Defesa & Geopolítica

Islândia é o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer Palestina

Posted by

Islândia tornou-se nesta quarta-feira o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer os territórios palestinos como um Estado independente, informa o jornal israelense “Haaretz”.

A medida foi aprovada por 38 votos, num Parlamento de 63 assentos, no mesmo dia em que a ONU (Organização das Nações Unidas) celebra seu anual “dia de solidariedade” com o povo palestino.

“A Islância é o primeiro país da Europa Ocidental a tomar este passo. Eu tenho agora a autoridade formal para declarar nosso reconhecimento da Palestina”, disse o chanceler islandês, Ossur Skarphedinsson à emissora de TV estatal RUV.

Na sede das Nações Unidas, o delegado observador palestino Riyad Mansour reafirmou a determinação da ANP (Autoridade Nacional Palestina), de buscar sua adesão como membro pleno da entidade, conforme o pedido que movimentou a comunidade internacional neste ano.

“Ao mesmo tempo, o Parlamento exorta israelenses e palestinos a buscarem um acordo de paz com base na legislação internacional e as resoluções da ONU, que incluam o reconhecimento mútuo do Estado de Israel e do Estado da Palestina”, diz o texto aprovado pelo Parlamento islandês.

Fonte: Folha de S.Paulo

19 Comments

shared on wplocker.com