Relatório sigiloso da Defesa comprova sucateamento do setor militar no País

Documento reservado, ao qual o ‘Estado’ teve acesso, levanta situação da Marinha, Exército e Aeronáutica e revela queda significativa dos equipamentos em condição de uso.

Tânia Monteiro

Documento sigiloso produzido pelos comandos militares sobre a situação da defesa nacional repassado ao Palácio do Planalto nos últimos dias mostra um sucateamento dos equipamentos das três Forças. Segundo os militares, os dados esvaziam as pretensões brasileiras de obter uma cadeira permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, além de inibir a participação do País em missões especiais da ONU.

De acordo com a planilha obtida pelo Estado, a Marinha, que em março mantinha em operação apenas dois de seus 23 jatos A-4, não tem hoje condições de fazer decolar um avião sequer do porta-aviões São Paulo.

Com boa parte do material nas mãos de mecânicos, a situação da Marinha se distancia do discurso oficial, cuja missão seria zelar pela área do pré-sal, apelidada de Amazônia Azul.

Segundo o balanço, que mostrou uma piora em relação ao último levantamento, realizado em março, a situação da flotilha também não é confortável. Apenas metade dos navios chamados de guerra está em operação. Das 100 embarcações, incluídas corvetas, fragatas e patrulhas, apenas 53 estão navegando. Dos cinco submarinos, apenas dois ainda operam. Das viaturas sobre lagartas (com esteiras), como as usadas pelos Fuzileiros Navais para subir os morros do Rio de Janeiro, apenas 28 das 74 estão em operação.

O Ministério da Defesa mantém os dados sob sigilo. A presidente Dilma Rousseff já foi informada das dificuldade que as Forças estão enfrentando e a expectativa, pelo menos da Aeronáutica, é de que a partir do ano que vem o governo retome as discussões em relação à compra dos novos 36 caças brasileiros já que os atuais deixam de voar em 2014.

Queixas. Já afinado com a caserna, o ministro da Defesa, Celso Amorim, que está há apenas três meses no cargo, queixou-se dos baixos investimentos do Brasil no setor e pediu apoio dos parlamentares para a modernização das Forças Armadas.

Segundo ele, proporcionalmente ao Produto Interno Bruto (PIB), o Brasil é um dos países que menos investem em defesa entre os integrantes dos Brics, grupo que integra Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O orçamento atual da defesa no País representa 1,39% do PIB, enquanto a Índia investe nesta área 2,8% de seu PIB, e a China, 2,2%.

Na Força Aérea Brasileira (FAB), a situação não é diferente. Dos 219 caças que a Força dispõe, há apenas 72 em operação, o que corresponde a 32%. Em março, eram 85 caças em funcionamento.

Dos 81 helicópteros que a Aeronáutica possui, apenas 22 estão voando, o que corresponde a 27% do total. Em março, eram 27 helicópteros em operação. No caso dos aviões de transporte de tropa, dos 174 que a FAB possui, 67 estão em operação, ou seja, 38%. Em março, 100 aviões deste tipo estavam voando. Aviões de instrução e treinamento caíram de 74 para 49 em funcionamento.

Reforço. Nos bastidores, os militares reclamam e pedem reforço orçamentário. Apontam que quase 90% dos aviões da FAB têm mais de 15 anos de uso, enquanto numa força operacional o recomendável é que, no máximo 50% das aeronaves podem ter mais do que 10 anos de uso. As nove baterias antiaéreas do País estão fora de uso.

O Exército também enfrenta problemas com seus helicópteros. Dos 78 que possui, exatamente a metade está parada. Em relação aos blindados, 40% deles estão parados.

A Força terrestre apresenta apenas um número grandioso: 5.318 viaturas sobre rodas. No entanto, essas são na maior parte carros oficiais para transporte de oficiais de alta patente, jipe e caminhões ultrapassados.

A situação é tão precária que todas as 23 aeronaves a jato da Marinha estão nas oficinas da Embraer. Mas só 12 sairão de lá para missões. As outras 11 serão “canibalizadas” para fornecer peças para aos “sobreviventes”.

Fonte: Estadão

50 Comentários

  1. A CULPA NAO É SÓ DO GOVERNO OS COMANDANDES DAS 3 FORÇAS ACEITAM OS EQUIPAMENTOS ANTIGOS QUE MD COMPRAM NO CASO DA MARINHA HOJE ELA NAO TEM NENHUM CAÇA PARA FAZER DECOLAR NO A12 SE NA ÉPOCA ELA TIVESSE COBRADO UMA COMPRA DE UM CAÇA CAPAZ HOJE ELA TINHA SEUS AVIOES NO A12 MAIS COMPROU ESSES A4 DA DÉCADA DE 70 PARA MANTER A DOUTRINA TEM QUE PARAR COM ESSA MENTALIDADE QUANDO COMPAR EQUIPAMENTOS MILITARES TEM QUE SER MODERNOS E CAPAZ . SE CORTAR A CABEÇA DO BURRO E COLOCAR A CABEÇA DE CERTOS POLITICOS NO LUGAR O BURRO SAI PERDENDO

  2. E os esquerdalhas achando que seus idolos são os não entreguistas… rsrsrssrr… acordem otarios… eles é quem estão facilitando as coisas para os de fora tomarem conta… eita povinho xucro… tá dominado… tá tudo dominado… no final, os brasileiros de verdade é que teram que tomar as redeas e organizar o estado… até agora a meta é só roubar e desviar…

  3. Com essa situacao devemos oferecer as mesmas resistencias a uma invasao igual a Libya. proporcionalmete um ataque contaria com o triplo de atacantes, portanto nossa resistencia nao passa de uma Lybia. No solo seria mais dificil.

    Outra dica aos invasores: ” “As nove baterias antiaéreas do País estão fora de uso.” o que significa ceu de brigadeiro” Nove (9) baterias pra cobrir 10000 km de costa.tamo ferrado

  4. Sempre relembrando para desespero dos marxistas-trotkistas-internacionalistas-apátridas-ateístas-materialistas-castristas-ETC, ETC,.
    :::
    São 17(DEZESSETE) anos de governantes de orientação marxista na presidência do BRASIL.
    :::
    Dá ou não dá tempo de destruir um pilar essencial de uma nação, a saber, sua capacidade de defesa?
    :::
    Mas a campanha esquerdista de desarmamento do CIDADÃO BRASILEIRO HONESTO. Essa continua a todo vapor e com todas as despesas da mídia pagas adivinhem por quem?

  5. SIMULTANEAMENTE liberado para imprensa esse relatorios e a alguns bilhões para as F.A. boa jogada da F.A. da Defesa e do Governo, mas neste jogo ainda estamos perdendo e de goleada.

  6. Secreto, só vc e q ñ sabiam, seus espertos, p se dizer o mínimo, nós vivemos falando da situação de n FAs a mt anos…acordem, estão brincando c a n segurança, c a integridade do n país.Vide a Argentina e a Líbia,estão de joelho por falta de equipamentos militar a altura p se defender , s´po ñ foram invadidos por terra, p fingir q tem resoeito as leis internacionais, pq ñ quizeram.Cade esse raio de congresso q ñ intima td os presidentes anteriores e seus ministros p pedir explicações e p onde foi a grana p reequipar as n FAs se é q houve alguma, o q eu ñ creio. P Onbtem.



  7. depois vem a turma do balão mágico..fada do dente.. papai noel.. coelhinho da pascoa…falar que os que falam contra… OS DESCASO COM AS FORÇAS ARMADAS… sao anti-Brasil.. a soldo dos EUA..etc.

    bem ao contrário quem crítica é muito mais patriota dos que so ficam como papagaio de pirata elogiando porcarias e encenações para os massa de manobra (leia-se os que nao sabem pensar por si mesmo)

  8. Equipamentos Total Em Serviço
    Caças Mirage 2000/ F5EM/A99 219 EM SERVIÇO 72
    Helicópteros 81 EM SERVIÇO 22
    Transporte C130/Bandeirante /C-105 174 EM SERVIÇO 67
    Instrução 74 EM SERVIÇO 49
    EXÉRCITO
    Equipamentos Total Em Serviço
    Helicópteros 78 EM SERVIÇO 39
    Blindados ? Disponibilidade 40%
    Viaturas sobre Rodas 5.318 ?
    MARINHA DO BRASIL
    Equipamentos Total Em Serviço
    Caças A-4 Skyhawk 23 EM SERVIÇO 0
    Navios de Superfície 100 EM SERVIÇO 53
    Submarinos 5 EM SERVIÇO 2
    Blindados CFN 74 EM SERVIÇO 28

  9. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    22/11/2011 às 18:53
    E os esquerdalhas achando que seus idolos são os não entreguistas… rsrsrssrr… acordem otarios… eles é quem estão facilitando as coisas para os de fora tomarem conta… eita povinho xucro… tá dominado… tá tudo dominado… no final, os brasileiros de verdade é que teram que tomar as redeas e organizar o estado… até agora a meta é só roubar e desviar…
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ESTA E BOA ,,,A VERDADE DOI NE

  10. olha gostaria muito que o pessoal,de site de defesa e o povo em geral você mais efetivo não só na parte de materias,nosso pais já é uma vergonha militar depois que acabou a ditatura,os militares destes pais forão jogados as traças,temos contigente mais nosso material belico é uma vergonha,mais fazer o que somos o pais do futebol,33 bilho investidos em estádios,sem saúde de qualidade,na região nordeste e na questão indigina muito pouco se faz,infraestrutura daquele jeito etc..se for por no papel tudo qur temos que melhorar e muito se escreve um livro.

  11. Eu realmente não compriendo,porque sigiloso,medo de alguem nos invadir,tomar a amazonia,o petroleo quem não sabe que se as coisas continuarem assim mais dia menos dia isso ocorera,e mesmo estando preparados isso pode ocorer,pois a ganancia mundial o apetite por petroleo riquezas e poder,sera que estes politicos não estão vendo! sera que estão cegos pelo desvejo de vingança,vingança que atingira mais ossos do que carne pois a maioria ou ja moreu ou esta para morer,e digo mais se é para continuar assim seria melhor criar uma força nacional de segurança que na realidade de certa forma ja existe,fortalecer a marinha direcionando a uma guarda costeira forte,e abandonar pretenções de guerra,digo extinguir as forças armadas,POIS de que adianta uma força sucateada,só para gerar despeza e mais pobresa,aviões carros de combate,submarinos e navios de guerra,aos pedaços mais nas oficina do que voando navegando só gerando despeza quem não sabe que cacareco velho só gera despeza,e tem mais mizeros 36 caças de nada vai adiantar mesmo,se a maioria das potencias tem acima de 1000 aéronaves de guerra,os estados unidos perto ou mais de 12 mil aéronaves gente sem comparação 12 portaaviões cheinho de aéronaves de combate,no minimo 75 aéronaves cada um sem falar no resto que incluem miceis, varios submarinos nucleares ogivas nucleares,só a frança que cabe dentro do estado da bahia encomendou 180 rafales tem varios submarinos nucleares enclusive balistico,e nós nem poderemos ver se estão invadindo este pais pois como diz a reportagem radares ultrapassados apenas 12 baterias antiaérea que não da nem para defender brasilia se fosse o caso,e orio de janeiro são paulo nosso maior polo industrial,e as mizeras usinas nucleares digo mizeras porque um pais com nossa importancia e tamanho com apenas 2 ,e itaipu ou alguem não sabe que seriam estes os primeiros alvos,as refinarias talvez eles popem pois querem petroleo a não cer que queiram levar cru mesmo,gente abre o olho.

  12. Câmara conclui votação de proposta que prorroga a DRU
    Após votação do texto-base, foram rejeitados os destaques ao texto.
    Dispositivo dá autonomia ao governo para gastar até 20% da arrecadação.
    Sandro Lima
    , em Brasília

    Comente agoraApós a rejeição de sete destaques que alterariam a proposta original do Executivo, a Câmara dos Deputados concluiu na noite desta terça-feira (22), o segundo turno de votação da prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU). A proposta de emenda à Constituição segue agora para o Senado, onde também deve passar por dois turnos de votação para ser aprovada.

    O mecanismo permite ao governo gastar como quiser até 20% da arrecadação federal nos próximos quatro anos. Em 2012, esse percentual corresponderá a R$ 62,4 bilhões, segundo o Ministério do Planejamento. A liberdade nos gastos é considerada prioritária pelo Planalto para enfrentar a crise econômica mundial.

    saiba mais

    Oposição quer votar emenda da saúde antes da DRU no SenadoOposição quer condicionar DRU a mudanças na emenda da saúdeMantega defende a prorrogação da DRU para evitar a criseDe acordo com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), a proposta, aprovada em primeiro turno pela Câmara no dia 9 de novembro, seria enviada ainda nesta terça para o Senado. O governo corre contra o tempo para concluir a aprovação no Congresso até o dia 23 de dezembro, quando começa o recesso parlamentar.

    Na sessão desta terça na Câmara, o texto-base foi aprovado por 364 votos a favor e 61 contra. A oposição apresentou sete destaques que modificariam a proposta ao retirar expressões do texto, mas todos foram rejeitados.

    Na votação do texto-base, a oposição utilizou uma série de manobras regimentais para impedir ou atrasar a conclusão da votação. Uma das medidas de obstrução foi a reiterada apresentação de requerimentos para adiar a votação. Os pedidos foram rejeitados pela maioria dos parlamentares.

    Antes da apreciação dos destaques, a oposição aceitou uma proposta do presidente da Casa para acelerar a votação. Pelo acordo, todos os requerimentos apresentados para atrasar a votação foram retirados e cada líder da oposição recebeu dez minutos para discursar. Em seguida, os destaques foram rejeitados em sequência.

    “Com este acordo, vamos enviar o projeto aprovado ainda hoje ao Senado, que poderá proceder a leitura e iniciar o trâmite da votação da DRU no Senado”, disse Maia.

    Senado
    O governo se empenhou em aprovar a DRU nesta terça para acelerar a votação da proposta no Senado. “Qualquer dia a mais que nós levarmos para votar a DRU aqui, será um dia a menos de tramitação no Senado, o que aumenta a dificuldade de votação neste ano”, afirmou Maia mais cedo.

    A DRU vem sendo renovada desde sua criação, no governo de Itamar Franco (1992-1994), mas sua atual vigência vence no dia 31 de dezembro deste ano. Para o Planalto, a desvinculação de receitas é necessária para que o governo tenha “margem de manobra” para adotar mecanismos de combate à crise financeira internacional.

    O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), planeja votar a DRU em primeiro turno no dia 6 de dezembro e o segundo entre os dias 15 e 16 do mesmo mês.

    ACORDA AGORA ,DONA DILMA , PRA FRENTE FX2 OU FX3 FX4 AE VAIII

  13. Iria pensar em algo para postar … más, à vontade mesmo é de chorar… eu um leigo e amante do tema, Defesa, Geopolítica ect… SDS.

  14. INTERESSANTE. Por muitas vezes vi neste blog. Esquerdistas PETISTAS, alardeando o qto o governo Lula e Dilma fizeram e estão fazendo pela nossa defesa. Algo deve estar errado, talvez este relatório e o pedido de sigilo do governo Dilma com relação ao sucateamento das forças armadas seja um equivoco, uma armação da DIREITA. KKKKKK…

  15. a coisa ta feia,mas esse relatorio e pressão por verbas,o exercito tem mais cacique que indio, ve se o soldo deles ou a panssão das dodocas ta atrassado ?

  16. Nada haver, coisa requentada, isso já foi apresentado antes, alias, porque saiu na semana que o governo federal liberou 2,2 bi, não acham estranho a coincidência. E que sigilo é esse que vaza, espera ai é ridiculo. E se não era pra vazar sendo sigiloso o jornal deve ser processado por crime espionagem.

  17. Mas perai, e os tanques leopard, mais de 200 que chegaram a alguns meses? E os Sabre? Se a marinha esta na penúria, porque enviar navio para o Libano? E as baterias antiaéreas usadas no exercício em que até apareceram blindados antiaéreas alemães? As forças armadas vivem fazendo exercícios militares com dezenas de equipamentos, por isso não acredito muito em relatórios obtidos por jornais o.O

  18. Em se falar na situação atual (SUCATEAMENTO), requer também uma abordagem real sobre á quantidade de meios necessários, para que tenhamos DEFESA efetiva, pois o tamanho de nossas forças ARMADAS e a disponibilidade de meios em quantidade para o provisiona mento da ação de DEFESA, a muito não nos atendem, dado a extensão do território, massa humana e recursos neste contido.

    É um absurdo, pois somos uma nação com um dos piores níveis de desenvolvimento humano no mundo, e o motivo é obvio EDUCAÇÃO INADEQUADA, GOVERNAÇA INCOMPETENTE. Em se tratando de DEFESA, estamos a níveis abaixo de países com economias bem menores que a nossa. Defesa apropriada significa cerca, proteção, garantia de propriedade, garantias dos nossos interesses no comercio exterior, bem como preços dos produtos ou sub-produtos e serviços ofertados que sejam mais adequados a favorecer-nos, ou até mesmo, moderação nos interesses das nações sobre nossas riquezas (PROPIEDADES).

    A matéria não está ABORDANDO todo o quadro de dificuldade em que as forças ARMADAS Brasileiras vêem enfrentando pós 2ª Guerra mundial, pois, já dez de muito que não temos forças armadas suficientes para atenderem o objetivo de DEFESA efetivamente. Muitos podem até desconsiderarem sua REAL importância por desconhecerem os fundamentos de uma NAÇÃO e a dimensão do que possuímos. Pois saibam que nossas riquezas são imensas, não apenas considerando o valor humano, o que certamente é o maior, pois agrega ao do nosso povo, o valor do nosso território, e as RIQUEZAS SUB-EXPLORADAS (Recursos, meios, matérias primas) contidas no mesmo. Á falhas graves no estabelecimento dos governantes em todos os níveis, e esta é a falta de critérios rigorosos ( rígidos) para que se concorra aos cargos ELEITORAIS, refiro-me ao fato de não haver levantamentos criteriosos quanto ao caráter dos candidatos a cargos públicos Eletivos, a vida pregressa dos mesmos e competência TÉCNICA comprovada, e se me perguntarem se desejo pessoas PERFEITAS NO GOVERNO à resposta é SIM. Todos os cenários a que se referem à coisa do estado, estão ligados e vão culminar no desempenho governamental. O que é determinada nação? POVO e CULTURA, TERRITORIO, FORÇAS ARMADAS (DEFESA), LEIS, GOVERNATES…………….

  19. Toda a nossa classe política e nossas oligarquias estao cagando e andando para agente! E isso inclui as imprensas de massas que não falam nada a não ser o que CNN pensa e faz.

  20. “Relatório sigiloso da Defesa comprova sucateamento do setor militar no País”
    .
    .
    Imagine que todo o santo dia aqui se fala do sucateamento das forças armadas,a novela do programa FX-2 virou uma lenda,nos jornais,revistas em geral,vem o alerta desse sucateamento…….ONDE ESTÁ O SIGILO!
    .
    Será que o governo sabe que nós sabemos que o ele sabe,….PSIU!….falem bem baixinho!-Hahahah…..

  21. O NOVO EL DORADO SURGIRÁ!
    .
    .

    O setor de defesa neste pais com os grandes conglomerados de defesas internacional e os novos nacionais de olho na grana grossa que vai entrar;se vai vê muita gente feliz e tantas outras com raiva,essa é a politica de sempre…basta vê que ultimamente o ministérios da Defesa,que antes era o patinho feio, virara na galinha dos ovos de ouro….eu sei que não tem lógica do pato vira galinha eu sei,más se tratando da politicagem tupiniquim…tudo pode acontecer-Rsrs….
    .
    .
    E falando em politicagem barata….vemos cada coisinha….meu Deus!-Hahaha…..

  22. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    22/11/2011 às 18:53

    ” …no final, os brasileiros de verdade é que teram que tomar as redeas e organizar o estado…”

    OU O QUE SOBRAR DELE, TALVEZ O SUDESTE E O SUL, PQ DE RESTO, SERÁ DIVIDIDO ENTRE AS GRANDES POTÊNCIAS E PRA PIORAR, ALGUNS “VIZINHOS MUY AMIGOS” VÃO SE APROVEITAR DA FRAGILIDADE DE COMBATE DO BRASIL E RETOMAREM E/OU TOMAREM ALGUNS PEDACINHOS DE TERRA TAMBÉM.

  23. Quem pode garantir que esse “vazamento” não foi providenciado intencionalmente pelos militares com intuito de expor o governo a uma situação constrangedora perante a opinião pública internacional como forma de pressão por investimentos no setor militar??
    Se o relatório era realmente sigiloso deveria ter sido protegido dessa divulgação indevida. De quem é a responsabilidade pelo vazamento??
    Será por mera coincidência que esse relatório dá tanta ênfase à inviabilidade de o Brasil ser aceito no conselho de Segurança da ONU pelos motivos que revela no documento??
    É um fato que merece ser melhor esclarecido pois são muito incompetentes que não conseguem preservar um documento sigiloso ou são muito espertos que encontraram um meio forçar a barra para receber as verbas do governo.

  24. Todo mundo já falou tudo nem tem nada mais pra comentar,que a situação de defesa do Brasil é ruim a gente sabe a muito tempo e fala isso aqui todo dia,más quando aparece uma materia sobre isso com os numeros tão ruins apresentados é pra ficar triste demais,hoje o Brasil só se defende de alguns vizinhos fracos do tipo Paraguay,Bolivia e talvez mais um e outro…Trágico!

  25. A situação esta feia sim, afinal foram décadas de omissão do governo para nossas FA. Agora com a END podemos ver que vários setores das FA estão fazendo projetos, novas aquisições, contratando empresas para a manutenção dos equipamentos (como e o caso da KMW que fará a manutenção dos Leopard pelo menos por mais 5 anos). Temos ate já em obras a construção de novo estaleiro e base militar para a marinha.
    Temos também grandes empresas como a Odebretch e a Embraer investindo pesado em divisões Para pesquisa e produção de materiais bélicos e ainda a entrada de muitas empresas estrangeiras no pais. Acredito que daqui pra frente teremos uma melhora significativa na qualidade das FA. Afinal tanto investimento, inclusive por parte de empresas privadas Nao teria sentido se as perspectivas Nao fossem boas.
    Temos que ter paciência pois a melhora e gradativa. Nao da pra fazer tudo da noite pro dia depois de décadas de abandono.

  26. o relatorio é confidencial e sai na midia vendida é logico que isso é para criar um furor nacional e consequirem verbas para as forças armadas porque mesmo que as forças armadas precisem se reaparelhar isso tambem rola um dinheiro que todos querem

  27. SÓ COMENTO QUE O BRASIL E UMA POTENCIA EXPLICANDO PRO TROUXINHA DO ”MINEIRINHO” SE VOCÊ C N GOSTA DO BRASIL VAZA

    ”BRASIL AME-O OU DEIXE-O ”

  28. E não me falem em A12 pelo amor de Deus.Estamos revitalizando ele desde que compramos e jamais esteve 100% operacional e o pior se aproxima em breve quando o tivermos meia bomba desfilando na orla em 2020 sua vida util tera se espirado e ainda tem inteligente que acha que fizemos um bom negocio quando o adiquirimos não é mesmo ao invez de se denominar PORTA-AVIÕES deveria-se denominar ESCOA-DINHEIRO PUBLICO rsrs rsrs Olhem que lindinho o A12 cheio de flamulas desfilando na barra.Somos uns dos poucos paises que operam NAes rsrs ou melhor somos o unico pais que opera NAe DOCADO rsrs rsrs

  29. Lucas disse:
    23/11/2011 às 13:11
    SÓ COMENTO QUE O BRASIL E UMA POTENCIA EXPLICANDO PRO TROUXINHA DO ”MINEIRINHO” SE VOCÊ C N GOSTA DO BRASIL VAZA

    ”BRASIL AME-O OU DEIXE-O ”

    eu minerinho (R)
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk HAAAAAAA carapuça (((( serviu )) NE ,EU JA SABIA “”””LUCAS”””” LUCAS EU SOU MUITO MAIS PATRIOTA DO QUE VC AMIGO ,ACHO QUE NEN DEVO chamar de “”amigo”” ne

  30. Nada de novo no “Front”. Vamos alugar o Brasil? Raul Seixas estava certo. As vezes me da vontade de ir embora ou explodir tudo. É muito entreguismo.

  31. Que situação hem,seria ideal privatizar a defesa.Mesmo que o Brasil aumente 3 ou 4 vezes o seu poderio militar o que tá se tornando impossível até mesmo a médio ou talvez até longo prazo,ainda é pouco para um país que está se tornando cada vez mais importante no contexto mundial,pelas suas riquezas naturais ,agronegócio e seu importante complexo industrial.Talvez na melhor das hipóteses poderemos ser classificado como quase uma potência média ,já que não teremos armas de destruição em massa que possa servir como uma força dissuasória significativa a altura do que o país possa precisar no futuro.Ademais o que pode realmente intimidar um possível inimigo,é o tamanho do nosso país e da população.OU VOCÊS ACHAM QUE 70 OU 80 FX-2,45 A-1 MODERNIZADOS,30 OU 40 F-5,2 SUBMARINOS NUCLEARES ,1 PORTA AVIÕES SEM CAÇAS,20 NAVIOS ,8 OU 10 SUB. CONVENCIONAIS,300 TANQUES MODERNIZADOS E MESMO 2000 BLINDADOS GUARANI,UMA ANTIQUADA ARTILHARIA DE CAMPANHA COM CANHÕES DE MAIS DE 40 ANOS DE USO E UMA ANTIAÉREA QUASE NULA VAI FAZER DIFERENÇA PARA ALGUMA POTÊNCIA MILITAR?

  32. TEM MUITAS E MUITAS FILHAS DE MILITARES FALECIDOS QUE RECEBEM PENSÃO…MILHARES. PENSÃO ESSA SÓ PARA FILHAS SOLTEIRAS(O QUE JÁ É ABSURDO)…. PORÉM VEJAM QUE A MAIORIA DELAS VIVE EM UNIÃO ESTÁVEL COM FILHOS E TUDO.
    NÃO SE ILUDAM, A CÚPULA MILITAR É TÃO CORRUPTA E ENTREGUISTA QTO NOSSOS POLÍTICOS. DIGO A CÚPULA…NÃO OS MILITARES EM GERAL.

    SERÁ QUE A VERBA DESTINADA ÁS FAs SÃO BEM EMPREGADAS???

  33. Não enxerga quem não quer adiado fx-1,quantas vezes foi adiada a divulgação das propostas do fx2,temos em cerviço uma mixaria de caças isso contando os que estão nas oficinas,ja cansei de enfatizar aqui,que este brasil é imenso,muita gente parese desconhecer o tamanho deste pais sem falar nas riquezas,tirando a russia a europa inteira cabe aqui dentro,se todos os caças que temos estivesem funcionando ainda seriam uma mixaria,sem falar que estão em cerviço a mais de trinta anos uma grande parte,caros de combate uma mixaria,força naval uma mixaria,se não tivessemos o que defender éra só ir controlando para não ficar atras dos sul americanos que tava de bom tamanho,só que somos uma das maiores reservas de agua do mundo,agua potavel que daqui uns dias vai cer mais rara do que o propio petroleo,ai vem a amazonia,amazonia azul,e nossos minerais e terra fertil a pampara,sól ano todo,ao contrario da europa america do norte e parte da asia,por este motivo acredito seriamente que comparados a autros paises ate mesmo emergentes estamos atrasadissimos e desarmados.

  34. É tem pilantragem sim nas forças armadas. Bora parar de ser bairrista..
    E pelo que to vendo do que foi exposto ai do relatorio.. tem que refazer a aeronáutica toda!.. Agora entendo porque quando vem político estrangeiro de renome pra cá o Brasil é obrigado a oferecer papel-higiênico de ouro…

  35. A quem interessa deixar o pais desprotegido,nossas forças armadas sucateadas e nosso povo desarmado?Voces não enchergam que isso é uma armação politica?Os recalcados assim podem sentir-se com mais inpunidades e acercando-sem de arregimentados por promoções e agrados sentirem-se garantidos.Ao mesmo tempo não importam-se com o cobiçador que espreita.Para o que realmente governam essa QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS?Pensam que acercando-se de policiais bem pagos e militares mantidos fiéis com promoções e comandos garantirão suas perpetuações.Possuem um plano B o de pensarem em contarem com a simpatia de Lobos por isso lhes rebolam as nadegas sorrindo e fazem seus jogos.Preparem-se pois existe uma minoria militar em conluio com esses ratos,uma outra minoria militar de oportunistas reacionarios e golpistas que aguardam a oportunidade do surgimento do caos para posarem de bons moços libertadores.Veremos em breve OS TRAIDORES ajuntados com coalizão humanitaria a massacrarem NOSSOS SOLDADOS FIÉIS E NOSSO POVO e então teremos realmente A NOSSA VERDADEIRA INDEPENDENCIA banindo do solo Brasileiro toda essa imundice traira que so nos suga e nos oprime e então teremos um Brasil justo e igual.Basta que o consumo interno caia para aflorar toda a insatisfação popular e o pacato e conformado transformar-se no mais sanguinario guerreiro.

  36. Estamos ferrados!!! Agora os EUA vão invadir o Brasil e tomar tudo da gente. Com esses equipamentos disponíveis, não dá para lutar nem meia hora de combate!.
    É o fim da picada!!!

  37. A paranoia de alguns contra o grande satA~,nao passa de uma maneira de tentar se desviar de uma realidade mortal,nosso povao e´a maior desgraça deste pais,sao eles que trocam seus votos por uma cerveja,chocam ovos de serpentes,so fazem passeatas quando o time de coraçao cai pra segundona ou quando ha uma passeata do orgulho gay (com todo respeito que os gays merecem ),ai entao chocando-se os ovos ,os demonios proliferam e estrupam a naçao e aos proprios eleitores que os incubaram!

Comentários não permitidos.