Milhares de ativistas pedem fechamento da antiga Escola das Américas nos EUA

Milhares de ativistas ocuparam neste sábado a entrada principal da antiga Escola das Américas na Geórgia, sudeste dos Estados Unidos, para exigir seu fechamento e o fim dos treinamentos de militares latino-americanos em academias deste país, informaram os organizadores.

“Mais de 4.000 pessoas participaram nos protestos deste sábado”, disse à AFP Hendrick Voss, porta-voz da organização SOAW (School of Americas Watch).

A polícia de Columbus, cidade 173 km a sudoeste de Atlanta, onde é realizado o protesto que durará até domingo, não quis divulgar o número de participantes.

Os ativistas se concentraram na entrada de Fort Benning, onde está localizado o Instituto do Hemisfério Ocidental para a Cooperação em Segurança, antiga Escola das Américas.

Entre os participantes destacou mais uma vez a presença do ator Martin Sheen, que falará à multidão no domingo.

“É a partir de vários atos de valentia que se escreveu a história da Humanidade”, disse o ator antes de chegar à Geórgia (sudeste) em um pedido ao governo americano para que feche esta escola.

No início deste ano, 69 congressistas pediram ao presidente Barack Obama que ordenasse por decreto o fechamento da escola e no mês passado o representante democrata Jim McGovern apresentou um projeto de lei para suspender suas operações e investigar os abusos de direitos humanos na América Latina.

“Os Estados Unidos não podem continuar mantendo aberta uma escola de assassinos, onde os militares e policiais de nossos países recebem lições de tortura, de conspiração e de golpes de Estado”, afirmou na sexta-feira à AFP Jimena Paz, militante da Equipe Sul da SOAW.

Os organizadores do protesto anual de três dias contam com o apoio da atriz Susan Sarandon e com a presença do presidente da Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP), Edward DuBose, de sobreviventes de torturas e de ativistas dos direitos humanos da América Latina.

O fundador da SOAW, o padre Roy Bourgeois declarou à AFP que, como ativista, está “muito decepcionado com o presidente Barack Obama por sua política externa com a América Latina”.

“Nossas expectativas eram de que, pelo menos, interrompesse o treinamento de militares estrangeiros nos Estados Unidos”, acrescentou.

Segundo Bourgeois, as autoridades explicaram que agora ensinam democracia.

De acordo com os organizadores do protesto, Colômbia, Chile, Peru, Nicarágua, República Dominicana, Equador, Panamá, Honduras, El Salvador, Guatemala, Costa Rica, Paraguai e México seguem enviando militares ou policiais aos Estados Unidos para que sejam treinados.

A Escola das Américas foi fundada em 1946 no Panamá, onde permaneceu até 1984. Durante a Guerra Fria, suas instalações serviram para formar milhares de oficiais latino-americanos em táticas de contrainsurgência ou espionagem, entre outras.

Fonte:  Yahoo

17 Comentários

  1. A ESCOLA DAS TREVAS
    .
    .

    Nesta escola se aprendia de tudo,menos as boas virtudes e direito a cidadania.
    .
    O dedicado lente, ensinava os seus atenciosos pupilos, como torturar utilizando das técnicas medievais as mais moderna com choques;como subornar e dá golpes de estado em governos,como extorqui políticos e governos,como trucida um preso,terrorismo em geral,…etc…etc.
    .
    Tendo alunos dedicados como foram a turma que praticou tais ensinamentos no golpe militar de 64,aqui no Brasil; eles tiraram a nota máxima nos assunto da cafajestagem e com louvor.
    .
    Os hermeneuta do crime de estado,até hoje aqueles que estão vivos e gozando uma aposentadoria bancada pelo povo que na outrora,no auge da ditadura militar, fora seus torturados,estão andando livres e encoberto pelo manto sujo da impunidade.
    .
    O governo pelo menos deveria dá a sociedade os nomes dos facínoras para que seja reconhecido em público,pelo menos isso;já que constitucionalmente os seus atos de criminosos sanguinários prescreveram.

  2. Para ler e entender como funcionava a máquina opressora da ditadura militar de 64
    .
    .
    ********

    Ditadura brasileira foi cérebro da repressão na América Latina
    .
    .
    A verdade sem rasuras. Na medida em que se tem acesso aos papéis da ditadura brasileira, mesmo àqueles com nomes cobertos por tarjas pretas, fica exposta a falsa história oficial sobre sua participação supostamente secundária e breve na Operação Condor.
    .
    Documentos mostram que Brasil serviu como cérebro logístico da repressão na América Latina.
    .
    Militares brasileiros espionaram, prenderam e entregaram cidadãos de outros países para “ditaduras amigas”

    ********
    .
    (*)por:Dario Pignoti/carta maior.
    .
    .
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18982
    .
    .
    Os ratos como sempre andam escondidos pelos boeiros e as sarjetas a noite.
    .
    .
    E como sempre,termino com a frase de Arthur Schopenhauer(1788-1860), filósofo alemão:
    .
    .

    ************
    Toda verdade atravessa 3 fases:
    .
    1) é ridicularizada;
    2) é violentamente contrariada;
    3) é aceita como a própria prova.
    .
    ************

  3. A antiga Escola das Américas,hoje Instituto do Hemisfério Ocidental para a Cooperação em Segurança.
    Era onde o governo dos EUA ensinava a ”sua democracia” de opressão,medo e dor,os seus ensinamentos equivaliam aos da antiga Gestapo de Hitler !

  4. TUDO bem só acho que estes ativistas vão bagunsar o mundo,se eu ficar um dia sem trabalhar me faz muita falta e a coisa pode ficar preta,porem este povo ficam semanas meses bagunsando o coreto ,quem os paga quem os financia?

  5. Éles fizeram isso com os indios americanos também…
    esses países que enviam seus cidadãos para serem doutrinados pelos yankS(sem o outro S) devem tabém “arder no mármore do inferno” como dizem os muçulmanos….
    Muitos criticam as posições árabes… mas temos de admitir que eles realmente amam o seu país e a sua soberania… diferente de nós latinoamericanos, “ex colonizados”.
    Cadê a nossa cultura? a nossa forma de pensar?
    Eu nunca tive aula sobre as grandes nações indigenas que reinarma no brasil… Nunca tive aulas aprofundadas sobre a história Inca, Maia e Asteca…. Mas sobre as mudanças sociais da Europa e Estados Unidos, suas revoluções e “evoluções” eu tive muitas…
    Por isso não me espanto de muitos ainda defenderem as idéias imperialistas ocidentais… A história tem duas versões, a dos vencedores e a dos perdedores… muitas vezes a história que prevalece é a do triunfo….

  6. Muito interessante a análise “imparcial” de certos comentários.
    Inclusive o revanchismo mascarado é a tônica daqueles que propõe uma “Comissão” dita da “Verdade”.

    Sou terminantemente contra que torturadores saiam impunes. No entanto, meus amigos, “pau que dá em Chico… deveria dar em Francisco!”, ou será que estou errado? Portanto senhores, sequestradores, terroristas e assassinos, os quais almejavam implantar a DITADURA do proletariado, através da LUTA ARMADA, que hoje anistiados querem ser santificados e tratados como heróis, não deveriam receber o mesmo tratamento? Sim … heróis esses que pretendem “justiçar” os seus algozes, sem contudo não deixar de lado uma gorda indenização vitalícia bancada pelo pobre povo brasileiro. Pois sim, senhores, quando se ganha uma reparação indenizatória do Estado quem será que paga a conta? Não é o “Tio Sam”, vilão das esquerdas radicais ou de nós, democratas nacionalistas. São, na verdade, todos nós “brazucas” que passam a pagar mais um “imposto” com a imposição de ex-guerrilheiros que alcançaram o poder pela via democrática. Na visão destes, QUE SE LIXE O POVO!

    Em relação ao movimento visando o fechamento da Escola das Américas, vamos equilibrar os comentários até aqui realizados visando o “outro lado da moeda”. Vamos também fazer um comentário “imparcial”. Pois bem, durante treze anos (1961-1974), algo em torno de trezentos militantes da luta armada no Brasil receberam treinamento de guerrilha em Cuba e na China (em números redondos, 250 em Cuba e 50 na China).

    Como foi dito, os que sobreviveram foram anistiados e estão sendo recompensados financeiramente. Recompensados por terem sido derrotados na luta para instaurar no Brasil uma democracia popular, seqüestrando, matando, assaltando e “justiçando” alguns de seus próprios companheiros e até militares estrangeiros, como o Major do Exército da então Alemanha Ocidental, Edward Von Westernhagen, em 1 de julho de 1968, no Rio, o Capitão do Exército norte-americano Charles Rodney Chandler, em São Paulo, em 12 de outubro de 1968, e o Marinheiro inglês David Cuthberg, no Rio, em 5 de fevereiro de 1972. Os dois primeiros, observem, antes da assinatura do Ato Institucional nº 5. Isso é um paradoxo!

    Militantes das Ligas Camponesas, ainda antes de 1964, e do Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR), em 1965 e 1966 e mais tarde, até 1974, da Ação Libertadora Nacional (ALN) – organização na qual os cubanos mais apostavam -, da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8) e do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) receberam treinamento de guerrilha em Cuba. E militantes do Partido Comunista do Brasil (PC do B) e da Ação Popular (AP), frequentaram a Academia Militar de Pequim nos anos de 1965 e 1966.

    Por que razão, então, tais dados sobre treinamentos em outras escolas militares estrangeiras, executados por brasileiros em países signatários da ideologia revanchista, derrotada em 1964, foram omitidos? Será que estes mesmos senhores, que comporão a tal da Comissão da “Verdade” serão da mesma forma imparciais? Volto a repetir … PAU QUE DÁ EM CHICO, DEVERIA DAR EM FRANCISCO!

    Quero dizer finalmente, senhores, que em todo o embate envolvendo luta armada, seja este embate guerra convencional ou guerra de guerrilha, excessos são cometidos por ambos os lados.

    Todos os brasileiros verdadeiramente preocupados com o destino da Nação, apostam em um Brasil democraticamente estável, contando com instituições sólidas, não aparelhadas por qualquer segmento ideológico, praticando a chamada JUSTIÇA PARA TODOS!

    Que tipo país queremos para os nossos filhos? Queremos hipócritas no poder? Queremos os três poderes institucionais sólidos e independentes?

    Precisamos de um povo esclarecido para votar com sabedoria!

  7. dhou… quem financia essa gente aí são as mesmas ongs(?) que financiam os artistas que estão protestando contra a construção da usina de Belo Monte… Ongs ESTRANGEIRAS!!!!

  8. Para quem acredita em fadas e bruxas… é mais facil acreditar no inimigo oculto que na propria incapacidade de tomar as decisões corretas… isso vale também para a cultura ufanista amadora do Brasil putencia sem ensino de qualidade… só demagogia barata… e nós e que não esquecemos 64!!!… eita retorica revanchista… não perdoam o fato de terem tido o tapete puxado pelos brasileiros patriotas… VIVA A CONTRA-REVOLUÇÃO VITORIOSA… sem eles só Deus para dizer em que situação horrorosa estariamos…

  9. BRAÇO FORTE… PERFEITO… a sobriedade de suas palavras calou as estuticias dessa gente da esquerda festiva… acham que os brasileiros esclarecidos não conhecem a podridão esquerdista que buscava o poder via armas… meus parabéns pela inquestionavel lucidez de suas palavras… saudações fraternais…

  10. Por onde anda o Human Right Watch que foi,é e jamais será capaz de ver o que foi a Escola das Américas.Não vejo a mesma veemência com a qual protege bandidos e assassinos pressionarem o Governo Americano de fecharem essa terrível instituição que propagou práticas abomináveis de torturas.
    Abra o Olho Human Right Watch e combate a raiz do problema.

  11. E falando em ditadura,as neo-fascistas que estão aflorando no pântano da mediocridade e da ignorância,já estão exalando o fétido odor da intolerância.
    .
    .
    **********

    Israel fecha emissora de rádio
    pacifista com argumento de que era ilegal

    .
    Fundada por israelenses e palestinos, estação tfuncionava na Cisjordânia
    .
    .
    “(….)” os responsáveis pela emissora argumentam que seus escritórios estão localizados em território palestino, sua atividade responde à legislação palestina e que, portanto, o Ministério de Comunicações de Israel não tem poder para realizar o fechamento.
    .
    Segundo seus responsáveis, a decisão foi politicamente motivada e faz parte de uma campanha mais ampla realizada por setores radicais do governo israelense contra a democracia e a liberdade de imprensa.
    .
    A emissora foi estabelecida por pacifistas israelenses em cooperação com palestinos, com a tentativa de substituir a lendária The Voice of Peace (A Voz da Paz), do ativista Abie Nathan. “(…)”
    **********

    .
    (*)fonte:r7/Agência Efe
    .
    .
    .
    http://noticias.r7.com/internacional/noticias/israel-fecha-emissora-de-radio-pacifista-com-argumento-de-que-era-ilegal-20111120.html

  12. MARGINAIS OFICIAIS E OS NÃO OFICIAIS,QUEM É O PIOR?
    .
    .
    .
    Na ditadura militar de 64,motivado por um golpe de estado perpetrada por extremistas da direita,fez com que o estado de direito coletivo e individual,como toda ditadura faz,quer da direita ou esquerda,estimulou no outro lado ideológico,que as facções criminosas similares e congeneres,praticasse os mesmos crimes e assim ambos os lados,a utilizar lei mosaica “olho por olho e dente por dente”.
    .
    os “gladiadores”,numa espécie de tribalismo selvagem e inconsequente;um traço peculiar dos militares da extrema direita,saíram pelas ruas afora,quase no estilo bang-bang,cometendo crimes e mais crimes.
    .
    Em um governo onde o estado de direito e a democracia é levado a sério,os infratores são levados a justiça e aplicado a pena,dentro da lei.
    .
    Na ditadura militar de 64,aquela aberração;não era um governo legitimo e sim um usurpador, toleu os direitos do povo de escolher o seu governo na forma livre e democrática como é hoja graças à Deus!.
    .
    Fechando o congresso nacional,e sem legitimidade jurídica e legal,logo não tinha a moral para levar ao jure popular ou a instituições democráticas os infratores das leis;até porque esses aloprados,detestavam qualquer coisa que lembrasse liberdade,a democracia;afinal, com que moral pode um marginal condenar outro similar pelos os mesmos crimes?
    .
    Assim os algozes levavam as sua vítimas para os porões em vez de um tribunal e em vês de uma autoridade constituinte,o juiz,o carrasco dava a sentença,depois é claro, de uma sessão de tortura bem barbaras.
    .
    Querer justificar um erro com outro é uma ignorância e o pior,para quem se “achava” no direito de ser governo e se comportar com criminoso é pior que aquele que não se encontra no poder,nem no sentido de fato ou no direito.
    .
    O pior bandido é aquele que usa as prerrogativas de autoridade,se escondendo atrás delas, para cometer crimes,eis a ditadura de 64.

  13. Essa escola das americas foi especialista em contra democracia nos países republica de bananas. Especialistas em formar paises subservientes aos interesses americanos gastando pouco e sem precisar infiltrar espiões com nacionalidade americana, contavam com os naturais dessas republicas.

  14. O que é e para que serve a Human Right Watch, conforme descrito pelo Novo Brazuk?
    Estas ONG´s somente servem para pressionar governos contrários aos interesses obscuros.
    Cade a ação da Human Rigth Watch nos escandalos de “uso da força” da policia norte americana contra cidadãoes que estão realizando passeatas pacificas?
    Cade a dita democracia norte americana e liberdade de expressão? A midia brasileira esconde as cenas grotescas das “agressões” contra os manifestantes, assim como esconde os absurdos da Chevron (petroleira norte americana) em um grande vazamento de óleo na Bacia de Campos e tentam jogar a culpa sobre o governo brasileiro, dizendo que o mesmo (governo) não dispõe de um plano de ação para conter vazamentos, quando deveriam sim, investigar os fatos que levaram ao vazamento e, se realmente a empresa estaria realizando ações para conter/minimizar o vazamento e as ações que estão sendo realizadas para limpeza do óleo no mar.
    Com certeza se fosse a Petrobras já estariam malhando a empresa…
    Acorda Brasil, sabemos que estes organismos internacionais somente servem para defender os interesses dos dominantes e,
    Ainda somos obrigados a ouvir os discursos do secretario de meio ambiente do Rio de Janeiro, usar deste acontecimento para começar a levantar a necessidade de uma auditoria “internacional” em todas as petroleiras, diga-se, principalmente na Petrobras…,relacionados a planos de ação contra vazamentos devendo ser certificados por organismos internacionais…
    Estas certificações impediram o vazamento da BP? também lembrando que não observamos ação do Greenpeace naquele mega vazamento de óleo… Porque? Cade os defensores do meio ambiente.
    Qual o interesse existente em tudo isso??? Será que desejam afastar a Petrobras do Pre-Sal com exisgencias impraticaveis?
    Brasil um país soberano. Brasileitros, precisamos pressionar as nossas autoridades constituidas e não aceitar submissões contra nossa nação, contra nossas riquezas e contra a nossa soberania.
    Acorda Brasil…

  15. Enfim os nossos satanazes de 64 foram treinados ai será que o roberto marinho também foi treinado na escola das americas ? rsrs fica a duvida.

Comentários não permitidos.