Rússia ameaça instalar mísseis na fronteira com a UE

A Rússia alertou o Ocidente nesta quarta-feira, 23, de que poderia instalar mísseis nas fronteiras com a União Europeia (UE) para fazer frente às instalações antimísseis que os Estados Unidos pretendem alocar no leste europeu.

O presidente russo, Dmitry Medvedev, disse que o país estava preparado para instalar mísseis Iskander, que as autoridades alegam ter um alcance de até 500 quilômetros, no enclave de Kaliningrado, que faz fronteira com a Polônia e a Lituânia, ambas as nações membros da UE. Ele também ameaçou abandonar o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start, na sigla em inglês).

Se medidas não forem tomadas para limitar os planos americanos, “a Rússia vai instalar no oeste e no sul do país modernos sistemas de armas de fogo que poderiam ser usados para destruir os componentes da defesa antimísseis dos EUA”, disse Medvedev. “Uma das ações da Rússia poderia ser a instalação de sistemas de mísseis Iskander em Kaliningrado”, acrescentou, em um discurso televisionado.

A Romênia e a Polônia concordaram em ter em seus territórios parte de um renovado escudo antimísseis dos EUA. Os americanos alegam que o objetivo desse sistema de defesa é se proteger de países como o Irã, porém a Rússia acredita que o sistema também terá como alvo o seu território.

A questão já há algum tempo tem sido um obstáculo para um “recomeço” das relações entre Rússia e EUA. Medvedev afirmou que a medida americana poderia impactar na cooperação de desarmamento entre as duas nações. “Se a situação não correr bem, a Rússia, então, reserva-se o direito de suspender novas medidas em matéria de desarmamento e dos correspondentes controles de armas”, afirmou o presidente, falando da residência dele, em frente a uma bandeira da Rússia.

Ele também disse que o impasse poderia levar a Rússia a abandonar o Start em relação às armas nucleares. O acordo havia sido ratificado por Medvedev e pelo presidente dos EUA, Barack Obama, em abril do ano passado. “Isso poderia ser um começo para a nossa saída do Start.”

As informações são da Dow Jones.

Fonte: Estadão http://m.estadao.com.br/noticias/internacional,russia-ameaca-instalar-misseis-na-fronteira-com-a-ue,801972.htm

19 Comentários



  1. logo logo a Russia instala varios ICBM RS-24 “Yars” em posições geograficas chaves e manda uma banana geral ao escudo americano.

  2. Esses EUA só prestam para complicar as coisas. E agora os Russos poderão ter esses misseis no coração da Europa e próximo aqueles dutos de gás que irá para Europa Ocidental. E de Polonias e Romenias da vida só temos fatos ruins na história, só catastrofes, guerras mundiais e genocidios.

  3. O FUTURO REPETINDO O PASSADO
    .
    .
    .

    Na época da guerra fria eram onde os americanos e
    os europeus tinha algum significado perante o mundo,pois o seu “statos quo” mundial está sendo contestado e as suas eleites necessitam dar uma resposta a elas mesma e ao mundo;
    .
    E naquela época, se ganhavam mais dinheiro e tinham mais respeitos e auto estima o que hoje é uma lástima;pois o medo é que move a máquina genocida ocidental e o espírito empreendendo deles.
    .
    Para eles o mundo que se lixe!
    .
    .
    .

    (…)
    .
    “Eu vejo o futuro repetir o passado
    Eu vejo um museu de grandes novidades
    O tempo não para
    Não para, não, não para
    .
    .
    .
    (…)
    .
    Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
    Transformam o MUNDO inteiro num puteiro
    Pois assim se ganha mais dinheiro
    .
    (…)

  4. Cadê a china meu deus….
    será que ela não vê que esse escudo ta mais voltado pra china do que pra russia?
    Estão querendo isolar esses dois países.. e só vi a russia se manifestar…. vai entender esses chineses…

  5. Os EUA querem é melar,a amizade que esta começando entre europa e RUSSIA ,E OS idiotas dos polacos e ROMENOS serão os primeiros a levar chok em caso de uma guerra.

  6. ENQUANTO ISSO O BRASIL ASSINOU O TRATADO MCTR(QUE LIMITA A 300KM)QUE ABSURDO FIZERÃO COM NOSSA SEGURANÇA NACIONAL!!TEMOS QUE ADQUIRIR TOR E S-300 ENQUANTO ANTES PARA NOSSA DEFESA AÉREA!!ESTÃO ESPERANDO QUE PARA A COMPRAR ESSES SISTEMAS?AI SIM TERÍAMOS SISTEMAS DE PROTEÇÃO DA NOSSA SEGURANÇA DO PAÍS!!

  7. Vai lá tio sam tenta rsrs estou locuo pra ver as 12 grandes cidades norte americanas explodindo pelos ares mais de 100 milhões do mortos só assim esses malditos dos yankes vão parar quando verem seus mortos bem mortos.

  8. Espero que a diplomacia consiga resolver esses impasses. Ninguém quer uma nova guerra fria.
    Mas a alegação dos americanos e um tanto que estranha já que (acredito eu) nem o Iran nem a Siria e Coreia do Norte tem como alvos a Europa. Iran e Siria com certeza se concentrariam em atacar Israel e outros aliados americanos no próprio Oriente Médio, como a Arábia Saudita e EAU por exemplo. Já a CN teria como alvos a CS e bases americanas no Japao talvez.
    Ou poderia ser alguma estratégia dos militares americanos para manter seu orçamento? Uma nova guerra fria exigiria mais investimentos nas FA. Alguns projetos dos EUA já usam o aumento do poderio chines como desculpa para conseguir verbas.

  9. E aqui no Brasil temos o que? nosso sistema anti-aereo temos Igla-s é uma piada.para falar a verdade não temos nada mesmo,qui dó,qui dó,qui dó.

  10. Armagedon à Vista?

    OTAN esconde preparativos para ação militar contra a Síria
    Navios de guerra russos que têm chegado em águas territoriais da Síria recentemente estavam carregando, entre outras coisas, assessores técnicos russos que ajudarão os sírios armar uma matriz de mísseis S-300 que Damasco recebeu nas últimas semanas, afirmou nesta quinta-feira uma notícia em Árabe sediada em Londres (Al Quds-Al Arabi). Citando fontes na Síria e na Rússia, o jornal disse que Moscou vê o ataque do ocidente a Síria como uma “linha vermelha” que não será tolerada. (Israel National News)

    http://minutoprofetico.blogspot.com/2011/11/otan-esconde-preparativos-para-acao.html

  11. O escudo anti misseis pode defender a europa caso um ataque venha da russia…. mas o que separa a russia dos eua é o ártico e o canadá… não tem escudo anti-misses suficientes para cobrir um flanco tao grande e tao fragil como esse..

    Os submarinos cascudos russos já tao bem adaptados a lançar um missel de qualquer ponto do ártico…. sem contar pela venezuela ou cuba
    .
    No final, o custo político do escudo anti-misseis da otan, não vale o esforço…. Mas israel é quem manda por lá… e ela vai se sentir muito confortável diante de um grande elemento de dissuasão como esse sistema.

Comentários não permitidos.