Defesa & Geopolítica

EUA exige que Coreia do Norte abandone programa nuclear

Posted by

Subsecretária para Assuntos Políticos do Departamento de Estado americano, Wendy Sherman

A subsecretária para Assuntos Políticos do Departamento de Estado americano, Wendy Sherman, exigiu nesta terça-feira à Coreia do Norte que abandone seu programa de enriquecimento de urânio e cumpra suas promessas de desnuclearização, em declarações divulgadas pela agência de notícias local Yonhap.

Wendy Sherman, de visita oficial a Seul até esta quarta-feira, acusou as autoridades norte-coreanas de não terem cumprido os compromissos que assumiram e, assim, bloquearem as negociações de seis lados – realizadas entre as duas Coreias, Estados Unidos, China, Rússia e Japão.

Este fórum de diálogo multilateral – destinado a pôr fim ao desenvolvimento de armas nucleares de Pyongyang – permanece estagnado desde abril de 2009, mas as partes envolvidas atualmente buscam retomá-lo.

A Coreia do Norte, por sua vez, alega que o retorno à mesa de negociações deve ser realizado sem condições prévias. Por isso, o regime de Pyongyang ainda se nega a aceitar os requisitos impostos por EUA e Coreia do Sul.

Perguntada sobre se os EUA preveem realizar novas conversas bilaterais com a Coreia do Norte depois do encontro entre representantes de ambos países em Genebra no mês passado, Sherman respondeu que elas ocorrerão se tanto Washington quanto Seul acharem útil.

Desde julho, Coreia do Sul e EUA mantiveram separadamente diálogos diretos com a Coreia do Norte para aproximar posturas a respeito de retomar as conversas de seis lados, embora não tenha havido avanços significativos.

Pyongyang alega que seu programa de enriquecimento de urânio destina-se ao desenvolvimento de energia. Analistas internacionais indicam, contudo, que o regime norte-coreano busca uma nova fonte de materiais para criar bombas atômicas de fissão, após já ter realizado testes atômicos com artefatos de plutônio.

Fonte: Terra

34 Comments

  1. São ingênuos ou estão brincando ?!?!E chover no molhados…parte pra cima deles..tentem a sorte, eles ñ são os Irakianos e mt menos os Afegões…Sds.

  2. MINEIRINHO says:

    EUA UM DIA SE LASCA AINDA

  3. diarum says:

    EUA não me faça pegar nojo dos livros em inglês que quero e preciso ler… por isto tanto grupo armado interno nos EUA.. os políticos americanos perderam a noção de tudo.

  4. nelore says:

    Voces desarman a gente se arma e no final voces chupan. Simples, very simples.

  5. R22 says:

    Os norte-coreanos deveriam desistir e ceder as pressões encerrando seu programa nuclear. As coisas ficaram mais difíceis pra eles principalmente depois do recente ataque a uma ilha Sul-coreana. Nao seria estranho que cedo ou tarde os EUA e Coreia do Sul venham a tomar uma atitude já que oficialmente a guerra entre as Coréias Nao terminou. E a CN Nao suportaria por muito tempo um ataque dos aliados.

  6. CarlosFloripa says:

    Estados Unidos……. xerife bingbingbingbing Ricochete do mundo….

  7. Novo Brazuk says:

    Retórica americana,não há muito o que fazer a não ser chiar e bater o pé tal qual uma criança birrenta.A Coréia tem a bomba e os meios para lança-la.Seja na irmã Coréia do sul,no maior porta-aviões do mundo que é Okinawa ou mesmo em seu maior aliado na Ásia que é o Japão.
    Vão ter que engolir o mestre Kim Jong, o cara é tosco mas não é bobo.

  8. dhou says:

    É o que todos aqui sabem,eles sempre tem um bode espiatorio,destroçaram o iraque se aposaram do petroleo,estão indo embora,destroçaram o afeganistão marcaram o territorio caminho da china,estão indo embora deicharam a europa destroçar a libia e se aposar do petroleo libio e suas riquesas depositadas em sua maioria em bancos franceses,agora se voltam para o extremo oriente e la esta o bode expiatorio coreia do norte, mas o verdadeiro alvo,China alguem duvida!.

  9. dhou says:

    Proximos venezuéla,Brasil que se cuide,pois o dragão esta com apetite.

  10. Gustavo G says:

    Admiro os norte-coreanos…. me lembram os vietnamitas…..
    Só tenho dó do povo pelo fato de não terem outra opção se não concordar com o agora filho do antigo ditador…
    Mas eles usam muito bem os meios de comunicação, a educação(doutrinação), e tem força suficiente pra apagar SEOUL do mapa… mesmo que isso custe suas proprias vidas…
    MAgina o brasil desse tamanho com toda essa população, preparada e determinada como os norte coreanos… seriamos demais

  11. xtreme says:



    os EUA estao certos…..a Coreia do Norte é cão adestrado da China ..late quando convem e pode fugir da coleira por acidente… e dar M.

  12. caiozin says:

    hahahaha eles fazem piadas !! eu achava que os americanos eram covardes,porém sérios…. vejo que estava enganado !

  13. Blue Eyes, Na Resistência says:

    caiozin, quem não é serio é quem não os acha… se disserem que irão fazer pode contar como certo… tchau Irã… tchau Coréia…

  14. Armando says:

    Guerra com a Coreia do Norte,é esparro para os USA.Como disse Gustavo G,note-coreanos lembram vietnamitas.

  15. “Conto da carochinha” só é contado porque ainda tem trouxa que crê! Não se vê!? Jes, la nordkoreanoj estas fakte samideanoj!

  16. wiermann says:

    Muito legal o povo achando que os USA são invenciveis!!

    Fico impressionado com a galera dizendo que os USA estão certo!!…..quem é USA para exigir alguma coisa??

    Povo otario esses norte-americanos se acham os “guardiões” do mundo sempre querendo e buscando a paz para todos os povos que na terra abitam,que hipocrisia do cara…

  17. lucena says:

    TERRORISTA CONTRA TERRORISTA…é assim que o mundo vai acabar,não é profecia é a pura verdade-FATO…Rsrs..

  18. Carlos Augusto says:

    Façam o que eu mando, mas não façam o que eu faço, e ainda tem idiota que acha isso o máximo.

  19. NobruRJ says:

    algumas pessoas no governo dos EUA, estão perdendo a noção da realidade…tá ficando ridículo certas declarações que aparecem na mídia ultimamente. Ou é um grande despreparo por parte dessas pessoas ou pura infantilidade mesmo. A Coreia no Norte só se mexe se a China mandar…e como os chineses não estão achando nada tão ameaçador assim. Não apertaram a Coreia do Norte. EUA toma vergonha na cara e volta para o Seu Continente, e se preocupe com a sua dívida impagável! Para de fazer essas declarações infantis…

  20. R22 says:

    Vejo que tem gente que defende a CN simplesmente por preconceito aos EUA, sem analisar quem realmente esta certo ou errado. A CN e um pais com um governo instável sendo uma ameaça aos paises da região. O que faríamos se as ações norte-coreanas se dessem no Brasil?
    A CN atacou com morteiros uma ilha do território Sul-coreano sem ter sido provocado.
    Mísseis norte-coreanos cruzaram o território japones.
    A população vive em estado de miséria em um dos paises mais autoritários do planeta; eles Nao tem acesso a praticamente nada, nem o que acontece fora do pais, vivendo em total submissão ao Estado.
    E Tem gente que tem coragem de falar que Admira os norte-coreanos!
    Acho que o povo de lá Nao tem culpa mas realmente ali sim, seria um caso de libertar o povo…

  21. Darth Sidious says:

    Isso ae depois do ataque no Iraque os Yankes de merda perderam a credibilidade do mundo, pensando agora ous eles são os xerife do mundo ou o John Wayne do Oeste, são os donos da verdade é da razão, saíbam meus amigos não exister maior razão que um país bem preparado é armado até os dentes para repelir qualquer ataque, Hugo Chavez que o diga, uma coisa é certa ser forte é esta acima de tudo preparado é precavido, ser fraco é se submenter a tudo que o forte diz é manda, essa senhora e muito pretencionista ou ta caducando de vez como todo os gringos fazem se meter em assuntos externos de outras nações achando que estão agindo certo mais as guerras que eles fazem e financiam junto com a OTAN eles não querem para a galinha dos ovos de ouro eu to certo ou errado eis a razão, na dúvida fiquem calado é quetos que o holocausto da vindo ae.

  22. caiozin says:

    É SE OS EUA DIZEM QUE VÃO FAZER ELES….. NÃO FAZEM!
    DISSERAM QUE IRIAM VENCER O VIETNÃ E NÃO VENCERAM…

  23. caiozin says:

    mais o afeganistão é sensacional !
    http://www.youtube.com/watch?v=E9fUy_3iatk

  24. D3lta says:

    Alguém aposta na inocência da CN?

  25. Alguém aposta na ” HONESTIDADE” dos ianks?!?!Vide as Armas do IRAK..lembram-se? Sds.

  26. Taí uma coisa que eu duvido …

    EUA triscar um dedo sequer na Coréia do Norte !

    A formiga sabe o pau que corta !

    Os EUA bem que poderiam ainda estar com a moral toda , mas , foram envergonhados no Afeganistão e no Iraque !

    Poderiam ter deixado o Sadam por lá .

    Fizeram o certo no caso da invasão do Kwait e saíram fora .

    Aí quiseram acabar com o Sadam Houssein e se deram mal após a invasão no Afeganistão !

    Se esses otários do oriente médio e do restante do mundo se unissem e fizessem as coisas calados já teriam poder de dissuasão nuclear pra afugentar os EUA .

    Agora ficam querendo ter poder pra destruir Israel …

    O mesmo acontece com o Brasil e a Argentina .Tinham que se unir e se fortalecerem .

    Coréia do Norte e Irã já tem mísseis nucleares e os babacas dos EUA sabem disso , só ficarão latindo assim como eles vivem fazendo com a Rússia .

    Não são os maiorais ?

    Mete as caras !

    Vê se é igual a Líbia !

    Se o Kadhaf não tivesse abandonado seu programa nuclear , não teria sido estuprado !

  27. caiozin says:

    DINHEIRO PARA A DEFESA DA AMAZÔNIA VAI SER QUASE DEZ VEZES MENOR EM 2012!!!
    http://www.defesanet.com.br/fronteiras/noticia/3686/Verba-para-Amazonia-cai-de-R$-1-bilhao-para-R$-105-5-milhoes

  28. Carlos Augusto says:

    Concordo com vc, R22, os EUA devem atacar os NC, só que deste susto eu não vou morrer, os americanos não são otários, eles sabem o estrago que uma bomba atômica faz.

  29. Deixando a frustaçao por nao sermos tao competentes,focalizados,evoluidos tecnologicamente como eles,acredito que estao perdendo o tempo com discursos .Ja passou da hora dos EUA perceber que a Coreia atomica e´um problema exclusivo da sua tutora´(china),entao o melhor a ser feito e´deixar que a coreia AT se imole. O regime so sobrevive graças as ameaças americanas,nao e´possivel que os NEFASTOS YANKES nao perceberam isto !A nao ser que eles adoram este joguinho de bombom,maumau ! Levando os vermelhos das cavernas a ter diarr… intelectual e fazendo a industria belica nacional faturar bilhoes ,TRAAAGIGIco.

  30. Falken says:

    Na verdade muitos dos leigos em yankes acham que eles ainda são alguma coisa no cenario mundial de hoje vão decair cada vez mais o mundo todo está unido contra o tio nike não perceberam ainda ?

  31. Os E.U.A ja sabem que estão perdendo a hegemonia no mundo, e dando um prognostico de 2020 a 2030 os E.U.A serão só uma potencia e mais nada, nao ira mais dita regras pelo mundo, ate porque o os países não vao mais aceitar ordens e sim ignorá-las, o E.U.A sabem disso e não querem aceitalas, contudo o caminho não tem mais volta.

  32. Informante says:

    acho que o R22 quer dizer pra fica entre o capeta e o satan(governo norte coreano ou os eua)

  33. camilo says:

    Eu estaria de acordo se os U.S.A deixassem de renovar o seu arsenal nuclear e se ningum pais tivesse bombas,mais como não é assim.

  34. Shaka says:

    Então se os EUA provavelmente vão ser substituídos pela China esta que faça qualquer coisa, e que a Coreia do Norte que tanta gente admira por apenas ter bombas nucleares, embora o resto da população passe fome,tudo o dinheiro vá para as forças armadas,não há electricidade(sem ser na capital), não têm acesso a Internet etc.
    Agora pergunta para que serve uma bomba nuclear se a população sofre desta maneira?

shared on wplocker.com