Saab exibe o que há de mais avançado em Inovação e Tecnologia

No evento Open Innovation Seminar, realizado em São Paulo de 23 a 25 de novembro no Grand Hyatt Hotel, a Saab exibirá o simulador de seu caça Gripen como um exemplo de inovação sueca e do que há de mais avançado em tecnologia, e que está incorporada no Gripen NG.

O Open Innovation Seminar é o primeiro seminário latino-americano dedicado à discussão sobre open innovation, ou inovação aberta. O objetivo é a troca de informações sobre a prática de open innovation no Brasil e no mundo, resultando na criação de novas parcerias e redes.

Serão realizados vários seminários, incluindo apresentações de Pontus de Laval, o Diretor de Tecnologia da Saab, que falará na Arena de Pesquisa e Tecnologia, assim como de Fredrik Nordh, o Presidente da Saab Ventures, que abordará os temas plataformas de desdobramento, incubação e investimentos de capital de risco.

“Vemos ótimas oportunidades no Brasil para os nossos produtos de alta tecnologia nas áreas de defesa e segurança, bem como para o desenvolvimento de novos produtos em conjunto com parceiros brasileiros. Ao entrarmos no mercado brasileiro, queremos fazê-lo em cooperação com parceiros daqui, aproveitando suas competências e experiências de mercado. Sendo assim, estamos buscando ativamente parceiros, para, juntos, desenvolvermos projetos para o futuro”.

A Saab tem uma ampla experiência em colaborações estreitas em projetos de Pesquisa e Tecnologia (P&T), com uma ampla variedade de parceiros. Estes projetos de P&T são, muitas vezes, desenvolvidos e executados dentro de Grupos Neutros de Inovação, sendo determinados por desafios que a sociedade enfrenta. Estas cooperações estreitas constituem a espinha dorsal do desenvolvimento da indústria sueca de alta tecnologia, contribuindo para posicionar a Suécia entre os países mais inovadores do mundo. Muitos de nossos produtos, incluindo o caça Gripen, foram desenvolvidos e apoiados neste contexto.

“Queremos desenvolver estes grupos no Brazil e conectá-los ao nosso grupo global de Parceiros em Inovação”, disse Pontus de Laval.

Fonte SAAB para o Plano Brasil

21 Comentários

  1. a saab esta quase doando os caças ao brasil,teve aquela noticia que a saab estava oferecendo 2 caças pelo preço de um,então oque falta mesmo é vontade politica do governo brasileiro,é o caça mais barato,mais moderno,e a suécia esta investindo muito aqui,então oque esta faltando?

  2. Caro amigo CAVALARIA DE ELITE,concordo plenamente com você,o que falta é isso que você disse e UM POUCO DE VERGONHA NA CARA E COMPROMISSO COM AS FORÇAS ARMADAS!!.Foi postado ontem no blog excelente materia sobre o SUKHOI-34 FULLBACK;Caça bombardeiro multifuncional equipado com a mais moderna tecnologia Russa e que atenderia todas as nescessidades do Brasil,e tudo pelo preço de U$ 35 milhôes de dolares a unidade.Sendo assin com U$ 7 bilhôes de dolares poderia comprar 200 unidades para proteger todo o mar territorial brasileiro.Assin seria possivel esperar até a conclusão dos submarinos pra completar o serviço;mas nâo,o governo prefere deixar o gigante DORMINDO EM BERÇO EXPLENDIDO.Gostaria de surgerir ao EDILSON,BOSCO E OUTROS que participam desses foruns sobre defesa uma petiçâo a PRESIDENTE DILMA com assinatura de todos do blog pra ver se esse governo sai desse MARASMO EM QUE SE ENCONTRA.Abraços!!!!

  3. eu tenho quase certeza de que o brasil não irá comprar caças novos, mais ira adquirir sucates e estender seus anos de vida. sempre foi assim, muito se fala e pouco se faz.

  4. Alguns leigos poderian até perguntar: vamos comprar os caças com que dinheiro??.Como ja disse varias vezes aqui no blog;segundo dados da receita federal,é SONEGADO ANUALMENTE NO BRASIL CERCA DE R$ 200 BILHÔES DE REAIS,com esse dinheiro poderia comprar centenas de caças e outras armas,É SÓ ACABAR COM O SONEGOMETRO que sobra dinheiro pra modernizar as forças armadas.Abraço a todos!!!

  5. gripen-ng um grande projeto para este pais um dos melhores e se foi o escolhido pela fab deveria cer este o caça pois eles entendem e sabem o que é melhor para o pais,governante que se entromete em questões militares não ganham guerras os militares são proficionais que se dedicam na area estudam para isto e portanto sua opinião tem que cer respeitada,mas cei não acho que vai dar f-18ef ainda mais se der super tucano nos EUA que tem tudo para cer pois o super tucano é um puro sangue em quanto o que perdeu é meia sola ,mas esta inconformado.

  6. meu preferido sempre foi o rafale, por considerar o projeto mais avançado apesar do que dizem trolladores engenheiros de fotografia na base do olhometro que tem por ai, mas pelo preço que estão pedindo confesso que fica dificil para manter uma conversa em niveis aceitaveis, e adquirir e o de menos, o pior e a manutenção
    agora considero o grippen um bom caça apesar de sua limitação de alcançe, e devido a situação da fab com a corda no pescoço ( por culpa dela mesma, que preferiu fazer politica em vez de seu papel) o gripem seria sim uma boa solução para substituir os valentes mas cansados f5

  7. LOGICAMENTE que se forem selecionados gripens, que são monomotores e mais baratos, que o numero não seja os mesmos 36 que seriam o rafale que e omirole e biturbina, tem que ser no minimo uns 70 espalhados em bases por todo pais para compensar seu pouco alcançe!!

  8. MEU NOIS NAO TEM PRATICAMENTE UM AVIAO DECENTE….
    PEGA LOGO UNS GRIPEN ACABA COM ESSA NOVELA…
    ta mais barato que banana… claro que contando com o superfaturamento é o que menos vai nos dar presjuiso…
    PODE NAO SER “O CAÇA”, mas ta ta ali, disponivel, os suecos estao babando… farao de tudo para que nos os compremos… entao ja era.

  9. Eu ia ficar quieto mas vou falar, o Zé Dirceu deu uma entrevista essa semana no El Pais, dizendo que quem manda é o Lula:

    “””P. Lula ya no es el presidente.

    R. Bueno, está Dilma. Pero sigue el proyecto político del PT, que es un proyecto de Lula. En definitiva, Lula es nuestro líder, ¿no? La presidenta es Dilma, pero Lula es nuestro líder. Tenemos un proyecto de desarrollo en el que el país cree. El pueblo ocupó su papel en Brasil y Brasil ocupó su lugar en el mundo.”””

    ——
    http://www.elpais.com/articulo/internacional/error/valorar/gestion/Rousseff/caida/ministros/elpepiint/20111126elpepiint_8/Tes
    ——
    Daí , quem vai decidir????
    ——-
    http://eduardoferreira.files.wordpress.com/2010/04/lula-o-pai-da-aviacao-de-caca-francesa2.jpg
    ——–
    http://1.bp.blogspot.com/_fDn-SW_MnY8/SFhhk9i79KI/AAAAAAAAApU/7gXBs1NV394/s400/Lula+e+o+Rei+Carlos+XVI+Gustavo+da+Su%C3%A9cia.bmp

  10. Copiei esse comentário de uma comunidade do Facebook.Não sei a origem do mesmo,já que a pessoa que o apresentava parecia também ter copiado.Gostaria de saber se é verdadeiro…
    Caça Gripen com notas insatisfatórias

    Dois relatórios de avaliação da Suíça desaconselham a compra do Gripen.
    O primeiro relatório foi preparado em 2008, imediatamente após a conclusão do vôo e extensos testes em solo dos três candidatos, Rafale, Gripen e Ef-2000.
    O segundo relatório, datado de 2009 e inclui a segunda fase da avaliação. O objetivo desta segunda fase de avaliação foi o de extrair de cada um dos três, quais teriam melhores planejamentos de ajustes e melhorias entre a fase prática de testes em 2008 e a entrega que estava prevista para 2015.

    O Relatório de Avaliação de 2009 diz:

    “O Rafale é o único avião que tem cumprido as exigências da Força Aérea em todos os tipos de aplicações.”
    “O Gripen poderia ser usado em todos os modos de operação, mas mostrou deficiências em várias. O seu design, o tempo de funcionamento??? (perna curta ou tempo de maturidade da aeronave), o desempenho de vôo e a capacidade máxima carga(armas) são seus fatores mais limitantes “.

    Metas mínimas não alcançadas:

    Os especialistas classificam como “insatisfatório” o Gripen no cenário “ar-ar” (ou seja, na defesa aérea e luta contra outros pilotos), bem como no “ar-terra”.
    Assim, a versão modernizada do Gripen não se encontra em posição de competir com outros dois aviões de combate: Rafale e EF-2000. O Gripen foi alcançado em todos os requisitos e objetivos mínimos. Para piorar, o Gripen foi cortado no primeiro relatório de avaliação: “O desempenho do Gripen foi classificado como insuficiente na avaliação em combates ar-ar, bem como missões de ataque.”
    O Gripen foi considerado insatisfatório mesmo nas missões aéreas de policiamento, pois ele não teve um bom desempenho de quatro dos treze pontos testados (incluindo resistência, divulgação de dados e performance). Neste quesito de policiamento aéreo, o desempenho do Rafale e EF-2000 foi claramente melhor.

    Pior do que o F/A-18:

    Não só no campo de monitoramento do ar, o Rafale da Dassault e o EF-2000 da EADS têm se mostrado melhor em desempenho do que o F/A-18 suíço, que serviu de referência. O relatório diz na página 16 no item 5.3: “Rafale e o EF-2000 mostraram um desempenho em geral melhor do que o F/A-18 e o Gripen pior ()”.

    http://bazonline.ch/schweiz/standard/Kampfjet-Gripen-mit-unbefriedigenden-Noten/story/10934828

  11. O meu predileto era o Su-35 para a FAB e o Su-34 para a Marinha,embora ache que Gripen seja um bom substituto para o F-5.Se eu tivesse o poder de decidir ficaria com os três.

  12. Pessoal. Quero dizer o seguinte: – qualquer caça de 3 ou 4 geração que o Brasil comprar vai melhorar a capacidade de defesa e de ataque do país, pois estes q temos não servem mais. Sei q tem uma série de imposições q são feitas aos governos quando decidem por um avião por um modelo de um país. Eu proponho para a Presidente Dilma escolha os três, daí os países teriam q fabricar aqui os caças, esta história de ter um vetor para tudo é no mínimo ultrapassada. E não iria prejudicar as relações e nem iria descontentar os países concorrentes.

  13. Gripen é pura furada, não serve pro Brasil, e muito menos é barato, pois dois países compraram e outros dois alugaram pra devolver. Possue horavoo mais cara do que um F16.
    Não tem alcance e opera pouca carga, contendo peças de vários países como o Amx que vive parado.
    O Brasil não tem grana pra desperdiçar no Gripen oferecido, o tal NG, que possui pouca comunalidade com o Gripen atual, por ser um projeto novo e que necessita de MUITA GRANA brasileira pra sair do papel.
    Brasil ser unico operador do NG é pedir falência da FAB.
    Gripen NG tomou ferro na India por ser um caça inferior, ineficiente, e sem graça perto de um Rafale e Eurofighter.

  14. Tobias.. não faça elas( http://ohermenauta.files.wordpress.com/2008/05/swedish_girls_02.jpg?w=490 ) chorarem! Heueheh
    Na FAB todo mundo sabe que a logística francesa é horrível. Sempre demorou peça para o mirage. Além de ser cara. E justiça seja feita, a americana.. no que tange às aeronaves com peças americanas, sempre foi elogiada.
    O Rafale que é tão bom assim ainda não foi vendido.
    Justamente por ser projeto novo o gripen ng, a tecnologia a ser absorvida é muito maior, pois seria pelo o chamado ‘aprender fazendo!’, considerado pelos especialistas como o melhor modo de se adquirir expertise em tecnologia.
    Pode não ter o alcance nem quantidade de carga que os demais, mas é muito mais operacional na relação horas de voo – horas no hangar. E agora, com o Brasil se dando bem nas comunicações militares, chegando o gripen NG, chega também o seu data-link, que é capaz de trocar informações com tanques.. fuzileiros.. aviões de carga.. tudo. E o que acho legal também, é o seu trem-de-pouso, que na ‘queda controlada’ do pouso, é o que mais aguenta choques, sendo capaz até de pousar em estradas.

  15. Todos sabem qual sempre foi e sempre sera meu vetor preferido SU35BM/S mas na short list do finado FX2 o melhor pacote é mesmo o Gripen NG em muitos aspectos e a possibilidade de padronização com sua versão navalizada.Deve mesmo ser a espinha dorsal de nossos vetores complementado por vetores de superioridade e supremacia SU35BM/S e SU34 Fullback adiquiridos de prateleira ou melhor ainda CONSECIONADOS.Os EUA são quem mais jogam contra o Rafalle em todas as licitações que ele se envolvem e no caso da adiquirirmos o Gripen NG acredito que não teremos probleminhas e pirracinhas deles.Um hi-low com Gripen NG,SUs 34 e 35 seria perfeito as necessidades Brasileiras.O Gripen NG tambem é o mais indicado a ser comercializado nos mercados aonde temos influencia.

  16. Seria interessante uma associação entre Brasil,Suecia,Africa do Sul e ate possivelmente Israel no desenvolvimento do programa NG.

  17. Para eder:

    Cara, não tenho interesse algum em defender o governo, mesmo porque não detenho a ‘informação’ para tal, mas gostaria de fazer uma observação. Com o advento da NFE o governo está criando vários mecanismos de checagem de entrada, processamento e saída de dados de ‘todas’ as empresas. Futuramente eles estarão amarrando as pontas com o cruzamento permanente destes dados com o intuito de minimizar a sonegação. Nestes meus 16 anos de área nunca vi o governo tão empenhado em fechar as portas da sonegação.

    []s

Comentários não permitidos.