Embraer está perto de fechar contrato com a Defesa dos EUA

EMB-314 Super Tucano

A encomenda vale cerca de US$ 250 milhões. O benefício maior, entretanto, é a certificação dos Estados Unidos para um produto brasileiro de considerável valor agregado e de emprego militar.

Roberto Godoy

O Super Tucano, avião de ataque leve e apoio próximo à tropa terrestre, da Embraer, está bem próximo de levar o contrato da Força Aérea americana, a USAF, para o fornecimento inicial de 15 a 20 aeronaves. A encomenda vale cerca de US$ 250 milhões. O benefício maior, entretanto, é a certificação dos Estados Unidos para um produto brasileiro de considerável valor agregado e de emprego militar.

O mercado internacional para essa classe de equipamento é avaliado em US$ 3,5 bilhões, envolvendo 300 aeronaves a serem adquiridas até 2020.
A posição da Embraer Defesa e Segurança (ODS) na disputa pelo programa Light Attack Air Suport, LAS, melhorou muito com a exclusão do outro único finalista, o AT-6 da Hawker Beechcraft, afastado da competição na semana passada. A empresa, de Wichita, no Estado do Kansas, reagiu à decisão com perplexidade.

Em nota oficial, disse que recebeu a informação por carta, “embora tenha trabalhado dois anos com a USAF (no programa)”. No mesmo comunicado, a Hawker – Beechcraft se diz “preocupada e confusa” com o fato da correspondência da USAF “não oferecer qualquer justificativa para a resolução”. A Embraer Defesa não comentou o episódio.

Problemas

O fabricante americano acumula dificuldades. Exigência do LAS, o avião apresentado não pode estar em fase de desenvolvimento. Na nota, a Hawker destaca que fez investimentos da ordem de US$ 100 milhões “preparando o atendimento aos requisitos da Força”. A aplicação caracteriza aplicação no projeto de engenharia do AT-6. O avião nunca entrou em combate e só recentemente pode realizar os testes iniciais com bombas inteligentes, guiadas a laser, no Arizona, de 28 de setembro e 5 de outubro.

A companhia divulgou que está pedindo explicações à USAF e que vencer a escolha permitiria gerar 1.400 empregos em 20 Estados.
Já o Super Tucano está em produção desde 1999, ano do primeiro voo, e em operação a contar de 2004 – sete nações adotaram o turboélice. Os pedidos em carteira somam 180 unidades. As entregas batem em 152 aviões.

Em outubro o modelo foi certificado pela FAA, a agência americana que regula o setor aeronáutico nos EUA. O Emb-314 foi provado em ação. Acumula 18 mil horas de combate sem perdas. A Embraer tem, a seu favor, outro fator estratégico: mantém uma parceria com a corporação Sierra Nevada para fabricar o Super Tucano em Jacksonville, na Flórida, em complexo industrial próprio, gerando empregos locais. A decisão do Departamento de Defesa, o Pentágono, deve sair no começo de 2012.

O interesse da aviação americana é por um avião capaz de oferecer apoio à tropa em terra. Os caças pesados são caros. O gasto com a operação, alto. A hora de voo do supersônico F-16E não sai por menos de US$ 6,5 mil, contra apenas US$ 500 do Super Tucano. Mais que isso, leva carga eletrônica embarcada equivalente e cumpre a missão de contrainsurgência, ataque leve, interceptação de alvos de baixo desempenho e a instrução avançada, com reduzido custo de operação e alto rendimento.

O batismo de fogo foi em 18 de janeiro de 2007. Dois esquadrões da Força Aérea da Colômbia despejaram 4,5 toneladas de explosivos sobre as instalações de um comando das Forças Armadas Revolucionárias, as Farc.

Em março de 2008, um número não revelado de aviões bombardeou um acampamento das Farc localizado pela inteligência colombiana em território do vizinho Equador. O alvo foi iluminado por dois times de operações especiais, em terra. Foram usadas bombas inteligentes do tipo Paveway, fornecidas por Israel.

No começo do mês, oito Super Tucanos participaram da Operação Odisseia, que lançou um novo tipo de bomba de precisão na base do comandante da guerrilha, Afonso Cano.

Fonte: Estadão

38 Comentários

  1. Não se espantem se esse governo sem vergonha gerido por privados gananciosos embutir ST,KC numa negociação com SH carecas,banguelas e chipados e nós vivermos revitalizando eles por uns 50 anos.

  2. Se a EMBRAER for sagaz ela deveria fazer uma ampla propaganda, pelo mundo afora, sobre certas especificidades altamente favoráveis do Super Tucano, frente aos desafios de novas armas aéreas sendo colocadas no ar…
    #
    Super Tucano (por toda sua gama de instrumentalização e armas somadas ao seu tempo de permanência em combate ou missão) é o melhor caçador e destruidor dos atuais helicópteros e modernos VANTs.
    #
    A EMBRAER precisa realizar uma demonstração de campo de um ou mais Super Tucano X um ou mais VANTs, e também de um ou mais Super Tucanos X um ou mais Helicópteros. E alardear esse seu predador de VANTs e helicópteros para a imprensa.
    #
    O momento está aí, e quem detém esse tal de ótimo avião de baixo desempenho somos nós, será que vamos perder a oportunidade???
    #
    Poderão ser vendidos centenas e centenas de Super Tucanos, para n forças aéreas, mas é necessário deixar claro para todos suas amplas vantagens de projeto extremamente econômico, eficaz e atualíssimo.

  3. É que a USAF não tem saída, ela tem de ter algo barato e eficiente para usar por muitos anos futuros, o AT6 não atende essa lista, ficando só o Tucano o melhor eu sua categoria no mundo.

  4. 1maluquinho,

    Você é um dos PeTralhas mais reacionários e estúpidos que eu já vi.

    Nunca vi uma criatura para falar tanta besteira. E olha que eu não suporte americano.

  5. Galera

    o problema não esta com USA enquanto a deixar a ver navio alguns dos nossos projetos estrategicos, o problema é nosso ao não investir forte neles, USA faz o que deve, somos nos os que falhamos.

    Sem ser simpatizante da politica norte americana, e sem ter carinho pelos F-18 por conta da sua procedencia, devo dizer que uma venda casada ST/KC pelos caças americanos não me da asco.

    nada impede que compremos uns 30 caças deles e busquemos fazer algo nosso para completar a festa.

    nada impede manter boas relações com USA, sem abrir mão das nossas metas, nada impede sequir sendo um bom parceiro comercial de USA, ao final de que nos adianta colarmos na China se os caras só compram da gente materia prima, aparte de ferrar nossa industria com uma competencia desleal.

    Ao iqual que USA somos ocidentes, e se algo falha nessa equação e por culpa nossa não deles.

    Em tempo, nao sou anti USA sou pro Brasil.

  6. Embraer é alvo de campanha nos EUA
    .

    Lobbies acusam Brasil de ter história ‘sórdida’ com o Irã na área aeronáutica para enfraquecer companhia em licitação de US$ 250 milhões
    .
    .
    DENISE CHRISPIM MARIN
    Inconformada por ter sido retirada de concorrência para a venda de 20 aeronaves para a Força Aérea dos Estados Unidos, a americana Hawker Beechcraft quer rever a decisão. O pedido será acompanhado por lobby político do Kansas e de 19 Estados envolvidos na fabricação da aeronave AT-6, sob o pretexto da transferência de 1,4 mil empregos para o Brasil. Com a exclusão da empresa americana, os Super Tucanos, da Embraer, tornaram-se os favoritos na disputa pelo contrato de US$ 250 milhões.

    A campanha pela reinserção da Hawker Beechcraft tende a ser acompanhada por ataques ao Brasil. O site de notícias na internet Redstate, um dos mais visitados pela extrema direita republicana nos EUA, acusou o Brasil, em artigo veiculado nesta semana, de ter mantido uma “longa e sórdida” história com o Irã no campo aeronáutico. Sublinhou ainda a aproximação entre governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Teerã no campo nuclear e a utilização do avião Tucano, da Embraer, pelas forças de segurança iranianas.

    Citando o Conselho sobre Assuntos Hemisféricos, o Redstate informou ter o Brasil “vendido Tucanos, da Embraer, a preços relativamente baixos” para o Irã em 1989. Com base em dados do Washington Institute, o site registrou que a Força Aérea da Guarda Revolucionária Islâmica operaria com cerca de 40 Tucanos (T-27). “De fato, os iranianos usam o Tucano como sua aeronave de apoio próximo”, disse o texto do Redstate.

    Potencial
    O contrato para a venda de 20 aeronaves seria apenas o início de um negócio capaz de atingir a cifra de US$ 950 bilhões. Esses primeiros aviões supririam duas bases aéreas americanas no Afeganistão. Mas outras 15 aeronaves devem ser incluídas no contrato, para atender ao programa militar americano de capacitação das forças de segurança países parceiros, e mais 15 podem completar as necessidades da Força Aérea, segundo o jornal The Wichita Eagle. A entrega dos aviões deve começar em 2013.

    A concorrência deverá ser decidida no início de 2012. A decisão técnica do Escritório de Contas do Governo (GAO, na sigla em inglês), porém, deverá sofrer influência política por várias razões vinculadas à questão do emprego. Esse é o tema mais delicado da economia americana, hoje com desemprego de 90%, e mais influente nas eleições presidenciais de 2012.

    Sede da Hawker Beechcraft, a cidade de Wichita, no Estado de Kansas, deixaria de criar 800 empregos se os aviões AT-6 não vencerem a licitação da Força Aérea. A situação tende a ser agravada pela possibilidade de a companhia americana Boeing fechar sua planta na cidade, que responde por 2,1 mil postos de trabalho, no próximo ano. “Nós continuamos a acreditar que oferecemos a aeronave leve de ataque mais capaz, acessível e sustentável”, informou a Hawker Beechcraft, em comunicado.

    A bancada de Kansas no Congresso pediu nesta semana ao secretário de Força Aérea dos EUA, Michael Donley, para explicar aos representantes da Hawker Beechcraft a retirada do AT-6 da concorrência. “A questão não é apenas de a Hawker ter perdido o contrato, mas de ter sido considerada inelegível na última etapa da concorrência. Isso não faz sentido, e há certamente necessidades a serem explicadas”, afirmou o senador republicano Jerry Moran, de Kansas, segundo o Wichita Eagle. “A Hawker tem grande experiência na construção dessa aeronave.”

  7. Acho que o único fato a se comemorar é estar adquirindo a certificação americana de que nosso caça turbohélice é o melhor do mercado… MAS…

    eu nao me empolgo tanto, as peças serão todas produzidas lá, os aviões também serão montados lá… já já eles dominarão todo o desenvolvimento do nosso “GRANDE TRUNFO AMAZONICO” o ST.

  8. Amigos, boa tarde.

    Enquanto isso, na Índia…

    http://livefist.blogspot.com/2011/11/first-flight-of-indias-aew-aircraft.html

    “First Flight Of India’s AEW Aircraft Next Month
    Early next month, India’s own AEW&C platform makes its debut flight. The first of three modified EMB-145 platforms will begin a schedule of flights to validate performance and handling. As reported on Livefist earlier, the start-up flight tests will be carried out in Brazil by Embraer and a team from the Indian Air Force’s Aircraft & Systems Testing Establishment (ASTE) in association with Brazil’s Agência Nacional de Aviação Civil and India’s CEMILAC.
    The first flight test aircraft, scheduled to make its first flight next month (sources say there have been unspecified delays of ), is complete with Dorsal Unit (DoU) containing dummy electronics, ECS, IFR, auxiliary power units, internal fuel tanks, SATCOMs and antennae. India’s Centre for Airborne Systems (CABS) — the laboratory spearheading the programme — supplied Embraer with the dorsal unit (with dummy electronics) and the Ku-band SATCOM dome, while the Defence Avionics Research Establishment (DARE), CABS and the Defence Electronics Research Laboratory (DLRL) supplied in antennae for ESM, CSM and U/VHF.
    While the EMB-145 with the configuration above will undergo flight tests in Brazil, the configuration for ferry to India a few months later will be the aircraft with only the dorsal pylon (minus the actual unit), ECS, IFR, APUs and internal fuel tanks.
    Once the first aircraft reaches India sometime next year, it will undergo a rigorous flight testing schedule by CABS, ASTE and CEMILAC in association with Embraer. After a few flights in India, the aircraft will be integrated with a dorsal unit with real electronics and other mission system equipment, including operator workstations (five), avionics racks, rest crew seating, seats and cabling.
    On June 23 last year, EADS Defence & Security (now Cassidian) announced that it had been awarded a contract to supply consultancy services to CABS for developing the AEW&C’s system architecture with particular regard to certification and mission equipment optimisation.”

    Abraços,

    Justin

  9. Fábio e Marcio,
    A RAF ainda opera o Tucano. Foram produzidos mais de 100 unidades feitos sob licença na própria Inglaterra. Mas os tucanos da RAF sao ligeiramente diferentes dos brasileiros em alguns sistemas sendo o principal o Motor bem mais potente do que os da FAB. O ST merece um lugar também Na USAF, afinal ainda e o melhor!

  10. 1maluquinho, a soberania do Brasil vai pro fundo do poço com esse desgoverno, que não sabe o que quer, e ainda mais com uma empresa igual a Embraer fazendo as negociações que lhe interessam, o Brasil que se cuide, pois esta entregue nas mãos dos inimigos.

  11. MARCELO antes de pensar em abrir sua boca para atingir com palavras aqueles com quem voce não concorda ou não se agrada conteste-os com argumentos,se tem algum estupido aqui é voce….AMIGUINHO MARCELO VIRE SUAS NADEGAS PARA OUTRO DESENTUPIR SUA TRIPA BOSTÉRICA rsrs rsrs ou se preferir SUA VEIA CAGANICANTE rsrs rsrs

  12. A mania de culpar usamericaninos de nossa desgraça e´a tactica utilizada pelas celulas cancerigenas que ferram com o brasil,isso nao e´novidade! Os EUA seriam muito dos otarios se nao comprar o TULCAN ,perderiam a chance de comprar o unico caça a helice,perderiam a chance de fazer um afago no gigante governado por Planarias. Eles estao mais interessados em solidificar uma parceria comercial robusta doque apenas nos vender (TIJOLOS ) caças, espero que as desgraças que estao no poder nao percam a chance de barganhar favoravelmente ao brasil,o problema e´que,populiticus PIOS e probus sao faceis de comprar,fazem joguinho de cena apenas para conseguir um precinho melhor!!!!!

  13. Companheiros Brasileiros pintemos nossas caras de verde-amarelo e saiamos as ruas com trio-eletricos e muita cerveja a comemorar-mos a embraer vai ter certificação da usaf.Nenhum emprego sera gerado aqui,eles apenas aproveitaraõ a aerodinamica do ST e fabricarão o Super T com a melhor tecnologia que eles tem e que nem mesmo sera disponibilizado a FAB ter esse vetor e usa-lo.E nos alegremos mais ainda pois a prostituida embraer com seu sonho mosaico de fazer um cargueiro igual colça de retalhos parecido com a estação espacial internacional tiver a promessa Americana de encomenda e os Yankees ainda nos empurrarem nadegas adentro o baita supusitorio sem cabeça SUPER HORNET carecas,banguelas e chipados para a otaria FAB viver por uns 50 anos dando serviços ao Israelenses revitalizando-o rsrs rsrs So rindo mesmo,uma empresa que é a quarta maior fabricante de aeronaves do mundo que faz aviões complementando com tecnologias de terceiros é incapaz de fazer um caça leve de ataque para equipar a FAB.Ela lembra que o contribuinte Brasileiro detem 51% de suas ações na hora de se beneficiar do Brasil adiquirindo facilidades e tecnologias que o contribuinte Brasileiro compra a duras penas de muito trabalho e muitos impostos.Agora mesmo ela montou a embraer defesa e segurança as custas do contribuinte Brasileiro com a tecnologia adiquirida por nós na compra do sipam-sivam e das tecnologias que nós criamos encima disso.Ela se lembrara tambem na hora que quebrar a cara de que nós é que pagaremos suas contas.Fora isso ela apenas nos vende serviços o que ela faz para qualquer um.Então me digam que orgulho eu devo sentir da embraer????A embraer assim como a petrobras são casas de putas isso sim é o que são.A embraer sempre foi Americana assim como a petrobras tambem mas esta agora esta passando a ser Chinesa e com eles ate ja comprometeram o petroleo que ainda nem extrairão.Quando nós os Brasileiros tomarmos ciencia de tudo o que esta realmente ocorrendo neste pais com todos os roubos e escandalos e todo o entreguismo tanto do governo quanto da iniciativa privada ja não teremos mais nada.Deveriamos comemorarmos sim a decapitação de todos e dançarmos com suas cabeças em cestos.

  14. Desculpem-me meninos, mas o pudor é virtude dos sensatos. O Maluquinho tem razão quanto a desconfiança que carrega sobre os yank’s e o Gil mais ainda, parabéns rapas. Nossas responsabilidades não são dos estrangeiros que por aqui aportarão e nada nos impede de fazermos jogo de comadres. GIL disse:
    25/11/2011 às 04:09
    Galera

    o problema não esta com USA enquanto a deixar a ver navio alguns dos nossos projetos estrategicos, o problema é nosso ao não investir forte neles, USA faz o que deve, somos nos os que falhamos.

    Sem ser simpatizante da politica norte americana, e sem ter carinho pelos F-18 por conta da sua procedencia, devo dizer que uma venda casada ST/KC pelos caças americanos não me da asco.

    nada impede que compremos uns 30 caças deles e busquemos fazer algo nosso para completar a festa.

    nada impede manter boas relações com USA, sem abrir mão das nossas metas, nada impede sequir sendo um bom parceiro comercial de USA, ao final de que nos adianta colarmos na China se os caras só compram da gente materia prima, aparte de ferrar nossa industria com uma competencia desleal.

    Ao iqual que USA somos ocidentes, e se algo falha nessa equação e por culpa nossa não deles.

    Em tempo, nao sou anti USA sou pro Brasil.

  15. 1maluquinho…um pouco radical d+ essa sua opnião em relaçao a Embraer( ainda e a 3 maior fabricante de avioes do mundo )e a Petrobras .. embora concorde com muita coisa q vc fala a verdade ”dói” um pouco .. o EMB-314 ST .. se vier a ser operado pela USAF .. vai ser uma baita”grife” pra um produto BR e nisso q a Embraer vem opostando .varios paises da OTAN poderiam fazer encomendas semelhantes ..ETC .pelo q sei se os EUA comprarem de fato .. so fabricarão os q vierem a utilizar ..(Afeganistao e outra historia)..quanto ao KC390 muito se fala q e um novo ”gripen” .. mais se vc tem em maos um projeto de risco .. e base industrial do seu pais(Brasil)de origem n cobre em 50% das tecnologias q podem vir a ser empregadas o q fazer ?? … ha um mercado la fora pra esse tipo de aeronave .pra agora .. e garanto q ate por volta de 2018 esse C390 se der certo ( ctz vai ) podera atingir ate 65%+ de nacinalizaçao se a ”END” der certo .tem muita empresa boa surgindo por ae (uma parte pode ser ate filias de outras internacionais… mais estao aki …e +- isso a q China faz ate hoje ) .. quanto a Embraer n quere investir em ”caças”com um projeto proprio dai eu realmente n sei ..medo de se tornar um novo ”gripen ”’ ou mesmo um novo AMX”…o preço final/custo total do prejeto/ unidades produzidas .. pode n compensar (olha o exemplo do Rafale)..ao menos hoje e bem mais facil vc ”comprar ”um prejeto pronto ja ”maduro” e ”operacional” e focar no desenvolvimento do C390.. em 2015 vc poderia ter os 2 ..e essa minha visão sobre a Embraer …nem a BOING ou mesmo AIRBUS.. fabricam ou desenvolvem..(nesse caso vc ”monta” o prejeto e da pra um outra empresa,seja do pais de origem ou nao, fabricar a ”peça”com um menor custo e tempo…) tudo q utilizam em seus aviões ..(n chega a 60% made in..)… quanto ao TROCA TROCA ..ST pra la SH pra ka .. acho q n rola .. talvez um AH-64/ST .. quem sabe .. a diferença de preços n vai compensar o gov a tomar tal decisão .. n do ponto de vista racional …por mais q o Super Hornet seja um baita caça ele n tem nada haver com a FAB …Marinha e o lugar dele …ainda tenho a espereça q de SU-35 acordo entre os Govs russo-brasuca (fora do FX-2).. e o Gripen C/D ..como vencedor do FX ..q seria perfeito pra por a venda aki na america latina …e um caça relativamente barato e capaz …minha opinião

  16. Se o Brasil conseguir um tipo de escambo no F-18 com os ST e KC será ótimo mesmo com todos os defeitos desse caça, pois lembrem-se estamos de F-5 ainda, e tendo que voar com eles sobre a impiedosa selva Amazonica(F-18 e EUA não são meus preferidos mesmo). Mas para quem não tem nada alguma coisa já conta algo.
    Putz! Tenho uma edição da Revista Força Aérea que mostra a recem ativação da base de Manaus e quem esta indo para lá são todos voluntários e vão combater com os F-5 modernizados, mas eu gostaria que fossem trabalhar lá com pelo menos os F-18 (o mehor seriam Su-35)porém aqui não é Venezuela e os esquemas políticos-estratégicos e economicos são outros.
    Assim acredito eu que F-18 seriam mmmuuuuiiittto melhor que pobres F-5M.

  17. O VALE TUDO AMERICANO,JÁ COMEÇOU
    TE CUIDA EMBRAER!…TE CUIDA BRASIL!…cutucamos um formigueiro,ele ficou bem assanhado_Hehehe….
    .
    .
    trechos do texto original: Embraer é alvo de campanha nos EUA
    .
    .
    ***********

    .
    “(…)”
    inconformada por ter sido retirada de concorrência para a venda de 20 aeronaves para a Força Aérea dos Estados Unidos, a americana Hawker Beechcraft quer rever a decisão.
    .
    O pedido será acompanhado por lobby político do Kansas e de 19 Estados envolvidos na fabricação da aeronave AT-6, sob o pretexto da transferência de 1,4 mil empregos para o Brasil.
    .
    Com a exclusão da empresa americana, os Super Tucanos, da Embraer, tornaram-se os favoritos na disputa pelo contrato de US$ 250 milhões.
    .
    A campanha pela reinserção da Hawker Beechcraft tende a ser acompanhada por ataques ao Brasil.
    .
    O site de notícias na internet Redstate, um dos mais visitados pela extrema direita republicana nos EUA, acusou o Brasil, em artigo veiculado nesta semana, de ter mantido uma “longa e sórdida” história com o Irã no campo aeronáutico.
    .
    Sublinhou ainda a aproximação entre governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Teerã no campo nuclear e a utilização do avião Tucano, da Embraer, pelas forças de segurança iranianas.
    “(…)”
    .

    ***********
    .
    (*)Fonte:estadão/geopoliticabrasil
    .
    .
    http://brasilnicolaci.blogspot.com/2011/11/embraer-e-alvo-de-campanha-nos-eua.html

  18. Radicalismo a parte,concordo algumas vezes com 1maluquinho.Por exemplo:Não devemos confiar nos americanos, quando o assunto é nossa defesa,mas devemos sim incrementar nosso relacionamento comercial com eles.

  19. Avião anti-guerilha e anti-insurgencia.
    Realmente está cada vez mais dificil revoltar-se hoje em dia no mundo. Os caras usam ate armas sonicas contra os alestino.O tempo de guerrilhas e revoltas acabou. temos que pensar seriamente em novas formas de lutar contra opressão.
    A antiga forma de esconder-se na mata ou nas montanhas e terem lideres estilo ” Che Guevara” não funcionam mais.
    Revoltas e insurgengias so irão funcionar se a luta for feitas individualmente,onde cada insurgente dever ser o estrategista,armeiro,propagandista e soldado, com objetivo de fustigar o inimigo, praticamente dentro dele.
    Em outras palavras tem que ser mais assassinos e sabotadores do que soldados.

  20. Se comparar os f 28 c os n velhos F5M, os f 18 vaõ dar de 100 x 0..td isso por culpa dos n “sábios e inteligêntes lideres”…a Málasia está comprando 19 Su 30 MK e nós Brasucas, ainda de F5M..quem ou quantos estão trabalhando p o n país ficar indefeso?!?! Quantos? E até qdo? Sds.

  21. Boa sorte a EMBRAER,que o Tulcan seja o escolhido,que a FAB consiga se reequipar,que os corruptos morram de caganeira e que o BRASIL caminhe mais depressa,tem lesmas quase nos ultrapassando !

  22. 1maluquinho disse:
    24/11/2011 às 22:21

    Não se espantem se esse governo sem vergonha gerido por privados gananciosos embutir ST,KC numa negociação com SH carecas,banguelas e chipados e nós vivermos revitalizando eles por uns 50 anos.

    Ta certo

    Carlos Augusto disse:
    25/11/2011 às 14:31

    1maluquinho, a soberania do Brasil vai pro fundo do poço com esse desgoverno, que não sabe o que quer, e ainda mais com uma empresa igual a Embraer fazendo as negociações que lhe interessam, o Brasil que se cuide, pois esta entregue nas mãos dos inimigos.

    Ta certo

    A embraer so pensa nela dona de um grande empresario o pais que se dane alias a dona embraer adora americanos

  23. BRUNO RJ meu caro a Embraer não esta vendendo ST como alguns pensam.A Embraer esta dando a conseção para os EUA fazerem os seus ST que la se chamarão Super T.Eles apenas utilizarão a aerodinamica maravilhosa do ST e o recheiarão com o melhor de suas tecnologias.Tudo sera feito e fabricado la,não gera emprego nenhum aqui e nem serviços.Voce acha que quando o Super T estiver voando e sendo comercializado os outros paises ainda prefiririam comprar o ST ou o Super T?Ja que nós não podemos vendermos o nosso ST para determinados paises eles os Americanos venderão o modelo deles para quem eles quiserem.Isso afeta diretamente o Brasil em muitos sentidos menos a Embraer que esta recebendo receitas em solo Americano e isentando-se de encargos aqui.Nós apenas olhamos de uma forma comercial superficial pois não estamos entendendo a profundidade.Eu duvido que a FAB podera operar o Super T e se vier a poder sera condicionado e numa configuração bem diferente e inferior a dos Americanos.O entreguismo no Brasil é politico e da iniciativa privada.Muito se falou nisso nos governos anteriores mas no governo do PT a desestatização,a entrega da industria esta sendo muito mais nocivo aos interesses do Brasil e por falar interesses hoje acham que interesses do Brasil são corporativos.Se perdeu totalmente o sentido de Brasilidade e de defesa pelo produto Brasileiro e pelos interesses do Brasil como Estado soberano.Tem uma coisa que esta colocada erradamente nesta materia NÃO EXISTE ENCOMENDA NENHUMA ISSO É MENTIRA EXISTE SIM CONSEÇÃO.Essa pseudo encomenda de 15 a 20 unidades é puro engodo.Essas aeronaves que eles farão serão testadas e aprimoradas por eles que as repassarão para Iraque,Afeganistão,Colombia,talvez Mexico e outros amiguinhos mais e a utilizarão em escala pela USAF USARMY e US NAVY.

Comentários não permitidos.