Paquistão rejeitou desculpas da OTAN pelo ataque que resultou na morte de 28 soldados

Vítimas do ataque da OTAN são veladas durante funeral coletivo em Peshawar

Um porta-voz das Forças Armadas do Paquistão rejeitou nesta segunda-feira as desculpas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pelo ataque de sábado cometido pelas forças da aliança ocidental, que resultou na morte de 28 soldados paquistaneses perto da fronteira com o Afeganistão.

Em declarações ao canal local Geo TV, o general Attar Abbas expressou seu repúdio total ao ataque, recusou as desculpas da Otan e advertiu que o incidente pode provocar sérias consequências derivadas do incidente.

Abbas lembrou que já houve fatos semelhantes nos últimos três anos e que, segundo ele, já custaram a vida de 72 militares paquistaneses e deixou outros 250 feridos.

Aviões e helicópteros da Otan atacaram no sábado de madrugada dois postos fronteiriços paquistaneses na região tribal de Mohmand, em um dos locais mais conflituosos da zona limítrofe com o Afeganistão.

O Paquistão anunciou quase imediatamente o fechamento de suas fronteiras às provisões para as forças da Otan e deu 15 dias de prazo aos EUA para retirar seus soldados da base de Shamsi, no sudoeste paquistanês, de onde os americanos supostamente operam aviões não tripulados (drones).

No domingo, Islamabad pediu explicações também ao Afeganistão mediante um comunicado de sua Chancelaria e exigiu ao país vizinho que garanta que “atos assim não sejam realizados de seu território contra o Paquistão”.

A nota ressalta que “o uso do território afegão contra o Paquistão por parte da Otan é uma violação” do mandato da missão da aliança militar.

O Exército paquistanês negou nesta segunda-feira que seus soldados tenham atirado primeiro e provocado assim o bombardeio da Otan.

O “Wall Street Journal”, que cita fontes afegãs e ocidentais, afirma na edição desta segunda-feira que tiros procedentes de um posto militar paquistanês originaram os bombardeios da Otan.

A Otan classificou no domingo de “incidente trágico” o ataque aéreo que matou 24 soldados paquistaneses e gerou uma crise entre Estados Unidos e Paquistão, que afirma ter a intenção de revisar a cooperação com Washington na luta antiterrorista.

CHINA

A China criticou nesta segunda-feira o bombardeio da Otan no sábado perto da fronteira entre o Paquistão, seu aliado tradicional, e o Afeganistão.

“A China está profundamente escandalizada com o assunto”, disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Hong Lei, que pediu uma “investigação sincera e séria” sobre o incidente.

Fonte: Folha

14 Comentários

  1. E os problemas que essa Isaf só cresce o coco e quanto mais eles mexem naquela região mais fedem as coisas.
    Pois vejam que a China agora tem motivos de protestos políticos, com razão é claro, pois é inadimissível esses atos da OTAN

  2. A OTAN que se cuide, pois Paquistão é forte militarmente e se eles se meterem aonde não devem, vão acabar se ferrando muito!

  3. Se fosse no sentido inverso, 28 americanos.. ia o Obama ficar ‘papagaiando’ na imprensa falando bonito. Mas como são paquistaneses..
    Ei! Matei 28! FOI MAL AÍ! ISTO QUE É HUMANIDADE.

  4. Tudo se caminha para uma guerra. Ira e Paquistão vs Otan e EUA.
    No meio da guerra alguns paises pode entrar como China, Russia, India entre outros. E a maioria com armas nucleares.

  5. O Paquistão perdeu a paciência de vez, e se bandeou para o lado do Irã e Rússia ( e China). Viu no que dá deixar idiotas no comando?? . Já era perderam a aliança já fraca com uma potência nuclear…
    ——————
    O Irã deve estar engasgando de tanto dar gargalhadas a essa hora… Irã + Rússia, China, Síria e Paquistão ( somando a simpatia dos outros BRICS ) . Alguém ainda realmente acha que vai ter ataque no Irã????????? A distância de Israel ao Irã é a mesma do Rio de Janeiro até Florianópolis !!!!! HAHAHAHA!!!! Não sonhem gente..

  6. Feiz bem,a OTAN não tem direito de bombadear e logo pedir desculpas como se 28 vidas forão nada para eles ,mais se forão 28 americanos ,já era motivo de invasão no Paquistão.Estou contigo Paquistão.

  7. Com desculpas aceitas ou ñ , novas mortes vão ocorrer de soldados e civis Pakistaneses; q se danem , estamos em guerra é o “famosos ” efeito colateral.Se fosse ianks , aí sim, seria uma covardia e td essas coisas,sds.

  8. Foi realmente uma bola fora da otan,afirmar que foi de proposito e´assinar atestado de burrice,a otan sabe das condiçoes melindrosas do apoio Paquistanes,jamais cometeriam um erro destes propositalmente.O Paquistao esta correto em puxar as orelhas da Otan,como ja foi dito ,nao e´a primeira vez que isto ocorre,o bom da istoria e´que ambos nao confiam no outro,tudo dentro da normalidade !



  9. “Abbas lembrou que já houve fatos semelhantes nos últimos três anos e que, segundo ele, já custaram a vida de 72 militares paquistaneses e deixou outros 250 feridos”.

    ou seja .. governo paquistanes fraco, corrupto, leniente e omisso… Quer ser respeitado ? Seja forte.. Imponha-se!!!

Comentários não permitidos.