Defesa & Geopolítica

Rapidinhas: Marinha

Posted by

Marinha do Brasil recebe cessão de uso de 11 novas Lanchas-Patrulha

O Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, no cargo de Ministro de Estado da Defesa, acompanhado do Ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sergio Nóbrega de Oliveira; do Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos; e do Prefeito Municipal de Itajaí (SC), Jandir Bellini, assinaram, no dia 9 de novembro, em cerimônia realizada na Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (DelItajaí), o Termo de Cessão de Uso de 11 Lanchas-Patrulha de alto desempenho. As embarcações serão empregadas, sobretudo, na fiscalização da atividade pesqueira na costa brasileira, segurança e ordenamento do tráfego aquaviário.

O Ministro Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira destacou a importância da assinatura do Termo de Cessão das lanchas e afirmou que a comunidade pesqueira no País tem na Marinha do Brasil uma referência. O Ministro reiterou que um salto qualitativo na pesca brasileira só é possível em parceria com a Marinha. “Estou muito tranquilo porque sei que a Marinha do Brasil colocará estas embarcações a serviço de quem vive do mar”, comentou o Ministro.

O Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, afirmou que a Marinha do Brasil estará sempre pronta para contribuir com as atividades do Ministério da Pesca e Aquicultura e ressaltou que a Instituição estava muito orgulhosa pela ação colaborativa em benefício de nosso País. “Estamos juntos, também, no esforço de melhorar a qualificação de nossos pescadores”, completou.

Ao final da solenidade, o Sub-Chefe de Organização do Estado-Maior da Armada, o Contra-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho; o magnífico Reitor da Universidade do Vale do Itajaí, Mário César dos Santos; o Deputado Estadual Volnei Morastoni; o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no Estado de Santa Catarina Horst Doering; e demais convidados da cerimônia também tiveram a oportunidade de conhecer uma das embarcações cedidas à Marinha do Brasil, atracada no Cais da DelItajaí.

Em mar aberto, a Lancha-Patrulha apresenta uma autonomia de até 350 milhas náuticas, a uma velocidade de cruzeiro de 23 nós e máxima de 37 nós (cerca de 70 km/h).

Batalhão de Operações Ribeirinhas completa 26 anos de atuação na Amazônia

No dia 04 de novembro, o Batalhão de Operações Ribeirinhas (BtlOpRib), subordinado ao Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), completou 26 anos de atuação na Amazônia.

O BtlOpRib é composto pelas companhias de Fuzileiros Navais, de apoio ao combate e de comando e serviços. O BtlOpRib tem o propósito de realizar operações ribeirinhas, prover guarda e proteção às instalações navais e civis de interesse da Marinha na região e realizar ações de segurança interna, a fim de contribuir para a segurança da área sob jurisdição do Com9ºDN e para a garantia do uso dos rios Solimões, Amazonas e das hidrovias secundárias, atingíveis a partir da calha principal desses dois rios.

Durante o ano, o Batalhão realizou mais de 2 mil dias de manobra e exercício de Operações na Amazônia. Desta forma, o BtlOpRib tem uma notória e expressiva característica operativa, que justifica sua importância na estrutura organizacional do Comando do 9º Distrito Naval.

Como parte das comemorações, foi realizada uma competição esportiva, “Gladiador Ribeirinho”, na qual os integrantes das companhias participaram de provas de resistência e esforço físico. A premiação ocorreu no dia 04 de novembro de 2011, durante a comemoração de aniversário do BtlOpRib.

Fonte: Nomar Online

16 Comments

shared on wplocker.com