Rússia envia navios de guerra para base na Síria, diz jornal

A Rússia está enviando uma frota de navios de guerra para sua base naval na Síria, em uma demonstração de força que sugere que o governo russo está disposto a defender seus interesses no país, à medida que cresce a pressão internacional sobre o presidente Bashar al-Assad.

O jornal Izvestia divulgou nesta segunda-feira, citando o almirante russo aposentado Viktor Kravchenko, que a Rússia planeja enviar seu porta-aviões “Almirante Kuznetsov” e um navio patrulha, uma embarcação antisubmarino e outros navios. “Ter qualquer força militar além da Otan é muito benéfico para a região, uma vez que impede a eclosão de conflitos armados”, disse Kravchenko, que foi chefe da equipe da Marinha de 1998-2005, segundo o Izvestia.

Um porta-voz da Marinha, citado pelo jornal, confirmou que os navios de guerra russos seriam deslocados para a base de manutenção que a Rússia mantém na costa síria perto de Tartus, mas disse que a viagem não tem nada a ver com a revolta contra Assad. O jornal disse que o porta-aviões Almirante Kuznetsov seria armado com pelo menos oito caças Sukhoi-33, vários caças MiG-29K e dois helicópteros.

Sanções da Liga Árabe e pedidos da França para a criação de zonas humanitárias na Síria aumentaram a pressão internacional sobre Assad para acabar com a repressão, que segundo as Nações Unidas já causou a morte de 3.500 pessoas durante nove meses de protestos contra seu governo. A Rússia, que tem uma base de manutenção naval na Síria e cujo comércio de armas com o país rende milhões de dólares por ano, juntou-se à China no mês passado para vetar uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, apoiada pelo Ocidente, condenando o governo de Assad.

FONTE: Reuters via R7

50 Comentários

  1. Que vergonha heim Rússia? defendendo um sujeito que comprovadamente comete crimes contra humanidade e que, como fica demonstrado, precisa chamar algum valentão para se garantir.

  2. A Rússia???PUTZ não passa de um mito!!!!!!!!!!!!!Só sucata…..3 subs da classe virgínia detona todos esses vasos de guerra!!!!!

  3. vão marcar presença, fazer cara de mau pra otan e voltar para casa,a russia ta mordida por que os eua deram pitacos no caso ossetia do sule ta fazendo pirraça, isso e so para queimar a fumaça preta das caldeiras, a russia ta obrando e andando para siria !!!

  4. não se esqueçam que se a russia quisese mesmo ferrar a otan, fecharia as valvulas de gaz que não deixam a maior parte da europa congelar no inverno, e quem ferrou a europa foi os eua lhes repasando tiulos podres da crise, nem tudo e o que parece ser, e tudo jogo de espelhos e intereces !!

  5. Acho que talvez estejamos vendo o prelúdio do fim do mundo… Está tudo tão… ”estranho”. Dessa vez nações poderosas não se entendem e as coisas ”avançam”. Pode acontecer algum desastre.

  6. Acho que não chegaremos a um confronto ….. mas a guerra no mundo sujo dos serviços secretos , já começou faz um tempo.

  7. E depois reclamam dos simpatizantes da russia…. ao contrário do que muitos falavam eles vao comprar sim essa briga….

  8. TÔ QUERENDO É QUE O URSO ENVIE “PEDRO O GRANDE” PARA O MAR CARREGADOS COM SEUS S22. VAI SER PORTA AVIÕES AMERICANOS, CONTRA MÍSSEIS QUE QUANDO FOREM DETECTADOS ESTARÃO A 3 SEGUNDOS DO ALVO.

  9. E ai hein……como é que vai ser?
    .
    Que pedrada é essa que os EUA e a OTAN vão encontrar pela frente-Hahaahhh….
    .
    E a China só olhando…….Rsrsr….
    .
    .

    ************
    BRICS bloqueiam EUA no Oriente Médio
    .
    .
    Comunicado divulgado após reunião de vice-ministros de Relações Exteriores anuncia posição conjunta dos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) sobre situação no Oriente Médio e norte da África.
    .
    Foco deve ser diálogo nacional pacífico, contra qualquer tipo de intervenção estrangeira; papel central nas decisões compete ao Conselho de Segurança da ONU.
    .
    Interferência externa na Síria é rejeitada, assim como ameaça de uso da força contra o Irã.

    ************

    (*)por:MK Bhadrakumar, Indian Punchline
    .
    .
    OBS:O Comunicado Conjunto dos países BRICS pode ser lido na página do Itamaraty.
    .
    .
    .
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19069

  10. A siria é um ponto estrategico russo,e assad é um alhado russo ja não caiu porque a russia o esta protegendo,e quem esta provocando as revosltas é o povo cutucado por alguem por tras das bombas,foi assim com o egito,libia, e outros paises que estão com o mesmo poblema é tudo um plano minuncioso,e tem alguem por tras,se for verdade que os russos mandaram navios a otan vai colocar a cola no meio das pernas e deicha rolar,sabendo que é um reduto russo e chines por este motivo ainda a otan não atacou,como fizeram com a libia.

  11. é por estas e mais umas que os governantes brasileiros precisam prestar mais atenção,um pais desarmado não tem vóz,se for veridica ou não esta materia,mas mostra que um pais desarmado despreparado não tem vóz nem autonomia, é um zéro a esquerda.

  12. A meu ver, o que a Rússia quer é evitar outra covardia como a que foi feita na Líbia, onde a OTAN recebeu um mandado e executou outro, muito além.
    E, também, como sempre, marcar presença, para que dela não se esqueçam quando tentarem governar o mundo a seu bel prazer.
    Os impérios se confrontam, sempre.

  13. “pedidos da França para a criação de zonas ‘humanitárias’ na Síria” Isto é uma piada.. e das boas!
    ReGiMe OpReSsOr! da Síria.. FONTE: Reuters via R7!! Heueheh, pela Fonte!.. Elogiar que não iriam é claro!..

  14. isso vai lá OTAN..cerca a Rússia de escudo anti-míssil perigoso vindos do Irã..rsrsrs. A Rússia bem ou mal estava quieta no cando dela. Só tendo umas rusgas lá pro lado a Ásia ( Chechenia e Geórgia)…mas não, tem que cutucar. A N.O.M. tava tendo dificuldades de se infiltrar como queria na Rússia, então começou a pressão feita pela OTAN com o intuito de desgastar economicamente os Russos(revival dos tempos URSS)..só que a coisa desandou com a crise dos sub-prime. Agora os Russos que já estão macaco velho com essas tramoias estão jogando areia onde podem nos planos do EUA/OTAN pelo mundo. Esses navios não vão entrar em combate, a não ser que sejam atacados. Mas já avacalha totalmente a pressão por exclusão aérea sobre a Síria…

  15. Há como a OTAN vencer uma guerra contra a Rússia e China ? Sim.

    1) Vamos enfraquecê-los economicamente;
    2) Vamos desenvolver canhões lasers, de prótons, e de energia cinética.

    A China e a Rússia resolveram apoiar o ditador sírio.

    Realmente eles são Gog e Magog.

  16. POWER OF MONEY
    .
    .
    .
    ********
    trechos do texto principal:
    Rússia se opõe a embargo de armas contra a Síria
    .
    .

    A Rússia se opõe à imposição de um embargo de armas contra a Síria e acredita que alguns países deveriam parar de ameaçar o governo sírio com ultimatos, disse o ministro de Relações Exteriores, Sergei Lavrov

    *******
    .
    .
    (*) por: Nastassia Astrasheuskaya
    .
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,russia-se-opoe-a-embargo-de-armas-contra-a-siria,804411,0.htm

  17. Boa medida.Isso vai colocar medo nas ditaduras da região(como a Arábia Saudita e Bahrain),apoiadas pelos EUA, que matam seus cidadãos que exigem democracia:
    Nesse contexto, houve susto generalizado quando um conhecido e respeitado advogado egípcio-norte-americano, Cherif Bassiouni, que presidiu a Comissão Independente do Bahrain que investigou os levantes do início do ano, declara, sem meias palavras, em relatório de 500 páginas divulgado semana passada, que não há qualquer prova de qualquer tipo de envolvimento do Irã nos eventos do Bahrain [1]. A família real do Bahrain e os monarcas do Golfo não têm nem admitem qualquer dúvida de que, sim, os xiitas iranianos estiveram por trás do levante popular no Bahrain. O medo de uma intervenção militar iraniana foi a justificativa que o Bahrain apresentou para enviar pesada força militar saudita, de 1.500 soldados armados e tanques, que, dia 14 de março passado, atacou furiosamente os manifestantes nas ruas do Bahrain. O Bahrain conseguiu até que navios de guerra do Kuwait passassem a patrulhar as costas da ilha, como medida para impedir que o Irã tentasse entregar armas aos manifestantes xiitas pró-democracia.
    http://redecastorphoto.blogspot.com/2011/11/o-ira-nao-e-ainda-o-monstro-que-tem.html

  18. Parece que a Rússia saiu de cima do muro e tomou uma decisão para garantir seus interesses na região.Depois que peidou com o Gadaffi e perdeu espaço($$$$$) resolveram garantir seu cliente sírio,porque sabem que na Líbia já perdeu.

  19. Que vergonha heim Rússia?
    .
    Pois e Invadirao o Iraq atras de Armas de destruicaoe massa,
    .
    pela democracia
    .
    NAO foi pelo OIL dise o PATO DONALD
    .
    Afeganistao.
    .
    Setembro 11 foia rasao.
    .
    foi pela democracia do povo la.
    .
    Nao foi por causa das MAIORES jazidas de minerais pra fabricacao de bateria de celulares do mundo
    .
    Dise o Pato Donald
    .
    Libia.
    .
    o Mesmo Pretesto foi pra impor democracia
    .
    NAO foi pelo OIL Dise o Pato Donald
    .
    ai O individuo vem ai e diz que Vergonha Russia
    .
    defendendo um sujeito que comprovadamente comete crimes contra humanidade e
    .
    SADDAN HUSSEIN
    .
    POR ANOS ALIMENTADO A BASE DE DOLLARS . MATANDO GENTE A GAZ E QUIMICOS
    .
    O INDIVIDO NAO LEMBRA
    .
    quando ele decidiu vender o OIL em EURO. os Denfesores da democracia.
    vierao la .
    .
    So PATO DONALD QUE NAO VE.
    .
    comprovadamente comete crimes contra humanidade e que, como fica demonstrado, precisa chamar algum valentão para se garantir.
    .
    ditadore ai na AMERICA DO SUL fizerao a te pior com auxilio de quem?
    .
    CIA
    .
    e isso nunca foi crimes contra humanidade
    .
    acho que so brain wash do indivíduo
    .
    .

  20. Rússia inaugura radar em resposta ao escudo antimísseis dos EUA
    .
    .
    O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, presidiu nesta terça-feira a inauguração de uma estação de radares de alerta contra mísseis no enclave báltico de Kaliningrado, em resposta ao escudo antimísseis dos Estados Unidos.

    “Espero que esta medida seja percebida por nossos parceiros ocidentais como um primeiro sinal da disposição de nosso país a responder às ameaças do sistema de defesa antimísseis (americano) para nossas forças nucleares”, declarou Medvedev, citado pela agência “Interfax”.

    O sistema “Voronezh-DM” tem uma cobertura de 6 mil quilômetros. O líder russo advertiu que caso o sinal não seja ouvido, a Rússia tomará outras medidas de resposta, entre elas “o desdobramento de agrupamentos ofensivos”.

    Na última semana, o presidente russo anunciou o radar contra mísseis e ordenou o reforço na segurança das instalações das forças estratégicas do país, em resposta à recusa dos EUA a dar garantias por escrito de que seu sistema de defesa antimísseis na Europa não ameaça o poderio nuclear russo.

    Anteriormente, Medvedev havia proposto a criação de um sistema conjunto Rússia-OTAN, no qual cada uma das partes se encarregaria da segurança de um setor do continente, proposta rejeitada pela Aliança Atlântica e EUA.

    O líder russo advertiu nos últimos meses que se não houver um acordo até 2020, o mundo se verá em uma nova corrida armamentista, similar a protagonizada por Moscou e Washington durante a Guerra Fria.

  21. Simplesmente a Rússia esta tentando evitar um ataque e o inicio da 3ª guerra mundial, tem gente que esquece que se a Siria for atacada o Iran se mete, ai vai todo mundo pro brejo. É isso ai, temos de usar a força para evitar guerras e não fazer guerras em nome da paz como aconteceu na Libia. Ah essa de desertores na Siria tá mais pra mercenarios da Água Negra (Black Water) agindo no país.

  22. Yanks e Judeus de plantão… coloquem suas barbas de molho…O mundo dá voltas… más para sempre nas mesmas estacões !!! sds.

  23. OTAN planeja ataque falsa bandeira

    Segunda-feira, Novembro 28, 2011

    Os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a França estão procurando realizar uma série de operações falsa bandeira na Síria, diz um observador político.

    O especialista em Oriente Médio Peter Eyre disse em um artigo publicado na Eyre International neste domingo que os três países “estão novamente batendo seus sabres na Síria”. “Eles estão à espera de uma justificativa para agir; um incidente tipo falsa bandeira, como o que aconteceu em 11/09”, disse Eyre.

    O analista político acrescentou que os três países “também pressionarão a ONU para conseguir permissão de ir à Síria por razões humanitárias, o que é uma das melhores vigarices”.

    “Com certeza os franceses têm especialistas treinando as milícias perto da fronteira da Turquia e também do Líbano. Os EUA e os britânicos continuam a pressionar para uma mudança de regime”, disse Eyre […]

    Ele afirmou que a conspiração contra a Síria é parte de um plano dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e França para “assumir o controle da União Européia, do Oriente Médio e do mundo”.

    “O plano tem três pontos principais: assumir o controle dos recursos naturais do mundo, assumir o controle dos mercados para os recursos, e assumir o controle das rotas marítimas e rotas de trânsito para esses recursos”, acrescentou Eyre […]

  24. O Bicho vai pegar, he, he, he…

    Prepare-se para motins em colapso euro e do sistema bancário, Ministério das Relações Exteriores adverte – The Telegraph

    O Tesouro confirmou no início deste mês que o planejamento de contingência para um colapso já está em andamento Foto: BLOOMBERG

    Como o governo italiano se esforçou para tomar emprestado e Espanha procuram considerada uma organização internacional bail-out, ministros britânicos privada advertiu que o break-up do euro, uma vez que quase impensável, é agora cada vez mais plausível.

    Diplomatas estão se preparando para ajudar os britânicos no exterior através de um colapso do sistema bancário e até mesmo distúrbios decorrentes da crise da dívida.

    O Tesouro confirmou no início deste mês que o planejamento de contingência para um colapso já está em andamento.

    Um ministro sênior agora revelou a extensão da preocupação do Governo, dizendo que a Inglaterra está planejando agora na base de que um colapso do euro é agora apenas uma questão de tempo.

    “É do nosso interesse que continuar a jogar por tempo porque isso nos dá mais tempo para se preparar”, o ministro disse ao Daily Telegraph.

    http://fimdostempos.net/motins-euro.html

    http://www.minutoprofetico.blogspot.com/2011/11/otan-planeja-ataque-falsa-bandeira.html

  25. Neste mesmo blog existe uma reportagem que os militares sirios estao cometendo um genocidio na Siria. Perguto eu, ao russofolos aqui, que acham que um governo sem liberdade de imprensa, com oligarquias corruptas que faria o Brasil ser pequeno, como podem os russos se posicionarem no lado errado da historia.
    Se a Siria vai contra a OTAN nao vejo os recrutas zeros da Russia reagindo coisa alguma.
    E esse porta aviao de meia tijela, o que faz essa sucata por ai, se e que vai chegar ate la.

  26. A Russia Nao pode fazer nada. Mesmo entrando em guerra, nenhuma arma Nuclear sera disparada. Pois a conciencia dos dois lados que Elas acabaram com o mundo.

    E stas Fragatas Russas ai kkkk… Nao dao pro cheiro Os americanos acabam com eles! Alguns submarinos destroem estes velhos… russos… uma nacao falida, armada com armas e projetos Da Guerra fria aff’s

  27. ATENÇÃO !!! SE OS EUA E SUA CAÇADA FOREM IMPEDIDOS PELA RÚSSIA DE CONTINUAR A CONSUMIR O ORIENTE MÉDIO, ELES IRÃO VOLTAR SEUS OLHOS GANANCIOSOS PARA A AMERICA LATINA.

  28. Caros A Síria é uma armadilha montada pelos americanos, Assad se afundara cada vez mais em jogar segundo as regras das convenções internacionais dos paises europeus e EUA.

  29. Se a Rússia fosse inteligente acabava ela com as mortes, retirava o actual governo do poder e dava a democracia a toda a população e ainda ficava como boazinha

  30. Já era tempo da Russia tomar uma atitude e freiar essa farra de boi que a OTAN esta fazendo por lá.
    Ao contrario do que disseram nos início dos comentarios a Russia vai para ficar algum tempo sim.
    Primeiro precisam proteger a sua base, depois marcar território igual a lobos e cães mesmo. por que é uma grande frota de porta-aviões, caças, submarinos e navios, uma esquadra para por respeito com certeza!!

  31. Os Rússos estão fazendo ca siria o q os ianks ñ fizeram c a geórgia..meta as cara, judeus(sem oSS 2 êSSeSS maiSScúlos )e os nafastos iangleses…tentem a sorte..nada vai ocorrer. Quem viver vera.sds.

  32. tenho ctz que o lucas e o b52 vivem como diz o KLM na disneylandia onde o um grupo de seals acaba com um exercito inteiro

  33. BEM ACHO QUE CHEGOU A HORA DO BRICS DIZER NÂO AS COVARDIAS FEITA PELOS AMERICANOS ( OTAN ) . VERDADE È QUE O PRESIDENTE SIRIO È UM DITADOR FEROZ …MAS PUIOR È DEIXAR A OTAN ARRASAR A SIRIA …MUITO BEM RUSSIA ( BRICS ) FAÇAM VALER O SEU PODERIO .ACASO A OTAN PODE DESTUIR O BRICS ????? NÂO . O BRICS È MAIS PODEROSO, TANTO EM POPULAÇÂO , COMO EM ALIMENTOS , EM MATERIA PRIMA , DE AGUA, DE MINERIO, E DE ARMAS.

  34. lucena disse:
    29/11/2011 às 07:14
    E ai hein……como é que vai ser?
    =======================
    Meu caro lucena,

    ESSA NOTÍCIA QUE VOCÊ POSTOU É A MAIS EMBLEMÁTICA DO ANO!!!!! Meus parabéns!!
    .
    .
    Acabou a festa macacada da OTAN/EUA/Israel/N.O.M…a casa caiu!! O que começou a ser rabiscado lá em 2008 na reunião de Yekaterinburg – Rússia. Está começando a ser usado. Os BRICS estão se unindo em bloco econômico/militar. O que os analistas andam torcendo contra, já prevendo a pedreira que vai ser…aconteceu. Boa para o Brasil! Temos que ficar ao lado de quem está subindo e não insistir em seguir barcos que estão afundando…O século XXI vai ser dos BRICS “com ou sem dor”..isso vai depender dos antigos manda-chuvas.

  35. A Rússia planeja enviar seu porta-aviões “Almirante Kuznetsov” e o USS George Bush Jesus amado essa vai ser da Piores Vespa que ja vi desde o fim da URSS quando a Crise dos Misseis em Cuba as duas Maiores Frotas de Guerras vão estar de frente a frente prepare-se pois a Mãe de Todas as Batalhas ta vindo meu Deus

  36. Gente quando falamos de rússia falamos de rússia.. não vamos colocar o BRICS no meio, porque ainda há muitas diferencas entre os membros, principalmente india, china e russia…
    Como a índia se posicionaria diante de uma guerra generalizada ali no oriente médio? de que lado ficaria? do lado da china e da russia? Acho que a grande peça do tabuleiro que determinará o rumo dessa história é a índia… e suas complexas relaçoes com esses paises que falei, sem contar com o paquistão e irã….
    .
    KLM, uma pena que poucas pessoa tenham contato com esses argumentos que você citou…. mais pessoas precisam aprender com os comentários feitos aqui… para de ignorar argumentos tão obvios

Comentários não permitidos.