Pentágono testa com sucesso bomba supersônica

O Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos) anunciou esta quinta-feira (17) ter testado com sucesso uma bomba supersônica, o que dará aos estrategistas militares a capacidade de atingir alvos em qualquer parte do mundo em menos de uma hora.

Disparada por um foguete do arquipélago do Havaí às 11h30 (09h30 de Brasília) desta quinta-feira, a Advanced Hypersonic Weapon (AHW, Bomba Hipersônica Avançada) deslizou sobre o Pacífico “na velocidade do som” antes de atingir seu alvo no atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall, informou o Pentágono em uma declaração.

Kwajalein fica cerca de 4.000 km a sudoeste do Havaí. O Pentágono não informou a que velocidade máxima o alvo foi atingido.

Os cientistas qualificam de velocidade hipersônica aquela que excede Mach 5 ou cinco vezes a velocidade do som (6.000 km/h).

O objetivo do teste foi compilar informações e dados sobre “aerodinâmica, navegação, orientação e controle de tecnologias térmicas de proteção”, explicou a tenente coronel Melinda Morgan, porta-voz do Pentágono.

Fonte: R7

37 Comentários

  1. Alguem mais quando viu o design da bomba lembro do 14x? sera que ele é adaptavel para virar uma bomba? ou será que essa sempre foi a intenção dele? aproposito, a tradução ta errada. ele diz weapon, que significa arma, e não bomba.

  2. Algumas armas vão se tornar obsoletas,e sua tecnológia, apartir do momento q essa arma ianks, DAARPA , se torne viável e em boa quantidade. Uma pergunta aos nossos congressistas e estratégistas: O q estamos fazendo p defender o n país de uma invasão, p vc hipotética, se n reequipamento, vide o n FX 2, está a cada dia + demorado? O n satélites geoestacionários, dirigiveis p ajudar e transportar ênes coisas nossas de defesa, etc, etc,etc.E na paz , srs, q nos preparamos p a guerra.Máxima latina, q fez que durassem + 1000 anos como o > império do planeta.O BRASIL acima de quase tudo.P Ontem srs.p ontem.Sds.

  3. Alguém exponha este calculo. Qual é a vantagem dele para os ICBM’s?.. Pois não é verdade que em cerca de 20 minutos um pode atingir qualquer parte do mundo? Vão então diminuir os ”benditos” 20 minutos se for a bomba hipersônica lançada por um ICBM?? =000

  4. E amigos…. esta ai 1 pequeno relatorio do quanto de tempo que o Ira dura…. “Menos de uma hora”…. Ai Ai…. Os “falidos” americanos surpreendendo os Anti-Americanos mais uma vez…

  5. Diarum,
    Mísseis balísticos, principalmente ICBMs, mesmo com ogivas convencionais, deixam nervosas as potências, achando tratar-se de um ataque nuclear. Resquício da Guerra Fria. rsrss…
    Um míssil com trajetória diferente, não balística, levando uma ogiva convencional (explosiva ou cinética), não iria ser confundida com um ataque nuclear.
    Por exemplo, se os EUA quiserem atacar um determinado edifício no Afeganistão porque sabe que lá encontra-se um líder terrorista e não disporem de meios próximos e decidirem usar um míssil hipersônico lançado dos EUA, a Rússia ficaria menos tensa com o míssil que ela consegue detectar e que sabe não se tratar de um ataque nuclear americano ao território Russo.
    Há meio que um acordo de cavalheiros entre as potências nucleares no sentido de não armarem mísseis balísticos estratégicos com ogivas convencionais.
    Outra possível vantagem seria a redução do tamanho e peso do míssil se comparado a um ICBM, IRBM, etc.
    Um ICBM tem que ter várias dezenas de toneladas para poder lançar sua carga em uma trajetória balística a milhares de quilômetros. Um míssil hipersônico poderia ser bem menor e mais leve.
    Talvez não muito maior que um tomahawk.
    Só pra você ter uma idéia, há um programa americano chamado de ArcLight que visa desenvolver um míssil com 3500 km de alcance, hipersônico, e que possa ser lançado dos lançadores navais Mk-41, que suportam no máximo mísseis com 2,5 t.
    Extrapolando, podemos muito bem imaginar um com 12.000 km de alcance e pesando umas 7 ou 8 toneladas. Hoje, o menor ICBM pesa umas 40 t.

  6. O Pentágono cancelou um programa que visava desenvolver uma ogiva convencional para o seu SLBM Trident II (o programa chamava-se de CTM – Conventional Trident Modification) porque não havia como convencer os russos que o seu lançamento não representava um perigo de um ataque nuclear ao seu território e os americanos preferiram não azedar as relações e arriscar um mal entendido.
    Daí partiram pra esses programas hipersônicos, menos sujeitos a serem confundidos.

  7. DE CERTO MODO ESTA ACONTECENDO NO MUNDO UMA GUERRA FRIA SÓ QUE COM VARIOS PAISES ANUNCIANDO ARMAS E MAIS ARMAS,UMA IMENÇA PROPAGANDA,E AINDA SE QUEIXAM DE CRISE,MAS PARA FABRICAR BOMBAS NÃO A CRISE,ESTÃO DOIDINHOS PARA SE ENGALFINHAREM NUMA GUERRA.

  8. Bosco, e o nosso motor hipresonico, como anda ? Li uma reportagem sobre seus testes de bancada, mas quando o testaremos de fato ?

  9. Esse é um dos motivos que não acredito muito na eficácia ou no poder dissuasório do DF-21 ASBM chinês.
    Se um desses for lançado contra um grupo tarefa americano como saber se é um “inocente” míssil anti-porta-aviões ou um ataque nuclear à esquadra?
    E o bom senso manda que simultaneamente à tentar se defender do míssil, que se contra-ataque antes que o ataque se conclua, com força maior que o golpe sofrido.
    Ou seja, os chineses, se usarem o DF-21 D ASBM, em tudo semelhante aos outros DF-21 armados com ogivas nucleares, e inclusive baseados próximos uns dos outros, estarão correndo sério risco de sofrerem um contra-ataque nuclear, e mais do que ninguém, os chineses sabem disso.
    Será que estão dispostos a correrem o risco só pra destruir um porta-aviões?
    Pra mim o ASBM chinês é um feito tecnológico impressionante, mas é uma arma completamente inútil do ponto de vista prático.

  10. Roberto,
    Eu creio que ainda estamos um pouco longe de um teste real.
    Motores Scramjets podem ser simulados em computador, a aerodinâmica pode ser testada em túneis supersônicos e hipersônicos, etc, porém, os motores scramjets têm o inconveniente de só poderem ser testados em condições reais. Não tem como fazê-lo em bancada.
    Os testes feitos em bancada eram do booster, de foguete sólido.
    Acho que ainda vai levar um tempinho até fazerem os testes reais com um veículo completo.

  11. Carlos,
    Tirando os mísseis balísticos, os mísseis dos sistemas S-300 e S-400 e o KS172 (ar-ar), que podem chegar a mais de Mach 5, o único míssil hipersônico russo contra alvos na superfície é o AS-16, que atinge Mach 5 e tem 300 km de alcance.
    Ele é muito parecido com o antigo SRAM americano.
    Mas ele está longe de ser um verdadeiro míssil hipersônico como os que existirão em futuro próximo, propulsados por Scramjets, PDE, etc.

  12. Enquanto dizem que estão sem dinheiro para a economia desejam que os emergentes dê grana para salvar e gastam o que têm para desenvolver armas para um futuro próximo nos atacar. Só queria ver a cara dos russos quando souberam da notícia e devemos atualizar o sistema astro e desenvolver novos mísseis contra esse tipo de ameaça.

  13. Engraçado que aqui mesmo na comunidade , propus uma ” RAMIFICAÇÃO ” para o projeto 14-X .
    Com as tecnologias aprendias nos projetos ( SARA , 14-X.), teremos muitos desdobramentos , basta termos visão para isso, e basta nosso oficiais generais terem uma visão ” MODERNA & DESENVOLVIMENTISTA ” de tais tecnologias .
    Coisa que não vemos nos oficiais generais atuais , é esperar para ver .
    Link : ( http://planobrasil.com/2011/11/17/motor-nacional-para-misseis-exocet-mm40/ )

  14. “MINEIRINHO disse:20/11/2011 às 00:21
    O maior inimigo dos Americanos são os próprios Americanos.”… concordo… mas não é qualquer americano… é o partido democrata e Wall Street os maiores inimigos dos EUA e por consequencia nossos… eles quem realmente mandam na madame e seu partido entreguista juntamente com demais siglas esquerdistas (incluam ai PSDB, antes que algum otario venha dizer que são neoliberais, logo não são esquerdistas… rsrsrsrsr)… eles são alinhados dos liberais americanos que a muito tentam se impor via ONU sobre os demais paises… ai mora o perigo de ve-los desenvolvendo armas de alcance mundial… seria o obvio para quem pretende ser o governo do mundo… facil de entender né?…

  15. O BRASIL TINHA QUE TER ESPECIE DE ( PENTAGONO) AONDE FICARIA MINISTÉRIO DE DEFESA, FAB,MARINHA , EXERCITO E CENTRO TECNOLÓGICO DAS FORÇAS.SERÁ QUE NUNCA PENSARÃO ISSO!!

  16. Enquanto o mundo não chegar a um consenso para terminar com a moeda americana como lastro das economias mundiais, o mundo vai ajudar os States a financiar a mesmas armas com que estão e serão chantageados, inclusive no futuro. Possibilitamos a eles desenvolverem tecnologia sensivel para que tenham sempre essa vantagem tecnologica sobre todos. Acorda mundo.

  17. Hahaha… Em um tópico, meses atrás, falaram da parceria de um tal motor “screamjet” (não sei se escreve assim) entre Brasil e EUA. Não sei o porque é tão igual. Brasileiro é burrinho ou inteligente? Ou se faz mercadoria?…
    Enquanto isso na terra dos tupinquins, os gringos dizem querer parceria. Parceria? Ou desviar o foco da pesquisa ou roubar nossos avanços e até idéias e melhorá-las lá, longe de nossos olhos? Para mim já esta mais que sabido, brasileiros devem deixar de ser otários. Ou desenvolve sozinho ou nem adianta, parceria é só sabotagem ou espionagem. Nunca descofiaram que quando a coisa é promissora querem ser amiguinhos?

Comentários não permitidos.