Segundo Jornal Suiço, Gripen venceu Rafale e Eurofighter na concorrência Suiça


Autor: E.M.Pinto
Plano Brasil
O jornal suíço Tagesanzeiger informou hoje que a Força Aérea Suiça escolheu o SAAB  Gripen como futuro caça a substituir os seus Northrop F 5 EF Tiger. Segundo o Jornal o caça Sueco venceu o Francês Dassault Rafale e o também europeu F 18 EF Super Hornet.
A Notícia aind anão foi confirmada pelas autoridades Suiças.
Segundo o site Indiano Live Fist, a mesma acertiva já havia sido feita com relação ao seu progama MMRCA, em meados deste ano algumas fontes noticiosas destacarama  vitória do Gripen IN como vencedor do programa Indiano, meses mais tarde o caça foi anunciado como eliminado da concorrência que hoje é disputada pelos mesmos dois concorrentes Francês e d concsórcio europeu.
Porém, se confirmada esta notícia, ela vem em um monto Crucial para SAAB que mantém outras concorrências como na infindável FX2 da Força Aérea Brasileira.  Caso a informação seja real, a Suíça será a sexta nação do mundo a operar o Gripen depois da Suécia, República Tcheca, África do Sul, Hungria e Tailândia.

39 Comentários

  1. Suica tem ainda F-5. Oras bolas, esse e o supercaca de primeira linha da poderosa Forca Aerea Braileira. De imediato devemos comprar 50 dos Suicos e reforma-los para poderem servir ate 2040

  2. ESTE caça ainda vai cer campeão de vendas pois tem tecnologias embarcada e o mais barato bem acabado um otimo desain,porem em materia de beleza, o que estraga este caça as entradas de ar tiram a estetica do caça.

  3. Ricardo Pereira, o que expos foi muito vago! Gostaria de saber na sua opinião porque que o gripen entre os três não seria o escolhido.. Considerando também a TOT…

  4. “Toda vez quando leio que um país está desativando caças F-5 minha espinha gela.”
    AHAHHAHAHAHHAHAHAH
    Chorei a rir com essa…

    Não consigo entender a lógica desta compra. Isto porque parece que a versão ainda não está escolhida. Pelos vistos eles decidiram comprar, mas mais tarde é que vão decidir se será a versão C/D ou NG.

    Se for o primeiro caso, terão um caça análogo ao F-18 C/D que já operam. Caso seja o segundo caso, irão operar um caça um pouco melhor do F-18 C/D, apenas pelo rol de armas e melhor radar. Coisa que se calhar justificaria um upgrade no F-18C/D.

    Qual a intenção? Substituir o F-5 para não reduzir o tamanho da Força Aérea?… Isso se calhar revela que a compra inicial do F-18 foi mal pensada, ou sovina apenas…

  5. E KD os entusiastas de plantão que estvão postando links que afirmavam que Suiços não recomendavam o Gripen NG rsrs O Pequeno Notavel rsrs O Bebe que ainda não nasceu rsrs e ainda diziam que a Saab iria nos dar o Gripen de graça rsrs Quem vai nos dar o Rafale de graça e ainda implorar a Deus que o aceitemos é a Dessault rsrs que jamais conseguiu exportar uma unica unidade sequer de seu maravilhoso e cantado em prosas e versos por menestreis aficcionados como o melhor rsrs rsrs Para a Amazonia e a MB GRIPEN NG e como supremacia aerea Nacional SU35BM/S e Su34 Fullback de complemento essa é a Força Aerea que o Brasil precisa ter.

  6. “Segundo o Jornal o caça Sueco venceu o Francês Dassault Rafale e o também europeu F 18 EF Super Hornet.”

    esse versao desse caça é europeia ou americana ??

    help????

  7. Varias melhoras tem sido implantadas no Gripen Para que se torne realmente atraente para qualquer forca aérea inclusive a brasileira. Temos aumento na capacidade de combustível e consequentemente de sua autonomia, motor Mais potente e econômico ( e também e o motor mais confiável do mundo, nunca tendo em seu histórico uma única falha), maior capacidade de carga. Nao vejo como Nao ser uma boa opção ao Brasil também. Fora seu preço e custo operacional serem menores. O Rafale pode ate ser melhor mas o custo-beneficio da vantagem ao Gripen.

  8. Ricardo Pereira
    O Gripen NG seria um grande salto para o Brasil, talvez maior que esse tem capacidade de dar. Indiretamente vocês quis dizer que a suíça tem um pequeno território e que é altamente adaptável ao alcance do Gripen, mas se esquece de que o Brasil apesar de todo esse tamanho faz uso de aeronaves com alcance menor que o caça sueco oferece, também tem de se pensar na questão custo que se mostrou decisiva na escolha suíça. Inclusive matou toda essa historia de vantagem absoluta do Rafale e dos caças bimotores em relação ao Gripen. Quanto aos EUA, o Brasil é o maior aliado dele na América Latina é uma história de longos anos, apesar de durante boa parte desse tempo os estadunidenses não nos verem assim, mas finalmente eles percebem o quanto é importante esse país que é um dos poucos que continua a ser moderado na AL.

  9. Nota do Departamento de Defesa da Suíça sobre a escolha do Gripen

    O Conselho Federal aprova a compra de 22 jatos Gripen (30/11/2011)

    O Conselho Federal decidiu adquirir 22 caças Gripen da Saab para substituir a frota obsoleta de F-5 Tiger. O projeto de aquisição será proposto ao Parlamento no âmbito do Programa de Armamento 2012.

    Durante a última sessão de outono, o Parlamento aprovou as diretrizes para o desenvolvimento do exército. Para financiar um efetivo de100 000 militares, preencher as lacunas em equipamentos e permitir a reabilitação de imóveis, a Assembleia Federal decidiu aumentar para 5 bilhões de francos por ano o orçamento militare a partir de 2014. Enquanto isso, o Parlamento encarregou o Conselho Federal para começar, até o final de 2011, a compra de novos caças. O Conselho Federal cumpriu essa tarefa na sessão de quarta-feira decidindo pela aquisição de 22 jatos Saab Gripen, em substituição da frota obsoleta de F-5 Tiger.

    Para a seleção do novo caça a jato da Suíça estavam competindo três candidatos: o Rafale da fabricante francesa Dassault, o Eurofighter do consórcio europeu EADS / Cassidian e Gripen da empresa sueca Saab. Os três modelos foram submetidos pelo DDPS a uma avaliação global plurianual, durante a qual todos os candidatos demonstraram preencher os requisitos para a seleção do novo caça da Suíça.

    A aquisição de um novo caça é um componente do desenvolvimento do exército. O DDPS acredita que, como tal, essa compra também deve ser sustentável a médio e longo prazo. Mesmo no caso do aumento do orçamento militar para 5 bilhões de francos anuais, a economia adicional continuará a ser essencial, e não podem ser adiadas as medidas necessárias para corrigir o mais rapidamente possível as lacunas de equipamento e para implementar projetos reabilitação dos imóveis: assim, as considerações financeiras desempenharam um papel decisivo na escolha do novo caça.

    Ao escolher o Gripen, o Conselho Federal optou por umavião de combate que, ao mesmo tempo, atende às necessidades militares e também é financeiramente sustentável a médio e longo prazo para o DDPS e o exército. Em comparação com os outros dois modelos, o caça da Saab apresenta não apenas custos significativamente mais baixos de aquisição, mas também de operação. A escolha do modelo sueco permite a compra de um jato de combate capaz de um potente desempenho e garante que a substituição dos obsoletos F5 Tiger não resultá em perda financeira para outros setores das forças armadas e os equipamentos que eles necessitam.

    Com esta decisão, o Conselho Federal revela-se disposto a investir na segurança do país, sem se afastar dos imperativos da política financeira e tendo devidamente em conta a sustentabilidade financeira de todo o sistema. O Conselho Federal decidiu conscientemente não posicionar a Suíça, no que se refere ao desempenho de um novo caça a jato, no nível máximo existente na Europa.

    Como os outros candidatos na disputa, a Saab se comprometeu a compensar 100% do valor do contrato, mediante compromissos com a indústria suíça. Tal compensação de negócios no país permitirá à indústria do país ascender a um elevado conhecimento (know how) tecnológico e estabelecer novas relações comerciais a longo prazo. O Conselho Federal confia portanto que a aquisição de novos caças também envolve importantes estímulos importantes para o parque industrial e a pesquisa na Suíça.

    O Conselho Federal determinou ao DDPS que defina, com a Saab e o governo sueco, os detalhes precisos da aquisição prevista de 22 caças Gripen e avaliar a possibilidade de otimizar ainda mais o pacote contratual completo. Em fevereiro de 2012, o DDPS apresentará ao Conselho Federal uma gama de variantes para a aquisição proposta. O projeto será então proposto ao Parlamento no âmbito do Programa de Armamento 2012.

    Implicações financeiras

    Para permitir a compra de caças novos, o financiamento de um exército de 100.000 militares, a eliminação de lacunas de equipamentos e renovação de imóveis, em 29 de Setembro de 2011 o Parlamento incumbiu o Conselho Federal de aumentar para 5 bilhões, a partir de 2014, o limite de gastos para o exército, o que corresponde a um aumento de cerca de 600 milhões em relação ao plano financeiro final da legislatura 2013-2015.

    Para financiar esses recursos adicionais, será necessário criar mais receita no montante de 600 milhões de francos ou decidir uma economia da mesma quantia. Por esta razão, o Conselho Federal instruiu o DFF para enviar, no início do próximo ano, o necessário embasamento para as decisões. Quando for adotado o Programa de Armamento 2012, o Conselho Federal pretende proceder de maneira simultânea com as decisões materiais pelo financiamento do aumento do limite dos gastos militares e enviar o dossiê para processo de consulta.

    A mensagem relacionada, portanto, pode ser submetida à Câmara federal e aprovada pelo Parlamento no final de 2012 ou início de 2013. Um eventual programa de economia, que seria conectado em termos legais com o decreto referente ao crédito para a compra de aviões de combate, será emitido somente na forma de projeto submetido a referendo. Uma ordem juridicamente vinculativa aos caças ocorrerá somente após a conclusão do processo de desisão parlamentar e eventual voto popular.

    FONTE: DDPS (Departamento Federal de Defesa, Proteção Civil e Esporte da Suíça)

  10. Nota da Saab sobre escolha do Gripen pela Suíça

    Saab orgulha-se da escolha do Gripen pelo governo suíço

    O governo suíço escolheu o Gripen como a próxima aeronave de caça multimissão da Força Aérea suíça.

    A Saab está orgulhosa e feliz com a escolha do Gripen como a próxima aeronave de caça multimissão da Força Aérea da Suíça, levando-se em conta o fato de que o país é conhecido globalmente por possuir os mais altos padrões para aquisições e também por requerer tecnologias de ponta,

    “A escolha da aeronave pela Suíça comprova que a Saab é líder de mercado na indústria de defesa e segurança, e que o Gripen é um caça de classe mundial, que oferece a melhor relação custo-benefício”, diz Håkan Buskhe, President da Saab.

    O programa do Gripen criará uma parceria de longo prazo entre os dois países. A Saab assegura à Suíça cooperação industrial estratégica de longo prazo, que criará oportunidades de carreira em empregos de alta tecnologia, transferindo tecnologia e gerando exportações.

    A Saab está pronta para iniciar as negociações e aguarda os próximos passos do processo.

    O Gripen está em serviço na Suécia, República Tcheca, Hungria, África do Sul e na Força Aérea Real da Tailândia. A UK Empire Test Pilots’ School, ETPS (Escola Real de Pilotos de Teste do Reino Unido) opera o Gripen como sua plataforma avançada de jato rápido para pilotos de teste em todo o mundo. A Saab está entregando programas de cooperação industrial de sucesso também para a República Tcheca, Hungria e África do Sul.

    FONTE/ FOTO: Saab

  11. Nota da Rafale International sobre escolha do Gripen pela Suíça


    Rafale International está surpresa com a escolha do Conselho Federal Suíço

    A equipe Rafale observou devidamente a escolha das Autoridades Suíças a respeito da aquisição de seu futuro avião de caça. A equipe lamenta que o Conselho Federal Suíço, como declarou oficialmente, “conscientemente decidiu não posicionar a Suíça no nível máximo da Europa no que se refere ao desempenho do novo avião de caça”.

    As capacidades do Rafale permitiriam à Confederação Suíça atingir seus requerimentos operacionais com uma menor quantidade de aeronaves a um preço equivalente ou menor, como foi demonstrado durante as avaliações da Força Aérea Suíça.

    O Gripen “adaptado à Suíça” existe apenas no papel. Seus riscos de desenvolvimento e produção aumentam significativamente os esforços financeiros requeridos pelas Autoridades Suíças para cumprir com o programa de aviões de caça do país.

    A Rafale International estende seus sinceros agradecimentos às 250 empresas suíças que tomaram parte nas parcerias industriais do projeto nos 26 cantões da Confederação Suíça.

    Berna, 30 de novembro de 2011

    Rafale International

  12. É impressionante a manutenção da empáfia francesa, apesar das seguidas e já costumeiras derrotas do seu absurdamente caro caça Rafale. Ao contrário do que o dono da empresa Dassault acredita, os países fazem SIM uma análise de custo e benefício de cada uma das aeronaves disponíveis, tendo em mente que qualquer que seja o vencedor do certame, isto irá ocasionar para o país uma relação de longo prazo com a empresa vencedora de min/máx 20/30 anos. Meu temor agora é o nosso grande GF vir a demonstrar algum interesse pelos F5E Tiger a serem desativados pela Suiça. (Vade Retro)

  13. O Rafale foi melhor que o Typhoon no relatório suiço.
    .
    O Gripen teve baixa avaliação e eficiência limitada.
    .
    Durante sua entrevista, Fernand Carrel, o ex-chefe da força aérea suiça e piloto de Mirage IIIS, ocupa o primeiro Rafale sobre o mérito técnico, em seguida, o Eurofighter e por último, o Gripen:
    .
    “No nível operiational, o Rafale é o líder” Ele diz.
    Segundo ele, os pilotos da Suíça prefere o Rafale, mas ele admite que a decisão final será política e econômica.
    .
    Poucos dias antes suíça faz a sua escolha final, os principais resultados da avaliação operacional armasuisse foram liberados.
    Neste relatório, cada recurso é classificado em 9 pontos, 6 pontos sendo a pontuação mínima para atender ao requisito da Força Aérea Suíça
    .
    Basler Zeitung publicou a pontuação para 2 tipos de missão principal: defesa aérea e ataque ao solo de missão. As pontuações verde refere-se a avaliação de 2008, enquanto as pontuações vermelho refere-se à avaliação 2009 final 2015 inclusive com melhorias.
    .
    http://4.bp.blogspot.com/-UllaAXo7QnY/TtaTpBS5UWI/AAAAAAAACHs/rk5-LU3C3JA/s1600/armassuisse_eval.png
    .
    O Rafale é classificada em primeiro lugar com 7,28 e 7,41 pontos,
    O segundo Eurofighter com 6,49 e 6,54 pontos,
    .
    Várias citações do relatório:
    .
    “Rafale e Eurofighter apresentaram desempenho geral melhor do que o F-18, Gripen foi o pior” 😆
    .
    “O desempenho do Gripen no compromisso ar-ar, bem como missões de ataque não foi suficiente”
    .
    “Os fatores mais limitantes do projeto Gripen foram o tempo de funcionamento, o desempenho de vôo e a carga máxima de armas” 😆
    .
    “O Rafale é o único avião que tem cumprido as exigências da Força Aérea em todos os tipos de aplicações”
    .
    O Gripen é o terceiro com 5,68 e 5,62 pontos. Portanto, não consegue passar o limite de 6 pontos.
    .
    Assim, o relatório é muito claro quanto à capacidade da aeronave:
    .
    1 – O Rafale é a melhor performance técnica e, portanto, recomendada como pra substituição do Tiger.
    .
    2 – O Rafale ficou em cima do Eurofighter em ambas as missões de defesa aérea e ataque ao solo.
    .
    3 – O Gripen tem deficiências graves e é considerado como um passo para trás em comparação com o F/A-18 operado pela Força Aérea Suíça. 😆
    .
    Fonte: Basler Zeitung
    .
    Sem mais o que dizer, a respeito do pobre, fraco e limitado Gripen.
    Somente bom pra país pequeno e que não vai pra guerra.!!!
    .
    Agora se explica pq foi chutado fácil na India.!!! 😉
    .

  14. nelore disse:
    30/11/2011 às 19:24
    Suica tem ainda F-5. Oras bolas, esse e o supercaca de primeira linha da poderosa Forca Aerea Braileira. De imediato devemos comprar 50 dos Suicos e reforma-los para poderem servir ate 2040
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    .
    ((((( nelore,KLM,NOVO BRAZUK,SAYD JARRAD, ))))) eu admiro pessoas igual a voceS
    ,
    elogia o brasil quando é preciso ,
    ,
    credica guando merece ,

    PARABENSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS A VCSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  15. Isso está cheirando a propaganda enganosa, e tem + o gripen ñ ten autonômia p um ´país como o nosso…o gripen NG só existe no papel.Alem do + sua velocidade e pq p interceptar outros caças modernos…Sds.

  16. Texto muito interessante do colega Boomer lá no Cavok…

    “Poucos dias antes suíça faz a sua escolha final, os principais resultados da avaliação operacional armasuisse foram liberados.
    Neste relatório, cada recurso é classificado em 9 pontos, 6 pontos sendo a pontuação mínima para atender ao requisito da Força Aérea Suíça

    Basler Zeitung publicou a pontuação para 2 tipos de missão principal: defesa aérea e ataque ao solo de missão. As pontuações verde refere-se a avaliação de 2008, enquanto as pontuações vermelho refere-se à avaliação 2009 final 2015 inclusive com melhorias.

    http://4.bp.blogspot.com/-UllaAXo7QnY/TtaTpBS5UWI/AAAAAAAACHs/rk5-LU3C3JA/s1600/armassuisse_eval.png

    O Rafale é classificada em primeiro lugar com 7,28 e 7,41 pontos,
    O segundo Eurofighter com 6,49 e 6,54 pontos,

    Várias citações do relatório:

    “Rafale e Eurofighter apresentaram desempenho geral melhor do que o F-18, Gripen foi o pior”

    “O desempenho do Gripen no compromisso ar-ar, bem como missões de ataque não foi suficiente”

    “Os fatores mais limitantes do projeto Gripen foram o tempo de funcionamento, o desempenho de vôo e a carga máxima de armas”

    “O Rafale é o único avião que tem cumprido as exigências da Força Aérea em todos os tipos de aplicações”

    O Gripen é o terceiro com 5,68 e 5,62 pontos. Portanto, não consegue passar o limite de 6 pontos.

    Assim, o relatório é muito claro quanto à capacidade da aeronave:

    1 – O Rafale é a melhor performance técnica e, portanto, recomendada como pra substituição do Tiger.

    2 – O Rafale ficou em cima do Eurofighter em ambas as missões de defesa aérea e ataque ao solo.

    3 – O Gripen tem deficiências graves e é considerado como um passo para trás em comparação com o F/A-18 operado pela Força Aérea Suíça.

    Fonte: Basler Zeitung”

    kkkkkkkkkkkkkk parabéns ao Gripen… peso morto inferior ao F-18C!
    Grande caça, perfeito para o Brasil… rsrsr

  17. Muitos apegam-se a teorias e filosofias de conseitos mas esquecem-se que a adaptabilidade do Gripen NG e esse modelo ninguem ainda adiquiriu e a Suécia ainda o guarda para o Brasil.Para nós o NG é perfeito dado a rusticidade e sofisticação.Para um pais como o nosso muito inferior belicamente a algumas potencias militares o NG nas mãos de nossos bons caçadores com sua manobrabilidade,rusticidade é edequadissimo para o emprego Amazonico.Facilmente ocultavel e dissimulado no ponto de vista da não necessidade de grande infraestrutura o que chamaria a atenção para a localização dos esquadrões.Sem dizer que industrial e comercialmente é viavel para nossa area de influencia.É um projeto interessantissimo do ponto de vista das inumeras possibilidades de modificações e adaptações.Creio que em 2020 a 2025 teriamos um prototipo de 5 geração totalmente nacionalizado e com upgrade.Mas um complemento agora com vetores de supremacia SUs 34 e 35 de pronta entrega ou consecionados seria a perfeita escolha hi-low.Mas amiguinhos tenham consciencia de uma coisa,so existem no mundo 3 nações que realmente poderiam nos repassarem sensiveis que buscamos para pularmos etapas e criarmos encima disso.Duas não repassam (EUA,F22 e F35 e a China com o J20) mas a Russia nos repassa tanto o SU35BM/S quanto o PAK-FA T-50 e é a meu ver a unica forma de realmente termos independencia tecnologica e autosuficiencia.O Brasil precisa fazer uso de sua liberdade e soberania e avançar e não temer as chantagens e retaliações ou jamais sairemos da condição serviçal e coadjuvante.A Russia das 3 potencias é a unica que não nos tratam com protecionismo.E não esqueçam-se,hoje India e China são o que são nas areas atomicas,aeroespacial e aeronautica militar graças a tecnologia Russa.Ate quando nossa teimosia ignorante e xenofobia-ideologica nos impedirão de realmente avançarmos???

  18. Os Rafaletes se mexeram até achar um jornal que desse noticias favoráveis a eles. Só acredito nesse suposto relatório quando eu ver no site do Departamento de Defesa suíço, pois se não, não passa de especulação, assim como fizeram jornalecos dos Brasil ao anunciar que o Gripen era o preferido da FAB e depois o Rafale. Sejamos sinceros o Gripen é o caça ideal para substituir Mirage 2000 e F-5, além de ser altamente adaptável a orçamentos apertados.
    Carlos Argus
    O Gripen NG tem mais autonomia que os F-5 e bem próxima a dos Mirage, lembrando que ele tem capacidade de supercruise, coisa que nenhum dos dois acima tem. Outra coisa a escolha da Suécia foi por parte de Gripen E/F que a versão definitiva do NG, que não passa de um programa de desenvolvimento com objetivo de criar uma nova versão do Gripen. A velocidade do Gripen não é menor que a dos outro caças,lembrado que tem capacidade supersônicas sem precisar de pós-combustão.
    Aos Rafaletes vai à reportagem do maior jornal francês:

  19. Le Monde analisa porque vendas do Rafale não decolam

    Em editorial na capa da edição do Le Monde desta quinta-feira, o jornal francês faz uma constatação dramática: o caça francês Rafale, assim como o Concorde na aviação civil, “é um avião que nunca foi exportado”. O texto culpa o governo francês e a fabricante Dassault por não conseguirem concorrer com no mercado internacional com os modelos similares F-18 (da americana Boeing), Gripen (da sueca Saab) e o Eurofighter (produzido por um consórcio da Itália, Alemanha, Espanha e Itália).

    Desde o lançamento do programa Rafale, nos anos 80, a Dassault só enfrentou dissabores nas exportações. A lista de clientes que desistiram da compra do modelo francês é extensa: Holanda, Coreia do Sul, Cingapura, Marrocos, Emirados Árabes Unidos e até Líbia sob o regime de Muammar Kadafi. E, para o jornal, a maior decepção foi o Brasil.

    Em entrevista ao Le Monde há dois anos, o presidente da Dassault, Charles Edelstenne, afirmou que o Rafale poderia, enfim, se livrar do rótulo de avião que “nunca havia sido exportado”, já que dava como quase certa a venda de 36 exemplares para o Brasil. A promessa de compra brasileira, porém, dissipou-se “como uma miragem”, diz o editorial. Agora, a fabricante aposta todas as fichas em uma “vaga” esperança na Índia que pretende comprar 126 caças para suas forças armadas. Essa pode ser uma das últimas chances para salvar a reputação da aeronave.

    Em um texto nas páginas econômicas, o jornal continua a analisar o caso e avalia que o Rafale é “caro demais”. Para justificar sua escolha do governo suíço, por exemplo, indica que “os argumentos financeiros foram determinantes “.

    Por enquanto, a Dassault terá que se consolar com o mercado interno. O exército do ar francês (Armée de l’air – Força Aérea Francesa) vai comprar 180 Rafale até 2021, podendo chegar a adquirir 286 aeronaves. A encomenda terá um custo de 40 bilhões de euros. Para o jornal, em tempos de austeridade, é questionável que o governo francês financie, sem discutir o preço, uma empresa privada.

  20. Estou também com muitos aqui.

    Gripen pro fx-2. E su-35bm + su-24. Todos estes caças servindo FAB e Marinha.

    Deixa que com os franceses já está ótimo o acordo dos submarinos. Não vamos por tudo no mesmo ninho, pois a França do jeito que anda beligerante corre alto risco de virar pó!..

  21. Ja dei umas vorta em alguns blogs especializados e ja tirei as duvidas em relaçao ao Ng,o NG propriamente se trata de uma plataforma para testes de melhorias,entao esqueça o papel,o NG deu origem ao GRIPEN E/f,que ja ta na forma e que as versoes anteriores receberao as mehorias eletronicas desenvolvidas para o E/F,apenas partes estruturais (tamanho da asa,maior tanque de comb..)serao exclusivas do GRIPEN E/F,finalizando 😮 bicho ta pronto ,so esperando para ser clonado !E por favor,esqueçao a mania de malhar avioes que possuem perna curta,eles podem (gripen)operar de pistas cutas e de media qualidade,proximo a fronteira ou a uma distancia de 250 km da mesma,nao adianta ter um SU35 (que e´minha paixao)de perna longa,se sistema anti-aereo deixar o inimigo fazer buracos nas longas pistas de pouso .

  22. matheus
    Se vc quer mesmo acreditar que o Gripen ganhou por ser melhor do que o EF-2000 e o Rafale ta bom seja feliz garoto…
    A já que vc gosta de lê o Campo de Batalha leia sobre o EF-2000 e o Rafale só uma dica.
    Valeu

  23. Gripen, segundo relatorio suisso, eh uma porcaria, mais fraco que Hornet velho.
    Que vergonha este Gripinho insignificante.
    Que nem venha pro Brasil, queremos jato de verdade. Nem devia estar no Fx, pura perda de tempo esse papo tirolento de NG.
    Nem convenceu indiano.
    Verdadeira jossa ambulante!!

  24. Como tudo no Brasil é ‘samba de crioulo doido’, nenhuma hipótese está descartada. Até mesmo pegar mais f-5’s e recauchutar. Para não choramingarem, pega então umas unidades do rafale para defender brasilia, lá no esquadrão jaguar.

  25. Bom, este poste do vazamento de informações serve para ilustrar a superioridade técnica do Rafale frente aos outros 2 concorrentes.
    Não sou eu que digo isto, cliquem no link e leiam, o próprio relatório suíço falou isto, além de mencionar que o Gripen tinha algumas deficiências.
    A questão da escolha do Gripen foi causada por questões financeiras, nada mais, o Gripen é um bom avião para países pequenos, com um custo aceitável de compra e manutenção…nada mais.
    É como digo, o Gripen é um excelente avião para ser uma segunda linha de defesa, é barato e proporcionaria horas de vôo aos pilotos, mas para ser a ponta da lança de um país continental como o Brasil é besteira ter aviões como o Gripen…..ainda mais sabendo que existem Su-30 habitando estas redondezas.

  26. Ricardo Pereira. Sua sensatez e lógica fez eu baixar a bandeira do gripen para nesta linha tirar minhas dúvidas explorando tudo isto… Mas o País não que o TOT?.. Consideras a empresa do rafale capaz de suprir isto da forma mais adequada? E mesmo que não.. valeria a pena se baixassem o preço do rafale?.. E mais a fundo ainda… o Rafale já que pelos seus argumentos de defender o mesmo, e todos eles INEGÁVEIS… seria este o caça ideal para o Brasil, ou seria mesmo.. o cântico RUSSO?..

Comentários não permitidos.