Defesa & Geopolítica

EUA exige que Coreia do Norte abandone programa nuclear

Posted by

Subsecretária para Assuntos Políticos do Departamento de Estado americano, Wendy Sherman

A subsecretária para Assuntos Políticos do Departamento de Estado americano, Wendy Sherman, exigiu nesta terça-feira à Coreia do Norte que abandone seu programa de enriquecimento de urânio e cumpra suas promessas de desnuclearização, em declarações divulgadas pela agência de notícias local Yonhap.

Wendy Sherman, de visita oficial a Seul até esta quarta-feira, acusou as autoridades norte-coreanas de não terem cumprido os compromissos que assumiram e, assim, bloquearem as negociações de seis lados – realizadas entre as duas Coreias, Estados Unidos, China, Rússia e Japão.

Este fórum de diálogo multilateral – destinado a pôr fim ao desenvolvimento de armas nucleares de Pyongyang – permanece estagnado desde abril de 2009, mas as partes envolvidas atualmente buscam retomá-lo.

A Coreia do Norte, por sua vez, alega que o retorno à mesa de negociações deve ser realizado sem condições prévias. Por isso, o regime de Pyongyang ainda se nega a aceitar os requisitos impostos por EUA e Coreia do Sul.

Perguntada sobre se os EUA preveem realizar novas conversas bilaterais com a Coreia do Norte depois do encontro entre representantes de ambos países em Genebra no mês passado, Sherman respondeu que elas ocorrerão se tanto Washington quanto Seul acharem útil.

Desde julho, Coreia do Sul e EUA mantiveram separadamente diálogos diretos com a Coreia do Norte para aproximar posturas a respeito de retomar as conversas de seis lados, embora não tenha havido avanços significativos.

Pyongyang alega que seu programa de enriquecimento de urânio destina-se ao desenvolvimento de energia. Analistas internacionais indicam, contudo, que o regime norte-coreano busca uma nova fonte de materiais para criar bombas atômicas de fissão, após já ter realizado testes atômicos com artefatos de plutônio.

Fonte: Terra

34 Comments

shared on wplocker.com