Rheinmetall e ADS demonstram sistema de defesa para viaturas

Veiculo Fuchs 1A8 com ADS-AMAP

As empresas alemãs Rheinmetall e ADS GmbH realizaram uma demonstração de tiro real com seu sistema Active Defence System (ADS), na presença de 120 especialistas de dez nações. O ADS provê proteção para blindados contra lança-rojões [RPGs] e mísseis anticarro.

O sensor do sistema detecta o projétil quando esse se aproxima do veículo, e em questão de microsegundos, é aplicada no setor relevante energia pirotécnica para destruir a ameaça nas proximidades da viatura. Devido à sua trajetória fortemente inclinada para baixo, o ADS minimiza danos colaterais na região vizinha ao veículo.

Sensor – A instalação inclui módulos ADS combinando sensores e cargas explosivas que detonam a ameaça em uma distancia eficaz.

O sistema combina sensores de detecção de ameaças e sistemas eletro-ópticos desencadeantes, cada segmento a ser protegido, contem um sensor específico que cobre seu  perímetro e fornece sobreposição de seus sensor vizinhos.

Interface homem máquina dentro do veiculo Fuchs 1A8

No teste, um blindado Fuchs/Fox 1A8 equipado com o ADS foi rebocado a 20 km/h sobre a pista de testes e contra ele disparado um RPG-7, a uma distância de 18 metros.

Essa pequena distância foi escolhida propositalmente, para demonstrar a capacidade do ADS de se contrapor a um ataque à queima roupa.

O ADS foi acionado para automaticamente engajar o rojão, cujo impacto residual foi insuficiente para penetrar a blindagem da viatura. Os assistentes estavam posicionados AM área sem proteção, a 150m de distância.

A sequência (fotos: Rheinmetall) mostra o teste, com a última foto mostrando a viatura após o ataque.

Fonte: Segurança & Defesa

9 Comentários

  1. RPGs não são lança rojões, são lança granadas (Rocket Propelled Grenade). Achei o visual desse blindado um tanto quanto estranho. Hoje mesmo vi um video não me lembro qual no entanto, que falava sobre os Israelenses também terem conseguido criar um “escudo” contra misseis, acho que usava a mesma tecnologia, e eles pretendiam usa-las em seus MBTs.

  2. Rorcharch,
    Na verdade o termo “lança-rojão” se aplica mais aos RPGs do que por exemplo ao AT-4, usado pelo EB, que recebe a designação oficial de “lança-rojão” pelo EB.
    O termo “lança-rojão” vem da época da SGM quando adquirimos a famosa “basuca” (ou se preferir, bazooka), que era um “rojão” (foguete) de verdade.
    Já o nosso AT-4 usa o sistema do CSR (canhão sem recuo) e apesar de ter herdado o “apelido”, não é um rojão por não ser uma “granada autopropelida por foguete” como por exemplo o RPG-7.
    A basuca tinha um foguete que era acionado apenas no interior do tubo lançador, de modo a não queimar o atirador.
    O RPG-7, além do motor para impulsionar a granada para fora do tubo, ainda acende um outro motor foguete quando está a alguns metros do lançador, de modo a aumentar o alcance. O problema é que esse método prejudica a precisão.
    Ou seja, toda a família RPG russa é propulsada por foguetes, sendo portanto um legítimo “lança-rojão”.

  3. O texto que fala sobre o sistema de segurança tem um hiato na informação,onde se fala dos sensores contra-medidas para segurança porém,não fica bem claro quais os tipos de medidas de defesa são essas,o que o sistema fez quando fora atacado pelo foguete em questão?…..e a foto do blindado depois?……cadê o buraco,o furo na “carcaça”(estrutura)?
    .
    O segredo ai não é só avisar quando está sendo atacado e sim o tipo da ação tomada.
    .
    **********

    “A instalação inclui módulos ADS combinando sensores e cargas explosivas que detonam a ameaça em uma distancia eficaz.
    .
    O sistema combina sensores de detecção de ameaças e sistemas eletro-ópticos desencadeantes, cada segmento a ser protegido, contem um sensor específico que cobre seu perímetro e fornece sobreposição de seus sensor vizinhos. “

    *************
    ??????????
    .
    .
    E agora quem poderá nos explicar isso?…quem se habilita…é sobre o sistema e não sobre o foguete!_Rsrs…

  4. sempre quando falam em rojão me vem a cabeça fogos de artificio, agora entendi o que ele quis dizer com rojão, valeu pela aula bosco. A proposito sera que esse sistema funciona contra o Javelin? Pra quem não conheçe javelin é um lança missil americano que é capas de atirar um missil de duas formas: a tradicional em linha reta, ou em parabola vindo pelo topo do blindado que é a parte mais vulneravel.

  5. Grande Lucena,
    O sistema ADS, como todos os sistemas de proteção ativos, tem a proposta de destruir a ameaça antes que atinja o veículo.
    Para tanto se faz necessário os seguintes componentes:
    1-Uma rede periférica de sensores (ativos e passivos no caso do ADS) que consegue detectar a aproximação da ameaça.
    Os sensores ativos costumam trabalhar na faixa milimétrica e os passivos na faixa IR/UV.
    2- Os componentes ativos do sistema (que podem ser projeteis de alta fragmentação com espoletas de proximidade/distância, ou como no caso do ADS, uma carga de fragmetação que espalha formando um cone dando cobertura a um setor específico, etc)
    Os componentes ativos ou são distribuídos ao redor de 360º como no caso do ADS, os são colocados em lançadores conteiráveis
    3-Um sistema de processamento
    4-Uma interface com o operador.
    Juntando tudo tem-se um sistema de proteção em 360°, que no caso do ADS, tema do post, não possui partes móveis, portanto, tem tempo de reação extremamente curto, podendo oferecer defesa até contra disparos feitos à queima roupa, usando as cargas pré-fragmentadas dispostas em 360° ao redor do veículo para interceptar a ameaça (lança-rojão, CSR, míssil antitanque, projétil lançado por canhão, etc) antes que essa se aproxime da blindagem.
    Na verdade é um “blindagem reativa” mais avançada.
    Um abraço.

  6. Rorcharch,
    Ele deve funcionar sim porque as cargas de fragmentação são voltadas tanto para baixo quanto para cima e para frente.
    Quando explodem,lançam as 3 cargas simultaneamente.
    Pode observar que na sexta foto de baixo para cima é visível os 3 jatos de fragmentos, com o voltado para baixo interrompido por ter atingido a granada RPG.
    Um abraço.

  7. Agora imagina essa tecnologia em conjunto com o sistema criado pela BAE que faz o veiculo ganhar a assinatura termica de outro veiculo e ate mesmo o faz a perde-la completamente, ficando invisivel a cameras termicas. O cara seria forçado a travar alvo no visual mas o sistema anti-missil interceptaria. E mesmo se passasse ainda tem blindagem reativa para minimizar o efeito. Tem-se um tanque de guerra invencivel.

  8. Sr.Bosco,
    .
    Obrigado pela explanação sobre o sistema ADS,assim como eu sei que há outros que não conhece muito bem o assunto abordado e com ajuda dos companheiros do PB,que estão mais por dentro do tema e que compartilham o conhecimento, aprendemos jutos e porque não crescemos também com essa parceria,como pessoas e cidadãos.
    .
    Ai!…..acabamos de praticar o comunismo,no caso a informação.Rsrs….(brincadeira)
    .
    Deus abençoe você a sua família.
    .
    Abraços

Comentários não permitidos.