Plano para a zona de exclusão aérea sobre a Síria

Sugestão: Leonardo R.

Tradução E.M.Pinto

Segundo o Jornal Israelense National News de 23 de Novembro de 2011 – fontes europeias e em Washington confirmam que existem planos para  criação de uma zona de exclusão aérea sobre a Síria que seria imposta por aeronaves Árabes e Turcas sobre o apoio logístico e coordenação dos Estados Unidos. Israel nãoresponderá aos eventuais ataques de mísseis Sírios, segundo  a fonte este trabalhos erá dedicado aso caças Árabes que terão a incubência de impedir que as forças de segurança sírias ataquem  civis, porém permitirá que rebeldes e desertores possam planejar e efetuar  ofensivas.

24 Comentários

  1. ..ou seja , vão usar os marionetes Árabes contra outro país árabe, se bem q o assado e um criminos, + pq ñ deixar os próprios resolver o seu problema interno?E os judeus(sem oSS 2 êSSeSS maiSScúculos ) vão claro aproveitar p espionar e manter invadido as colinas de GOLAN, terras da Siria. sds.

  2. Plano de fronteiras patina por falta de recursos e policiais federais se revoltam
    Coordenado pelo vice-presidente da República, Michel Temer, projeto de duplicar efetivo operacional, melhorar instalações e pagar adicional aos profissionais não sai do papel

    Vannildo Mendes
    BRASÍLIA – Lançado pelo Palácio do Planalto em junho e colocado sob o controle do vice-presidente Michel Temer para simbolizar uma prioridade governamental, o Plano Estratégico de Fronteiras praticamente não saiu do papel até agora e entrou na vala comum dos projetos com falta de recursos.

    O plano prevê duplicação do efetivo operacional, melhoria das instalações, quase todas sucateadas, e pagamento de adicional para os policiais federais lotados nos 16,8 mil quilômetros de fronteira seca com os países vizinhos. Esses seriam alguns estímulos para que os agentes permaneçam nos postos de fronteira, alguns em áreas inóspitas, com ação de quadrilhas de traficantes e contrabandistas, além de focos de doenças.

    Com o corte de R$ 1,5 bilhão no Orçamento de 2011, o Ministério da Justiça avisou que a maioria das ações só deslancha em 2012. Diante desse cenário, policiais federais resolveram desencadear operação-padrão, a partir de amanhã, para forçar o governo a cumprir o plano.

    A operação-padrão, liderada pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), alcançará todos os postos de fronteira e bases fluviais instaladas em rios estratégicos que cortam a Amazônia, vindos de países vizinhos. “O governo está literalmente nos enrolando”, criticou o presidente da entidade, Marcos Wink. Ele defende que a gratificação seja adotada imediatamente por medida provisória.

    No mesmo dia, servidores da PF em 12 estados e do Distrito Federal realizarão manifestação em frente ao Ministério da Justiça, em defesa do adicional prometido aos colegas de fronteira.

    Segundo Wink, apesar das promessas, as instalações ao longo da fronteira, além de insuficientes, estão sucateadas. Faltam até coletes e o armamento usado pelos policiais está desatualizado.

    Isolamento.
    O caso mais grave é o da delegacia da base do Oiapoque, extremo norte do País, no Amapá. Além do regime excessivo de chuvas, não há voos de carreira para a base, que fica a 700 quilômetros do centro urbano mais próximo, Macapá. Na maior parte do ano, a estrada fica imprestável. Lá só há 14 policiais, quando seriam necessários 45, no mínimo.

    Na média, os postos têm de 3 a 5 policiais – um quinto do necessário – vivendo em alojamentos. Temida no passado, a PF passou a ser afrontada abertamente e em alguns casos tem levado desvantagem no combate ao crime.

    Em dezembro passado, durante perseguição a um barco de traficantes, no Rio Solimões, dois policiais foram mortos e um terceiro ficou ferido. O armamento usado pelos bandidos era bem mais potente. A Fenapef pediu ao Ministério Público que responsabilize a direção-geral da PF e o governo pelas mortes.

    Comandado por Temer, o plano prevê o reforço de duas ações de Estado já existentes na fronteira: a operação Sentinela, coordenada pela PF, e a operação Ágata, realizada pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) sob o comando do Ministério da Defesa.

    Com orçamento inicial de R$ 200 milhões, que deveriam ser liberados este ano, o plano prevê ainda a instalação de 14 Veículos Aéreos Não Tripuláveis (Vants) até 2014 e ampliação de 21 para 49 no número de postos de fronteira. Quase nada foi desembolsado e nenhum posto novo começou a ser construído. Com três meses de atraso, só um Vant entrou em operação neste mês.

    Conjuntura.
    Procurado na terça-feira, 22, pelo Estado, o vice-presidente Michel Temer informou, pela assessoria, que em razão da conjuntura econômica os investimentos foram adiados para 2012. Mas garantiu que o governo tem compromisso com o plano e vai investir mais nas condições de trabalho dos policiais. “Os investimentos serão feitos, mas respeitando os limites de uma conjuntura desfavorável”, disse, lembrando que a crise internacional agravou a situação interna e o País foi forçado a adotar aperto orçamentário que atinge não só a PF, mas todo o governo.

    O Ministério da Justiça informou que adiou o calendário de investimentos por conta da conjuntura. Mas argumentou que os cortes no orçamento não afetaram a capacidade operacional da polícia nem as ações de combate ao crime na fronteira. Segundo dados do ministério, desde a adoção do plano, em junho, a apreensão de drogas na fronteira alcançou 100 toneladas, quantidade oito vezes maior que a média do período nos últimos anos.

  3. Que isso aconteça logo!!!Assad é um louco agarrado ao poder!Ele poderia ter evitado td isso se tivesse implantado às reformas e convocado eleições.Que receba o castigo merecido!!!!

  4. Meta: proteger populacao civil da Siria. Repetindo o processo iniciado na Libia. Russia concorda com isso? Eles tem uma base naval la.

  5. Guerra e mais guerra,como gosta de guerra estes povos,e morem agarado ao poder,pois preferem morer,e provavelmente este sera mais um a morer nas mãos do povo,esta pedindo.

  6. A Arábia Saudita,uma monarquia medieval,falando em democracia!!!KKKKKKKK!!!Depois dizem que existe liberdade de expressão nessa imprensa controlada por empresas privadas.

  7. Se o Brasil apoiou essa palhaçada por causa da venda de aviões e outros produtos para os EUA,pela EMBRAER,vai se arrepender quando quiseram tomar nossos recursos naturais; ao enfrentarmos uma futura pátria ianomâmi e formos acusados de “crimes contra a humanidade”.

  8. pessoal
    tem muita gente morrendo na siria
    a população ta pedindo socorro ao mundo arabe.
    nem tudo é imperialismo.
    mais de 3,500 mortos
    isso poderia ter acontecido no Brasil sorte que o collor é kgao e deixou o governo.
    o lider da siria ta metendo bala nos estudantes…..

  9. que história mais idiota, sem pé nem cabeça..rs. Quer dizer que segundo esse jornaleco, árabes e turcos vão defender Israel de ataques da Síria?? HAHAHAHA!!!
    ==========
    > ” fontes europeias e em Washington confirmam” <

    rsrs…só pode ser piada mesmo. Acho que era 1º de Abril quando essa notícia saiu nesse jornal.

  10. Pera lá, desta vez nem disfarce vai ter, ou seja, o lado contra o governo pode atacar, mas o governo da Siria não vai puder se defender. Realmente acabou o que resta de justiça internacional se isto for implementado. Obama veio mesmo para desgraçar o mundo, é pior do que Bush Junior.

  11. Vai começar tudo de novo, depois por ultimo o mais forte da região o Ahmadinejad tudo dentro do cronograma. pessoal não querendo desanimar os patriotras mais já fomos vendidos a muito tempo, a tal possibilidade de haver algo por aqui como no oriente é zero nossos politícos trabalham para eles os caras do norte.

  12. “…A única base russa no Mediterrâneo está no porto sírio de Tartus. Não por acaso, a Rússia instalou seu sistema S-300 de defesa – dos melhores sistemas de mísseis terra-ar de todas as altitudes que há no mundo, comparável ao sistema Patriot dos EUA – em Tartus. E o sistema será atualizado, em breve, para o S-400, ainda mais sofisticado.
    Do ponto de vista de Moscou – e também do ponto de vista de Teerã –, mudança de regime em Damasco é caso de não-não. Significaria expulsão de virtualmente todos os navios russos e iranianos, do Mediterrâneo. Quando os neoconservadores dos EUA governavam o universo – há apenas poucos anos – o motto era “Homens de verdade vão para Teerã”. É hora de melhorar isso. A coisa hoje está mais para “homens de verdade vão para Teerã via Damasco, mas só se tiverem colhões para encarar Moscou”.

  13. Vai virar bagunça. Qualquer intervenção sera sem o apoio da ONU já que a Russia vetara qualquer resolução. O Oriente Médio vai pegar fogo, pois Síria Nao e a Libia, estão muito mais equipados, inclusive ainda estao adquirindo armamentos russos. Temos também o Iran que esta se preparando para uma possível guerra e quem sabe pode ate haver uma aliança entre os 2 paises já que seus inimigos sao os mesmos. Com certeza uma intervenção ocidental ali Nao vai ser nenhuma Libia. O bicho vai pegar e a coisa vai ficar feia mesmo.

  14. Mais uma vez eu vou repetir o que já falei ,a Turquia vai tomar à frente em relaçao a Síria naquela região .Vai fazer parte de uma coalizão com os países árabes e aos poucos vai se envolver à ponto de invadir a Síria por terra e mostrar a sua força militar com a intenção de se tornar a grande potência do mundo árabe,pretensão que tem tomado força nos últimos anos.Esse é o momento ideal para mostrar a sua força.A Turquia vai se tornar um país duplamente estratégico na região,tanto para a OTAN,á qual faz parte e também para questões que tenham à ver com o oriente médio.QUANTO AOS RUSSOS SÓ RESTA FICAREM SE MORDENDO DE RAIVA POR NÃO TEREM CONDIÇÕES DE APOIAREM A SÍRIA E AINDA PERDÊ-LA COMO ALIADO.

  15. Devagarinho os EUA vao impondo suas fronteiras (Otan) no Oriente Médio. Com a retórica que deu certo, de afirmar que o governo do fulano de tal é déspota, junta meia dúzia de imbecís e põe pra quebrar. Assim, as forças americanas logo estarão sem muito esforço as portas do Irã e da Rússia. Será que as pessoas esquecem de que o Busch em 2002 desejava atacar nuclearmente a Russia, China, Coréia do Norte, Irã, Iraque e Síria? Jamais desejarei que uma outra grande guerra venha acontecer, pois será muito prejuizo a todos e ninguem ganha com a destruição. Mas está na hora da Rússia colocar seu urso dorminhoco pra trabalhar e dizer: chega, agora é a gente quem toma conta. Todo dia neste site eu vejo os EUA abocanhando um pedacinho do planeta, não para torná-lo melhor e mais prático a vivência dos países, mas apenas para garantir seus interesses. Pelas minhas observações, agora no Oriente Médio falta apenas o Irã e a Síria, pois como dizem os fanqueiros, “tá tudo dominado”. Acho que está na hora de outras nações fazerem valer seu voto na ONU e mudar este quadro. Eu acredito que até 2020 os EUA já tomaram todo Oriente Médio, Ásia e farão “lavagem cerebral” para abocanhar a Rússia e a China. Mas se isto acontecer, talvez não estejamos aqui para postar nossos comentários. Abraços.

Comentários não permitidos.