Ministério da Defesa recebe comitivas da Alemanha e da China

Reuniões bilaterais visam discutir parcerias estratégicas e tecnológicas entre o Brasil e esses países

Brasília, 16/11/2011 – O Ministério da Defesa brasileiro recebe, a partir de hoje, duas comitivas estrangeiras de alto-nível, da República Federal da Alemanha e da República Popular da China, para discutir temas relacionados à transferência de tecnologia, intercâmbio estratégico, atuação em missões de paz e cooperação industrial.

Os trabalhos do 6º Encontro Bilateral do Estado-Maior das Forças Armadas da Alemanha e do Estado-Maior Conjunto brasileiro terão início às 9h desta quarta-feira. O subchefe para assuntos político-militares e controle de armas, general-de-brigada Hans-Werner Wiermann, chefia a comitiva alemã.

Duas apresentações sobre o emprego das Forças Armadas do Brasil nas operações de garantia da lei e da ordem (GLO) e a participação brasileira na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah) abrem os trabalhos.

A parte alemã discorrerá a respeito da reforma do comando de suas Forças Armadas e as operações realizadas na Força Interina das Nações Unidas para o Líbano (Unifil). Ao final do encontro, serão discutidas possibilidades de cooperação tecnológica entre os dois países.

Cooperação Brasil-China

A comitiva que participará da 2ª Reunião do Comitê Conjunto de Defesa Brasil-China, chefiada pelo vice-chefe do Estado-Maior Geral do Exército Popular de Libertação da China, tenente-brigadeiro Ma Xiaotian, abre suas atividades no Brasil com uma visita ao Parque de Material Aeronáutico do Campo de Marte, em São Paulo, às 10h de hoje.

Os visitantes chegam a Brasília à noite. Às 9h30 de amanhã (17/11), o brigadeiro Ma Xiaotian visita o I Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta I). Às 11h, ele assiste a uma palestra no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

O restante da comitiva participa da abertura dos trabalhos na sede do Ministério da Defesa. Os encontros incluem discussões sobre cooperação na área de construção de meios navais, desenvolvimento conjunto de armamento, mísseis superfície-ar de média altitude e torpedos pesados e minas de fundo.

Os grupos de trabalho apresentarão possibilidades de intercâmbio acadêmico entre os institutos de tecnologia, desenvolvimento conjunto de pesquisa científica, cooperação em atividades espaciais e projeto e desenvolvimento de veículos de lançamento e de satélites.

A parte brasileira tem interesse no uso de imagens obtidas por radares de abertura sintética para combater o crime organizado e o desmatamento na Amazônia Legal.

Os dois países participam de operações de paz em vários continentes e boa parte da programação será dedicada à troca de experiência nessa área, bem como sobre seus sistemas de mobilização. Também serão discutidas possíveis ações conjuntas entre as duas Forças Armadas e a venda de armas produzidas pela República Popular da China para a América Latina. Os trabalhos se encerram na manhã de sexta-feira (18-11).


Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070

29 Comentários

  1. Hummmm sei nãoVEM AI COISINHAS BALATINHAS BALATINHAS rsrs O Caçinha Ling Ling de decolagem vertical hummm sempre foi o sonho de consumo da MB os Sea Harrier e quem sabe a versão Ling Ling encaixa.A questão é nos repassariam tudinho os Chineses?Tem grandes probabilidades que sim então porque não tentar mas com cautela.Pequenas aquisições para serem testadas afinal a tecnologia de ponta belica deles é uma incognita.Ja a Alemão KMW fabrica a mais letal arma blindada que eu gostaria muito de ver no Brasil.Russos e Alemães nos disponibilizam armamentos para serem testados que Chineses façam o mesmo pois não existe melhor forma de negocios.

  2. hmm… coperação na aerea naval… misseis e armamentos… exelente oportunidade de mandar os EUA infiarem aquele documento que limita o alcançe dos misseis. aproveitar que a China tem desenvolvido misseis antinavio de grande alcançe para neutralizar frotas inimigas, e pegar um carona no projeto. Precisamos disso pra ontem se quisermos proteger nosso Pré-sal.

  3. Oba mais gente na festa,quero ver quem repassa mais tecnologia,agora um recado acorda Tio Sam um mercado potencialmente enorme está escorrendo pelas suas mãos.

  4. “quem paga manda” … o Brasil ta com grana, então aproveita. Todo mundo quer fazer negócio conosco, o que transferir mais téc. ganha! rsrs..Não adianta enrolar muito. Acho bem saudável essa diversificação com Alemães, Chineses, Russos, etc. Não tem realmente mais nenhum motivo para ficarmos babando o ovo dos EUA.

  5. Vamos trocar de colinho,vamo sair do colinho dos EUA e vamos sentar no colinho dos chineses,com jeitinho porque os amarelos sao menos dotados,mas sabem tratar com firmesa gueixas latrinas!

  6. Rorcharch disse: 18/11/2011 às 13:25… com certeza… seria muitissimo interessante para nossa independencia… saudações…

  7. O Brasil precisa é de poder de reação de longo alcance. Controlar e saber se proteger (radar), abater (possibilidade contra um inimigo de longo alcance, mais de 300 Km, bases do Sul tem que defender o Norte, se necessário, e ai se vão muitos, mais de 7.000 Kms). Submarino nuclear, olha agora o vazamento de petróleo, quem diz que no caso de invasão não será cortada nossa produção de petróleo? Quem cuida lá em baixo? E o pior é que ninguém encherga. Olha o caso da Venezuela do Sub que estava navagando em águas territoriais dela. Nossas fronteiras são prioridades, sejam secas ou molhadas. Nem deveriamos mais estar discutindo, isto é obrigação. Se ainda não é feito é imcompetência nossa. Vamos culpar quem? E resolve culpar alguém? Não. Então vamos cuidar delas já… Dilma… quando o marido encher de bolacha a mulher ela chama a polícia, cade a polícia?

  8. Com certesa o intento destas visitinhas vai bem mais alem do que o exposto.São as necessarias comprinhas para os grandes eventos.Relembrem quando Lula cometeu a Gafe do 7 de setembro um ano exatamente depois no 7 de setembro quem nos visitou sorrateiramente numa visitinha que não estava agendada e foi conversar com o EB,principalmente com a MB e a portinhas fechadas com o governo.Quem foi voces lembram?Foi o Comandante Geral das Forças Armadas Chinesas.Primeiro passo por Caracas para despistar e depois veio com papinho que tinha vindo convidar o EB a realizar manobras conjuntas na China e tinha vontade de fazer o mesmo na Amazonia tudo papinho pra boi dormir.A finalidade foi outra.Neglócinhos balátinhos balátinhos soltlando plécinhas pelo caminho rsrs rsrs

  9. jose carlos p disse:
    18/11/2011 às 16:11
    Vamos trocar de colinho,vamo sair do colinho dos EUA e vamos sentar no colinho dos chineses,com jeitinho porque os amarelos sao menos dotados,mas sabem tratar com firmesa gueixas latrinas!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SO SI FOR VC JOSE CARLOS, ESTE TREM DE SENTA NE COLINHO TO FORAAA

  10. NOTICIA DO caça francês Rafale Emirados Árabes desistem de comprar os caças Rafale, afirma Les Echos

    -O caça francês Rafale. RFI – Flickr/Jerry Gunner Adriana Moysés
    O diário econômico Les Echos traz a informação em primeira página: os Emirados Árabes Unidos teriam desistido de comprar da França 60 caças Rafale. O motivo seria o preço elevado demais cobrado pelo fabricante Dassault.

    A notícia é um banho de água fria para o governo de Nicolas Sarkozy. A França nunca conseguiu vender os Rafale no exterior apesar dos esforços diplomáticos do presidente, como aconteceu no caso do Brasil e do Marrocos. Les Echos explica que a desistência dos Emirados foi expressa em um curto comunicado da agência oficial Wam. Após três anos e meio de negociações, o xeque árabe Mohammed ben Zayed al Nahyane, grande amigo de Sarkozy, afirma que, infelizmente, a empresa Dassault não parece “ter consciência de que todos os esforços políticos e diplomáticos do mundo não podem compensar uma proposta comercial não competitiva e que não constitui uma base de trabalho”.

    Les Echos assinala que a nota não deixa espaço para dúvidas. É raro um líder político, ainda mais uma figura da altura do xeque árabe, pegar a caneta para comentar as circuntâncias de negociação de um contrato de venda de armamentos de bilhões de dólares. Resta saber qual será a reação do Palácio Eliseu e do fabricante do Rafale.

    Segundo Les Echos, a Dassault não está acostumada a ter seus preços questionados no mercado. O presidente da empresa, Charles Edelstenne, fica em situação delicada porque tem o hábito de dizer que a venda de aviões de combate é uma decisão política e não comercial. Aliás, esse foi o mesmo discurso usado pelo ex-presidente Lula para rebater as críticas de autoridades aeronáuticas brasileiras que sempre reclamaram do alto custo do Rafale.

    Os Emirados Árabes Unidos pediram ao concorrente Eurofighter que apresente uma proposta mais palatável.

    A negociação fracassou totalmente? Les Echos diz que há duas hipóteses. Alguns analistas afirmam que a suposta desistência é uma tática conhecida para baixar o preço dos aviões. Mas a maior parte dos analistas acha que a Dassault tem uma postura arrogante que leva a empresa a perder os contratos.

    O ministro francês das Relações Exteriores, Alain Juppé, terá uma noção mais clara sobre a posição das autoridades árabes a partir de amanhã, quando inicia um giro pelos países do Golfo. De qualquer forma, pelo andar da carruagem, é difícil imaginar que os Emirados Árabes Unidos anunciem qualquer decisão sobre o Rafale nos próximos meses.

  11. Exército mobiliza tropas para treinamento em Operação de Defesa da Usina Jupiá
    Manobra de treinamento mexe com a rotina da usina, já que foi montado um acampamento

    O LIberal

    Aproximadamente 400 homens do 47º Batalhão de Infantaria (Força de Ação Rápida do Comando Militar do Oeste), com sede em Coxim, iniciou na manhã de terça-feira (15) a Operação Jupiá. O tenente-coronel Sebastião Lopes de Vasconcelos Filho (da unidade) informou que o objetivo é realizar exercício militar de adestramento, visando a segurança da usina. “Além disso, faremos o treinamento em apoio logístico às tropas em grandes deslocamentos”, afirmou o oficial.

    A operação mexe com a rotina na usina, pois foi montado um acampamento no topo do prédio, com barracas de campanha e complexo sistema de comunicação. Neste prédio funcionam a administração e centro de operações da usina, além de setores técnicos operacionais. Ele é considerado o cérebro e coração de Jupiá.

    Além do aparato tecnológico, a presença de militares especializados e com armamento pesado em pontos estratégicos da barragem e da usina chama a atenção de quem passa pelo local. Militares que estavam de sentinela pouco falaram com a imprensa. Limitaram-se a confirmar tratar-se de uma operação de treinamento, visando a segurança da usina.

    “Da referida operação participam tropas de Coxim, Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas, além de diversas viaturas inclusive as blindadas Cascavel e Urutu. Temos ainda embarcações fluviais da Companhia de Três Lagoas”, explicou Vasconcelos.

    GRUPO DE AÇÃO RÁPIDA
    O 47º BI recebeu a designação de Força de Ação Rápida Estratégica do Comando Militar do Oeste em julho de 2000, passando a fazer parte de um seleto grupo de Unidades do Exército Brasileiro para as quais é atribuída a mais alta prioridade, face à necessidade de estarem prontas para o emprego em qualquer parte da área de responsabilidade dos Comandos Militares de Área a que pertencem. Sua localização, às margens do rio Coxim, facilita o deslocamento de seu contingente até o Pantanal.

    Por isso a unidade é dotada de equipamentos para ações em diferentes situações

  12. Caça da FAB intercepta, faz tiro de aviso e obriga o pouso de avião com cocaína em Rondônia
    Segundo a Polícia Federal, foram apreendidos 176 quilos de pasta base de cocaína no interior da aeronave

    Aeronaves A-29 e o avião-radar E-99, da Força Aérea Brasileira, atuaram na operação que terminou com o pouso de um avião monomotor (matrícula CP-1424) em uma pista de terra próxima a Izidrolândia, distrito de Alta Floresta D´Oeste, no interior de Rondônia. Após o pouso, a Polícia Militar, em coordenação com a Polícia Federal, apreendeu 176 quilos de pasta base de cocaína no interior da aeronave. A operação ocorreu por volta das 17h da última quarta-feira, dia 3.

    A aeronave suspeita, de matrícula boliviana, proveniente daquele País, voava a uma altitude de 1500 pés (500 metros) e foi identificada como tráfego irregular pela aeronave-radar. Logo depois, os caças A-29 já realizavam as medidas de averiguação e o reconhecimento do avião suspeito.

    Após ser interceptado pela aeronave da FAB, o piloto não prestou informações sobre identificação ou trajetória que pretendia seguir. Além disso, fez manobra em direção à fronteira com a Bolívia. Em seguida, foi dada a ordem ao piloto da aeronave suspeita que pousasse na pista da cidade de Cacoal. A aeronave desobedeceu novamente e baixou a altitude de voo para 300 pés (100 metros).

    Com isso, o A-29 realizou o tiro de aviso. Foi a partir dessa medida que o piloto da aeronave suspeita passou a ser “colaborativo”, informaram os militares, ao afirmar que iria obedecer às ordens. Entretanto, o avião suspeito, sem autorização, precipitou o pouso e aterrissou em uma estrada de terra no distrito de Izidrolândia.

    As aeronaves da FAB sobrevoaram a área, conforme norma de policiamento do espaço aéreo, para que o suspeito não voltasse a decolar. Com as informações da FAB, viaturas da Polícia Militar, em coordenação com a PF, chegaram ao local e puderam apreender 176 quilos de pasta base de cocaína no interior da aeronave. Um helicóptero H-60 L da FAB transportou na noite de quinta-feira a equipe da PF com a droga apreendida da cidade de Pimenta Bueno (RO) para a capital Porto Velho.

    Na madrugada desta sexta-feira, dia 5, uma operação da Polícia Federal e da Polícia Civil local conseguiu capturar os dois pilotos bolivianos. Segundo a PF, eles prestarariam depoimento no posto policial em Pimenta Bueno e seriam presos na própria cidade para aguardar julgamento.

    Fonte: Agência Força Aérea

  13. A notícia é boa para o Brasil, pois a China e a Alemanha são países sérios, e com altíssima tecnologia. O Brasil só vai ser sério, quando passar a colocar os seus corruptos na cadeia por uns 30 anos, ou fuzilá-los, como se faz na China. Os policiais corruptos do RJ serão presos ?

  14. Que P/… De J10 na FAB.. Apesar de ser muito mais Barato, o J 10 eu aposto que e facilmente derrubado por um Rafale… Claro que uns J 10 por ser muito barato (COM TRANFERENCIA DE TECNOLOGIA) podem defender bem o Sul ou Sudeste.

  15. Querem saber:eu desconfio dos n governantes, congresso, senado…, se somos uma potencia econômica pq ñ podemos comprar 36 rafales e a 6º do mundo, pq ñ temos grana p comprar 120 Su35BM? Vai, me expliquem?Sds.

  16. O Brasil parece estar no caminho certo investindo de forma séria nas nossa FA. Qto aos chineses não acho uma boa opção adquirirmos vetores de combate assim como caças ou Navios, principalmente os “clonados” como o J-15, que podem causar transtornos diplomaticos com seus verdadeiros “paises de origem” e tbm pela qualidade “duvidosa” de seus produtos.
    Em relação aos armamentos acho que seria uma boa parceria pois o Brasil tambem carece desses sistemas ficando dependente de compras no exterior. Tambem os contratos de compra de aeronaves ou navios não incluem a TT de seus respectivos armamentos, então seriam necessarias outras parcerias a serem firmadas para complementar nosso desenvolvimento belico.

  17. Não sei quanto qualidade de material chinês,mas tenho certeza que os outros concorrentes irão melhorar as propostas com medo de perder o nosso mercado.

  18. Esquece os piratas chineses. Reverse Engineering funciona ate certo ponto. Depois de algum tempo vao ter que criar seus propios cacarecos.

    Alemanha e qualidade.

  19. O que a China passa hoje o Japão ja passou também, antigamente produto japones era chamado de pirata, vagabundo, hoje são os melhores do mundo. A humanidade aprende copiando, isso vale para tudo, hoje pode haver desconfiança quanto a qualidade dos produtos, mas com o tempo e desenvolvimento tecnologico isso vai ficando pra tras.

  20. Eu não sou muito aficcionado em aeronaves Chinesas mas eles tem um modelo não sei se é o J15 navalizado que decola vericalmente.Tolinhos porque do espanto da China ter intimidade com a MB se no 7 de setembro que o comandante geral deles esteve aqui com quem mais ele conversou foi com o comandante da MB.Voces lembram daquela visitinha,voces acham que uma visita as pressas sem estar agendada oficialmente com extensos contatos com o EB,MB e governo federal foi mera coincidencia?Tolinhos mesmo voces não é.Eles hoje são os caras a serem batidos,o mundo inveja a ascenção deles.Eles estão sozinhos e nós tambem por sermos o mais essencial logoistico,aquele suculento pernilzinhu que todos querem dar uma mordidinha.A tendencia natural se realmente quisermos sair fora do jugo é uma aproximação com eles mas resta saber em que sentido e o que isto nos custara porque os caras são vorazes gafanhotos e dominadores mas as coisas tem mudado tambem por la.É mais facil ter a simpatia com gestos de humanidade ao invez de colonialismo.Os EUA estão apenas colhendo o que plantaram por decadas.Se estão assim estão porque sempre não permitiram que os outros avancem.

  21. Ja acharam ate peças Chinesas em aeronaves e helicopteros Americanos rsrs rsrs Que J10 amiguinhos estamos falando de J15 e J16.A muito tempo circula nos bastidores da area da informa~ções que o Brasil teria participação no projeto do F22 que hacker Chineses copíaram um prototipo semelhante chegou a ser fotografado uma vez.Depois surgiu o J20.Dizem tambem que com Chineses estavamos fabricando algo grandioso na area Naval.De uma coisa tenham certesa essas coisas são ultra-secretas e de acesso restritissimo.Não foi atoa que a Dilma quebrou o protocolo de todo Presidente Brasileiro de primeiro ir visitar os EUA e foi a China e num momento oportuno em que la se encontrava tambem o lider Russo.Relembrem uma frazezinha dela para Medvedev “NÓS CONVERSAREMOS TAMBEM COM OS INDIANOS”.Ela disse isso quando Medvedev lhe perguntou sobre a correspondencia secreta que lhe havia enviado e que referiasse a CAÇAS.Tenho certesa que virão misseis Chineses,Armamentos para a MB.Quem sabe a plataforma de defesa antiaerea Chinesa que dizem atingir um alvo a 15 mil metros ja que a Americana vao a 10 e a Russa a 12.Mas sigo acreditando que CAÇAS TEREMOS SUKHOIS.Chega de sermos viralatas e sempre fazermos as coisas com medinho de desagradar Americanos um povo que age assim condenasse a ser UM MERO SERVIÇAL COADJUVANTE a trabalhar em beneficio do Imperio e deste apenas receber dedadas nas nadegas.

  22. Um Japones ficou impressionado com um radinho de pilha Americano e comprou e logo os caras passaram a produzirem melhores e miniaturizando cada vez mais hoje o Japão é excelencia em eletronica e tecnologias de ponta.O tempo do monopolio das coisas se foi.Esse mundo monopolizado que os EUA e a Europa mantem esta aos poucos deixando de existir.Nada surgiu do nada,tudo surgiu apartir de algo.Copiar,desenvolver,aperfeiçoar é mesmo o caminho que nos encurtara tempo acelerando especialização e desenvolvimento.Ter interesses comerciais ate mesmo em areas extrategicas não significa vender a alma,esta filosofia era a filosofia dos monopolizadores Yankees e Europeus.Podemos sim ter intercambios no que nos for necessario e comercializarmos com quem quisermos porque somos um povo e nação livre e não escravos de ninguem.Vendiamos armas ao Irã e ao Iraque para os dois se destruirem com nossas armas.Hoje vendemos ao Paquistão e a India se sente ofendida.É simples aquele que quer ter prioridade absoluta que compre totalmente a produção e isso serve pra tudo e para todos.

Comentários não permitidos.