Rapidinhas: Marinha

Marinha do Brasil recebe cessão de uso de 11 novas Lanchas-Patrulha

O Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, no cargo de Ministro de Estado da Defesa, acompanhado do Ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sergio Nóbrega de Oliveira; do Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos; e do Prefeito Municipal de Itajaí (SC), Jandir Bellini, assinaram, no dia 9 de novembro, em cerimônia realizada na Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (DelItajaí), o Termo de Cessão de Uso de 11 Lanchas-Patrulha de alto desempenho. As embarcações serão empregadas, sobretudo, na fiscalização da atividade pesqueira na costa brasileira, segurança e ordenamento do tráfego aquaviário.

O Ministro Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira destacou a importância da assinatura do Termo de Cessão das lanchas e afirmou que a comunidade pesqueira no País tem na Marinha do Brasil uma referência. O Ministro reiterou que um salto qualitativo na pesca brasileira só é possível em parceria com a Marinha. “Estou muito tranquilo porque sei que a Marinha do Brasil colocará estas embarcações a serviço de quem vive do mar”, comentou o Ministro.

O Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, afirmou que a Marinha do Brasil estará sempre pronta para contribuir com as atividades do Ministério da Pesca e Aquicultura e ressaltou que a Instituição estava muito orgulhosa pela ação colaborativa em benefício de nosso País. “Estamos juntos, também, no esforço de melhorar a qualificação de nossos pescadores”, completou.

Ao final da solenidade, o Sub-Chefe de Organização do Estado-Maior da Armada, o Contra-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho; o magnífico Reitor da Universidade do Vale do Itajaí, Mário César dos Santos; o Deputado Estadual Volnei Morastoni; o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no Estado de Santa Catarina Horst Doering; e demais convidados da cerimônia também tiveram a oportunidade de conhecer uma das embarcações cedidas à Marinha do Brasil, atracada no Cais da DelItajaí.

Em mar aberto, a Lancha-Patrulha apresenta uma autonomia de até 350 milhas náuticas, a uma velocidade de cruzeiro de 23 nós e máxima de 37 nós (cerca de 70 km/h).

Batalhão de Operações Ribeirinhas completa 26 anos de atuação na Amazônia

No dia 04 de novembro, o Batalhão de Operações Ribeirinhas (BtlOpRib), subordinado ao Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), completou 26 anos de atuação na Amazônia.

O BtlOpRib é composto pelas companhias de Fuzileiros Navais, de apoio ao combate e de comando e serviços. O BtlOpRib tem o propósito de realizar operações ribeirinhas, prover guarda e proteção às instalações navais e civis de interesse da Marinha na região e realizar ações de segurança interna, a fim de contribuir para a segurança da área sob jurisdição do Com9ºDN e para a garantia do uso dos rios Solimões, Amazonas e das hidrovias secundárias, atingíveis a partir da calha principal desses dois rios.

Durante o ano, o Batalhão realizou mais de 2 mil dias de manobra e exercício de Operações na Amazônia. Desta forma, o BtlOpRib tem uma notória e expressiva característica operativa, que justifica sua importância na estrutura organizacional do Comando do 9º Distrito Naval.

Como parte das comemorações, foi realizada uma competição esportiva, “Gladiador Ribeirinho”, na qual os integrantes das companhias participaram de provas de resistência e esforço físico. A premiação ocorreu no dia 04 de novembro de 2011, durante a comemoração de aniversário do BtlOpRib.

Fonte: Nomar Online

16 Comentários

  1. Desculpem a minha ignorância mas oq significa Termo de Cessão de Uso??

    Alguém esta cedendo as embarcações para uso da MB, no caso quem esta cedendo?

  2. É que aqui em Santa Catarina tem inumeros grandes portos e tudo desprovido de guarnições navais. Por exemplo aqui na Baia de Babitonga que banha a Ilha de São Francisco do Sul, Itapoá e Joinville tem dois grandes portos: o de São Francisco que tem 500 anos e o moderno recem nascido porto de Itapoá, e não vejo a marinha efetivamente aqui.

  3. PELAS migalhas que o governo repassa a marinha esta de parabens pois realmente muito vai servir,uma marinha forte não é só para guerra mas para cervir a comunidade tambem,principalmente em desastres naturais.

  4. Symon,
    Aparentemente as lanchas pertencem ao Ministério da Pesca e agricultura que cedeu o uso delas para a Marinha do Brasil realizar as patrulhas. E como se fosse um empréstimo que pode ser por tempo determinado ou indeterminado conforme for o acordo entre as partes.
    Ademar,
    Pra tantas lanchas?? Essas lanchas sao simples lanchas para patrulhamento e fiscalização, Nao sao lanchas de combate nem tem nenhuma preparação pra isso. Precisamos de mais? Claro, mas precisamos de também de outros tipos de embarcação com preparação própria a uso militar como blindagem e suporte a armamentos, como por exemplo a CB-90. Essas sim seriam prioridade pois poderiam ser usadas também no patrulhamento da costa e Amazônia e teriam pleno poder de combate no caso de depararem com traficantes, por exemplo.

  5. 11? eu tenho um vizinho aqui cheio da grana que tem mais de 12 lanchas, barcos, entre outros…. 11 não da nem pra vigiar a bahia de guanabara direito…

    Symon, eu acho que nao chega a ser uma compra… é como se fosse um aluguel de longo prazo. Você paga tipo metade do valor do que seria a lancha no mercado, e as usa por 4 anos, depois as devolve, devidamente funcionando…. se o governo quise continuar com elas daí ele as compra de vez…. ou renova essa concessão…
    ou eu estou enganado?

  6. Eles utilizam um cálculo de depreciação, pra saber quanto que o o uso e a desvalorização influenciarão no preço da lancha na data de entrega.. e apartir disso determinam o quanto deverá ser pago pela utilização.

  7. Gustavo G,
    Esse tipo de acordo acontece entre duas reparticoes publicas e NAO ENVOLVE nenhum tipo de pagamento ou acordo financeiro. Uma repartição CEDE algum bem que Nao esta sendo aproveitado nela para outra que esteja precisando GRATUITAMENTE. E um ato de colaboração entre reparticoes.

  8. Lucas disse:
    23/11/2011 às 13:11
    SÓ COMENTO QUE O BRASIL E UMA POTENCIA EXPLICANDO PRO TROUXINHA DO ”MINEIRINHO” SE VOCÊ C N GOSTA DO BRASIL VAZA

    ”BRASIL AME-O OU DEIXE-O ”

    eu minerinho (R)
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk HAAAAAAA carapuça (((( serviu )) NE ,EU JA SABIA “”””LUCAS”””” LUCAS EU SOU MUITO MAIS PATRIOTA DO QUE VC AMIGO ,ACHO QUE NEN DEVO chamar de “”amigo”” ne

  9. Coisas das + estranhas , tem ser da MB e pronto.E te q ser as + modernas possívil.Temos “só” (5) cinco subs , e só dois(2) funcionam…qdo eramos p ter no mínimo uns 35 superhiperbem armados..BRASIL mostra a sua cara..como diz a música.Vai faltar cedeia. P Ontem

  10. Correto Caro R22.
    UMA BOA DEFINIÇÃO FACIL DE ENTENDER:
    Sobre Termo de cessão de uso.
    Cessão de Uso é o ato UNILATERAL de transferência gratuita de posse de um bem público de uma entidade, para outro, a fim de que o cessionário o utilize nas condições estabelecidas no termo respectivo, pôr tempo certo ou indeterminado. É ato de colaboração entre repartições públicas em que aquela que tem bens desnecessários aos seus serviços cede o uso a outra que o está precisando.
    Parabens a prefeitura de Itajai só tem a ganhar ao protege seu litoral.
    sds

  11. Symon,
    Cessão de uso (termo para bens públicos)é um empréstimo sem custo para a Marinha, pois as lanchas pertencem ao Ministério da Pesca, sendo que o contrato engloba manutenção e se houver sinistro ou algum dano a Marinha é responsável pelo custo do conserto. Se a marinha fosse pagar este aluguel seria termo de Cessão de Uso Oneroso ou Autorização de Uso Onerosa.

Comentários não permitidos.