, ucranianos, bielorrussos, poloneses, etc também lutaram (e sofreram muito). Alias na SMG, foi necessario o mundo todo se unir para vencer a Alemanha.
    ———————————————————————-
    E bom vc tomar cuidado, já os vietnamitas também derrotaram franceses e japoneses antes os americanos, e chineses antes dos 3 já citados, e os afegãos derrotaram os todo poderosos russos, na verdade soviéticos, nos anos de 1980. E os americanos tem sim (infelismente) capacidade de entrar em uma guerra sozinhos
    ———————————————————————-
    Para finalizar, muita calma nessa hora a Rússia tem essa base na Siria a mais de 30 anos, mas só servia de enfeite, já que Israel fazia o que quer naquela região, ou fazia fá que o coisa está ficando feia. E sinceramnte se a Rússia fosse de fato a “salvadora dos povos” como tem muita gente que acha, ela teria tomado atitudes contra os EUA mais vezes e não só quando os seus interesses são prejudicados, como no caso da Síria aliada de longa data e agrande compradora de armas russas. Basta ver o que aconteceu no Afeganistão, Iraque, onde a Rússia ficou quietinha e de lambuja os EUA comprou alguns equipamentos dela como helicópteros e vez alegria de empresas russas, e mais Recende Líbia, que com certeza a Rússia vai ganhar algo por não se meter. E da certo que a Rússia é um contra ponto contra os EUA, (e a URSS também foi) em alguns momentos, mas a Rússia e sim aliada dos seus interesses e quando alguém atrapalha os mesmos a Rússia vai a luta.

  19. Os EUA são medrosos, eles nunca vão em uma guerra sozinhos, por isso vence qause todas elas.Tomaram uma surra dos vietnamitas, e correram no final.Se ouver uam guerra dos EUA e Russia, talvez sera o fim do mundo…
    EUA e Russia disputao poder a muito tempo, um querendo ultrapassar o outro em armas e tecnologia. A uns anos a Russia estava fraca sem ecnomia… Mas agora esta se recuperando, e tem chanse sim de derrotar os estados unidos, pois eles estão em crise não ira conseguir manter guerras de grande proporçoes.
    E tambem não podemos esquecer o Irã, eles estão produzindo armas nucleares e a OTAN quer intervir. A Russia é aliada do Irã e ja afirmou que não vai admitir nenhuma intervenção no Irã. Mesma coisa com a china, o general chines falou que também não vão deixar intervir no Irã, mesmo que isso signifique a 3° guerra mundial.

Comentários não permitidos.