Qualificação Estrutural do Sara Suborbital

Visando o vôo do veículo VS-40/Sara Suborbital a ser realizado em finais de 2012, a Divisão de Integração e Ensaios do IAE (AIE) realizou o ensaio dinâmico da estrutura completa do Sara Suborbital entre os dias 22 e 26 de novembro de 2011. O ensaio foi acompanhado pelo Grupo de Projeto do Sara, pertencente á Divisão de Sistemas Espaciais (ASE).

Fotos:BrazilianSpace

No ensaio, depois de realizadas as assinaturas, foram aplicadas as cargas de qualificação estrutural no regime senoidal e no regime aleatório. Segundo o gerente do projeto, Luís Loures, os resultados foram satisfatórios: “- Estamos 95% satisfeitos com os resultados do ensaio, pois o comportamento geral do veículo SARA foi muito bom, correspondendo aos nossos cálculos teóricos, restando apenas alguns pequenos ajustes em problemas pontuais encontrados”. Na opinião do Dr. Loures, nada que preocupe: “- De fato, ensaios de qualificação servem para isso mesmo, ou seja, para garantir que o projeto possa convergir para uma solução confiável e segura”.

Na seqüência do desenvolvimento, o modelo de qualificação do SARA deverá sofrer ainda outro ensaio de vibração, agora com a eletrônica “viva”. “- O próximo passo só poderia ser realizado depois que tivéssemos a certeza de que não ocorreriam problemas estruturais que pudessem danificar a eletrônica embarcada e essa certeza foi alcançada com o ensaio realizado”.

Fonte: IAE

6 Comentários

  1. Ótimo, parabéns, mostra a n capacidade tecnológica, + qdo teremos tbm capacidade tecnológica p lançar esse amarrado VLS? Qdo? Espero estar vivo p ver esse lançamento exitoso.sds.

  2. Esse é outro projeto importantissimo para o Brasil, principalmente em ganhos tecnologicos. ( o 14-x é o outro.)
    Ganhos esses que podem ser medidos nas áreas de ( PROTEÇÃO TERMICA , NAVEGAÇÃO & CONTROLE , ELETRÔNICA , MICRO-PROPULSÃO etc..)
    Temos que acelerar esses programas e usar os conhecimentos adiquiridos em outras áreas , indústrializando-os & transferindo para empresas de capital 100% nacional !!

  3. De onde vem os benditos tomahawks?.. os benditos gps’s que controlam a logística de tudo que comemos e nos faz ir a qualquer canto!.. DA TECNOLOGIA AEROESPACIAL!.. ACORDA BRASIL!.. PÕE DINHEIRO NA MÃO DAS INSTITUIÇÕES COM NOMES QUE PRODUZIRAM O ORGULHO DE NOSSA INDUSTRIA AEROESPACIAL E CABOU!.. É RETORNO NA CERTA. RETORNO PARA TUDO.

  4. quem diria né.. com diversos sistemas de comunicação e de captação de informações já dominados….
    patinamos no lançamento dessa parafernalha toda….

Comentários não permitidos.