China reage a declarações de Obama

Sugestão: Lucena

Pequim dá sinais de irritação com presença americana no Pacífico e com envio de 2,5 mil marines para base militar na Austrália.

A China deu ontem a os primeiros sinais de irritação com a declaração do presidente dos EUA, Barack Obama, de que seu país “chegou para ficar” na região da Ásia-Pacífico. Washington anunciou, na quarta-feira, que enviará 2,5 mil marines para a base militar australiana de Darwin nos próximos anos para “fortalecer a segurança da região”.

Em Pequim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Liu Weiman, afirmou que não é conveniente nem de interesse dos países da região uma maior presença militar americana no Pacífico.

“Pode não ser de todo apropriado expandir as alianças militares e pode não ser de interesse dos países da região”, afirmou Liu. “Podemos aprofundar e estender mais a cooperação da China com os EUA, assim como a da China com a Austrália, porque isso não é só de interesse dos nossos países, mas de toda a região.”

Ainda não se sabe como Pequim reagirá concretamente à presença americana. Uma possível retaliação pode ter relação com o pacote de investimentos chineses nos EUA, de US$ 48 bilhões, acertados durante a visita do presidente da China, Hu Jintao, a Washington, em janeiro.

Comércio. As agências de notícia chinesas acusaram Obama de valer-se de sua diplomacia asiática para conquistar votos para sua reeleição, uma vez que ele não tem como obtê-los com os resultados econômicos do país.

Especialistas chineses também criticaram a iniciativa americana. Zhu Feng, professor de relações internacionais da Universidade de Pequim, afirmou que os EUA estão “exagerando”. Yu Wanli, da Escola de Estudos Internacionais, também da Universidade de Pequim, acredita que muitos chineses verão a iniciativa como uma traição dos EUA à parceria lançada em janeiro.

Desde o início da semana, Obama lançou duas iniciativas claramente voltadas a contrapor o poder de Pequim nas áreas de comércio e de segurança. No Havaí, o presidente anunciou a negociação de um acordo de livre comércio entre os países da Parceria Trans-Pacífico (PTP).

A China não faz parte do grupo. O país deixaria de ser convidado, segundo diplomatas americanos, por não atuar “conforme as regras do comércio internacional”.

Aliança. Na Austrália, na quarta-feira, o presidente assinou com a primeira-ministra, Julia Gillard, um acordo militar que permite o envio de 2,5 mil marines para a base militar de Darwin, noroeste australiano. Obama qualificou a iniciativa como “necessária para manter a arquitetura de segurança da região”, além de atender “às demandas” de aliados locais.

Nos últimos anos, diante da maior pressão da China no Sudeste Asiático e das ameaças vindas da Coreia do Norte, países como Índia, Vietnã, Filipinas e Japão pediram ajuda a Washington. Quem também seria beneficiada é Taiwan. Protegidos pelos EUA, os taiwaneses são frequentemente assediados pelos chineses, que não reivindicam a soberania sobre a ilha.

Na madrugada de ontem, diante do Parlamento australiano, Obama enfatizou que Darwin é “o lugar perfeito” para as operações da nova aliança militar entre EUA e Austrália. “Viemos para ficar”, disse.

“Estamos aprofundando nossa aliança e esse é o lugar perfeito para fazermos isso. Essa é a região com um dos mais intensos movimentos comerciais do mundo”, afirmou Obama, em referência ao fato de a metade do transporte de cargas internacional passar pelo Estreito de Malaca e pelo Mar do Timor.

Fonte: Estadão

36 Comentários

  1. Chines otario continua emprestando dinheiro a eles e investindo no pais deles,voces apenas alimentam engordando a invejosa cobra que mais cedo ou mais tarde ira lhes picar rsrs rsrs

  2. Para pensar …
    E se a China resolve por militares em nosso território ?
    Fazer exercícios aqui, treinamentos … ou até mesmo bases na Venezuela …
    Os EUA estão muito seguros e continuam nos tratando como brinquedinho de criança.

  3. Maluquinho, o crescimento da china está atrelado á boa saúde financeira dos EUA, logo não estão fazendo caridade mas investindo em sua própria fortuna. Eles são reféns de uma situação financeira perversa pois todo o dinheiro que ganharam só tem valor quando devidamente aplicado ou guardado e além dos EUA não existe lugar mais seguro para eles aplicarem o seu dinheiro. Segue ai um exemplo didático do que falo: hoje eles tem trilhões de dólares de lucro guardado em seus cofres mas se o dólar desvalorizar digamos 20% da noite para o dia, eles ficarão 20% mais pobres sem ter feito nada para isso acontecer, logo por mais ódio que sintam pelos EUA são obrigados a zelar pela saúde financeira dos EUA para zelar por sua própria segurança e prosperidade financeira … e os EUA sabem disso e se aproveitam ao máximo desta “sorte” que de sorte não tem nada (para saber mais sobre isto procure saber sobre o acordo de Bretton Woods). Os EUA não são a potência mundial que são por acaso, e se o Brasil quiser peitar eles como muitos aqui querem, terá de se esforçar muito e um pouquinho mais para que isso aconteça …. eles estão num patamar muitíssimo superior ao Brasileiro (e ao do resto do mundo) mas muitos simplesmente não fazem idéia desta realidade …..

  4. David, não diria colocar exércitos em nosso território, más em CUBA, sabe-se lá Deus se não haveria esta possíbilidade.

    Eu não dúvido de nada.

  5. Excel, PARABÉNS. Entendeu bem a matemática da coisa. Grandes pensadores, economistas e outros, contribuíram no passado e ainda contribuem, para que o EUA sejam o centro do mundo. A entrada dos EUA na II Guerra Mundial não foi sem motivo. Foi a ocasião de sair do atoleiro, da crise de 1930 e estruturar o país baseado no emprego e renda gerado pela indústria bélica (até Henry Ford parou a fábrica de automóveis para fabricar só Jeep, chegaram a fabricar um návio por dia, uma avião a cada seis horas, os turnos nas fábricas eram de 24 horas e sete dias por semana, se faziam campanhas para arrecadar minérios, sucatas, até placa de automóvel, prego velho, lata de azeite, tudo era fundido). Com o correr dos anos, o EUA passou a mudar a seu favor as normas financeiras, como exemplo, a emissão de moeda sem lastro em ouro e a gráfica só emitia papel, e o governo e as empresas americanas estimuladas com juro baixo e valor bom da moeda, passaram a comprar o que podiam mundo afora. A partir daí o mundo ficou a seus pés, pois o Dollar está presente em todos cofres de governo de qualquer país. O grande banco EUA tem mais de 193 países no mundo como seus clientes. Todos eles irão resgatar a moeda juntos? Não, pois seria o calapso econômico. Logo, todos indiretamente tem que defender o Dollar. Jogada de mestre. Quem quiser cair fora desse Câncer (Dollar), tem que trocar o Dollar por matéria-prima, empresas, bens. É o que a China está fazendo com os EUA. Só que a quantidade de Dollar da China é tanta que ela nem tem como derramar tudo abruptamente, pois também causaria colapso. A China já tem quase que 30% das ações das grande empresas americanas e a cada investimento lá, é mais uma mordida. Logo, logo eles terão 51%, então a gestão muda de grupo acionário. Os EUA sabem disso, eles também não tem como ameaçar a China de nada, pois são refens neste momento das reservas em trilhões de Dollares que China guarda. Os dois, China e EUA, estão jogando. A China aprendeu e, a meu ver, em no máximo em 10 anos o mundo será vermelho. Só não será se algo muito grave ocorrer, o que também poderia salvar os EUA, dependendo de como o algo grave ocorrer. Por outro lado, de forma mais pacífica, o EUA tenta precionar as pessoas do governo Chinês para abrir o mercado e valorizar o “IUANE”, mas aquelas pessoas são patriotas e não tão corruptas como em outros governos e isso é um osso duro. As cartas estão na mesa…e em breve assistiremos novas jogadas.

  6. Jakson Almeida disse:
    18/11/2011 às 12:09
    Em breve teremos espetinho de dragão.

    ======================
    Hahahaha!!! …piadista você.

  7. Excel, lucidez a toda prova… parabéns… não adianta as lagartixas vermelhuxas esperniarem… os fatos são os fatos… como disse, se queremos ser grandes para peitar os yankes, tratemos de fazer as coisas certas e não essa politica de ratos que estão fazendo com o pais… tão quebrando a classe media com altos impostos e alimentando a pobreza sem se preocupar em tira-la da linha do analfabetismo funcional para que possa produzir e enriquecer… politica de neosocialista tacanho… mas, fazer o que?… enquanto não depurarmos essa classe de ratazanas vermelhas, vamos continuar no lodo… e, em tempo… rsrsrsrsrs… é isso ai Jakson… rsrsrsrs…

  8. HAHAHAHAHA DISSERAM AQUI QUE EM BRAVE TEREMOS “ESPETINHO DE DRAGÃO” ! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU ACHO QUE ESSE PEQUENO CIDADÃO PRECISA CRESCER MAIS UNS 9 OU 10 ANOS.

  9. Caro Vai que dá,
    Agradeço suas palavras e lições.
    Pessoalmente acredito que os EUA ainda controlam o jogo com a China com uma mão nas costas, assobiando e ainda pulando corda com apenas um pé. Rsrsrs
    A situação atual da china é extremamente precária e o país se aguenta do jeito que está por que os EUA deixam.
    A China foi a saída dos EUA para continuar crescendo sem comprometer a sua economia e essa foi a sorte deles para chegarem aonde chegaram. Se os EUA fecham o seu mercado e ainda tomam medidas retaliatórias econômicas contra eles, a economia chinesa entra em ruínas pois depende quase que totalmente de exportações, e o mercado interno deles não suporta toda a produção local.
    Fora isso, a China tem problemas internos para controlar as minorias que domina, e um problema mal resolvido com uma dessas minorias pode causar problemas com outras minorias também, podendo causar a fragmentação do território que hoje diz ser seu.
    Tem problemas também de fronteiras com a maioria de seus vizinhos, e uma situação mal conduzida com apenas um deles pode levar o país a uma guerra que pode se tornar maior do que eles podem suportar, e ai, ninguém garante que os outros vizinhos não se unam para atacar também, e do jeito que a China usa com alegria a sua diplomacia do porrete …….
    Mas o maior problema deles mesmo acredito que seja a inevitável democratização do país com a prosperidade que estão alcançando, afinal a vez que uma classe média começar a ganhar forças por lá não haverá como justificar o domínio de poder dos comunistas e o país começará a se modernizar abrindo sua sociedade ao poder do ocidente, que entrará lá para fazer a festa e tornar a China seu mais novo quintal ….
    Até agora a China tem equilibrado com certa eficiência todos os problemas que enfrenta, mas se perder o controle de apenas um desses problemas um efeito dominó poderá afetar tudo e anos de planejamento e trabalho poderá se perder em questão de segundos …. e os EUA tem poder para desequilibrar esta situação brincando ….
    A China ruge e ameaça por que precisa manter as aparências e os EUA deixam por que é conveniente para sua política interna e externa, mas ainda controla a situação brincando.
    Na minha opinião, os EUA só caem se assim se permitirem, assim como aconteceu com o império romano.

  10. Ásia é prioridade máxima dos EUA, afirma Obama

    O presidente dos EUA, Barack Obama, disse ontem que cortes no Orçamento americano não afetarão os compromissos militares e econômicos do país na região da Ásia-Pacífico, numa demonstração do esforço para conter a crescente influência regional da China. Para ele, a região é “top priority”.

    “Nossos interesses contínuos na região demandam nossa presença contínua nesta região”, disse Obama em discurso ao Parlamento australiano, em Canberra.

    No discurso, Obama expôs a “decisão estratégica e deliberada” de fazer dos EUA um importante protagonista na área que corresponde a metade da economia global. Ele tenta, com isso, demonstrar que seu país pode ser um contrapeso à cada vez maior influência militar e econômica da China, apesar dos apertos orçamentários. “A redução nos gastos com a defesa nos EUA não acontecerá – e eu repito, não acontecerá – às custas da Ásia-Pacífico”, disse Obama. “Nós alocaremos os recursos necessários para manter a nossa forte presença militar nesta região.”

  11. Excel disse:
    18/11/2011 às 13:01
    ==
    ==
    Sua avaliação está corretíssima. Mas para tudo tem um porém.
    A China sem fazer mais nada continuará a crescer mais uns 7 a 10 anos.
    Os Eua, o contrário. O Brasil, precisa manter o esforço para continuar se mantendo bem posicionado.
    Os EUA sabem disso, e por isso começaram a se movimentar. Se tudo estivesse bom, ele não iriam tomar as atitudes que têm tomado ultimamente.
    Não haverá guerra, e se haver, será uma guerra comercial.
    Mas este enfrentamento continuará.
    Há um tempo atrás uma tal secretária de estado admitiu que seu país estava perdendo a guerra da informação. E por isso, ultimamente estamos vendo algumas declarações um tanto contundentes. Acontece que quem tem mais poder, está entrando nesta guerra da informação também.
    Vamos ver como as coisas ficam….

  12. É incrivel como diversos paise do mundo entregam sua soberania. Os mosmos paises que dependem de ajuda militar dos EUA dependem do comercio com a China. Estão totalmente divididos.
    E parece que os EUA ao inves de investimento e dinheiro para manter a influencia, volto-se para os serviços de segurança (“fortalecer a segurança da região”).
    “Estados Unidos da America Vigilincia Patrimonial e Portaria S.A” – Nos cuidamos dos seu territorio.”

  13. Toda sociedade se organiza para a guerra. A autoridade do Estado moderno sobre o povo, está enraizado no poder da guerra. Hoje é o petróleo, amanhã a água. Armas, petróleo e drogas. O estilo de vida dos países de primeiro mundo (EUAe Europa), Russia e China, esta acabando. Está insustentável e em queda vertiginosa. Esse processo se iniciou com a independência fisica, econômica e política das colônias europeias, Russas (leste europeu) e americanas no terceiro mundo. É por isso que as nações do primeiro mundo vão implementar a destruição necessária (guerra). Continuarão enriquecendo enquanto o mundo arde em desgraça e miseria. Mas para que dê certo, o povo do primeiro mundo tem que continuar ignorando o problema até que seja tarde demais. É por isso que eles tem desculpas espalhadas ( tramas e falsas motivações de proteger a democracia e anti-terrorismo): 11 de setembro, Irã, Osama Bin Laden, Chavez , Siria e etc. Uma população permanentemente aterrorizada não faz perguntas. O desejo pela guerra dos EUA e de países europeus, se torna o desejo do povo. O medo justifica, medo é controle, medo é DINHEIRO.

  14. Excel, vc está mt certo, vc foi bem didático,+ isso ñ significa q temos de ficar inertes e dizer amém a td q os nefastos e ñ confiáveis ianks fazem , temos sim de criar FAs bem equipadas a até profissionais p contrapor a investidas deles, q parece-me vai ocorrer em futuro ñ mt distante( espero esta mt errado), + do jeito e estamos andando n quisíto…td será possivel. Espero q o ex- Gen.Heleno seja eleito Presidente em 2014 p mudar esse quadro de sucateamento de n FAS. E p Ontem. sds.

  15. EXCEL, Você fala do povo americano ou do governo?

    Pensamentos de superioridade e devaneios relativos a inferioridade colonial impregnada no brasileiro e outros povos fazem destes grandes estrategistas o baluarte que você admira. Tirem o petróleo, tirem os parceiros comerciais dependentes, assumam a soberania e veremos quanto tempo esse império prevalece.
    Na minha opinião o Governo americano é por essência uma maquina de moer gente! democraticamente é claro!

  16. Carlos Argus, RL
    .
    Boa ! Os EUA acham que sempre seremos seus aliados. Se dependesemos deles ainda estaríamos na miséria. Nosso parceiro comercial é a China. Quem nos enriquesse são os Chineses, mesmo só comprando matéria prima. Portugal e Europa nos também levavam matéria primas nossas e nos deixaram na merda…
    Quanto a colocar bases em Cuba. Lembra daquele míssil anti porta aviões da china ? É só espalha-lo por aqui, acho q ficaríamos muito felizes !

  17. Excel disse:
    18/11/2011 às 13:01
    Ainda bem que apareceu alguem aqui mais articulado que eu, para dizer o que eu sempre quis, mas talvez não estivese achando as palavras certas, senhores.. as PUTEEENCIAS não guerreiam entre si, FATO, elas tem muito interece em comum,no fundo são farinha do mesmo saco, mexem as peças no tabuleiro, mas quando querem lucrar com a guerra inflamam paisecos a se pegarem ,ai um vende pra um, e outro vende pra outro, depois possasm de salvadores da patria no clube do bolinha ( CS DA ONU) estão fazendo isto neste momento no oriente medio, e se for de seus intereces tenterão fazer isso na america do sul tambem, devemos abrir o olho, pois soberania não são so armas, mas saber agir com inteligencia tambem !!!

  18. David.. eu receberia os chineses de braços abertos, inclusive os chamaria pra tomar um cafezinho aqui em casa….
    Mas a possivel iniciativa Chinesa(no brasil), ou russa(na venezuela). seria vista por eles como uma grande ofensa…
    E se a argentina comprassem essa briga e liberasse a construção de bases militares chinesas ou russas em seu território, visando uma possivel reconquista de suas malvinas….
    O estrume que anda fedendo lá no oriente médio pode se espalhar pra ca….
    dalhe guerra fria 2.0

  19. o unico perigo de guerra com proporções mundias hoje se chama INDIA x PAQUISTÃO, o resto para as puuutencias e lucro potencial !!!

  20. Excel E Vai QueDá, comentários bastantes explicativos.
    Falta muito para nós batermos de frente com os EUA.
    Abraços…

  21. Prezados senhores. O que eu vejo são comentários de pessoas que recebem informações apenas dos Norte Americanos. Eu moro na china a 7 anos e garanto que a China é um país milenar que tem que ser respeitado e com uma força inacreditável. São hoje a segunda economia do mundo e é claro que dependem da boa saude dos USA e que país no mundo não depende. Se o USA se fechar aos chineses será pior para os USA do que para a China. A china com todos seus problemas está 60 ou 70 anos a nossa (Brasil) frente. Eles são quase seis vezes mais populosos que o Brasil e tem DEZ vezes menos mortes por crimes, quatro vezes menos mortalidade infantil etc.. No papel o Brasil é o melhor pais do mundo pois não temos corrupção pois nosso judiciário nunca conseguiu prender um só politico. O mundo inteiro (Suecia, Finlandia, Dinamarca,USA etc…) tem politicos presos em seus paises, aqui não. Deveriamos morrer de inveja dos chineses e tentar sermos parecidos com eles. Grande nação com uma cultura milenar. Viva a China e força Brasil…

  22. Indonésia e China se preocupam com presença militar dos EUA na Austrália
    .
    .
    A Indonésia se juntou à China nos protestos em relação ao anúncio da expansão da presença militar americana no norte da Austrália.
    .
    O ministro de Relações Exteriores indonésio, Marty Natalegawa, disse que não gostaria de ser testemunha de uma “reação” e a geração “de um círculo vicioso de tensão, desconfiança e receio”, segundo declarações citadas nesta quinta-feira pela emissora australiana ABC.
    .
    .
    (*)fonte:EFE/geopoliticabrasil

  23. O Brasil não tem a menor condição de peitar os EUA(ou mesmo China e Russia). Só criança pensa assim, nada mais do que o óbvio…Mas temos sim plena condição e OBRIGAÇÃO de nos tornarmos uma mistura de onça com ouriço espinhento bem indigesta de ser atacada e comida! Isso está plenamente ao nosso alcance. O Brasil está saindo da posição de ser satélite e precisa assumir uma nova postura. Não dá mais para continuar indefeso orbitando países mais fortes, se continuarmos assim perderemos grandes partes do nosso território.

  24. Excel, novamente concordo contigo. Os fatores das minorias internas, a classe média e também a rica (que tem dinheiro, mas não desfruta), e vizinhos são as pedras para o caminhar da China, não tenho dúvida e concordo. Mas a China é um dragão que aprende rápido. Sabemos que a China está no tamanho que está por causa dos investimentos do próprio EUA. Anos passados a China foi inundada por investimento principalmente Norte Americano e outros. A ganância do capital adubou o que a China é hoje. Mas o governo absorveu com sabedoria certas premissas do capitalismo (economia) e juntou com sua cultura oriental. Na China o povo trabalha em ritmo quase de escravidão e não se importa. A margem de lucro deles é enorme. O Governo chinês montou várias industrias em setores estratégicos da economia para aumentar seu ganho como: mecânico, eletrônica, calçados, naval e outros (promover, lucro, absorver mão-de-obra e renda). Realmente o calcanhar deles são os pontos citados acima e o mercado para desova (cosumo-EUA). Porém para os EUA fechar as portas não é fácil e por quê? Porque tem muito empresário americano lá, fabricando e vendendo para os EUA. Se fechar as portas eles mesmos darão um tiro no pé. É um jogo de equilíbrio e neste sentido a China se equilibra melhor, é só observar. Por isso o EUA precionam a China para adotar o câmbio flutuante ou valorizar o IUANE, como nós (Brasil) fizemos, mas não são otários, sabem, assim como nós que isto é suicídio econômico, é trabalhar a vida inteira para pagar juros. É como você trabalhar e todos meses pagando só o negativo da cartão de crédito, não tem fim. Se o EUA fechar as portas, imagina o desabastecimento nos EUA, Chaves iria rolar no chão de rir. É como remédio, que é uma droga, em excesso mata e na dose certa salva. No momento, o EUA não pode se dar ao luxo de qualquer mexida abrupta na economia, nem a Europa. Enquanto continuar assim o Dragão vai comendo pelas beiradas e ficando mais gordo. Mas sempre existe o porém, como ja dito no primeiro comentário: “Só não será se algo muito grave ocorrer, o que também poderia salvar os EUA, dependendo de como o algo grave ocorrer.”

  25. NobruRJ disse:
    19/11/2011 às 08:45

    O Brasil não tem a menor condição de peitar os EUA(ou mesmo China e Russia). Só criança pensa assim, nada mais do que o óbvio…Mas temos sim plena condição e OBRIGAÇÃO de nos tornarmos uma mistura de onça com ouriço espinhento bem indigesta de ser atacada e comida! Isso está plenamente ao nosso alcance. O Brasil está saindo da posição de ser satélite e precisa assumir uma nova postura. Não dá mais para continuar indefeso orbitando países mais fortes, se continuarmos assim perderemos grandes partes do nosso território.
    ==
    ==
    Dilma não é LULA. E já pegou o bonde andando em boa velocidade. Teremos ainda uma COPA e uma Olimpíada. Ao final da Copa, já teremos uma olimpiada definida e estaremos prontos para investir pesado em segurança militar e estratégica. Digo que estamos muito bem. Enquanto isso vamos nos fazer de surdos para não entrar em gastos desnecessários.
    ==
    ==
    carlos argus disse:
    18/11/2011 às 19:19
    Espero q o ex- Gen.Heleno seja eleito Presidente em 2014 p mudar esse quadro de sucateamento de n FAS. E p Ontem. sds.
    =
    Eu espero que isso nunca aconteça….
    Já tivemos essa condição de militares governando e provou-se até pior do que hoje. Ditadura nunca mais.

Comentários não permitidos.