Islândia é o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer Palestina

Islândia tornou-se nesta quarta-feira o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer os territórios palestinos como um Estado independente, informa o jornal israelense “Haaretz”.

A medida foi aprovada por 38 votos, num Parlamento de 63 assentos, no mesmo dia em que a ONU (Organização das Nações Unidas) celebra seu anual “dia de solidariedade” com o povo palestino.

“A Islância é o primeiro país da Europa Ocidental a tomar este passo. Eu tenho agora a autoridade formal para declarar nosso reconhecimento da Palestina”, disse o chanceler islandês, Ossur Skarphedinsson à emissora de TV estatal RUV.

Na sede das Nações Unidas, o delegado observador palestino Riyad Mansour reafirmou a determinação da ANP (Autoridade Nacional Palestina), de buscar sua adesão como membro pleno da entidade, conforme o pedido que movimentou a comunidade internacional neste ano.

“Ao mesmo tempo, o Parlamento exorta israelenses e palestinos a buscarem um acordo de paz com base na legislação internacional e as resoluções da ONU, que incluam o reconhecimento mútuo do Estado de Israel e do Estado da Palestina”, diz o texto aprovado pelo Parlamento islandês.

Fonte: Folha de S.Paulo

19 Comentários

  1. Injusto eh o que Israel faz com os palestinos….
    Primeiro Israel invade terras palestinas, constroem casas, depois bombardeia as “casas” palestinas, impoe barreiras a quase todos os produtos, retem o dinheiro dos impostos palestinos… e depois vem um rabino aqui no Brasil roubar gravatas…
    De vez em quando eh necessario ceder um pouco para ter uma PAZ duradoura…

  2. PARABÉNS ISLÂNDIA!…fez o que é certo e justo;e o mundo civilizado te agradece!
    .
    .
    O governo fascista que domina o estado de Israel,tem mais que deixar a soberba e a mentira e criar vergonha na cara e devolver o que fora roubada e até hoje fazem com o valente povo Palestino!
    .
    más com eu disse antes,que tal ustula sionista que capitulou o estado de Israel,esses desclassificados não tem decência e nem tino de justiça,afinal o povo Palestino estão lidando com ladrões de terras!

  3. Israel recua e aceita retomar repasse de fundos aos palestinos
    .
    Governo alerta que se a AP insistir em integrar a ONU poderá voltar a perder a verba mensal
    .
    .

    “Israelenses participam de evento que celebra o momento da criação de dois estados na Palestina”

    .
    .
    (…)Israel também sugeriu que voltará a suspender o repasse caso a AP, que governa partes da Cisjordânia, firme algum acordo de reconciliação com a facção islâmica Hamas, que controla a Faixa de Gaza.(…)
    .
    .
    (*)Por:AFP e REUTERS
    .
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,israel-recua-e-aceita-retomar-repasse-de-fundos-aos-palestinos-,805236,0.htm

  4. ESSE INFELIZ QUE FEZ ESSE COMENTÁRIO, MAIS INFELIZ AINDA, NÃO DEVE SABER COMO FOI CRIADO O TAL ESTADO DE ISRAEL, A LIMPEZA ETNICA FEITA POR ELES E OUTRAS BARBARIDADES COMETIDAS PELA ISRAELENSES, ELE DEVE SE INFORMAR MELHOR E NÃO FICAR ACREDITANDO EM TODAS AS NOTÍCIAS PLANTADAS PELO DOMÍNIO JUDEU DA MÍDIA INTERNACIONAL

  5. Não ha mérito em algum em aplaudir um estado para terroristas que atiram foguetes sobre civis, raptam colonos e os matam com tiros na cabeça, que metralham civis à esmo, que atiram foguetes anti-tanque contra ônibus escolares.
    .
    “No mundo tudo passa. O judeu permanece” Mark Twain

  6. Lucas fez um comentario muito infeliz. na minha opinião ele prega o extermínio do povo palestino quando disse “que morram”.

  7. Ao cara que primeiro comentou, eu quero que sua mãe, seu pai e seus filhos MORRAM… junto com essas pessoas que você desejou a morte.

  8. Lucas disse:
    30/11/2011 às 23:07

    Seria injusto… eles ja tiveram e tentaram atacar Israel…. Agora querem o estadinho deles? Que morram!

    Expresso aqui através de palavras minha indignação com comentário lamentável do senhor LUCAS!

    O senhor não tem a miníma idéia do que os israelenses e palestinos já sofreram!

    O mundo deveria ser habitado por pessoas de bem independentemente se palestino ou israelense, mais infelizmente os dois estados são governados por pessoas racistas e do mal, e fazem de tudo para utilizar as populações dos dois estados, a maioria de bem como massa de manobra, como o senhor está sendo utilizado senhor LUCAS, e no fim, quem paga um alto preço é a maioria de bem!

    Senhor LUCAS, seu comentário é totalmente infeliz e racista, o senhor não tem miníma idéia do que diz!

    O senhor defender os judeus por tudo que sofreram eu entendo, mais o senhor não percebe que está agindo da mesma forma, com o mesmos pensamentos infelizes e racistas que tinham os nazistas, só que contra os palestinos!

    Vida longa e paz a todos israelenses e palestinos de bem!

    E ao senhor LUCAS comece a rever seus conceitos, o senhor está precisando!

    E mais uma vez expresso minha indignação ao comentário infeliz, descartável e racista do senhor LUCAS!

  9. Vivas ao ESTADO DA PALESTINA,JÁ II, e cadeia p os judeus(sem os 2êSSeSS maiSScúloSS ) q durante esses anos td estão ocupando de forma ilegal as terras dos filhos de Abraão(Gên,16:4 ).Cadê esse tal de ONU q ñ resolver essa parada. P q serve esse mlerda ?Sds.

  10. Anistia Internacional exige novamente prisão de Bush por ‘tortura’
    .
    .
    *******(trechos do texto principal)
    .
    (…)A organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional pediu a três países africanos que detenham o ex-presidente americano George W. Bush durante sua próxima visita, acusando-o de “crimes” e “torturas”.
    .
    Em outubro, a Anistia tomou a mesma iniciativa antes de uma viagem do ex-presidente americano ao Canadá para uma conferência. Ottawa acusou então a Anistia de “falência moral”, “degeneração e politização”.
    .
    Em fevereiro deste ano, Bush anulou uma visita à Suíça após pedidos similares.
    (…)

    **********
    .
    (*)por: AFP/REuters
    .
    .
    http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5498434-EI8141,00-Anistia+Internacional+exige+prisao+de+Bush+por+tortura.html
    .
    .
    E tem gente que fala do pústula Sírio……é muita Hipocrisia.

  11. O Estado Palestino “já existe” hehehhe para desespero dos Judeus Sionistas. O Mundo já o aceita! E não tem mais volta. Em breve ele será apenas oficializado, e o seu povo será livre do campo de concentração de Gaza. Israel agoniza cada vez mais, reflexos da queda do Dólar e do Império Estadunidense. Contra fatos, não há argumentos.

  12. Os internacionalistas querem mesmo o fim do patriarcado ocidental… vão usar bombas humanas para realizar o trabalho sujo… pobres crianças miseraveis palestinas… joguete nas mãos de canalhas… e ainda tem inocentes incentivando…

Comentários não permitidos.