Rússia derruba míssil americano Minuteman

Sugestão: Lucena

Euronews

Os segredos de Obama a mostra. Do original: “Russia Downs US Missile After Norway, Obama Secrets Release” In “The European Union Times”, the European Union – on July, 29th, 2011. Pesquisado por: Ígor Lvovich; traduzido para o russo por Ígor Lvovich. editado em 09/08/11 00:30 publicado em perevodika.ru

No relatório da GRU (inteligência militar russa), mais parecido com os relatórios da Guerra Fria do que com as notícias da atualidade, se falou sobre o impacto do ICBM “Sinevá” (SS-N-23 Skiff pela classificação da OTAN) lançado com sucesso do submarino nuclear “Ekaterinburg” da Frota do Norte da Rússia, a partir do Mar de Barents, atravessando o Pólo Norte na atmosfera sobre o Oceano Pacífico, onde com o auxílio de um “dispositivo” de pulso eletromagnético (EMP) conseguiu destruir o míssil balístico intercontinental “Minuteman III” lançado da Base Aérea de Vandenberg na Califórnia.

SS-N-23 “Skiff,” um SLBM míssil balístico intercontinental lançado por
submarino, armado de quatro ogivas nucleares de 100 kT cada uma.

O representante da U. S. Air Force coronel Matthew Carroll, em comunicado à mídia dos EUA, disse que a destruição do míssil balístico intercontinental “Minuteman III” foi devido a inexplicáveis “anomalias”. Ele não mencionou as relações se deteriorando rapidamente entre os EUA e a Rússia, que, de fato, foram a causa do incidente.

A destruição do ICBM americano foi “o ato de retaliação,” aos Estados Unidos pelas ações não provocadas de colocar restrições às viagens internacionais de mais de 60 altos funcionários russos, que segundo Obama, implicaram no assassinato de um preso em 2009.
Minuteman III em seu silo.

Na ocasião destas ações injustificadas contra a Rússia pelo regime de Obama, a porta-voz do presidente Natalya Timakova disse: “A posição do Departamento de Estado Americano, sem esperar a conclusão do inquérito e a decisão da corte russa, causa perplexidade. Incorreram em ações incomuns. Mesmo nos anos mais difíceis da Guerra Fria, nunca medidas como essas foram tomadas.”

O documento da GRU, além disso, afirma que depois de o presidente Medvedev instruir o Ministério das Relações Exteriores a preparar uma resposta às sanções de vistos dos EUA, e do ICBM “Minuteman III” ter sido destruído pela marinha russa, o regime Obama fez um ataque à Rússia através da “divulgação” do relatório secreto, que acusa o Kremlin no bombardeio da embaixada dos EUA na Geórgia, em setembro do ano passado.
Observando a atitude agressiva dos norte-americanos para com todos os seus inimigos percebidos, o enviado russo à Otan, Dmitry Rogozin, ainda advertiu que a Rússia iria proteger os seus interesses, não só contra o regime de Obama, mas em se tratando de poder, contra os republicanos radicais nos Estados Unidos.. Após seu encontro com os senadores americanos John kil e Kirk Mark, esta semana, Rogozin disse friamente: “Eu tive a sensação de que somos transportados para algumas décadas atrás, e eu me sentei com os dois “monstros frios de guerra”, que me olharam com olhar atravessado.” Tanto mais coisas ruins há nos Estados Unidos, mesmo tendo um dos mais populares comentaristas de direita Glenn Beck advertido seus ouvintes esta semana que o regime Obama se transforma em semelhança à uma América nazista do Terceiro Reich pronta para os levar às “câmaras de gás pública”.
O impressionante comentário de Beck sobre o regime Obama parece bastante crível. Como informou em Londres o Daily Mail, a polícia americana está agora a tentar aterrorizar ainda mais os seus cidadãos, tal como uma vez seus colegas alemães nazistas, realizaram execuções públicas:
“Foi publicado um vídeo chocante em que a polícia usou arma de choque e agrediu até a morte um sem-teto, supostamente por ele ter resistido à prisão. Enquanto a imagem não é clara, mas testemunhas dizem que o sem-teto – Thomas Kelly, 37 anos – não poderia fornecer qualquer resistência deitado no chão, de bruços, quando foi atacado pela polícia. Ele chora e grita e seu pai pode ouvir o barulho do espancamento. Era 05 de julho. “
A parte mais interessante da execução pública de um homem sem-teto por um policial americano, foi que se reuniram em torno de uma enorme multidão de americanos que estavam com as mãos livres e ninguém veio ajudá-lo. Isto está em nítido contraste com os cidadãos chineses, que só ontem, depois que a polícia espancou até a morte um vendedor de rua, se rebelou contra essa chocante violação dos direitos humanos. Eles sabem que se a injustiça não parar, atos assim continuarão impunes.
O relatório da GRU também afirma que a razão para a acentuada deterioração nas relações entre a Rússia e os Estados Unidos é a publicação contínua do Serviço de Segurança Federal (FSB) da Rússia de documentos secretos do Kremlin detalhando a verdadeira situação no mundo, em oposição à propaganda derramada como um fluxo constante na sociedade ocidental.
Acima de tudo, Segundo o GRU, as informações do FSB tem causado profunda raiva nos americanos, em especial a que temos exposto detalhadamente em nosso artigo de 21 de julho, intitulada « Murdoch Threat To Expose Obama As “Christ-Child” Ignites Western Fury » (Murdoch ameaça expor Obama como o “menino Jesus” despertou a furia no Ocidente “), que efetivamente acabou com a guerra do regime Obama contra o império de Rupert Murdoch.
Pouco tempo depois disso, o golpe seguinte para o regime de Obama e seus aliados ocidentais ocorreu quando informações foram liberadas para a imprensa pelo FSB, que foram expostas no artigo de 25 de julho, informando que o primeiro-ministro norueguês implorou para que Putin evitasse o abate planejado às “elites”. Esse “mostrando a cumplicidade chocante de agências de inteligência dos EUA e dos britânicos em atos de terrorismo catastrófico na Noruega.”

Além disso, o relatório da GRU diz que a insatisfação do regime Obama com a Noruega devido à conclusão em 07 de julho do acordo do país escandinavo com a Rússia sobre o Ártico, que permite à Rússia iniciar a implantação de tropas na região para proteger o petróleo e o gás vitais. Recursos esses também reclamados pelos americanos que capturaram os recursos naturais do Iraque, do Afeganistão e esticaram os braços para a Líbia.


Não sabemos qual será o seguinte movimento neste grande jogo, mas sempre, quando no passado o urso russo e a águia americana se enfrentavam, o mundo era tomado pelo temor.

35 Comentários

  1. A Russia é um enorme baú de inúmeras surpresas!!
    Lugares como kapustin yar é mais misteriosos e mais eloquentes em seus segredos que a Base 51… Pois tudo o que supomos como realidade científica já é passado científico para as super-potências.

  2. Francoorp,
    Não sei por que fica tão eufórico com o avanço da tecnologia EMP por parte dos russos.
    Por acaso os russos também não são vulneráveis a essa super arma? Como você acha que seus heroicos guerreiras irão lutar contra os EUA para livrar o mundo da injustiça? Usando paus e pedras?
    E por acaso os americanos também não possuem avanços nesse segmento? Ou você também desconhece esses avanços assim como desconhece o modo de se defender dessas armas?
    Não tenciono te dar de bandeja o endereço de sites sobre o tema, mas é só digitar as palavras mágicas no Google ou equivalente ao Google que você use da China ou Rússia e você terá a grata surpresa de saber que há décadas as forças armadas, principalmente as voltadas à dissuasão estratégica, são protegidas de pulsos eletromagnéticos, e desde a época em que a Montanha Cheyenne era o centro nervoso da política/doutrina MAD.
    Só pra deixar claro, não disse que os americanos ou russos ou marcianos são à prova de EMP (nuclear ou não), só que hoje há consenso sobre a necessidade de proteção e que medidas têm sido tomadas há décadas, tanto nos EUA como em vários outros países, de modo a que as forças militares atuais de países centrais têm um nível de sobrevivência maior do que se nada tivesse sido feito.
    Geradores de EMP convencionais têm pouca serventia em guerras simétricas, entre exércitos similares de alta tecnologia e repito, só seriam úteis contra países periféricos.
    EMPs gerados por armas nucleares seriam usadas em um contexto de guerra total generalizada e antes que houvesse uma detonação no espaço muito provavelmente mísseis já teriam sido lançados e o mundo estaria à beira do caos.
    Os sistemas de mísseis balísticos em silos são completamente protegidos de EMPs e independentes, assim como os E-4, e praticamente todos os recursos de resposta nuclear estratégica americana tem blindagem contra EMPs e seria preservada(nem precisa dizer que os submarinos Ohio são imunes a EMPs) e mesmo que os russos ou os chineses façam os EUA voltar à idade da pedra lascada com uma detonação nuclear, haveria como a capacidade de contra-ataque nuclear sobreviver e mandar o mundo inteiro para a idade do “Big- Bang” fazendo os americanos por merecerem a má reputação que têm.

  3. Concordo com Bosco, Blue Eyes e… Muita contra informação, FSB é uma KGB anabolizada.

    Nessa disputa de poder não tem bonzinho o Brasil que passe a tomar cuidado redobrado. Entre as potências e os BRICS não existe amizade sincera, afinal somos uma ameaça a liderança de todos…

  4. O que arma de detruição massiva?.eu creio que são armas nucleares,biologica e quimica,não!,então porque os russos,americanos,ingleses,etc…,possuem ,e porque outros quando querem possuir eles não deixão ter e invade o pais com a excusa de armas de destruição massiva que eles tambem tem?,eu me imagino.Mai n4ao creio que façam uma guerra com 2 grandes potencias militar por um missíl destruido e o que lançou negará o motivo real e se inventará uma disculpa muito diferente da real,mais quando chegue o momento da grande guerra o Brasil vai ter que escolher um bando,e mentras não chegue esse dia o Brasil tem que reequipar o nosso exercito com equipamentos novos e bons do bando que ele eligio e não anuncio.

  5. .
    .
    BOSCO:
    .
    “Não sei por que fica tão eufórico com o avanço da tecnologia EMP por parte dos russos.Por acaso os russos também não são vulneráveis a essa super arma? Como você acha que seus heroicos guerreiras irão lutar contra os EUA para livrar o mundo da injustiça? Usando paus e pedras?”
    .
    E depois vem falar de postagens e comentários com posicionamento ideológico… isso ai não posicionamento ideológico de tua parte??? Ideologia pro-USA?? ou ser do lado dos USA não é ideologia mas a “Verdade” e ser tendencioso ideologicamente é ser contra a politica dos USA??
    .
    Impressionante como deve-se sempre tentar ridicularizar informações contrarias para evitar responde-las…
    .
    EUFÓRICO… onde eu fiquei eufórico?? E tem mais, eu mesmo falei na postagem acima que todos estão vulneráveis, inclusive os russos…
    .
    “E por acaso os americanos também não possuem avanços nesse segmento? Ou você também desconhece esses avanços assim como desconhece o modo de se defender dessas armas?”
    .
    Também sempre falei que os USA também tem essa tecnologia, o que eu DISSE MESMO QUE VOCÊ NAO GOSTOU foi que eles não são imunes a essa tecnologia, nem eles nem ninguém!!
    .
    Sabotar um teste militar de uma outra nação é normal, mesmo que estes países tenham relações amigáveis…
    .
    Falou pra mim procurar mas não deu fontes né… e dentro de uma montanha é normal estar protegido dos EMP, tem muito espaço e ainda suporta o peso das modificações ja que é em sub-solo,tudo pode muito bem ficar protegido, e durante a guerra fria esses Bunkers eram sim fortificados dos dois lados contra os EMP…mas estávamos falando de plataformas de armas, tipo aeronaves, Carros Armados, etc…
    .
    Bases subterraneos sempre foram fortificadas contra os EMP desde os anos 60, como disse antes tem espaço pra isso!!
    .
    Submarinos Ohio a prova de EMP… interessante, eles que disseram né??
    .
    Não vi isso ainda, alias basta um único fio elétrico em conexão fora da caixa protetora que o sistema inteiro vai abaixo… e vendo as imagens internas do Ohio que tem por ai vemos vários fios elétricos em suas conexões em caixinhas muito leves e em material fino, outras diretas nos equipamentos que nota-se serem pouco robustos para os EMP, tem até muitas fotos por ai… pra sobreviver aos EMP nenhuma juntura dos fios elétricos deve ficar exposta fora da “Capa Protetora EMP”, pois é a eletricidade que carrega o curto que mata os sistemas eletrônicos, queimando todos os sistemas conectados… e pelas imagens vemos que as caixas elétricas do Ohio são muito finas e fabricadas em materiais comuns para suportar e bloquear os efeitos dos Pulsos EMP… assim com os Sub-Russos também!
    .
    Da uma olhada nessa foto do interior do Ohio, veja que cada fio daqueles é conectado em um sistema que depende de eletricidade, normal, mas nenhum deles é capaz de segurar um Pulso EMP, pois estão todos sem proteção para isso, para resistir deveriam ter no minimo uma blindagem de vários Cm de chumbo e outros materiais para bloquear as ondas do Pulso em cada secção de fio elétrico e nos instrumentos que servem a este, e assim não é… coisa muito símile aos raios Gama de explosões nucleares ou estrelares…
    .
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/42/US_Navy_100308-N-9588L-023_Machinist's_Mate_3rd_Class_Joan_Valles,_left,_mans_the_helm_of_the_Ohio-class_guided-missile_submarine_USS_Florida_(SSGN_728).jpg
    .
    Não sei se entendeu o que eu disse, mas acho que ficou claro, cara fio com eletricidade que não esteja devidamente protegido contra os EMP é um risco, à menos que faça como um Bunker, reforce todas as paredes com os materiais devidos, em submarino isso seria colocado na parte do casco, como uma blindagem, o que aumentaria muito o peso e os custos, e isso pelo que sabemos o Ohio não tem!
    .
    E pra defender os Interesses dos USA fazendo chacota simplesmente demonstra que seus argumentos não convencem, faltam bases reais para isso, usar com base “Sentimentos” de anti-americanismo ou ódio é repetir a propaganda deles, pois demonstrar com fatos, dados e raciocínios lógicos o que penso dos USA vai além de sentimentos, são dados e fatos que muitos não querem ver como reais por estarem em coma propagandística… e ora pois sentimentos mesmo eu tenho somente pelo Brasil, e quem faz algo contra meu país pra mim é sempre potencial inimigo, mesmo que seja financiar ONG em nação indígena pra tentar separar nosso território, propaganda difamatória ecologista, ou embargos, boicotes e sabotagens em qualquer área, pois fez algo de ruim ou contra o desenvolvimento do meu país eu considero feito contra mim mesmo, e eles estão no topo da lista dessas atividades Hostis, e isso é um fato, eles já fizeram tudo isso mesmo, não questão de sentimento de ódio anti-americano não, eles fizeram mesmo, fatos e dados, está tudo ai pra quem quiser ver, nada de sentimentos, pois pra mim as pessoas são responsáveis pelos seus atos e não por seus sentimentos!
    .
    Valeu!!!

  6. Bosco disse:
    03/12/2011 às 12:51
    Gustavo,
    Há uma clara admiração e preferência do blog PB pela tecnologia russa, tanto de muitos editores quanto da maioria absoluta dos participantes…
    .
    Desculpa senhor bosco, mas esse é um típico comentário de quem está incomodado com algum eventual posicionamento. Se você realmente estivesse pouco se lixando para um eventual posicionamento editorial você não perderia seu precioso tempo pra deixar isso claro…
    .
    Mas tua bola ta cheia aqui e concordo que seus admiradores tem razão, você tem muito conhecimento técnico na área. Infinitamente maior do que o meu.
    Mas relaxe, vejo que você deve ter já alguma experiencia e já ta intrínseco na sua forma de pensar que as pessoas não podem se alinhar independentemente, ou ela é do time dos mocinhos ou é dos vermelinhos… Eu já so um pouco mais novo, não escrevo tão bem como você, mas eu acredito que hoje o mundo é um pouco mais plural, em termos de posicionamento ideológico…
    .
    muito simplista falar que esse é de esquerda, aquele é de direita, mas fica mais facil de entender as coisas se as resumirmos assim né: o mocinho, o bandido, o de direita o de esquerda….
    ESSE É UM ENSINAMENTO QUE SÓ ANOS E ANOS DE SESSAO DA TARDE HOLYWOODIANA nos dá… mas que graças a deus não determinou minha maneira de pensar…

  7. Francoorp disse:
    04/12/2011 às 12:30
    .
    Meu caro . ele o FAMOSO CHAMADO DE ESPECIALISTA DA USAF.O cara tem um bom .
    .
    Conhecimeto ate mais pelo fato dele ser TENDECIOSO.
    .
    pro YANKE.
    .
    Rouba dele acapacidade dele crecer mais .
    .
    se fosse uma fonte Russa eles teriao duvidas,mais e o
    .
    Euronews
    .
    mais como diz o ditado PIOR O CEGO EAQUELE QUE NAO QUER VER
    .
    Voltado ao nosso especilista da USAF ,se ele nao fosse Tendecioso.
    .
    A gente ganharia mais com ele.
    .

  8. Um submarino Ohio patrulhando a 150 metros de profundidade não seria afetado por um PEM ocasionado por uma detonação nuclear no espaço.
    Sem falar que suas zonas de patrulha não ficam dentro do alcance de uma suposta detonação nuclear sobre território americanos e se os paladinos da justiça chineses e russos, na sua ânsia de exterminar o mal encarnada, forem detonar armas nucleares em todos os pontos do globo, também serão afetados
    Mudando de pato pra ganso, o mais temido ataque com um arma nuclear detonada no espaço seria se houvesse um ataque não identificado, dificultando o contra ataque.
    Isso pode ser feito com o uso ou de um míssil SLBM ou de um satélite “disfarçado”.
    Por exemplo, se o país “A” colocar em órbita um dispositivo nuclear de forma insuspeita, dormente, disfarçado de satélite meteorológico, por exemplo, e detoná-lo quando estiver sobre o país “B” alvo, mesmo que o sistema de contra-ataque sobrevivesse o país atacante “B” não seria identificado já que não teria antes lançado um míssil que tivesse tido seu ponto de lançamento rastreado.
    A não identificação do atacante iria literalmente levar o mundo ao caos, já que o país atacado “A” poderia desfechar um ataque generalizado.
    Por outro lado, EMPs produzidos por detonações nucleares em grande altitudes, efeito identificado pelos americanos na década de 60 , não devem ser assim tão poderosos e eficientes porque senão os russos não baseariam a defesa antimíssil de Moscou em mísseis antibalísticos com ogivas nucleares, que detonam entre 100 e 300 km de altitude sobre suas cabeças.
    Mesmo que de pequeno porte, estas explosões nucleares deveriam causar alguma produção de EMP, mesmo que limitado, capaz de pelo menos cegar os radares de defesa impedindo que fossem usados contra uma segunda leva de ataque.
    Dizem que esse foi um dos motivos para que os americanos abandonassem seu sistema Sentinel na década de 70, dando preferência a mísseis antibalísticos convencionais.
    Provavelmente os efeitos dos EMPs decorrentes de explosões nucleares a grande altitude são superestimados e de efeitos tão variáveis e inconsistentes ao ponto de não ser vantajoso usá-los de forma estratégica.
    Se geradores de EMPs na forma de armas convencionais (bombas convencionais ou alguma arma direcional, inclusive geradores de microondas de alta energia (HPMs)) existirem mesmo, não vejo como sendo uma arma a ser usada em uma guerra clássica entre potências.
    Dizem que inclusive já teriam sido usados no Kosovo e no Iraque.

  9. Gustavo,
    Vamos colocar os pingos nos is.
    Você disse: ” quando o PB solta aki notícias de projetos americanos, velhos, abandonados e até alguns bonitos(como aqueles helicopteros novos que “vazaram” na rede) que estão vindo a tona somente para reforçar o poderio yank ninguém vê isso como propaganda né…. “É mais uma demosntração do quão grande e inatingiviel é o grande senhor od mundo os EUA”
    Me contrapus ao seu comentário com a seguinte frase:
    “Há uma clara admiração e preferência do blog PB pela tecnologia russa, tanto de muitos editores quanto da maioria absoluta dos participantes, e há inúmeras matérias expondo aos entusiastas essa tecnologia que a todos fascina.”
    Com essa minha afirmação eu simplesmente quis mostrar ao senhor que o blog PB a todos tenta satisfazer e pela minha ótica, até favorece aos entusiastas da tecnologia russa. E tive o cuidado de não levar o assunto para o lado ideológico e ainda me coloquei como um dos que se deixa fascinar pela tecnologia russa usando a expressão “que a todos fascina”.
    Mas entenda como quiser. Eu de minha parte sou responsável pelo que escrevo e não pelo que o senhor entende.

  10. .
    .
    KLM: Realmente tenho notado muito isso ai… seria melhor analisar as coisas sem viés ideológico, mas vemos que não é assim, pra ele o que é USA funciona como dizem e o que é russo melhor ficar com o pé atras sobre o que dizem… no fim quem comprar ou usar as armas das partes saberá se é verdade ou não!
    .
    BOSCO:
    .
    “não seria afetado por um PEM ocasionado por uma detonação nuclear no espaço.”
    .
    Ai meu sac§… Paìs A, B, C, ogivas nucleares, EMP De explosões… estamos falando de armas de Pulso EMP montadas em misseis, e me vem com explosão nuclear na atmosfera, em uma guerra total… esta tentando fugir do assunto por acaso????… não estávamos falando disso ai, estávamos falando de um míssil russo que usou os Pulsos EMP, e dizíamos também que as armas de todos estariam a risco… agora se quer mudar o discurso para os EMP da guerra nuclear pra tentar explicar como um Classe Ohio sobrevive… ai já é um interesse seu, eu estava falando de como impedir os estragos de um pulso EMP nas plataformas de armas, pois hoje em dia não é mais fundamental armas nucleares para gerar pulsos EMP, alias o objetivo no uso das armas nucleares é outro!
    .
    Mais uma vez a tentativa de ironizar falando que a China e os Russos são paladinos da Justiça, Liberdade e democracia… não eles não são, e nem mesmo se auto-definem como tal, ao contrario dos USA que também NAO é paladino da justiça nem nada mas vive falando que sim, e muita gente acreditando que sim, isso é que é o pior!
    .
    ———————-
    Por exemplo, se o país “A” colocar em órbita um dispositivo nuclear de forma insuspeita, dormente, disfarçado de satélite meteorológico, por exemplo, e detoná-lo quando estiver sobre o país “B” alvo, mesmo que o sistema de contra-ataque sobrevivesse o país atacante “B” não seria identificado já que não teria antes lançado um míssil que tivesse tido seu ponto de lançamento rastreado.””
    ———————-
    .
    Bosco de boa, mas os centros de monitoramento de satélites de vários países inclusive os do Brasil sabem qual satélite esta sobrevoando onde, qual a sua posição em tempo real, se explodir uma Nuke todos saberão de qual país era o satélite… melhor seria se esse satélite lança-se algumas armas geradoras de EMP não nucleares, e as deixassem vagar pelo espaço como detrito por um tempo e depois faze-las reentrar e detona-las em grande altura, varrendo todo o sistema elétrico e eletrônico do país alvo… e isso com arma convencional e não nuclear, a chamada e-Bomb!
    .
    ——————————–
    “Se geradores de EMPs na forma de armas convencionais (bombas convencionais ou alguma arma direcional, inclusive geradores de microondas de alta energia (HPMs)) existirem mesmo, não vejo como sendo uma arma a ser usada em uma guerra clássica entre potências.”
    ——————————–
    .
    Essas armas existem mesmo, é verdade BOSCO, EXISTEM… TEM ATE DOCUMENTÁRIO DA DISCOVERY SOBRE ELAS, MAS PRECISAMENTE SOBRE UM TESTE BÁSICO PARA DEMONSTRAR O QUE ELA PODE FAZER, coisa de algumas baterias, média potencia e alguns fios coligados… e muito me impressiona que um Expert em armamentos não saibas disso, QUE OS GERADORES DE PULSO EMP EXISTEM, ja que é uma arma simples de ser fabricada e utilizada… videos You Tube tosco mesmo, demonstração pratica de um gerador pequeno de EMP, procure a segunda parte do vídeo se quiser:
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=Fvu08Y9XJ0U
    .
    Se esse geradorzinho ai fez isso, imagina um VERDADEIRO E NAO DE DEMONSTRAÇÃO CIENTIFICA, grande e montado em um ICBM ou míssil de cruzeiro pra ver… mas você não sabia disso né… AHAM, SEI… deixa pra la cara, esta agora falando que armas geradoras de EMP não existem, que pode ser só conspiração anti americana ou pro russa, e que as únicas formas de gerar pulsos EMP seriam explosões nucleares… me retiro do discurso, pois ja vi que não quer discutir abertamente sobre as realidades dos fatos sobre os geradores de EMP como armas convencionais… e realmente parece que a fonte da matéria sendo a EURONEWS incomoda mesmo, e tem que ser derrubada com os sólitos clichês, mas falar das armas convencionais a EMP necas de cati-biriba… sim sim, somente com Explosões nucleares tá!
    .
    Valeu mesmo assim o papo, poderia ser mais “Franco” e aberto sem ideologias, mas tudo bem, faz parte da democracia… Valeu Boscão!!

  11. Gustavo,
    Tomara que seu espírito indomável e questionador que não se deixou influenciar pelas “sessões da tarde” da vida o tenha feito um livre pensador ao invés de tê-lo atrelado simplesmente a uma outra forma de pensar, tão ou mais nefasta que a que julga estar liberto.

  12. Gustavo, Não me leve a mal, mas o Plano Brasil não está aqui para defender posições.
    entre os editores e colaboradores há muita, mas muita divergência, qualquer um é livre pra dizer o que acha e não tenho que me eximir das críticas que me fazem, nem mesmo das que eu faço.
    Nossa discussão fica no campo das ideeias não dos ideais ou ideologia, e para por ai.
    Entre nós os pontos são divergentes e é isto que é nutrido aqui no PB.
    Verdade ninguém a tem, portanto, questionar e criticar é a ferramenta, e estão todos livres pra isso.
    Nunca exigi que um autor escrevesse o que eu quero, todos estão livres pra falar do que querem, desde que respeitem as regras do blog.
    o que não vou fazer e nunca fiz foi pedir para alguém falar bem de “A” em detrimento de “B” ou pior ainda, como ocorre por ai, falar mal de “A” para defender “B”.
    portanto o seu argumento está errado desde o início. o Bosco está coberto de razão.
    Bosco, Harry, Konner, Carcará, Urbanski, Cel Paulo, Vympel, qualquer um dos autores são livres para publicar e dizer que há uma tendência é errado, pois ninguém foi convidado a postar o que o editor quer.
    Só para corroborar o que o Bosco levantou, basta fazer uma pesquisa meticulosa no PB e analisar o seu histórico, você vai ver que está sendo injusto.
    Ilya Ehrenburg, obrigado você foi o único a captar a mensagem

    Quanto aos demais, o velho discurso, esquerda direita continua em vigor, ainda que o mundo hoje esteja mais pra vertical e horizontal, mas tudo bem, cada um acredita naquilo que quer

    Sds
    E.M.Pinto

  13. Francoorp,

    De minha parte para encerrar, para cada comentário meu que possa interpretar como tendo alguma conotação “ideológica” eu aponto 20 dos seus.
    Se meu saco também não estivesse cheio eu me disporia a ficar mostrando esses seus comentários preconceituosos a noite toda.
    Quanto aos EMP, se existem em forma de armas convencionais eu não sei e não será um teste controlado para um programa do Discovery Channel que irá me provar que existem.
    Funcionar em teste controlado é uma coisa, funcionar em campo, cabendo dentro de uma ogiva de míssil, com potência necessária para fazer algo de útil é outra completamente diferente e o senhor só ACHA que eles existem e confia no Euronews, já que é impossível não ser verdade que os russos estejam destruindo Minutemans mundo afora.
    Por último, eu não sou expert de armamento coisíssima nenhuma, apenas me interesso pelo assunto e faço comentários sobre o tema.
    Como não sou expert, poderia me mostrar uma fonte confiável que mostre armas baseadas na geração de EMP e não suposições, achismos, exercício de futurologia de sites que falam sobre “armas escalares”, “nova ordem mundial”, controle da mente e geradores Tesla e conspiração alienígena.
    Quanto a um satélite ser monitorado, depois que ocorrer uma detonação nuclear não se saberá qual foi o responsável pela detonação tendo em vista o caos que se instalará.
    Mas assim como o seu, o meu saco já encheu.

  14. O cerne da questão não é se russos têm ou não armas geradoras de EMP e sim se eles derrubaram um míssil balístico Minuteman lançado da Califórnia com um míssil Sinevá dotado de uma ogiva EMP convencional lançado de um submarino do Polo Norte.
    A inconsistência do “fato” noticiado é tão grande que leva alguns (inclusive eu) a acreditar que é uma notícia forjada, de tão surreal. E pior, forjada por um amador.
    Isso leva a outro questionamento: Para que?
    No meu modo de entender é porque lá como cá, a mídia vive de abastecer os leitores de notícias e quando elas não existem, são forjadas. E nada melhor do que abastecer os leitores alvos com notícias que levantem a moral, botando combustível fresco para que eterno antagonismo ideológico não se apague.
    Para que o fato noticiado fosse verdade, o míssil russo teria que se aproximar do míssil americano estando este ainda sobre o territória americano,na fase de combustão.
    Um Minuteman não fica nem 10 minutos nessa fase, após, libera a ogiva e ela não tem mais como ser “derrubada” por nada além de um impacto direto já que está em trajetória balística e mesmo que fique inoperante por um EMP, atingiria o “alvo”.
    Para que o suposto míssil SLBM russo conseguisse passar próximo o míssil americano a ponto de derrubá-lo, supondo que fosse possível fazê-lo com um SLBM, ele teria que ser lançado com antecedência, antes do lançamento do míssil americano. Como coordenar essas duas ações sem combinar com os americanos?
    Também a ogiva do míssil russo teria que já estar na fase intermediária, mais precisamente, na fase de “descida”, logo após o apogeu ou mesmo na fase terminal, reentrando na atmosfera.
    Teria essa ogiva do míssil russo de contar com algum sistema de orientação e ser do tipo “manobrável” e o míssil americano teria que estar sendo monitorada pelos russos para fazer com que o veículo de reentrada do míssil russo e o míssil Minuteman se aproximassem a ponto do EMP gerado surtir efeito e desativar o míssil americano, fazendo com que se descontrolasse.
    Ou seja, a notícia é inventada e quem inventou, como contrainformante é um excelente chefe de torcida.
    E com certeza não partiu do governo russo.

  15. Caro EM. Pinto realmente eu desvirtuei a conversa…. quero só dizer algo antes de encerrar essa longa discução que criei. mas meus comentários foram para deixar claro que o plano brasil, pelo que sempre notei, nunca favoreceu qualquer linha ideológica de pensamento, postando notícias das mais diversas fontes e países… comprindo o seu papel de Fórum, sendo apenas um canal por onde passa uma enxurrada de conteúdos para serem discutidos, e não um canalizador que possui qualquer tipo de filtro ideológico..
    Quando o bosco afirmou que o site tinha a tendencia de mostrar as coisas Russas de maneira mais acalorada, eu logo percebi que ali ele estava acusando o editorial do fórum, de canalizar e direcionar noticias de interesse ideologico de seus idealizadores. Minha contra-resposta(que gerou toda essa discução) foi no sentido de defender a idoneidade dos editores do forum no qual eu admiro…
    .
    Mas confesso que deixei o meu discurso ideológico aflorar e acaloradamente me excedi na argumentação… mas em momento algum questionei a idoneidade ou o alinhamento dos donos do forum.. axo que fui mal compreendido… talvez por ter cometido o erro de contaminar meu discurso com meu posicionamento pessoal. jaja eu aprendo 😉

  16. FRANCOORP meu caro nós Brasileiros estaremos a salvo dos EMP,Ohios e Hot-Dogs impermeáveis basta praticarmos a filosofia difundida de QUEM SABE SE DERMOS A ELES TUDO O QUE PRECISAM ELES NOS POUPEM rsrs rsrs rsrs rsrs

  17. .
    .
    BOSCO:
    .
    Bem, o teste controlado da Discovery Channel demonstrou o principio e o seu uso, o que pode ser feito também para uma arma operacional, não vejo por que não e tão pouco vejo futurologia nisso!
    .
    Como o cara do departamento da defesa e professor da escola naval americana (Fred Levien- Naval Postgraduate Schools Department of Information Warfare) dentro do táxi explicou no Documentário, o principio está la pronto pra todos, basta que se tenha capacidade técnica e dinheiro, e nem muito dinheiro… agora se não quer ver que a coisa ja foi feita ali e funciona tecnicamente, e isso basta para uma arma, e se alguém quiser fabricar essas armas basta vontade e capacidade técnica ai é um problema seu, eu prefiro andar com cautela sobre a fabricação de armas onde o principio ja foi demonstrado na pratica técnica… foi assim com as bombas atômicas, e o principio era so no papel, e mesmo assim construíram um reator nuclear, muitos zombaram do Marcone dizendo que aquilo so gerava energia e não demonstrava nada em relação a uma arma… e a bomba atômica veio deste reator nuclear para um teste pratico… ali nós vimos um teste pratico e depois o resto é historia!
    .
    Veja que ali funcionou em capacidade para “fazer algo de Útil”, basta melhorar, adaptar e pronto, temos uma arma a EMP convencional funcionante e operativa… foi assim com as V1-V2, Atômicas, e muitas outras armas por ai… primeiro vê-se a possibilidade no papel, depois em teste técnico pratico, se funciona na pratica técnica passa-se ao potenciamento da mesma e a testes de campo, e depois à produção em massa… essa é a estrada para as armas existirem, e aqui no DOC Discovery já vimos o principio pratico da técnica aplicado, quem disse que os USA e Russia não tem já elas em teste de campo ou em produção em série???
    .
    Tem certeza que gosta de temas militares Bosco, pois te vejo muito limitado a notar como as armas nascem… quer a coisa já pronta pra poder comparar, pra poder dizer isso é real e a outra é irreal… normal sistema bidimensional de ver as coisas, ou esta assim ou assado… mas não vê as coisas em maneira tridimensional, hoje esta cru, mas vai ficar cozido pra depois ficar bem assado, por dentro e por fora!
    .
    Mais sarcasmo…”o senhor só ACHA que eles existem e confia no Euronews, já que é impossível não ser verdade que os russos estejam destruindo Minutemans mundo afora.”… isso ai demonstra insegurança da tua parte Bosco, esta ficando nervoso a toa, estamos falando de armamentos não de times de futebol, eu mesmo ja critiquei varias vezes os russos, e falar assim como falou acima somente desvirtua o discurso que estamos fazendo aqui!
    .
    Dane-se os Russos e os USA, e tomara mesmo que a Euronews esteja certa de que os russos conseguiram neutralizar um Minutemam com uma arma EMP, assim o mundo fica mais seguro e nenhum dos lados fica com a superioridade real no campo de batalha, o que poderia significar somente mais guerras e prepotências, pouco importa o lado… consegui entender o que disse agora?? Creio que não né, viu somente que eu estou torcendo pelos russos por pseudo-abaterem uma arma americana, dos americanos que são a praga do mundo… foi isso que entendeu né??
    .
    Infantilidade agora…”poderia me mostrar uma fonte confiável que mostre armas baseadas na geração de EMP e não suposições, achismos, exercício de futurologia de sites que falam sobre “armas escalares”, “nova ordem mundial”, controle da mente e geradores Tesla e conspiração alienígena.”… então armas EMP convencionais são a mesma coisa que nova ordem mundial, alienígenas e conspirações assim… você não me deu um link la encima, disse pra mim procurar, então agora sugiro que faça o mesmo! Escreva EMP Weapon no Google e encontrará até esquemas técnicos, e como é feita, segundo o site “Como as coisas Funcionam” os USA já possuem essas armas em testes desde 91… agora se é verdade ou não é outra coisa!
    .
    Mudou o discurso agora… o Cerne da questão sempre foi a possibilidade ou não de existirem armas convencionais EMP… pois sem existir esse tipo de arma, não seria possível abater um Minutemam como sugere o texto da Euronews, pois precisaria de arma nuclear para tal… mesmo que tal matéria pareca mesmo uma provocação… sim, o cerne real do tema defesa é: Armas convencionais EMP existem em operatividade ou não?
    .
    Negativo, poderia ter ficado não muito próximo do Minutemam, tudo dependeria da potencia da arma EMP… e nem mesmo na fase de combustão, pois o míssil poderia ter sido abatido nas fases sucessivas, depois da separação, ou até mesmo na fase de re-entro pois o que deve ser abatido PELA ARMA EMP é o sistema de controle das armas e a eletrônica embarcada, o que inutilizaria todos os sistemas depois da fase de combustão, e não o míssil fisicamente em si, completo em sua formação de lançamento, com seus boosters e tudo mais… aqui concordo que o jornalista seja um parente da PIG nacional pela sua baixa informação a respeito dos temas militares, o míssil não seria propriamente o míssil com seus boosters, fuselagem, etc, mas seus sistemas de 2°-3° fase ja que serve tempo para um SS-N-23 ser lançado e ir de encontro ao Minutemam, contudo, a EMP deve fazer o trabalho antes do lançamento das ogivas, ai seria necessário um outro tipo de armamento para abater as ogivas em si, os S-400 ou S-500, certamente não uma arma a EMP…
    .
    O SLBM russo deve ser obrigatoriamente lançado depois de detectado o lançamento do Minutemam, e como já disse, a distancia para o abatimento é relativa, pois não estamos falando de ogivas com detonador convencional, que deve ter uma distancia aproximada para que os Balins da ogiva sejam efetivos, não, aqui trata-se de um outro tipo de arma, que seria secreta obviamente, e que poderia ter um raio de ação muito elevado, muito mesmo, vendo as considerações daquele documentário que te dei o link, em sua 2° parte o expert do Pentágono(Fred Levien- http://www.zoominfo.com/#!search/profile/person?personId=16382839&targetid=profile) demonstra a efetividade dessas armas em relação à altitude de uso, sugiro assistir!
    .
    A Ogiva russa deveria estar reentrando em fase terminal… aqui vejo que realmente está vendo a coisa com armas e ogivas convencionais, e não com um Pulso Eletro Magnético que é invisível, viaja na velocidade do som, e tem alcance indeterminado, mas sem duvida o míssil russo poderia estar ainda em fase 1 pra ativar a ogiva EMP… e o Minutemam em fase 2.
    .
    A Ogiva russa não precisa de sistema manobrável, pois não deve ir até o alvo, nem mesmo chegar perto dele, e mesmo “Bater” nele para abater o Minutemam, pode estar a muitos KM de distancia, ou até mesmo a centenas de KM, pois o Pulso EM não perde força ou potencia na atmosfera terrestre até a superfície, e muito menos no vácuo do espaço… e pode muito bem “Detonar” a distancia e produzir os mesmos efeitos, destruindo os sistemas do Minutemam… essa é a parte boa da questão, uma arma que pode acabar com a eletrônica embarcada à grande distancia, sugiro assistir a segunda parte daquele documentário que te passei Bosco, sério mesmo, o ponto de visão é completamente diferente pra esse tipo de arma!
    .
    EU so vejo uma forma de realizar esse teste, com a colaboração dos USA… não seria primeira vez!
    .
    —————–
    .
    01 Maluquinho:
    Entendeu né maluquinho… e já falou isso antes com respeito ao Irã… tem que dar tudo o que querem senão quem paga é a população do país, e pouco adianta depois falar que a luta nas ruas foi dura e tudo mais… O mandão tem direito a fazer tudo com todos, e se não obedecer a culpa é tua, e seu povo vai sofrer!
    .
    Melhor dar tudo o que querem sem resistir senão meu povo vai sofrer né??…

  18. Pessoal, entendo as críticas de vocês, mas o brasileiro não está acostumado a fazer pesquisa científica, pois o nosso sistema de ensino castrou a mente criativa e intuitiva dos nossos jovens. Há bons pesquisadores na área militar no momento ? Não; não conheço ninguém realmente excepcional ou bom, a não ser eu. Aliás, nem nos outros países. O fato de não conhecê-los, não significa que não existam. Eu era para estar desenvolvendo tecnologia futurística dentro das Forças Armadas, mas estou em casa, montando uma empresa de filmagem para o meu filho. Nas Forças Armadas só são aproveitados os amigos, os amigos dos amigos, os fidalgos (filhos de algo), os bajuladores e os apadrinhados políticos.E fora das Forças Armadas é a mesma coisa. As pessoas não têm nem capacidade para saberem quem é bom ou não. Lamentável, pois estamos investindo bilhões em armamentos que não servem para vencer guerras. Jogando dinheiro na lata do lixo.

  19. Sobre as bombas magnéticas. Claro que existem, mas esse segredo é guardado a 7 chaves. Há projéteis que atingem pessoas dentro de trincheiras, guiados pelo calor do corpo do soldado. Esse material bélico não é exposto ao mundo, por razões óbvias. Eu já disse aqui, que possuo 4 ou 5 novos tipos de blindagens, bem melhores que as atuais existentes. São blindagens que tornam os Carros de Combates muito mais leves e realmente resistentes às munições entre 30mm a 250mm (ou bem mais). É simples fabricarmos bombas ou canhões magnéticos ? Teoricamente sim. Eu poderia tentar fazer um desses, mas preciso de estar em um laboratório de física, com um mínimo de recursos.

  20. Bem! Se existem ogivas e bombas convencionais geradoras de EMP elas estão sendo guardadas para o dia de São Nunca porque os mísseis anti-radiação, mísseis táticos ar-sup, mísseis cruise, etc, continuam vindo com cargas explosivas convencionais.
    Estivessem desenvolvidas as ogivas EMP haveria uma revolução tecnológica maior do que a bomba atômica.
    Embora existam vídeos ilustrativos e estejam sendo estudas há décadas, não há provas que estejam operacionais ou que um dia estarão.
    O fato de estarem sendo estudadas e desenvolvidas há décadas não quer dizer que funcionem. Exemplo são os raios laser, que só agora, após mais de 30 anos de desenvolvimento, estão se tornando práticos no campo de batalha, com tamanho e potência adequada.
    Não adianta uma ogiva produzir um EMP com potência de um traque e não adianta uma ogiva potente mas ter o tamanho de uma jamanta.
    EMPs produzidos por explosões nucleares em grandes altitudes são as únicas que teoricamente teriam alguma serventia tática com relação tamanho x potência adequada.
    O resto são promessas.

  21. .
    .
    Sim, sim, dia de são nunca… basta procurar no google e-bomb ou EMP weapon… ver alguns dos resultados e tirar suas conclusões:
    .
    ausairpower.net/ASPC-E-Bomb-Mirror.html
    .
    globalsecurity.org/military/systems/munitions/hpm.htm
    .
    ausairpower.net/dew-ebomb.html
    .
    science.howstuffworks.com/e-bomb3.htm
    .
    funzonecollector.blogspot.com/2010/03/weapons-of-future.html
    .
    strategypage.com/htmw/htecm/20110725.aspx
    .
    washingtontimes.com/news/2011/jul/21/beijing-develops-radiation-weapons/?page=all
    .
    globalsecurity.org/military/library/report/1996/apjemp.htm
    .
    E esta foto é para o teste EMP contra o avião presidencial Yankee… se é ficção cientifica e razão de chacota, então por que se preocupar em fazer esses testes???
    .
    viewzone2.com/emp.E4.jpg
    .
    Isso tudo pra destruir os sistemas elétricos e eletrônicos de todos os Aviões, Fragatas, Submarinos, mísseis anti-radiação, mísseis táticos ar-sup, mísseis cruise, baterias anti aéreas, computadores, televisores, rádios, portas automáticas, freezers, geladeiras, fogões, telefones celulares, satélites, etc,
    .
    Visão bidimensional mesmo… se hoje não vem armada uma arma EMP em mísseis anti-radiação, mísseis táticos ar-sup, mísseis cruise, etc, não quer dizer que elas sejam ficção Cientifica ou conspiração alienígena… nada a ver uma coisa com a outra!
    .
    Valeu!

  22. IMPARCIALIDADE….Onde existe imparcialidade se a naturesa humana em si é tendenciosa.Todos tendemos para o que nos agrada ou nos convem.Todos temos preferencias e gostos…Incidentes entre Russos e Americanos ja houveram varios e sempre haverão.O problema é que sempre achamos que sabemos de tudo e sempre pensamos que a tudo conhecemos.Varias nações tem projetos secretos não so Russia e EUA.Lembram daquele video do YouTube gravado pela Discovery em missão oficial onde uma arma de energia sai da Terra para abater um OVINI que escapa por pouco.Imaginem a velocidade da mesma e era na segunda metade da decada de 90.E hoje como estara o desenvolvimento desta arma?Eu a chamo de missel flash,desconheço seu principio e não questiono a veracidade do video e nem a Nasa o julga falso mas da uma versão totalmente diferente da realidade e isso é facil compreender pois tratasse de arma secreta….Não tem HAARP,EMP,Hot-Dogs empermeaveis transparentes ou qualquer outra parafernalha,a maior gloria de um homem é morrer lutando pela sua liberdade e soberania.Um homem subjugasse apenas as leis da sociedade a qual habita e é fiel apenas a seu povo ou sera apenas uma franga que cacareja a primeira mão de milho rsrs rsrs

  23. O EXEMPLO DO COVARDE OSEAS……..Oseas recusava-se a lutar e indagado disse “Eu tenho mulherer e filhos e filhas e sou de paz” e aquele que comandava seu povo lhe disse “Se voce não lutar voce e seus filhos serão mortos e sua mulher e suas filhas serão usadas por eles e escravisadas”.No dia da batalha la estava Oseas o covarde.Os guerreiros perguntaram ao lider “Quem vai nos comandar?” e o lider de seu povo disse “Oseas” e os guerreiros indignados exclamarão “O covarde Oseas!”.O lider desse povo chamavasse Moises e lhes disse “Agora ele não se chama mais Oseas e sim Josué”.E eles assim venceram a primeira de muitas batalhas.Aquele covarde que era a terceira geração de sua gente foi neto e filho de escravos e cresceu servindo como um escravo.Era um homem de paz e simples,preferia subjugar-se do que lutar por sua integridade e por sua liberdade.

  24. Francoorp,
    Eu penso completamente diferente de você.
    No meu entendimento se armas dotadas de geradores de PEM (EMP) estivessem operacionais e produzissem resultados tão consistentes como você alega, mísseis antinavios, antiradar, antiaéreos, antitanques, etc, já as estariam usando.
    Todas essas armas visam principalmente o equipamento e não os operadores/tripulantes. Houvesse meio de neutralizar o equipamento de modo mais fácil não haveria necessidade de impactar com o alvo.
    Mas fica assim, nem eu te ligo e nem você me telefona.

  25. Maluquinho,
    Podemos escapar também com aquela filosofia tão em voga: “VAMOS TORCER PARA OS EUA SE F—- PARA PODEMOS SER ENRABADOS PELOS CHINESES”

  26. Diarum,
    Eu acho que existem armas sendo desenvolvidas que nem imaginamos, mas não essa de PEM.
    Essa, quando e se vier a ser desenvolvida seria colocada logo em operação, e mesmo que tenha sido desenvolvida, não creio que fosse usada contra um teste de mísseis de um potencial país antagônico.
    Ou seria usada pra valer em uma situação real ou seria alardeada sua tecnologia para servir de fator intimidatório.
    Jamais usada dissimulada contra um teste de míssil de outro país. Eu pelo menos não vejo lógica nisso.

  27. .
    .
    Não vejo logica alguma em os USA se fu#e#em e o Brasil ser enrr###do pela China, ou pela Rússia, ou qualquer Nação… nossa segurança só depende de nós mesmos, não de nação estrangeira… quem precisa de protetor é Prosti###a!!
    .
    Poderia explicar melhor o raciocínio de que ou serve a um patrão ou ao outro… não vejo como um país como o Brasil deva escolher um patrão… pra mim devemos é ser mais um dos patrões, sem entreguismos!!
    .
    Que os USA acabem como potencia não significa que estamos perdidos também, cada um faz a sua historia neste planeta, independente das outras nações podemos seguir em frete por nossa conta… mas servem Nukes e outras armas!
    .
    Quanto as EMP… creio que em breve será desmentido sobre sua existência, principalmente se virmos uma campanha no Irã!!

  28. BOSCO meu amiguinho Argentinos ja estão permitindo que suas filhas se deitem com os neguébas brazucas naesperança de terem futuros robinhos,futuros neymar,futuros pelézinhos so para ganharem tantas copas do mundo quanto nós e quem sabe os Ling Lings mandem para ca suas novinhas para se beneficiarem geneticamente e não sentirem mais vergonha quando tirarem as calças na presença de extrangeiros e se transformarem em conquistadores de tonhos Anglos-Sionistas rsrs rsrs

  29. bom meus caros, há uma verdedade que todos os brasileiros se negam a aceitar: a superpotencialidade americana nao reside no campo militar e sim, na minha opiniao e acredito que na de muitos tambem, campo economico e cultural. no campo militar esta superpotencialidade esta em pe de igualdade com a russia sendo ate superada em muitos pontos. muitos sabem que a derrota em apenas 3 dias da georgia numa ´blitzkrieg´ russa significou a derrota dos americanos pois esta é que financiava e acessorava a georgia. eu considero a alemanha com a maior superpotencia tecnologica. e nao vejo o espanto deste abate pois os russos tem varios misseis intercontinentais muito superiores aos dos americanos. para alem do ´velho´rt-36 com 10 mirvs de 1 mgatons cada e que atigem 16.000 km de distancia, eles tem o topol, bulava, etc. lembrem-se que o missil intercontinental dongfeng chines foi fabricado sob licença russa. e muitos tentam colocar os russos e chineses como rivais mas isto é uma grande mentira. a china tem uma grande divida historica com a russia devido o inestimavel apoio militar na segunda guerra e dela herdou o comunismo/socialaismo e nao obstante algumas copias ilegais que os chineses fazem a alguns materiais belicos russos (s-33, bm-30 smerch) eles sao muito bons vizinhos e amigos e estao juntos na BRICS. os brasileiros devem deixar o russofobismo. nao se esquecam que foi a russia que derrotou hitler e porque nao japoneses nao os americanos como a propaganda ocidental dissemina na net e que muitos internautas fazem traduçcao e publicam mentiras delirantes onde ate os russos sao tratados como os inimigos os alemas como herois.

Comentários não permitidos.