Notícias da Marinha

O Diretor-Geral do Material da Marinha (DGMM), Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos, visitou a Fábrica de Combustível Nuclear, das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende (RJ), no dia 18 de outubro, onde assistiu a palestras e conheceu as instalações.

Desde 2000, a Marinha do Brasil, por meio do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, mantém um contrato com a INB para o fornecimento de cascatas de ultracentrífugas, que serão responsáveis pelo enriquecimento do urânio usado para a operação dos reatores nucleares das usinas de geração de energia nucleoelétrica Angra I e II.

O Presidente da INB, Alfredo Trajan Filho; o Diretor Técnico de Enriquecimento da DGMM, Contra-Almirante (EN) Humberto Moraes Ruivo, e o Diretor de Produção do Combustível Nuclear, Samuel Fayad Filho, realizaram apresentações sobre as atividades da empresa, as oportunidades de crescimento do setor e os desafios no contexto nacional e internacional. Em seguida, o DGMM visitou as instalações, conhecendo as Áreas de Enriquecimento, de Reconversão, de fabricação de Pastilhas e de Monitoramento Final do Elemento Combustível.

Apenas três países no mundo possuem reservas relevantes de urânio e o domínio completo do ciclo do combustível nuclear. Neste seleto grupo está o Brasil, juntamente com a Rússia e os Estados Unidos da América.

Fonte: Marinha do Brasil

Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador realiza
adestramento com morteiros em Aracaju

De 25 a 27 de outubro, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador realizou o adestramento de fogo com morteiros, com apoio de metralhadoras MAGS 7,62 mm, no campo de treinamento do 28º Batalhão de Caçadores em Aracaju (SE).

O evento permitiu à tropa adestramento sobre transporte, preparação, uso e todas as regras de segurança do armamento. Na oportunidade ocorreram treinamentos de tiro, tiro com movimento e lançamento de granadas.

Foi realizado, ainda, no mesmo período e local, um adestramento de camuflagem em um circuito montado com armadilhas, atiradores e veículos disfarçados, para que o grupo de patrulha realizasse o reconhecimento de ameaças durante o desenvolvimento no terreno.

Fonte: Marinha do Brasil

Esquadrão HU-5 realiza segunda campanha de tiro do ano

Meios envolvidos – ANV e VTR

O 5° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5), as “Asas da Marinha no Sul do Brasil”, realizou seu segundo exercício de tiro do ano, de 24 a 29 de outubro. A atividade aconteceu na raia de tiro da Força Aérea Brasileira em Saicã (RS).

O treinamento contou com o apoio da Base Aérea de Santa Maria (RS), do Destacamento da Raia de Tiro de Saicã e do Destacamento do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande.

Na ocasião, foram realizados tiros de metralhadora axial 7,62mm e de foguete SBAT-70. O exercício foi de extrema importância para a manutenção da qualificação dos pilotos, pessoal de apoio e da operacionalidade do Esquadrão “Albatroz”.

Fonte: Marinha do Brasil

Marinha apoia pesquisas na Ilha Elefante, na Antártica
Pesquisadores da Operação “Antártica” desembarcam na Ilha Elefante

Entre os dias 22 e 27 de outubro, o Navio Polar “Almirante Maximiano” desembarcou o primeiro grupo de pesquisadores da Operação “Antártica XXX”, na Ilha Elefante.

Em Elefante, ilha montanhosa e coberta de gelo localizada nas Ilhas Shetland do Sul, no Continente Antártico, o Brasil mantem o refúgio Emílio Goeldi. Inicialmente, três funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro foram levados à ilha para realizar a manutenção anual do refúgio, que servirá de base para o acampamento do projeto de estudos da biologia e ecologia das populações de aves do arquipélago, onde, nesta primeira etapa, seis pesquisadores e um alpinista permanecerão por mais de 40 dias coletando amostras sanguíneas, realizando medidas, recenseamento e o anilhamento da população de aves.

Material transportado até o Refúgio Emílio Goeldi

O desembarque foi possível graças ao emprego de uma aeronave Esquilo Biturbina do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), orgânica do navio.

Outro material do projeto que estuda a biodiversidade, distribuição e ciclo de vida de macroalgas e fungos foi levado à ilha por bote, auxiliado pelo grupo de mergulhadores destacados do Comando da Força de Submarinos.

As próximas etapas destes estudos se darão, nesta região, até meados de março de 2012, quando o Navio Polar “Almirante Maximiano” proporcionará o retorno do material e dos cientistas.

Emprego do Esquilo Biturbina do HU-1

Infográfico mostra o percurso do navio do Rio de Janeiro, onde suspendeu,
às Ilhas Shetland do Sul

Fonte: Marinha do Brasil

14 Comentários

  1. Boas Noticias…. mais uma vez o Governo merece os parabens… logico q ainda temos muito oq resolver, principalmente os caças…. mas estamos avançando

  2. MUITO BOA ESTA MATERIA
    JIMMY CARTER CONFIRMA: ESTADOS UNIDOS NÃO QUERIAM QUE REGIME MILITAR BRASILEIRO FABRICASSE ARMA ATÔMICA

    SABADO, 19/11/11por Geneton Moraes Neto Entrevistas

    Carter: pressão para que o Brasil não tivesse arma atômica

    A Globonews leva ao ar neste sábado, às 19:05, com reprise no domingo,às 17:05, uma entrevista exclusiva com dois ganhadores do Prêmio Nobel da Paz : o ex-presidente americano Jimmy Carter e o arcebispo Desmond Tutu, herói da luta contra a discriminação racial. A entrevista dos dois ao DOSSIÊ GLOBONEWS foi a única que eles gravaram para a televisão durante a passagem pelo Rio de Janeiro – onde participaram da reunião do The Elders. Fundada por Nelson Mandela, o grupo The Elders reúne ex-governantes e ex-líderes políticos que tentam solucionar conflitos internacionais e influenciar na luta contra a desigualdade e a opressão.

    Durante a gravação, o ex-presidente americano confirmou que interferiu pessoalmente, junto ao chefe de governo da Alemanha Federal, para evitar que o Brasil fabricasse uma arma atômica. O governo Carter via com preocupação uma “corrida armamentista” entre o Brasil e a Argentina. Hoje, Carter defende o fim de todas as armas atômicas.

    Um trecho da entrevista:

    Para efeito the registro histórico : O senhor pressionou a Alemanha a não vender tecnologia nuclear para o Brasil, nos anos setenta. A pergunta é: o que é que o senhor disse ao chefe do governo alemão, Helmut Schmidt, sobre o presidente brasileiro, o general Ernesto Geisel ?

    Carter: “Quando fui eleito presidente, havia uma corrida nuclear entre a Argentina e o Brasil para desenvolver a capacidade de produzir armas nucleares. Mas o Tratado de Tlatelolco bane as armas nucleares em toda a América Latina. O Brasil e a Argentina estavam violando esse tratado. Vim ao Brasil. Falei com o presidente Geisel. Depois, minha mulher veio e conversou com o presidente. A Alemanha estava fornecendo a tecnologia ao Brasil. A Suíça a estava fornecendo à Argentina. Fui à Suíça e à Alemanha. Falei com Helmut Schmidt, que era chanceler, na época. Pedi que ele parasse de fornecer a tecnologia ao Brasil, para evitar que o Brasil conseguisse produzir armas nucleares. E, finalmente, por causa disso e de outras coisas, o Brasil tomou a decisão correta de não desenvolver a capacidade de fabricar armas nucleares”.

    Alguém não muito simpático aos Estados Unidos poderia argumentar: por que os Estados Unidos podem ter toda a capacidade nuclear do mundo mas outros países não podem ?

    Carter : “Como você sabe, ao final da Segunda Guerra Mundial cinco nações se tornaram potências nucleares: Estados Unidos, União Soviética, França, Reino Unido e China. Minha esperança, meu discurso público, minha crença e meu compromisso, desde quando eu era presidente, era banir todas as armas nucleares. A política do Elders é tentar trabalhar para o fim das armas nucleares. Mas, desde aquela época, outros países desenvolveram armas nucleares. Israel tem um grande arsenal, como você deve saber. A Coreia do Norte, que visitamos no começo do ano, tem uma pequena quantidade de armas nucleares. Nós acreditamos que todas as armas nucleares deveriam ser eliminadas da face da Terra. E eu acredito que os EUA e a Rússia devem ser os primeiros”.

  3. “Apenas três países no mundo possuem reservas relevantes de urânio e o domínio completo do ciclo do combustível nuclear. Neste seleto grupo está o Brasil, juntamente com a Rússia e os Estados Unidos da América.”
    Olha… Depois desta! O Brasil não estar na linha de artefatos nucleares nem mesmo secretamente, É MUITA BURRICE.

  4. Almirante Arthur Pires Ramos cadê nosso plutônio ops!falei demais ,deixa prá lá , um fuzileiro naval da marinha do Brasil com um FAL onde está o M-16 ?

  5. A primeira imagem me parece que esses são os caras do cogumelo, é só querer.
    A segunda dos FNs, meus parabéns, treinar , treinar , treinar, e com equipamento real, custa caro, mas esse é o jeito de se manter uma tropa profissional da ativa.
    Agora a foto dos helis com caminhões e carretinha, estou na dúvida se são dos FNs, se for , não sabemos nada sobre isso, nem marca, modelo, capacidade, motorização,etc, tá faltando então relações públicas.
    Certo??????
    Agora lá na Antártida, o negócio é manter presença constante, não percam de vista esse setor, sabe né(?) cercar.

  6. tão de brincadeira!!!!

    quer dizer que inglaterra, frança, china não dominam
    o ciclo completo docombustível nuclear.

    e até a argentina(talvez)

  7. Jimmy Carter, é um hipócrita, durante o governo deste crápula, ele nunca veio ao Brasil, veio anos depois numa conferência de pastores Batista em Salvador. Os EUA destrói 10 Bombas nucleares e constrói uma que vale por 50 destruídas, e assim vamos sendo engambelados…, e mais países vão se ajuntando ao “clube atômico”,Israel, Coréia do Norte, Índia, Paquistão, e do lado de cá, FHC,assinando tratados que deixaram o Brasil indefeso diante das ameaças. Ainda bem que temos a MB, com os olhos voltados para o futuro, apesar das limitações impostas pelos políticos.

  8. Juvenildo, ele se refere a países com tecnologia e reservas em grande quantidade; os que o Sr. citou, corretamente, só possuem tecnologia. Abraço!!
    Viva o Brasil; melhor devagar do que parado!!?!?!?

  9. NÃO SOU MILITAR NÃO TENHO NENHUM PARENTE MILITAR QUE EU SAIBA,NÃO SOU A FAVOR DE MILITAR MANDAR EM UM PAIS,MAS NOSSOS MILITARES ESTÃO MUITO CONIVENTES COM A FALTA DE ARMAMENTO PARA NOSSA DEFESA,ESTA AI MAIS UMA PROVA QUE ESTE PAIS TEM MUITA COISA PARA COBISAREM,E NO INTANTO ESTE GOVERNO POUCO ESTA FASENDO SE NÃO NADA,QUE GOVERNO MICHURUCA QUE PARESE SÓ SE IMPORTAR COM OS DIREITOS HUMANOS COMIÇÃO DA VERDADE QUE MENTE PODRE,POBRE COITADA,ESTA ALUCINADA,E AINDA COLOCAM UMA PESSOA DESTA DESPREPARADA PARA GOVERNAR ESTE PAIS.

  10. Eu acho que o Brasil deveria se alinhar com a Rússia, China, Índia, Paquistão,Irã e Coreia do Norte. Motivo: Os americanos sempre prejudicaram a nossa segurança soberana.

  11. diarum Amigo, nao sei se voce acredita, mas ha varios idiotas que creem que o Brasil nao possui…. Na guerra Fria. Ganhamos dos Americanos a W-87… Mas creio eu que hoje… desenvolvemos a nossa…. Aramar creio eu que teve imensa participacao…

    Danolo. Nao. esquece isso… E quem disse que a India Apoia a Russia/ China e suas demandas( Coreia do Norte, Ira… entre outros)????

  12. A arma padraão da n FAs será o novo FAL, mt bom, e parabéns aos n pesquisadore e técnicos…e espero que venham logo os 150 caças Su 35BM p a FAB e 72 novos caças Rafales p a n MB, assim honramos os n compromissos c a França e recebemos , por acordo, a transferência de T&T deles e p ontem, afinal somos ou ñ a 6 econ^mia do planeta…quem está mentindo?!?! sds.

  13. Dandolo concordo com você em partes, porque não precisamos de muita coisa para fabricar a bomba!
    Precisamos de coragem só isso.

Comentários não permitidos.