JIMMY CARTER CONFIRMA: ESTADOS UNIDOS NÃO QUERIAM QUE REGIME MILITAR BRASILEIRO FABRICASSE ARMA ATÔMICA

Sugestão: Mineirinho

SABADO, 19/11/11por Geneton Moraes Neto Entrevistas

Carter: pressão para que o Brasil não tivesse arma atômica

A Globonews leva ao ar neste sábado, às 19:05, com reprise no domingo,às 17:05, uma entrevista exclusiva com dois ganhadores do Prêmio Nobel da Paz : o ex-presidente americano Jimmy Carter e o arcebispo Desmond Tutu, herói da luta contra a discriminação racial. A entrevista dos dois ao DOSSIÊ GLOBONEWS foi a única que eles gravaram para a televisão durante a passagem pelo Rio de Janeiro – onde participaram da reunião do The Elders. Fundada por Nelson Mandela, o grupo The Elders reúne ex-governantes e ex-líderes políticos que tentam solucionar conflitos internacionais e influenciar na luta contra a desigualdade e a opressão.

Durante a gravação, o ex-presidente americano confirmou que interferiu pessoalmente, junto ao chefe de governo da Alemanha Federal, para evitar que o Brasil fabricasse uma arma atômica. O governo Carter via com preocupação uma “corrida armamentista” entre o Brasil e a Argentina. Hoje, Carter defende o fim de todas as armas atômicas.

Um trecho da entrevista:

Para efeito the registro histórico : O senhor pressionou a Alemanha a não vender tecnologia nuclear para o Brasil, nos anos setenta. A pergunta é: o que é que o senhor disse ao chefe do governo alemão, Helmut Schmidt, sobre o presidente brasileiro, o general Ernesto Geisel ?

Carter: “Quando fui eleito presidente, havia uma corrida nuclear entre a Argentina e o Brasil para desenvolver a capacidade de produzir armas nucleares. Mas o Tratado de Tlatelolco bane as armas nucleares em toda a América Latina. O Brasil e a Argentina estavam violando esse tratado. Vim ao Brasil. Falei com o presidente Geisel. Depois, minha mulher veio e conversou com o presidente. A Alemanha estava fornecendo a tecnologia ao Brasil. A Suíça a estava fornecendo à Argentina. Fui à Suíça e à Alemanha. Falei com Helmut Schmidt, que era chanceler, na época. Pedi que ele parasse de fornecer a tecnologia ao Brasil, para evitar que o Brasil conseguisse produzir armas nucleares. E, finalmente, por causa disso e de outras coisas, o Brasil tomou a decisão correta de não desenvolver a capacidade de fabricar armas nucleares”.

Alguém não muito simpático aos Estados Unidos poderia argumentar: por que os Estados Unidos podem ter toda a capacidade nuclear do mundo mas outros países não podem ?

Carter : “Como você sabe, ao final da Segunda Guerra Mundial cinco nações se tornaram potências nucleares: Estados Unidos, União Soviética, França, Reino Unido e China. Minha esperança, meu discurso público, minha crença e meu compromisso, desde quando eu era presidente, era banir todas as armas nucleares. A política do Elders é tentar trabalhar para o fim das armas nucleares. Mas, desde aquela época, outros países desenvolveram armas nucleares. Israel tem um grande arsenal, como você deve saber. A Coreia do Norte, que visitamos no começo do ano, tem uma pequena quantidade de armas nucleares. Nós acreditamos que todas as armas nucleares deveriam ser eliminadas da face da Terra. E eu acredito que os EUA e a Rússia devem ser os primeiros”.

Fonte: G1

11 Comentários

  1. o regime militar velho capaxo dos gringos viveram de joelhos e deixaram que fizesem isso com nossa juventude um pais sem defesa mas cheio de pensoes altas desses acoxambrados se o brasil daquela epoca batesse o pe faria a bomba mas para governo que de militar so tinha a farda pois a atitude de guerreiro era nula hoje nossos governos tem que pisar em casquinha de ovo pois tamo nas maos dos gringos ate os caças não sao decididos pois nao podemos comprar com os russos reforma nas forças armadas já retirar de vez essa geração de pipoca que vive de joelhos pedindo penico para gringo.

  2. Os temerarios ufanistas amadores que em materia de revanche não tem para ninguem, criticam os militares dos aureos tempos brasileiros mas esquecem-se de quem REALMENTE lançou o programa nuclear brasileiro, subnuc, programa espacial, Embraer, entre outros… o Brasil não foi descoberto na decada vigente… para os esquerdistas poderem arrotar caviar muito se fez decadas atras… só um iludido não enxerga o obvio… muito se boicotou o pais durante a vigencia da excelente administração militar… mas mesmo assim eles não se acovardaram como o atual e preterito governo PROPAGANDISTA diante de pressões internacionais… essa é a diferença entre quem tem REALMENTE interesse pelo pais potencia e os confabulistas interesseiros e entreguistas… cadê os caças?… pararam o subnuc… o exercito ta as minguas… mas dindin para emprestar via BNDS (banco nacional de dar dinheiro brasileiro a pais com governo socialista não pagar)a fundo perdido eles tem… investimentos reais em educação e desenvolvimento tecnologico, só propaganda…

  3. JA QUE NINGUEM SE PRONUNCIOU—-Maluquinho,valeu a pena ler o que vc escreveu,até achava que vc realmente éra maluco,mas vc finge muito bem,grande postagem,palavras com sabedoria,assim nosso congresso pensase assim,o brasil para ficar livrem teria que ter um governo serio,come quiéto,que armace o brasil com uma defesa realmente defesa,o poblema dos governos é que eles querem faser propaganda tipo hugo chaves querem subir na mais alta torre para que o mundo os veja,lula fez um marquetim tremendo,até o pessoal da globo foi testar os caças,no meu ver não precisava ser assim,pois atrai raios,quer dizer a preção norte americana e europeia,e não adianta se um pais quer ter vós tem que ter um exercito,marinha e aéronautica bem equipadas,e longe o mais possivel da corrupção.um grave poblema brasileiro.

  4. BLUE EYES meu caro embora caminhem juntos o furingo e as calças e ate intimamente se esfregando o que as nadegas tem haver com a calça jeans???Em todos os governos tivemos pontos positivos e negativos mas voce coloca que como os militares impulsionaram a industrialização e pesquisas como se isso se torna-se uma obrigatoriedade de abona-los por seus erros.A lei meu amiguinho embora seja ultrapassada e cheias de fissuras onde um bom conhecedor ate usa as mesmas para justificar-se é IGUAL PARA TODO MUNDO e sendo assim todo aquele que comete ou cometeu ilicitos e crimes deve responder por seus atos.Não tem ninguem mais do que eu que defende o soldado Brasileiro aqui neste site.Eu por eles não so ponho a minha mão no fogo mas a minha cabeça tambem e de olhos fechados pois sei que aquele que adentra as forças armadas no seu jovem coração e na próatividade de seu intimo incondicionalmente nutra amor pela patria com total entrega e dedicação.Sei que voce meu caro é Cristão então voce ja ouviu falar em CONCUPISCENCIA que é a dificuldade do ser humano se desapegar das coisas materiais.Por isso Jesus se referia as crianças terem o Reino do céu pois na inocencia delas não conheciam as necessidades das materialidades,essa é a diferença entre o soldado e o comandante.Assim como penso que politicos devem pagar por seus crimes,militares tambem devem pagarem assim como tambem subversivos.Nada e nem ninguem neste pais esta acima da lei e isento das penalidades da mesma.Atacar um lado e condenar o outro É INJUSTO,julgar os dois lados é justo OU QUE SE CALEM TODOS PARA SEMPRE e ponhasse uma pedra encima desta imundice QUE MANCHOU DE VERGONHA A HISTORIA DO NOSSO BRASIL AO DERRAMAR O SANGUE BRASILEIRO.Os proprios militares aceitam serem julgados desde que subversivos tambem sejam julgados e fica uma minoria mediocre reacionaria golpista aproveitando-se de situações para embutirem essas coisas para justificarem impunidades e embutindo outras coisas tambem.Ninguem mais é tolo e o povo Brasileiro ja conhece todas as artimanhas.Não existem mais subversivos mas existe algo muito mais devastador do que eles A IRA DO POVO BRASILEIRO e que Deus não permita que ninguem a prove pois toda a humanidade se horrorizara com ela.Melhor desistirem pois material manipulado e orquestrado so arregimentam tolos e ninguem é mais tolo.Como ja cansei de afirmar INDIO NÃO QUER MAIS PIPOKA INDIO AGORA QUER É POPIKA E TODINHA.

  5. Notem como todas as materias acabam sempre sendo disvirtuadas para picuinhas politicas e quando não é isso são choromingações do que não temos e do que precisamos ter.Enquanto continuarmos assim seremos como o Totó que uma vez por dia tem o previlegio de ir na rua fazer suas necessidades e la chegando fica rodando em circulos cheirando.Olhar pra frente e ter iniciativas para que as coisas acontecem sussessivamente senão melhor desistir e deixar ficar como esta porque nada nesse pais se efetiva pois se pensar em segurança reclamam da falta de saude se pensarmos em tecnologia reclamam de educação.Nada se é possivel fazer se primeiro não se tem SEGURANÇA que é o principio de tudo.Se não tem segurança não se tem ordem não se tem padrão e se não se tem ordem e não se tem padrão não se tem nada,so um por si e Deus por todos.Crescer intelectualmente como povo é pensar em prioridades e so é possivel te-las e faze-las seguindo um cronograma.Instantaneo meus amiguinhos SO LEITE EM PÓ MOCÓCA e assim mesmo se não mexer direitinho fica bolinhu nu fundinhu.

  6. Teste no Pará foi na serra do Cachimbo. Infelizmente o Brasil não pode fazer mais testes deste tipo pois através dos sismógrafos outros países conseguem detectar.

  7. Sangue, 1maluco, vc iria ver se a gentalha comunista vinda de Cuba tivesse tomado o poder em 64… ai sim, vc ia ver como se lava o chão da patria com sangue… é so observar a historia do pos revolução cubana e ver o qnto Fidelzinho foi carinhoso com sua população civil, em especial com dissidentes… o que vc me diz?… essa suposta releitura da madame sobre o tema é so um modo de baixar a moral da tropa e cozinha-la no caldeirão da mentira… vamos aguardar…

  8. E AINDA QUEM DEFENDE COMPRA SH18!!!ESTÃO DE BRINCADEIRA!!QUEREMOS TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIA!!EUA NÃO VÃO NOS FORNECER,PELO CONTRÁRIO QUEREM NOS VENDER O PRODUTO!!NÃO QUEREMOS!!CHEGA DE SUCATA!!QUEREMOS O MELHOR!!HÁ NÃO SÓ NA TECNOLOGIA NUCLEAR COMO NO PROGRAMA ESPACIAL!!QUEREM NOS APARTAR DO DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO

  9. HOJE TEMOS TECNOLOGIA NUCLEAR E ESPACIAL!!GRAÇAS TALENTO DOS BRASILEIROS!!DEPENDESSE DELES TINHÃO SE DESENVOLVIDO NADA!!ELES NÃO SÃO NOSSOS ALIADOS!!PAREM DE SER NEOCOLONIZADOS!!TEMOS QUE NOS UNIR COM FRANÇA, RUSSIA ETC..PARA PROSPERAR NA TECNOLOGIA!!O BRASIL ESTA CERTO DE TER BARBA DE MOLHO COM ELES!!NÃO CONFIE!!!!

  10. O States como o principal desenvolvedor de armas incluse a nucleares, os que primeiro usaram para fins militares, e que continuam a utilizar na forma de bomba chamada fraca como fizeram no Iraque. São ótimos em proselitismo, mas pessimos exemplos. Para não se converterem em piada mundial deveriam unilateralmente eliminar a suas, mas esse papo do Mr. Carter é claro que é balela.

  11. Não precisamos de bomba, já temos muitas.
    Bomba de administração.
    Bomba na educação.
    Bomba de segurança.
    Bomba de saneamento básico.
    Bomba de saúde.
    Bomba de desestrutura.
    Bomba de transporte.
    Bomba de fragmentação nacional (Amazônia).
    Bomba da Funai.
    Bomba ONGS.
    Bomba de de 3 poderes.
    Bomba de desinformação.
    Bomba da corrupção, (de todos os tipos e tamanhos).
    Bomba de hipocrisia.
    Com um arsenal desse, precisamos mais do que?

Comentários não permitidos.