Exército: ataque do tráfico foi reação a nova tática

O ataque de bandidos à militares da Força de Pacificação, no Complexo do Alemão, que deixou um soldado ferido, na noite da última quinta-feira, foi reflexo da estratégia de patrulhamento da nova tropa que ocupa a comunidade desde o último dia 7. Foi o que afirmou o major Leonardo Watson, suboficial de Comunicação Social da da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada. A estratégia, segundo ele, é manter os militares em movimento, não os deixando em pontos fixos de patrulhamento — como era feito por tropas anteriores —, para surpreender bandidos. Na sexta-feira, a ocupação da Vila Cruzeiro completou um ano.

— Se você fica na região por muito tempo, eles (criminosos), já sabem que você está ali, que horas janta, que horas troca o turno. Você vai mudando os pontos para causar uma inquietação. O objetivo é inquietá-los — revela.

No episódio de quinta-feira, dez militares faziam patrulhamento na Pedra do Sapo, quando surpreenderam um grupo de criminosos. Os bandidos então fizeram diversos disparos, dando início a uma troca de tiros de dez minutos.

Para os que vivem na comunidade, o tiroteio não surpreendeu. Um morador da Nova Brasília, que prefere não se identificar, contou que traficantes que haviam fugido, agora, voltaram a ser vistos na comunidade e que o tráfico vem se restabelecendo.

— A maioria deles (bandidos) já está aí de novo. E algumas bocas já não estão mais itinerantes. Estão em pontos fixos — relatou.

Por volta das 16h30m de sexta-feira, um homem foi assassinado com cinco tiros no Morro da Caixa d’Água, no Complexo da Penha — também ocupado pela Força de Pacificação do Exército. Manuel Paulino da Silva, de 36 anos, foi morto num beco na parte alta da comunidade. Após o crime, familiares da vítima desceram com o corpo até um posto de observação da Força de Pacificação, na localidade conhecida como Casa Verde. Policiais da Divisão de Homicídios (DH) e peritos estiveram no local.

O soldado Leandro Eduardo dos Santos foi alvejado por um tiro de pistola no antebraço direito. A Força de Pacificação, porém, apura se ocorreram também disparos de fuzil. Os criminosos envolvidos no confronto ainda não foram identificados.

A central do Disque-Denúncia (2253-1177) informou que, este mês, recebeu 92 ligações mencionando o Complexo do Alemão. Nem todas as chamadas eram sobre o tráfico na comunidade, mas também sobre o paradeiro de bandidos da região que estão foragidos. Ontem, a central havia recebido quatro ligações, até o fim da tarde, sendo que uma era sobre o tráfico da comunidade.

UPPs só serão instaladas em meados de ano que vem

A PM informou que realiza policiamento ostensivo no entorno do Complexo do Alemão. A corporação mencionou ainda a queda do número de roubos na região.

O Alemão foi ocupado pelas forças de segurança em novembro de 2010. Desde então, um convênio com o governo do estado garante que tropas do Exército façam o patrulhamento nas favelas da região. Esse acordo prevê que a PM comece a assumir a ocupação em março de 2012. Os militares deixarão o lugar gradativamente, até entregar o comando à PM, no fim de junho, quando devem ser instaladas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas comunidades.

Fonte: O Globo

16 Comentários

  1. A Polícia Civil e a PMERJ cuidam do entorno.
    Os bandidos entram e o Exército que se lasque.
    Como eles entram? Polícia corrupta, que o Estado não quer enxergar.

  2. 10 minutos de tiroteio e não acertaram um vagabundo? e ainda tiveram uma baixa, que vergonha em EB, pensava que vocês eram melhor treinados

  3. tirem nosso exercito de la, ta virando palhaçada,o exercito não e policia e não pode ficar fazendo o que não lhe cabe fazer, e se continuar sera desmoralizado pois não pode usar de força maxima que e sua função, O EXERCITO E UMA ESPADA A POLICIA UM BISTURI,e estão deixando nossa espada cega!!
    querem enfraquecer o trafico ?? combatam seus usuarios nojetos, eee o seu vizinho de condominio que tem um futuro brilhante pela frente MAS NÃO PARA DE ENCHER O RABO DE COCAINA, e com isso fica armando vagabundos de fuzis que não são baratos, e fica fazendo passeatinha em favor da “liberdade e expreção” e fazendo posse de coitadinho, patetico !!

  4. É capa preta a policía do Brasil a grande maioria são corruptos,se deixamos nas mãos deles a criminalidade volta em menos de 1 ssemana,não tem jeito mesmo e a copa do mundo está na volta da esquina e si seguimos assim não me imagino o que poder passar e não quero nem pensar,Sds

  5. Já passou da hora das FAs sairem fora dessa encrenca, quem quiser ser polícia que preste concurso pra isso e adquira por lei todos os seus benefícios e riscos.
    Esses recrutas ficam sendo manipulados pra fazer serviço dos outros, enquanto alguns tomam whisky nos bastidores, na hora que dá MERDA , o discurso é sempre o mesmo:
    -APURAREMOS OS FATOS RIGOROSAMENTE E PUNIREMOS EXEMPLARMENTE.!!!!!!!
    Tá aí a mesma história, na hora que as forças policiais ou militares tomam tiro não aparece direitos humanos nem, nem igreja, nem político , nem porra nenhuma,
    http://www.youtube.com/watch?v=Jen0wOD7iBE
    mas na hora de fuder é rapidinho.
    http://www.paulopes.com.br/2008/07/tenente-chora-e-tenta-culpar-os.html

  6. O mais interesante é que se o exercito matar os bandidos(COISA QUE DEVERIA FAZER)a imprensa e os orgãos de direitos humanos vai protestar dizendo que não é presiso matar e ate fazer com que os moradores do local vejam as forças de pacificação como os vilões.

  7. Matar ou reagir a atake dos mesmos? São coisas bem diferentes.Se isso ocorre e execução, sewm condenação e crime..Quem vai investigar os abusos de autoridade e os autos de resitências forjados…o papa?!?! Sds.

  8. O BRASIL ESTÁ INDEFESO!!
    •Nenhum dos 23 jatos A-4 da Marinha pode voar. Isso significa que nenhum avião pode decolar do porta-aviões São Paulo.
    •Dos 219 caças da FAB, 72 (32%) estão em operação. Em março, eram 85
    •Dos 81 helicópteros da FAB, apenas 22 (27%) estão voando
    •Todas as nove baterias anti-aéreas do Brasil estão desativadas
    De acordo com o Estadão, o ministro da Defesa, Celso Amorim, já reclamou do pequeno investimento do governo brasileiro no setor, fazendo eco ao que os comandantes militares dizem há décadas.
    Segundo ele, proporcionalmente ao Produto Interno Bruto (PIB), o Brasil é um dos países que menos investem em defesa entre os integrantes dos Brics, grupo que integra Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O orçamento atual da defesa no País representa 1,39% do PIB, enquanto a Índia investe nesta área 2,8% de seu PIB, e a China, 2,2%.
    FONTE: Época, via Notimp

  9. Acabei de assistir ao Repórter Recor,a reportagem apenas documentou o que a todos já sabem, comparar nossas fronteiras com peneiras de malha grossa, seria uma comparação muito otimista, elas são abertas mesmos. A droga entra de todas as formas, de bicicleta, no estômago, de carro, caminhão e avião, engordando o bolso do patrão.
    E num momento de inspiração, deixo a seguinte sugestão:

    Tirar o exército do morro, comprar avião, cercar por terra, água e ar o imenso fronteirão.

    Sem se esquecer de passar o podão nos traficante e na corrupção.
    Porque não adianta combater o consumo se não impedir a “importação”.

    E prá isso, é preciso de muita gente,muita bala e disposição.

    Mas parece que isso não é prioridade não, é melhor pensar na próxima eleição, não se indispor com os vizinhos, fazer vistas grossas em cima dessa podridão.

    Que causa tanta dor, sofrimento e morte dos nossos irmãos.

  10. Se o Beira Mar comia Salmão com vinho Branco na sede da Policia Federal em Brasília, e agora de um Presídio de SEGURANÇA MAXIMA conseguiu manda uma coroa de Flores para seu braço Esquerdo e Direito do trafico de Drogas e Armas no Rio de Janeiro (Marcelinho Niterói) morto a noite e logo pela manha recebeu as condolências do Hiper mega Traficando do Brasil

  11. Acho que vi alguem criticar o EB, vergonha um soldado levar um tiro de bandido? vc que criticou sabe o que é uma favela quantos becos escuro e valas ainda por cima escuro, se um soldado destes atirar e matar um inocente tenho certeza que perde a farda, como saber quem é criminoso se eles se misturam com a população local, criticar é facil dificil é estar lá… Alias vc esta bem mal informado sobre o preparo dos militares Brasileiros que apesar da nossa escaça força tecnologica é de primeiro escala no mundo. agora combater algo que não se ve e cada disparo o medo de atingir um inocente acho que foi bem prudente.

  12. As mordomias dos condenados e´culpa do sistema juridico que por tabela e´prejudicado por leis LIGHTS do nosso corrupito legislativo,tirando estas bagaças ,acho interessante o exercito colocar os soldados para adquirirem now how,existe uma diferença enorme entre simular e praticar.O quarto poder pode contribuir para fiscalizar açao dos guerreiros,oque nao pode e´abaixar as calças ,esperar tomar varias tiros e so depois despachar alguns lixos para o inferno,mas isto e´pra quem tem estomago ,viciadinhos em videogames sempre se metem a defensores dos direitos humanos,querem que investiguem as otoridades,sao ingenuos,sao adeptos do tratar cancer com chazinho de erva cidreira,sao uns pandegos !!!!!

  13. O interessante disso tudo está na foto , um veiculo Marruá em uso pelo EB .
    Pelo menos sabemos que o EB adiquiriu alguns , e são nacionais .
    Outra coisa interessante dessa foto , demonstra como as doutrinas do EB estão defasadas , o uso de ” CORTA CABOS ” ( ASTE DE FERRO EM FRENTE AO VEICULO , PARA CORTA CABOS DE AÇO , QUE ERAM AMARRADOS PELO INIMIGO NA SEGUNDA GUERRA . A INTENÇÃO ERA DEGOLAR OS SOLDADOS QUE ESTIVESSEM EM PÉ AO SE PASSAR PELOS CABOS.)
    Acredito eu , que nenhum exército moderno utilize tal apetrecho , nem mesmo as técnicas de guerrilha utilizam essa tática .
    Mas como não sou estrategista rsrsrs.

  14. Eu acho louvavel e altamente necessario o trabalho que o EB vem fazendo no Complexo do Alemão.Mas vamos aos detalhes.Que ocupação?Não existe ocupação e sim CONTENÇÃO.Voce ocupa algo quando voce se instala no centro neuvralgico do mesmo e eles não tem base no interior e nem ocupam o interior da comunidade.Estão fazendo um estardalhaço por um soldado ferido de raspão em uma curta escaramuça.Todos os dias em diversos pontos da Cidade do Rio de Janeiros efetivos que realmente ocupam comunidades são atacados com granadas,fuzis e metralhadoras e ninguem fala nada e quando falam algo visam sempre desmerecerem a credibilidade e a legitimidade deles.Quando falam algo destes guerreiros é para chama-los de sabotadores,coniventes,corruptos e arrogantes.So quem mora no RJ vive e sabe o trabalho exemplar que esses nossos guerreiros veem todos os dias não so nas comunidades realmente ocupadas mas em toda a cidade com sistematicas incursões e blitz.Antes eram vistos como vergonha pela maioria do povo Carioca,agora são vistos como herois.Não existe aqui no RJ nenhuma divisão ou incompatibilidade entre a sincronia do EB,Policia Federal e Policia Estadual como por algumas vezes ja tentaram alardearem…APRENDAM COM O RJ COMO REALMENTE SE FAZ POLICIA COM IMPLEMENTAÇÃO DE CIDADANIA E USEM NOSSO EXEMPLO EM SEUS ESTADOS AO INVEZ DE NOS CRITICAREM OU DESDENHAREM INVEJOSAMENTE…..PS:Sr.CMD do BIM de Juiz de Fora não se empolgue muito querendo aparecer em frente as cameras que este surto pode levar seus Comandados para emboscadas as quais eles não estão acostumados e em terreno desfavoravel e desconhecido e depois não venham chorar que FOI O QUARTO ELEMENTO rsrs rsrs…..Eu nunca fui favoravel a forma como se estão fazendo essa PSEUDO PACIFICAÇÃO pois a meu ver primeiro entrasse com o CHOQUE DE ORDEM para depois vir com a SOCIALIZAÇÃO.Fazer as duas coisa juntas é impossivel e acaba uma atrapalhando a outra.Infelizmente não se erradicara o narcotrafico,apenas ficou LIGHT.O crime não se curva a leis e punições SOMENTE AO FOGO E AO AÇO.Veremos onde esta filosofia estrategica cheia de sociologia e antropologia acabara.Sabem o que acontecera?Cada vez mais se fara intença a insurgencia e aproxima-se os eventos quando eles investirão como Kamikases contra a sociedade.Quando isso começar a acontecer lembrem-se de minhas palavras.

  15. Tanto o complexo do alemão quanto a rochinha poderiam serem usados pela geografia,matas,areas de adensamento demografico para instalação de centros de formações de forças de intervenções tanto para a policia carioca como para as forças armadas.Tropas e forças para serem usadas nas mais diversas necessidades tanto internamente como externamente tambem.Ja a algum tempo penso isso.

  16. CAIOZIN a muito tempo que não vejo mais os Falcões levantarem voo do ninho mas daqui um kadinho eles voltam remendados de plastic e pressurizados a super bonder.Eu os vi chegarem e por muitas vezes rasgaram o céu sobre minha cabeça.

Comentários não permitidos.