Foguete brasileiro é lançado com sucesso na Suécia

Foto: Thilo Kranz/ IEA /Agência Força Aérea/Divulgação

O lançamento ocorreu nesta semana, em Esrange (Suécia), às 7h30 (horário de Brasília)

A Suécia lançou com sucesso nesta semana o foguete brasileiro VSB-30, projeto desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O VSB-30 V14 foi lançado com a carga útil TEXUS 48, contendo experimentos do Programa Microgravidade europeu. O lançamento ocorreu no domingo, às 7h30 (horário de Brasília), em Esrange (Suécia).

O foguete, fabricado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), atingiu altura maior do que o previsto e caiu com precisão no ponto de impacto. De acordo com o chefe da subdiretoria de espaço do IAE, Avandelino Santana Junior, isso demonstra a qualidade de projeto do foguete brasileiro, favorecida pelas ótimas condições atmosféricas que contribuíram para o sucesso do lançamento.

O VSB-30 é certificado pela Agência Espacial Europeia e pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). Foi o 12º lançamento do foguete de sondagem VSB-30, que faz parte da cooperação entre Brasil e Agência Espacial Alemã (DLR). Três lançamentos aconteceram no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, e os demais em Esrange.

Fonte: Terra

16 Comentários

  1. Jesuan de Andrade, isto se chama liderança!.. Vontade política!.. Coisa que no Irã tem de sobra!
    Dê graças a Deus pelas FA’s do Brasil conseguirem vender para alemanha.. suécia.. produtos aeroespaciais de qualidade! Mesmo aturando todos os vermelhinhos querendo comer vivos os militares depois da revolução de 64, assim como também os ‘da direita’ que se pudessem transformariam o Brasil em BraZil.

  2. Por mais positiva que seja a noticia sempre tem alguem criticando!

    Acho que por causa desse tipo de pessoa que o Brasil caminha a passos lentos!

  3. Isso se chama COMPETÊNCIA. Mesmo com orçamentos apertados conseguimos fazer o que há de melhor na área.
    Concordo com o Wiermann. Tem gente que nunca esta feliz. E o dia que tivermos o VLS já vão criticar porque Nao temos um ICBM e por aí vai…

  4. hmmm..”atingiu altura maior que o previsto e caiu com precisão no ponto de impacto…”
    Isso é bem significativo…

  5. Tem alguns comentáristas que ainda vivem no passado, alguem acha que isso não esta sendo conseguido sem apoio do governo? Se acha, esta enganado.

Comentários não permitidos.