Rússia diz que novas sanções dos EUA ao Irã são inaceitáveis

Porta-voz da chancelaria russa, Alexander Lukashevich

A Rússia qualificou nesta terça-feira como “inaceitáveis” as novas sanções dos EUA aos setores financeiro e energético do Irã, e disse que elas prejudicarão quaisquer chances de retomada das negociações com Teerã.

Uma nota em termos incisivos ressaltou a tradicional posição de Moscou contra sanções que não sejam aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU, onde a Rússia tem poder de veto como membro permanente. Desde 2006, o Conselho aprovou quatro pacotes de sanções limitadas contra o Irã.

“Voltamos a salientar que a Federação Russa considera tais medidas extraterritoriais inaceitáveis e contrárias ao direito internacional”, disse no comunicado o porta-voz da chancelaria, Alexander Lukashevich.

A nota indica que, apesar da unidade demonstrada na semana passada pelas grandes potências ao aprovarem na agência nuclear da ONU uma resolução expressando preocupação com as atividades iranianas, a Rússia continua a divergir fortemente do Ocidente a respeito de como obter a cooperação de Teerã.

Os EUA e seus aliados desconfiam que o Irã esteja tentando desenvolver armas nucleares. Teerã nega, insistindo que seu programa atômico se destina apenas à geração de energia com fins civis.

Na segunda-feira, o Tesouro americano qualificou o Irã como uma área de “preocupação primária com a lavagem de dinheiro”, num esforço para dissuadir bancos de fora dos EUA a fazerem negócios com Teerã.

Os EUA também apontaram 11 entidades suspeitas de auxiliarem as atividades nucleares do Irã, e ampliaram as sanções de modo a incluírem companhias que auxiliam os setores petrolífero e petroquímico.

A Grã-Bretanha e o Canadá também anunciaram novas sanções contra os setores energético e financeiro do Irã, ao passo que a França propôs medidas como o congelamento dos ativos do Banco Central iraniano e a suspensão da compra de petróleo do país.

A Rússia tem significativos laços comerciais com o Irã, e construiu uma usina nuclear, a primeira da República Islâmica, que começará a operar neste ano.

Analistas dizem que Moscou vê menos risco que o Ocidente de o Irã adquirir armas nucleares num futuro próximo, e usa os seus laços com Teerã para alavancar suas relações com os Estados Unidos, seu ex-inimigo da Guerra Fria.

A aprovação russa das sanções contra o Irã na ONU – a última delas em 2010 – agradou aos EUA, num momento em que as relações entre Moscou e Washington estavam numa fase de distensão.

Agora, em meio a um impasse a respeito da instalação de um escudo antimísseis dos EUA na Europa, e com a hipótese de um republicano crítico a Moscou ser eleito para a Casa Branca em 2012, o Kremlin parece ver pouca vantagem em apoiar novas sanções a Teerã.

Fonte: Terra

19 Comentários

  1. Caro Diarum concordo, a Síria tá ai, o que pode fazer a Russia a Respeito, NADA.
    Quanto a Líbia.
    NADA.
    Quanto ao Iran.
    NADA.
    O Iran (SOZINHA) esta entregue a própria sorte.
    SDS

  2. Eu ñ acho q o IRÃ está sozinho, q os Rússos continuem comercializando com os Persas e Chineses…estão se armando de forma rápida, e bem, e tem tecnológia própria, o q e mt impotante . Estão melhores q nós no quísito FAs…Uma verdade q gostariamos q fosse mentira.Trágico.

  3. A Russia pode sim fazer alguma coisa, tipo entregar os s 300 ao Irã ou umas 20 ogivas ou ainda dizer, se atacarem o irã eu entro na briga. querem mais?

  4. O Irã como lavagem primaria de dinheiro!!! Eles acham que todo o mundo é idiota igual a eles. A maior e absoluta grande lavadora de dinheiro neste planeta se chama Arábia Saudita!! Um grande compadre deles, ou a lavadora dos USA.

  5. Sim, Adriano, EUA é a quinta maior lavadora de dinheiro do mundo, a civilizada suiça vem em primeiro, certamente sua fonte de renda não vem da venda de canivetes suiços.
    Quanto ao Iran>
    Os Defuntos TEM SEMPRE ALGUM lucro a oferecer ANTES E DEPOIS DA MORTE, oU seria melhor chamar de VIVO-MORTO.
    A sorte do Iran dependera do próprio Iran, do seu povo e das suas elites.
    Não venderam os S-300? nossa, que aliados.
    SDS

  6. ALEXANDRE tu entra na briga, meu colega o que tu vai fazer? Aquela regiao ja estava em briga a muito tempo…. Tu la ou parado nao muda nada. So vai ser mais uma vistima, a menos que seja o super-homem…. Vai la …

  7. O CUMULO DOS CUMULO
    .
    .
    .

    Os americanos contam tanta mentira fica difícil de embarca nessa,a não ser que o cara seja tão estupidamente um cretino,não sei se exite um mamífero ou um terráqueo tão bobo para acreditar nos factoides americano….será que tem gente assim?-Rsrs….
    .
    .
    Eu sei…eu sei….já vai aparece…querem vê…..

  8. Irã fonte de lavagem de dinheiro HA HAH HA HA HAH HA !!!!

    ———–
    Acompanhar os últimos suspiros de um Império decadente é presenciar cenas constrangedoras..rsrsrs. Acho que sempre é assim, apenas nos faltava internet e imprensa mundial na época da queda dos outros impérios. EUA, ao invés de ficar enchendo o saco do Irã a mando do seu senhor Israel. Me diga:
    .
    Como pretende pagar sua gigantesca dívida pública???
    .
    Como pretende “acalmar” os protestos e revoltas internas??
    .
    Vai oprimir com violência sua população??
    .
    Como pretende manter suas forças armadas mundiais, sem verbas???
    .
    Com a drástica diminuição do orçamento militar, como vai manter suas mais de 850 bases no exterior???
    .
    Como pretende competir com a China, sendo que eles são “donos” de sua economia???
    ——
    Impérios decadentes, sempre ficam estrebuchando no fim..ao invés de tentar se salvar. Arrogância pura…

  9. Se a Russia ameassase entrar na briga os EUA provavelmente ficavam caladinhos, o problema é e se eles decidem pagar de doido e decidem partir pra cima? a Russia ou ia adimitir que blefou ou ia cair matando, e a ultima coisa que alguem pode querer é uma guerra entra EUA e Russia, é a receita perfeita pro desastre.

  10. Enquanto todos ficam assistindo os EUA, ditando as regras quem dever possuir e quem não dever possuir as tais armas de dissuação em massa, os verdadeiros criminosos da humanidade jogaram duas dessas armas no Japão, oque aconteceu o Japão agora balança o rabo como um cachorro que ver o dono jogando o osso, isso é uma vergonha, sou a favor de todos se armarem é dizer para os Yankes de merda que sua politica de subfatura atravez de guerra chegoua ao fim, se todos se amarem de uma vez essa putaria acaba logo, logo.

  11. Belo comentario sidious, e complemento dizendo….
    A polícia americana está coibindo brutalmente as manifestções em wall street, expulsando na base do porrete aqueles manifestantes que estão apenas pacíficamente acampados nos jardins de wall street. Não enterrompem o transito, nem o dia a dia dos investidores…
    No brasil é comum MST e CUT acamparem na esplanada…. sempre negociamos a saida deles, nunca os expulsamos na base do porrete.
    Agora esse movimento social americano vem sendo duramente reprimido, muitas pessoas estão sendo presas… milhares mesmo, e a mídia tenta dar menos ênfase a essa manchete, que já ocorre a 2 meses e ainda assim não conseguiu ganhar projeção mundial…. porque sera?
    .
    Todos aplaudiram os manifestantes na praça TAHIR, pedindo a renuncia do presidente.
    HOJE A POLICIA AMERICANA EXPULSA NO PORRETE E PRENDE TODOS OS MANIFESTANTES QUE ACAMPAM DEMOCRATICAMENTE EM WALL STREET.
    .
    Cade o país que oprime seus manifestantes? quem tem moral pra invadir um país que oprime alguns manifestos?
    ninguém…. muito menos os EUA

  12. Os russos se aborrecem porque queriam vender os s-300 e no futuro talvez os sukkoi.Nenhum país é santo incluindo o Brasil é claro,mas para quem critica só os EUA,que faça uma análise dos arsenais da Líbia,Síria e Irã e verão que mais de 70 por cento das armas desses países são de fabricação russa além de apoio secreto russo na área nuclear e química.E ainda tem muita gente achando que o grande vilão nessa é os EUA.Vou rir pra não chorar.

  13. Rússia vai criar sistema antimísseis invencível
    Qualquer míssil inimigo lançado dentro de um raio de 6 mil quilômetros será detectado e destruído
    Último lançamento de teste do míssil Bulava neste ano A capacidade de reação do sistema de alerta contra ataques de mísseis contra a Rússia será grandemente aumentada.

    A Defesa decidiu criar um sistema espacial único de detecção e comando de combate, que vai incluir uma nova geração de veículos espaciais e postos de comando atualizados, o que permitirá detectar o lançamento de qualquer míssil de qualquer ponto do planeta a uma distância de 6 mil quilômetros da Rússia.

    Mau tempo ameaça teste do Bulava, marcado para o fim deste mês

    O último lançamento de teste do míssil Bulava este ano, programado para o final deste mês, poderá ser adiado devido às condições meteorológicas no Extremo Oriente da Rússia, onde os testes são realizados. De acordo com o Ministério da Defesa, caso se confirme o adiamento, os testes finais com os mísseis Bulava serão transferidos para junho de 2012.

    Por enquanto, os lançamentos permanecem programados para ocorrer a partir do submarino nuclear “Yuri Dolgoruki”. Submerso no mar de Barents, o submarino vai disparar dois mísseis Bulava em direção ao Polígono de Kura, na península de Kamchatka.

  14. Sançoes economicas aplicadas ao Ira ,esta sendo utilizada pelo regime para aumentar ainda mais o sentimento anti-americano no Ira,quem se ferra com a falta de recursos sao a imensa maioria de iranianos honestos e pobres.Quando os recursos escasseiam,o regime recorre aos recursos publicos ,simples assim !

Comentários não permitidos.