Defesa & Geopolítica

Rheinmetall e ADS demonstram sistema de defesa para viaturas

Posted by

Veiculo Fuchs 1A8 com ADS-AMAP

As empresas alemãs Rheinmetall e ADS GmbH realizaram uma demonstração de tiro real com seu sistema Active Defence System (ADS), na presença de 120 especialistas de dez nações. O ADS provê proteção para blindados contra lança-rojões [RPGs] e mísseis anticarro.

O sensor do sistema detecta o projétil quando esse se aproxima do veículo, e em questão de microsegundos, é aplicada no setor relevante energia pirotécnica para destruir a ameaça nas proximidades da viatura. Devido à sua trajetória fortemente inclinada para baixo, o ADS minimiza danos colaterais na região vizinha ao veículo.

Sensor – A instalação inclui módulos ADS combinando sensores e cargas explosivas que detonam a ameaça em uma distancia eficaz.

O sistema combina sensores de detecção de ameaças e sistemas eletro-ópticos desencadeantes, cada segmento a ser protegido, contem um sensor específico que cobre seu  perímetro e fornece sobreposição de seus sensor vizinhos.

Interface homem máquina dentro do veiculo Fuchs 1A8

No teste, um blindado Fuchs/Fox 1A8 equipado com o ADS foi rebocado a 20 km/h sobre a pista de testes e contra ele disparado um RPG-7, a uma distância de 18 metros.

Essa pequena distância foi escolhida propositalmente, para demonstrar a capacidade do ADS de se contrapor a um ataque à queima roupa.

O ADS foi acionado para automaticamente engajar o rojão, cujo impacto residual foi insuficiente para penetrar a blindagem da viatura. Os assistentes estavam posicionados AM área sem proteção, a 150m de distância.

A sequência (fotos: Rheinmetall) mostra o teste, com a última foto mostrando a viatura após o ataque.

Fonte: Segurança & Defesa

9 Comments

shared on wplocker.com