JIMMY CARTER CONFIRMA: ESTADOS UNIDOS NÃO QUERIAM QUE REGIME MILITAR BRASILEIRO FABRICASSE ARMA ATÔMICA

Sugestão: Mineirinho

SABADO, 19/11/11por Geneton Moraes Neto Entrevistas

Carter: pressão para que o Brasil não tivesse arma atômica

A Globonews leva ao ar neste sábado, às 19:05, com reprise no domingo,às 17:05, uma entrevista exclusiva com dois ganhadores do Prêmio Nobel da Paz : o ex-presidente americano Jimmy Carter e o arcebispo Desmond Tutu, herói da luta contra a discriminação racial. A entrevista dos dois ao DOSSIÊ GLOBONEWS foi a única que eles gravaram para a televisão durante a passagem pelo Rio de Janeiro – onde participaram da reunião do The Elders. Fundada por Nelson Mandela, o grupo The Elders reúne ex-governantes e ex-líderes políticos que tentam solucionar conflitos internacionais e influenciar na luta contra a desigualdade e a opressão.

Durante a gravação, o ex-presidente americano confirmou que interferiu pessoalmente, junto ao chefe de governo da Alemanha Federal, para evitar que o Brasil fabricasse uma arma atômica. O governo Carter via com preocupação uma “corrida armamentista” entre o Brasil e a Argentina. Hoje, Carter defende o fim de todas as armas atômicas.

Um trecho da entrevista:

Para efeito the registro histórico : O senhor pressionou a Alemanha a não vender tecnologia nuclear para o Brasil, nos anos setenta. A pergunta é: o que é que o senhor disse ao chefe do governo alemão, Helmut Schmidt, sobre o presidente brasileiro, o general Ernesto Geisel ?

Carter: “Quando fui eleito presidente, havia uma corrida nuclear entre a Argentina e o Brasil para desenvolver a capacidade de produzir armas nucleares. Mas o Tratado de Tlatelolco bane as armas nucleares em toda a América Latina. O Brasil e a Argentina estavam violando esse tratado. Vim ao Brasil. Falei com o presidente Geisel. Depois, minha mulher veio e conversou com o presidente. A Alemanha estava fornecendo a tecnologia ao Brasil. A Suíça a estava fornecendo à Argentina. Fui à Suíça e à Alemanha. Falei com Helmut Schmidt, que era chanceler, na época. Pedi que ele parasse de fornecer a tecnologia ao Brasil, para evitar que o Brasil conseguisse produzir armas nucleares. E, finalmente, por causa disso e de outras coisas, o Brasil tomou a decisão correta de não desenvolver a capacidade de fabricar armas nucleares”.

Alguém não muito simpático aos Estados Unidos poderia argumentar: por que os Estados Unidos podem ter toda a capacidade nuclear do mundo mas outros países não podem ?

Carter : “Como você sabe, ao final da Segunda Guerra Mundial cinco nações se tornaram potências nucleares: Estados Unidos, União Soviética, França, Reino Unido e China. Minha esperança, meu discurso público, minha crença e meu compromisso, desde quando eu era presidente, era banir todas as armas nucleares. A política do Elders é tentar trabalhar para o fim das armas nucleares. Mas, desde aquela época, outros países desenvolveram armas nucleares. Israel tem um grande arsenal, como você deve saber. A Coreia do Norte, que visitamos no começo do ano, tem uma pequena quantidade de armas nucleares. Nós acreditamos que todas as armas nucleares deveriam ser eliminadas da face da Terra. E eu acredito que os EUA e a Rússia devem ser os primeiros”.

Fonte: G1

50 Comentários

  1. grandes novidade… descobriram a polvora… A eliminação de todas as armas nucleares do mundo realmente é importante, o problema é que nunca aconteçerá, enquanto um tiver outros vão ter para sua segurança, e outros vão adiquirir para sua propia segurança, e por a vai.

  2. Ah é, quanta bondade!!
    Todos sabemos a verdadeira face por trás desse pseudopacifismo…
    TODO PAÍS, assim como todos seus habitantes têm o direito de fabricá-las, os Estados Unidos da América, essa nação hipócrita, não são Deus para determinarem o que pode e o que não pode.
    Que bom que eles estão na melda econômica.. kkkkkkk

  3. Po , a parte dele precionar a Suic,a a nao ajudar a Argentina ele nao explicou…
    Essa politica e’ bem interessante so’ os EUA podem ter bomba atomica, misseis alem dos 300 km (ou seriam milhas?).
    So’ os americanos podem ter “fun”e “bully” o resto do mundo, tambem queremos..

  4. que conversa… o Paquistão a India, israel, coreia do norte enfim todos desenvolveram . Não deixam os amigos desenvolverem mas os inimigos não conseguem controlar

  5. Grande Homem é o senhor JIMMY CARTER,pela sua coerência e postura pela paz,ele combateu quando presidente dos EUA as atrocidades cometido pelas ditaduras que imperavam pelo mundo em especial as do continente Americano.
    .
    As forças das trevas de lá,as elites conservadoras americana e as demais do continente,até hoje o odeia pela sua opção pela democracia e pelo direito e a dignidade do ser humano.
    .
    SALVE JIMMY CARTER !

  6. Esse é um cara que parece ter princípios e acredita no que defende. O problema é que o “sistema” prefere “pensar” diferente.

  7. Muito bem, conseguiu o que queria a longo termo, com ajuda de alguns pacifistas/entreguistas brasileiros. Agora no seculo 21 o Brasil e outro e perante os armamentistas, meu propio USA, estamos pelados na esquina sem leco e sem documento. Carter “forgot” esse detalhe da situacao brasileira neste momento historico.
    Very good Carter/Collor/FHC. Se Tratados valessem o papel que estao escritos nao existiria armas nucleares em nenhum pais, mas todos querem ter como dissuacao.

  8. Yankes malditos. Espero que o Brasil tenha uma Bomba Nuclear bem escondida para se proteger. Sinto cheiro de guerra pintando no ar, e das grandes. Que nosso abram os olhos pq do jeito que esta…. A Rússia não acreditou que Hittler fosse o atacar com o tratado de paz e acabou atancado e a Ru´ssia esta desprotegida. Brasil acha que ninguem vai lhe atacar pq e uma nação de paz… 🙁

  9. Brasil tmb nao fabricou a bomba porque nao kis os EUA depende mtu mais de nos do q nos deles mas agr se o brasil tiver uma potencia ameçando eu duvido que ele nao pensara 2 vezes em fabricar armas atomiccas

  10. MAIS UM AE

    China Critica EUA por investigar seus “gigantes tecnológicos”

    O governo chinês criticou neste sábado o Congresso americano por abrir uma investigação contra duas das principais empresas tecnológicas do país (Huawei e ZTE) para determinar se sua presença nos Estados Unidos representa uma ameaça à segurança, uma iniciativa que Pequim qualificou de “politizada” e “eleitoreira”.

    “É comum que os EUA tentem desviar a atenção para China e para as empresas deste país quando há eleições”, lamentou o porta-voz do Comércio, Shen Danyang, ao jornal oficial China Daily.

    Em termos parecidos se expressou o Ministério de Tecnologia e Indústria da Informação, cujos porta-vozes assinalaram que os EUA “impedem que as empresas estrangeiras operem em seu território com a desculpa da segurança nacional” e “as companhias chinesas foram vítimas destas investigações durante anos”.

    O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores Liu Weimin assegurou em comunicado que os investimentos chinesas nos EUA beneficiam a criação de empregos e o crescimento desse país, e por isso acredita que Washington “não vai politizar os problemas comerciais”.

    O Comitê de Inteligência da Câmara de Representantes dos EUA anunciou nesta semana o início de uma investigação para determinar se a rápida expansão de empresas de telecomunicações estrangeiras nos EUA pode ameaçar a segurança nacional, e citou a Huawei e a ZTE entre as investigadas.

    Um porta-voz da filial da Huawei nos EUA, William Plummer, citado hoje pelo jornal governista chinês “Global Times”, garantiu que a empresa, a segunda maior provedora mundial de equipamentos de telecomunicações, dava as boas-vindas às investigações se estas forem “abertas e justas”.

    Também assegurou que a Huawei fornece produtos a 90% das 50 maiores firmas de telecomunicações do mundo, e que em nenhum destes casos foram informados problemas de segurança.

    A ZTE expressou nesta semana em comunicado que confia que as investigações demonstrarão que a empresa respeita as leis e é confiável para seus parceiros americanos, assim como para seus clientes.

  11. Pergunto: -Tem caráter oficial esta declaração dele? Se sim, ele confirma e torna oficial a informação de grande quantidade de armas nucleares em Israel? Isso pode ser uma nova abordagem, pois oficialmente NUNCA foi admitido nem desmentido! Quem puder argumentar clarificando se passou para novo status seja bem vindo em argumentar. Como isso muda a diplomacia regional? E o fato de na época das Malvinas a Inglaterra ter enviado para cá armas nucleares, e houve reunião com a França exigindo info´s de seus mísseis, caso contrário seria aberta “a temporada nuclear por aqui”. Quando isso será pelo menos explicado, e sob quais pretextos e justificativas? Mais uma vez, estamos com coleira no pescosso decorrentes dos entreguistas vendidos, e hoje cínicos detentores do discurso da pureza. Poderia pelo menos mudar para…vocês ocolá são tão podres quanto nós…então levando para a cova de vez nosso entusiasmo com a democracia.
    Modo irônico ON: -coisa linda é um político não? São iguais a vermes, nescem aos milhares. Para esta praga só desinfectando.
    OFF.
    Esperem, os algoses da democracia serão os próprios políticos. Basta torná-la desacreditada, ou criar o voto facultativo,e verá o resultado.

  12. não chega a ser uma novidade chocante, mas mesmo assim é um noticia interessante e quanto a parte: “eu acredito que os EUA e a Rússia devem ser os primeiros” vai demorar muito pra isso acontecer infelizmente

  13. Boa pergunta essa do entrevistador por quê USA pode e outros países não alias quem foi o inteligente que assinou um tratado onde os países da américa latina não podem ter armas nucleares e mais uma pergunta quem pode determinar uma coisa desta acredito que todo país tem de ter sua autonomia para decidir se quer ou não ter armas nucleares pois os direitos devem ser iguais e não alguns países que podem e outros que não podem.

  14. rsrs rsrs conta outra cara de maracuja de gaveta PARA REALIZAR SEU DESEJO LEVANTA O RABO DO GATO E DA UM BEIJO rsrs rsrs Acabem com todas armas nucleares Americanas e Russas a China agradece rsrs

  15. Será que ele sabe que o brasil detêm a capacidade de criar ogivas nucleares até termo….
    Dizem até que houve um pequeno teste no pará…
    .
    Mas sou a favor de não termos, só o fato de saber fazer já está ótimo!

  16. O MUNDO É EGOISTA ELES QUEREM TER PODEM TER MAS NÃO QUEREM QUE OS OUTROS TENHAM,EU PESSOALMENTE ME SINTO MAIS SEGURO NO NOSSO PAIS NÃO TENDO DO QUE TENDO ARMAS ATOMICAS,PELO MENOS NÃO SOMOS O PRIMEIRO ALVO DE ARMAS ATOMICAS,O POBLEMA É A PREÇÃO E A INFLUENCIA BELICA AMERICANA,POR UM LADO É BOM DA EQUILIBRIO MAS POR OUTRO LADO TODO PAIS QUE ESTIVER EXERCENDO UMA POLITICA ECONOMICA QUE AMEACE OS INTERESES AMERICANOS,LÁ ESTÃO ELES EXERCENDO SEU PODER,NA REALIDADE ABUSO DE PODER,PORQUE?PORQUE SIMPLESMENTE SÃO UM PODERIO BELICO,E USAM ESTE PODERIO PARA AMEAÇAR INFLUENCIAR,DERUBAR GOVERNOS,ACABAR COM DEMOCRACIAS COMO A DO IRÃ ,SE MUITOS NÃO SABEM O IRÃ ÉRA UMA DEMOCRACIA,ATÉ INGLATERRA INFLUENCIAR OS AMERICANOS E DERUBAREM O GOVERNO DA EPOCA POR AMBIÇÃO,O GOVERNO DO IRÃ ÉRA ROUBADO PELAS INDUSTRIAS PETROLIFERAS INGLESAS BANCAVA A PUJANÇA INGLESA EM QUANTO NO SEU PAIS ÉRA SÓ MISERIA,AI O GOVERNO IRANIANO,NACIONALIZOU AS INDUSTRIAS INGLESAS E CAIO E O IRÃ É O QUE É HOJE GRAÇAS AOS INGLESES E AMERICANOS,ALGUEM ACREDITA NO SUICIDIO DE GETULIO VASGAS,QUE FUNDOU A PETROBRAS DEU DIREITO A VOTO AS MULHERES,FACILITOU LEIS PARA OS TRABALHADORES,JK ACIDENTE OU MANIPULAÇÃO AMERICANA,OS AMERICANOS SEMPRE TRABALHARAM PARA OS SUL AMERICANOS FICAREM EM BAIXO DA MESA,E A PROVA ESTA AI SE FASENDO DE SANTINHO,PORQUE ELE NÃO ACABOU COM SUAS ARMAS NUCLEARES ÉRA SÓ ESFOEÇARSE EM UM ACORDO MUNDIAL DE BOA VONTADE,SÓ SE FASENDO DE SANTINHO,MAS A REALIDADE É QUE ELES INTERFEREM MUITO NO NOSSO DESENVOLVIMENTO,E MUNDIAL TAMBEM,ALCANTRA É OUTRA PROVA E SÃO VARIAS FICARIA AQUI ESCREVENDO A TARDE TODA SOBRE O ASUNTO MAS NÃO VALE A PENA POIS MUITOS AQUI JA SABEM.

  17. Corre o boato q o BRASIL tem (3 ) THE BOMB, uma já montada e duas(2 ) a montar…seriam p teste na serra do cachimbo, + p q se ñ temos o VLS p lançar em n invasor?!?! Por isso q digo sempre: O VLS de hj é o missil de amanhã, daí q deveríamos priorizar o n VLS..e p ontem.Ps.: Quem vai defender os ianks !? bota a cara.

  18. nao, nao galileu, era preciso de o brasil ter essas armas preparadas para um possivel ataque, no caso de um ataque ao nosso pais , se o brasil dependesse de ter que fabricalas seria uma perfeita derrota , pois o inimigo poderia destruir todas as instalaçoes antes de conseguir a primeira, e se fosse um ataque nuclear entao, ai estaria tudo perdido em questoes de minutos.

  19. Primeiramente quero parabenizar o pessoal do site, pelo menos aqui não se vê um sentimento anti-Brasil como em alguns sites e blogs de defesa que prefiro não citar por nomes.

    Vou mostrar esse artigo a alguns americanófilos latino americanos que acham os EUA um amigo confiável e que criticam o Brasil a todo momento em detrimento a norte americanos, que com o perdão da palavra, estão cagando e andando pra américa latina.

  20. Estes Ratos juntando se aos que daqui são NATIVOS, vão nos explorar até que não aja mais recursos. Pois a falácia do estabelecimento de governos democráticos sem que no entanto aja uma pré seleção, dotada de auto nível de critérios, não dará oportunidade à competência e integridade.

  21. Para mim o brasil tem uma bomba atômica só não pode comentar deixa chegar a hora de informar o mundo, não precisa fazer alarde antes e receber bloqueio dos EUA e da UE. Que por sinal UE está quebrado podem verificar que agora espanha e italia vai entrar em crise, esperem para ver o EURO quebrar, e os EUA fazerem sua moeda quebrar. Esperem e veram, mas antes disso vão atacar o Irã e possívelmente se os Russos e os Chineses não vivarem as costas para o Irã vão ajudar o irã ai se preparem. http://www.youtube.com/watch?v=JGCfMMLzI90
    http://www.youtube.com/watch?v=mpHfqeOQ6fg

  22. Isto ja e´conhecido desde 1984,lembro de uma reportagem aonde se falava da corrida atomica que se pretendia travar brasil e argentina,os EUA (logico) para evitar uma corrida em seu quintal fez pressao e impedil esta demencia ! Descontando o formigamento causado por esta que nao e´novidade,os caras tao certo,somente o brasil abre mao de lutar pelos seus interesses,alem disso fizeram um favor em nos livrar (naquela epoca) desta sandice ! HOJE A REALIDADE E`OUTRA,falta apenas o meio de transporte,que alias so nao ta´pronto por causa das constantes privaçoes de verbas e mal vontade populitica!

  23. Fala pro Obama que ele deve pensar igual a CARter!Fácil fazer discurso qdo se é ex-presidente e pintar de bom moço!Rex Nazaré, esse é o pai da bomba atomica brasileira, o Brasil tem a tecnologia da bomba e pode faze-la se for ameaçado, agora o que precisamos é melhorar os meios de lança-la a longa distancia, como também aperfeiçoar os meios de redução do artefato!Pra isso precisamos de computadores de alta performance dispensando os teste práticos, ou seja, não precisamos explodir o artefato!

  24. o que este senhor pensa e pensava a respeito de nos não tem a minima importancia, o que importa e o que NÓS PENSANOS SOBRE NÓS MESMOS, estadunidenses norte americanos que cuidem do deles, e eles para mim são problema deles !!!

  25. Os tratados proibem de criar bombas atomicas. mas não impedem de criar bombas que tenha a mesma capacidade destrutiva, mas sem a radiação. O pulo do gato e descobrir lagum tipo de reação que gere a mesma quantidade de radiação. Ja vi uma teoria que bastoe de um material que acredito ser tungstenios, quando soltos do espaço, gera uma reação parecida com o uma lampada de incandescente so que gerando luminosidade e calor de forma bem maior. Parece que a energia seria equivalente a uma bomba atomica.
    Seria interessante criar ogivas de plasma.. Uma bomba de gas ionizado que se espalharia rapidamente.

  26. O motivo não é esse que o Sr Carter disse não!!..
    Se o Brasil e a Argentina desenvolvessem armas nucleares, a America do sul simplesmente deixaria de ser o quintal dos fundos da sua casa.

  27. Dandolo!
    .
    Bombas atomicas, para o Brasil não dá mais, ainda que detenhamos o conhecimento.
    .
    Leia o comentario do Cal.
    Bastante interessante para visionários como você.

  28. O Sr. Jimmy Carter, deixou o Brasil do jeito que os americanos sempre quiseram, desarmado e entregue a própria sorte(?), hoje não podemos nem pensar em comprar o SU-35, quanto mais pensar em construir um artefato nuclear, o Brasil é um país estratégico para os EUA, por este motivo eles vão estar sempre interferindo nas escolhas dos armamentos que o Brasil quiser comprar, por este motivo o SU-35 foi desclassificado e o Jimmy Carter confessa mais uma intromissão na soberania brasileira. O Brasil tem que evitar a “amizade” dos americanos, mas infelizmente a guerrilheira esta na contra mão e desnorteada não consegue enxergar onde esta o inimigo. Olha que eu detesto o PT e a guerrilheira, mas é o que temos de melhor no momento, infelizmente. Cruz credo!!!

  29. Velho Hipócrita! Para se exigir algo de outrem deve-se dar o exemplo primeiro…, outra coisa, no período de seu governo nem Brasil, nem Argentina tinham assinado este lixo sem valor, assim, não poderiam ser obrigados a fazer algo que não contrataram, logo, sua intromissão, feriu gravemente um princípio que os americanos tanto prezam e veneram, a soberania nacional…

  30. AJ´´´´É SÓ A MINHA CAIXA QUE É ALTA,SE TE OFENDI ME DESCULPE NÃO SABIA QUE VC ÉRA PARENTE DO JIMMI CARTER,(CARLOS FASSO MINHAS TUAS PALAVRAS FALOU E DISSE,(E O PIOR É QUE TEM GENTE QUE ACHA O CARA UM HEROI UM DAN ROÃN AMERICANO,O CARA CONFESSA QUE MELOU O BRASIL E AINDA TEM QUEM O ELOGIE,MAS QUEM ESTA DE PARABENS É A INDIA,EM!AQUILO É QUE É UMA CONCORENCIA COM ESCLARECIMENTO DO QUE E PORQUE,QUEREM O MELHOR COM DIREITO A PROVAS DE VOOU EM LABORATORIO,EOS AMERICANOS?!!!!!!!!!!!!.

    NOTA:

    Dhou, quando se escreve algo na internet em CAIXA ALTA significa GRITAR, e também não muito educado em algumas ocasioes, por isto pedimos para todos os leitores usarem este tipo de linguagem for apropiado, e não em todo o comentário.

    Abs, Lucasu.

  31. NOTA:não conhecia esta linguagem,porem não seria mais facil pedir para escrever em letras minusculas,é isto?ou é pegação!sempre procuro enfatizar a deficiencia militar deste pais,e o porque? mas na realidade todos aqui sabem o porque,e o senhor jimme acaba de confesar,os americanos ditam o que pode eo que não pode,e vcs ditam o que pode eo que não pode,e se eu não posso é só falar ou melhor escrever claramente que eu não esvrevo mais neste blog.

  32. Todos os problemas e deficiencias Brasileiras resumem-se um uma curta frase FALTA DE CULTURA.Cultura não se ganha cultura se adiquire mas somos mal acostumados a esperarmos recebe-la do estado ao invez de buscar-mos-a.Bomba Atomica é uma arma térmica e outras fontes térmicas estão sendo buscadas e sem radiação.A Bomba Blue Americana que é uam arma convencional é a arma mais devastadora depois da bomba atomica e ja desenvolveram uma ainda muito mais potente.Se voces esperam este governo da QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS mudarem a dependencia do Brasil e a subjugação aos Yankees tirem seus cavalinhos da chuva.O Brasil é e sempre foi e esta cada vez mais um pais capitalista.A muito tempo quem realmente governa esta nação são os meios especuladores,bancos e sistema financeiro e a iniciativa privada.Com o dinheiro do contribuiente Brasileiro pensam pavimentarem e desenvolverem vizinhos para de uma so vez agradarem correligionarios externos,escoar exportações primarias e a iniciativa privada gananciosa se abarcarem desses vizinhos.O que o Brasil e os Brasileiros ganham com isto,nada,so as contas para pagarmos.E nessa filosofia a manutenção da mesma é doutrina no sentido da não implementação da capacitação de beneficiamento que traria realmente o desenvolvimento e a independencia geral.A China por sua vez tem dois grandes ploblemas basicos,alimentacional ja que deteem 1/3 da população global e de saneamento basico.A China precisa muito de generos,grãos e materias.É o grande comprador e o melhor pagador.Ter a ousadia e a coragem de saber jogar com essas necessidades ja que o impensilio não é o medo de retaliação belica mas sim de embargos comerciais ja que Americanos e Europeus nos chantagiam dessa forma,e jogarmos com essa oportunidade de adiquirmos tecnologias e ciencias que nos faltam com os Chineses.Nosso geoestacionario tem grande participação deles e ate podera ser lançado ate mesmo antes do prognosticado de uma base Chinesa.Temos satelites e projetos com eles.Eles precisam do Brasil mais do que precisam de qualquer outro pais.Devemos ser mais serios pois aqui tudo caminha a moda Jabuti do Serrado e sensiveis de ponta se conquistam com investimentos,pesquisas.Bombas Atomicas podem ate mesmo serem compradas mas nossas prioridades são mais amplas e urgentes.O Brasil precisa deixar de ser sem vergonha e um prostituido pardieiro em beneficio de elites e passar a ser um pais com um ideal coletivo de progresso porque pensar como estamos pensando é pensar de forma egoista.Nada se faz em beneficio de alguem e sim daqueles que talvez ainda nem existam pois são eles que darão prosseguimento e precisam terem uma base para isso e a manutenção de nossos recursos e riquesas alicerçarão isto.Por isso temos uma necessidade urgente de termos capacidade de defesa e conscientizar nosso povo é a unica forma de obtermos.Mas como fazermos isso se quando temos essas iniciativas somos limitados nos argumentos ou tendenciosos por preferencias.

  33. E POR FALAR EM DIREITOS HUMANO,QUE É BOM
    .
    O texto informativo tem um pouco haver com o ilustre cidadão americano Sr.JIMMY CARTER.
    .
    .
    OBS:
    .
    Ultimamente,estão associando o direito a dignidade humana a impunidade,o criminoso tem mais que cumprir a sua sentença integramente dentro da lei dos homens e de Deus; de tudo por mais que nos cause indignação,o marginal é um ser humano.
    .
    ***********

    Milhares de ativistas pedem fechamento da antiga Escola das Américas nos EUA
    .
    “(…)” Milhares de ativistas ocuparam neste sábado a entrada principal da antiga Escola das Américas na Geórgia, sudeste dos Estados Unidos, para exigir seu fechamento e o fim dos treinamentos de militares latino-americanos em academias deste país, informaram os organizadores.”(…)”
    .
    “(…)” A Escola das Américas foi fundada em 1946 no Panamá, onde permaneceu até 1984. Durante a Guerra Fria, suas instalações serviram para formar milhares de oficiais latino-americanos em táticas de contrainsurgência ou espionagem, entre outras.”(…)”

    ***********
    .
    FONTE:AFP
    .
    .
    http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/73634_MILHARES+DE+ATIVISTAS+PEDEM+FECHAMENTO+DA+ANTIGA+ESCOLA+DAS+AMERICAS+NOS+EUA

  34. O fato do Brasil ter colocado na Constituição Federal que só iria utilizar a energia nuclear para fins pacíficos, foi a coisa mais imbecil que nossos políticos poderiam ter feito. Fico pensando se alguém ganhou alguma “recompensa” por isto.
    Hoje em dia se um país não tiver armamento com capacidade nuclear, não tem nada. Trata-se do maior elemento de dissuasão atualmente existente.

Comentários não permitidos.