Irã ameaça ensinar aos EUA significado de ‘uma verdadeira guerra’

O ministro da Defesa do Irã, Ahmad Vahidi, avisou aos Estados Unidos que seu país está preparado para ensinar “o que significa uma verdadeira guerra”.

“O Irã é muito forte neste momento e está preparado para mostrar aos EUA o que significa uma autêntica guerra, se eles realizarem um ato de loucura”, disse Vahidi perante uma multidão de Voluntários Islâmicos na cidade de Bushehr, informaram a imprensa local.

As frequentes notícias sobre armas e preparação bélica e os desafios às potências “arrogantes”, especialmente EUA e Israel, aumentaram no Irã depois que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) demonstrou sua suspeita que o programa nuclear iraniano tem uma vertente militar.

Vahidi advertiu este domingo que “os que ameaçam a nação iraniana devem decidir até que ponto estão dispostos a se sacrificar e quantos deles estão dispostos a morrer”.

“Também devem saber por quanto tempo poderiam suportar uma guerra e em que medida iriam tolerar assistir ao afundamento de seus navios de guerra e ter em mente como vão se proteger dos golpes destrutivos e poderosos dos mísseis e foguetes do Irã”, acrescentou.

O ministro advertiu ao Governo dos EUA que não devem crer que tem experiência em guerras, porque no Iraque o regime de Saddam Hussein “se rendeu” e no Afeganistão ocuparam o país porque “não havia ninguém para lutar”, mas agora, “sua situação em ambos países é muito adversa”, com uma resistência crescente.

Além disso, os iranianos advertiram que não duvidarão em recorrer à guerra econômica e que, se forem atacados, podem cortar o Estreito de Ormuz, pelo qual sai um terço do petróleo que se consome no mundo.

Isto poderia criar escassez de petróleo em muitos países, disparar ainda mais os preços e provocar uma hecatombe de consequências imprevisíveis em uma situação de crise que já afeta grande parte do mundo.

Fonte: Folha

42 Comentários

  1. Não existe lado, certo ou errado.
    Por traz disso tudo existem uma minoria manipulando e se beneficianto de todas essas guerras e revoluções…
    E nos pobres coitados sendo enganados.

  2. É aquilo que sempre digo aqui,os iranianos se acham e chamam a guerra,este pais pela sua arogancia é perigoso,esta pedindo clamando por uma guerra.

  3. Ele tem razão sobre as guerras Iraq e Afeganistão.
    Vamos logo ver os incendios que o ataque israelense vai deflagrar logo.

  4. Continuam no falatório E AO MESMO TEMPO .. aumentando a tensão e se armando até o dentes!..
    Petróleo.. o quanto dependemos dele? É só olharmos envolta!.. Energia nuclear!.. o quanto somos ‘blindados’ a isto?.. O histórico de crise sempre favoreceu grandes ricos e destruiu sociedades..
    Como não existe um sistema de defesa comprovado ao meu ver.. de forma eficaz contra o poderio bélico atual, poderá acontecer uma catástrofe a nível mundial!..

  5. Isto poderia criar escassez de petróleo em muitos países, disparar ainda mais os preços e provocar uma hecatombe de consequências imprevisíveis em uma situação de crise que já afeta grande parte do mundo. Senhora presidenta o Brasil precisa estar bem armado para defender nosso território,só não vê quem não quer.

  6. Irã não é tanto quanto falam, mas também não é nenhum Iraque! O fracasso dos EUA vão ser BEM MAIORES do que na guerra do vietnam.

  7. Blah Blah Blah..quanta baboseira. Na hora H uma meia duzia de Growlers coloca mais da metade dos radares fora de funcionamento, com amunicao SHRIKE, e a partir dai comecam a engolir uma JDAM atras da outra ate nao terem mais nada a defender. Na guerra moderna os paises do oriente medio, exceto Israel, nao servem para nada. Doutrina errada, falta de treinamento e equipamento modernos. Israel sozinha vai dar um banho nestes Iranianos.Vai ser tarde.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Joint_Direct_Attack_Munition

  8. Kaio Nao fale merd@ rapaz. se os EUA quiser O Ira acaba em Horas…. Mas Se nao usarem armas nucleares. E o seguinte, o Ira acaba em bem menos tepo que a Libia, pois diferente dela o Ira literalmente “caga” Petroleo, Tem mais que a Venezuela. Entaum eles invadiram e dominaram, para tomar o PET.

    E Percebi… Mano, sempre que os que tem muito PET vai contra os EUA neh… ou pelo menos 3 deles lol

  9. O problema com o IRA não é o seu regime autoritário ou o seu problema com relação ao programa nuclear…
    Acho que tem muito mais a ver com o fato de ele controlar o estreito de Ohmuz, e de ser um crescente pais islamico na região…
    o Sucesso de uns chega a cegar, quase encomodar outros…

  10. Não pode ocorrer guerra contra o Irão se o Egito (que faz fronteiras com Israel) não estiver estável.
    Imaginem se a Irmandade mulçulmana ganhas as eleições enquanto Irã x Israel estiverem em guerra.
    Egito reivindica suas terras ocupadas e invadi Israel, pronto 2 frentes de combate.
    Acho que Israel não paga pra ver essa !

  11. A hora deles vai chegar,a batata esta assando podem esperar,que não demora muito,todos aguardam uma vóz amena do irã o que não vai acontecer nunca,pois são arrogantes,e é a arrogancia do irã que vai levalos ao caos,qualquer nação hoje é um passeio para os americanos,é muito poder belico,é como disse o nelore basta uns poucos f-18 growler para por a defesa do irã num caos total e ja éra.

  12. Não consigo entender pq vcs tanto critica o “regime iraniano” desse jeito ate parece que vcs iranianos.

    A população iraniana apoia o seu lider,tanto é que não há”revoltas”por lá.

    Eu também não escuto noticias sobre massacres ocorrendo por lá.

    Esse é o motivo da divisão do mundo nos ocidentais achamos temos todo o direito de escolher oq é melhor para o resto do mundo,mas é eles tentassem impor a força oq seria melhor para nos garanto que muita gente acharia ruim.

  13. O Irã vai se defender de forma vigorosa por apenas 2 ou 3 dias, depois a tecnologia e o material bélico americano/israel/(UK?)acabarão com o Irã – é o que penso, apenas um comentário.
    Entretanto, não duvido das loucuras que o Irã pode cometer!

    Abraço a todos!

  14. Os Estadus Unidos não vão mandar soldados mais uma chuva de misseis e isso é o pais que mais tem em quantidade e qualidade tecnologica. Rs outra coisa eles tem uma nave espacial militar que provavelmente deve ter misseis que vem decima pra baixou ou seja do espaço que quando os radares iraniano de defesas dectarem ja será muito tarde pois é meus amigos se eles quiserem eles acabam com tudo no Iran.

  15. Certa vez, acho que em meados da década de 70, quando o Xá Rheza Palevi por lá mandava, fizeram um simulação em que, pelo controle do Estreito de Ormuz, o Irã dominava toda a região.
    Os posts aqui mencionam bem o Estreito de Ormuz.
    Mas será que o Irã domina o Estreito?
    A frota americana passeia ali à vontade, com cautela, mas à vontade. Tem a base de Diego Garcia, tem o seu protetorado no Kwait, tem porta aviões, tem o B-2, que pode vir direto do EUA para o conflito.
    Já vi dessas arrogancias antes – os países árabes ante Israel em 1967 (e durou apenas 6 dias), o Iraque ante o próprio Irã, o Iraque ante os EUA e a OTAN em 1991 – e também viu no que deram.
    Como dizia o personagem do Chico Anísio – Alberto Roberto – “te cuida Ahmadinejad!”
    *****
    Wiermann, o Irã é uma ditadura das mais reacionárias e ferozes, com contato cada menor com o resto do mundo. Daí você não ter conhecimento das “revoltas”.

  16. O ministro advertiu ao Governo dos EUA que não devem crer que tem experiência em guerras, porque no Iraque o regime de Saddam Hussein “se rendeu” e no Afeganistão ocuparam o país porque “não havia ninguém para lutar”, mas agora, “sua situação em ambos países é muito adversa”, com uma resistência crescente

    EU ASSINO EM BAIXO!!! SEM MÍSSEIS E TUDO MAIS OS EUA SÃO SOLDADINHOS DE CHUMBO

  17. Iran se armando ate os dentes? Se for verdade Israel e EUA se armam ate o ultimo fiou d cabelo. Pq c vc comparar o gasto militar desses paises o iran eh o q gasta menos. Inclusive no mundo arabe, iran gasta menos q paises pro-EUA. Entao nao vem com essa besteira.
    E depois vcs deveriam saber q o Iran nunca iniciou uma guerra apos a revolucao de 79 (q pos esse governo no podeR) e q todas guerras em q o Iran participou foi imposto pelos EUA, isso mesmo, Iran X iraque.
    O iran eh um pais pacifico diferente do q a midia fala, e diferente do q muitos pensam o atual presidente quando falou da destruicao de israel ele flw q israel sera destruida assim como a uniao sovietica, ou seja, do mesmo jeito, ou seja, nao atacara israel antes de ser atacado, mas eh claro como a maioria so le jornais com fontes pro-israel so acreditam no q essa fonte diz.
    As vezes eh bom estudar mais antes de julgar um pais ou um governo de ser desestabilizador de uma regiao, ou de ser o mal da regiao.

  18. Rsrsrs..nossa, o general iraniano disse que vai lutar até a morte, e revidar. Ohhh.. 🙂 Ok, alguém aqui acha que iria ser diferente?? Acharam mesmo?? Brincadeira essas reportagens da Folha..né?

    Pelo jeito muitos iludidos pela TV ainda acham que os iranianos vão se mijar, se ajoelhar e chorar quando virem algum avião, navio ou míssil com uma Estrela Branca ou um Pentagrama Azul pintado..rsrsrs… Parem e pensem, qual seria a reação do Irã? Pensar não dói.
    .
    – ” desculpe senhor Israel/EUA, não nos matem por favor..isnif, isnif,..podem pegar todo o nosso petróleo, matar nossos jovens, destruir nosso país e nossa cultura…isnif, isnif..mas por favor não nos machuquem..buuuáááá..buuuáááá…” –

    ———-
    As vezes uma ironia acorda muito mais do que palestras e textos de “especialistas”..Sem mais.



  19. palavras ao vento…

    o Irã não se mantem numa guerra contra EUA..Israel..OTAN.. por mais de 30 dias..Fato !

    fecham o estreito de ormuz por no máximo 15 dias…depois sua maquina de guerra vira pó..e seu país entra em convulsão…

    lembrando que os países RICOS da regiao ..são contra o Irã

  20. Vão fechar o estreito com o que? A PRIMEIRA coisa que os americanos vão fazer é exercer superioridade, com no mínimo 2 frotas na região. Fora os Israelenses e os outros aliados.
    Talvez a única coisa que fecharia o estreito, seria o congestionamento de navios de guerra dos americanos e seus aliados.rsrsrsrs

  21. Pedro, averigue a quantidade e tipos de armamento que o irã produz em sua própria região, e que os ocidentais chamam de homemade production denegrindo.. quando se refere à produtos iranianos e principalmente a doutrina daquela força armada, que a milênios se prepara para algo do tipo.

  22. Quem vai mostrar o porete agora é o Irã, já tinha falado isso na semana passada agora é questão de tempo, os destroyesr vão se afudandos antes mesmo de atacar o Irã, uma vez decretada ação de guerra os Subnukes, Iranianos afudaram esses navios ao invadir seu espaço maritimo a cobra vai fumar mesmo, e como o ministro da defesa do Ira disse so invadiram o Afeganistão e a Siria porque não tinha resistencia, agora com essa nova leva de misseis dúvido muito que os gringos vão cometer tamanha estupidez.

  23. O Irã está certo, aliás todo país que tem riquezas do interesses do predadores deveriam se preocupar por que poderão ser a proxima vitima, e apesar dos manipuladores criarem, em mentes mais sugestionaveis, o preconceito religioso para terem motivação e satisfação no ato criminoso ou violento, quando for do interesse, não existe motivo real para sermos francamente favoravel a Otam, pelo contrário. O Brasil pode ser, no futuro, um a mais no eixo do mal, se não aceitar com placidez o mando do “eixo do bem” em seus propósitos de manutenção de Status Quo e poder. Certo estava o homem que dizia “é nos momentos de paz que temos que nos preparar para a guerra”. Infelizmente, parece que a humanidade será moldada pelo sofrimento e pela perda.

  24. Ademar do L. L. Vila Nova meu amigo é o que eu mais faço e com certeza não falei nem uma bobagem! Os EUA tem tecnologia para atacar qualquer pais do mundo não sou simpatizante deles mais é a pura verdade ler um pouco depois tu me diz se não é.

  25. EUA nao vão entrar em guerra sozinho … ainda mas com protestos sobre os gastos em guerra … em ano de eleição eles nao vão tocar no irã. vão colocar Israel na frente mas ele
    vão bancar tudo se a possível guerra acontecer … irã é questão de tempo … se a guerra acontecer vai mudar as relações com a Rússia e talvez China

  26. Só espero que isso não seja mais uma daquelas bravatas tal qual lançadas pelo Sadam Hussein!Se é guerra é guerra, se combate até a morte!AlguÉM precisa afiNal dar uma liçÃo nos EUA!

  27. DElerios aparte,o Ira (que admiro pela cultura persa superior)nao aguenta 2 semanas em um conflito contra os EUA,vai ter homem bomba explodindo feito festa de SAO JOAO,porem apenas causara (alem de alguns defuntos)danos pontuais e calculados,mas este conflito nao vai acontecer,seria um tiro no pe^,nao por causa de ataques terroristas mas pelo fato de causar uma convulsao social em um pais com um nivel de politizaçao invejavel na regiao,acabando com um equilibrio fragil ,porem util aos EUA( nao esquessam deque a existencia do IRA XIITA,ajuda os EUA vender armas na regiao).FInalizando,armas atomicas sao utilizadas como retaliaçao apos ser agredido por uma arma atomica(esqueçam hirochima e nagazaki),tirando doidoes terroristas,nenhuma naçao que esteje no seu juizo sera besta de fazer o primeiro ataque( a nao ser que ele possua 10000 e seu rival apenas duas centenas),mais um lembrete, os EUA so atacam paises aonde ele encontrara no minimo 40% de sua populaçao feita por opositores ao regime atual,no Ira o numero de opositores e´muito baixo(opositores ao regime ).Confirao estas informaçoes,chegarao as mesmas conclusoes!Raciocinio imparcial.

  28. O Irã poderá afundar navios americanos e lançar material radioativo em Israel. Caso possua armas nucleares, poderá lançá-las em NY através de submarinos ?

Comentários não permitidos.