Nota oficial sobre versão do Gripen para a Suíça

Sugestão: Gaspar e Associados Comunicação para o Plano Brasil

Ontem, autoridades suíças declararam a seleção da aeronave Gripen E/F.

A versão oferecida inclui radar AESA e motor mais potente, o General Electric (GE) F414. A aeronave possui também resistência e carga útil maiores do que a versão avaliada pela Suíça em 2008.

A capacidade do Gripen é constantemente atualizada para que permaneça sempre na vanguarda da tecnologia e para que cumpra todas as exigências, tanto as atuais quanto as que possam ser previstas para o futuro. A Saab, a Suécia e nossos parceiros estão comprometidos com o desenvolvimento em andamento do Gripen e vemos isto como um processo natural e contínuo. O protótipo do Gripen NG é a plataforma utilizada para testar e desenvolver tecnologias e características que serão incorporadas no Gripen E/F.

A seleção da aeronave ocorreu por meio de uma avaliação minuciosa de autoridades suíças. A Saab e a Suécia iniciarão, agora, negociações com a Suíça para otimização do pacote completo.

Saab orgulha-se da escolha do Gripen pelo governo suíço

O governo suíço escolheu o Gripen como a próxima aeronave de caça multimissão da Força Aérea suíça.

A Saab está orgulhosa e feliz com a escolha do Gripen como a próxima aeronave de caça multimissão da Força Aérea da Suíça, levando-se em conta o fato de que o país é conhecido globalmente por possuir os mais altos padrões para aquisições e também por requerer tecnologias de ponta,

“A escolha da aeronave pela Suíça comprova que a Saab é líder de mercado na indústria de defesa e segurança, e que o Gripen é um caça de classe mundial, que oferece a melhor relação custo-benefício”, diz Håkan Buskhe, President da Saab.

O programa do Gripen criará uma parceria de longo prazo entre os dois países. A Saab assegura à Suíça cooperação industrial estratégica de longo prazo, que criará oportunidades de carreira em empregos de alta tecnologia, transferindo tecnologia e gerando exportações.

A Saab está pronta para iniciar as negociações e aguarda os próximos passos do processo.

O Gripen está em serviço na Suécia, República Tcheca, Hungria, África do Sul e na Força Aérea Real da Tailândia. A UK Empire Test Pilots’ School, ETPS (Escola Real de Pilotos de Teste do Reino Unido) opera o Gripen como sua plataforma avançada de jato rápido para pilotos de teste em todo o mundo. A Saab está entregando programas de cooperação industrial de sucesso também para a República Tcheca, Hungria e África do Sul. A Saab atende ao mercado mundial, oferecendo produtos, serviços e soluções líderes de mercado, que vão desde defesa militar a segurança civil. A Saab mantém operações e funcionários em todos os continentes e está constantemente desenvolvendo, adotando e aperfeiçoando novas tecnologias para atender às necessidades em contínua evolução de seus clientes.

Fonte: SAAB

12 Comentários

  1. Boa compra…. suécia, suiça, áfrica do sul…. se o brasil entrar de cabeça nesse programa do NG, e adquirisse de cara um desses gripens que já estão na prateleira… seria ótimo.. um grande salto…

  2. E o problema da autonômia? teríamos de comprar + de 250 desse caçinha e espalhar ele por td o país e um excelente sistema de vigilância ,comunicação a prova de interferências externas, sem satélites geoestacionários ……sds.

  3. rsrs srs O Pequeno Notavel ja precocemente emprenhando as Virgenzinhas e deixando descabeladas as Viuvinhas rsrs rsrs Poderemos modificarmos e alterarmos.Com a criatividade do Brasileiro e a espertiase de nossos caçadores este CAÇINHA vai surpreender muita gente.hes garanto que se ressuscitarem o FX2 O Pequeno Notaval leva de lambuja.Resta-nos apenas escolhermos um complemento de superioridade e supremacia ja que o NG sera a espinha dorsal e a padronização com a versão navalizada.

  4. O NG e muito pequeno, um motor apenas… Enfim… Os rafales seriam melhor…. mas…. Se optarem pelos NG para a FAB Rafale para o EB e o Su-35 Para a MB e com a tecnologia nos poderiamos faer o nosso….

  5. Ter um motor diminui o alcançe do caça, mas não sua velocidade ou manobrabilidade, muito pelo contrario. O Gripen seria um exelente interceptador e treinador avançado. Ele é o mais rapido dos tres chegando a mach 2,2; contra 1,8 do rafale e do F-18, tem um bom payload, sua unica desvantagem é o alcançe, porem isso não o faz um caça ruim. Ele seria perfeito para nossas fronteiras para interceptar aeronaves, e o Su-35 cairia como uma luva como caça multi-proposito de grande alcançe. Na minha opinião deviamos comprar talvez uns 100 de cada.

  6. Como podemos ver as mentiras continuam, o tal Gripen E, não é o Gripen NG, e a versão a ser comprada pela Suiça ainda depende de negociação, quer dizer, de preços. No mais temos o mesmo papo que fizeram no Brasil, cooperação industrial, etc. Não sei como, nada nesse caça é Sueco, só mesmo a fuselagem, não sei do que adianta cooperar com coisas que você não produz, quer dizer mais papo de vendedor. O problema que gente esperta demais se enrola, no Brasil o Gripen NG é um novo caça, que seria desenvolvido, na Suécia uma versão do Gripen C, com novos sistemas e uma turbina mais potente. Então o DEMO, que nunca foi NG, está se tornando um novo produto, um Gripen E. E as mentiras vão se avolumando…

  7. Paulo rick, da mesma forma que nada nesse caça Gripen é sueco, NADA NO NOSSO TUCANO É NACIONAL, NADA… e ainda o chamamos de nosso…
    .
    Você acha que frança vai nos dar essa mina de ouro? você acha que estados unidos e franca vão efetivamente fazer seus caças aqui em nosso solo? conta outra.
    .
    Porque eu acho que esses NG serão desenvolvidos aqui, diferentemente de rafales e f-18?
    porque eu imagino que a suécia é um país que tem menos ambições imperialistas que EUA e Franca. E também pelo fato de que eua e frança estão com uma indústria bélica que está frenando, eles estão ávidos por exportar suas máquinas… estão inclusive criando guerras anualmente para manter sua industria aquecida….
    por isso EU ACREDITO NA SUECIA E NA ADAPTAÇÃO DO GRIPEN Á REALIDADE NACIONAL

  8. BrunoRj ,esse e o meu sonho e de mt outros Brasucas. Rafales p a MB e Su 34 e Su 35″S” p a FAB , uns 250, afinal somos ou ñ a 6 econômia do planeta?E p ontem sr. cabeças pensantes da liderança do meu BRASIL varonil.Sds.

  9. .
    .
    Nada mais justo para um país pequeno como a Suíça, e que não corre algum risco de ataque por nações vizinhas e ainda não possui alguma pretensão para alcançar status de potencia militar regional!
    .
    Ja a situação do Brasil é inversa a todas as posições geo-estratégicas da Suíça… e um país continental como o nosso não precisa de um caça de curto alcance como o Gripen!
    .
    Parabéns à Saab pela venda, e mesmo assim não foi o NG!
    .
    Valeu!!

Comentários não permitidos.